Produção Distribuída nas Redes de Distribuição

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Previsão da geração eólica
Advertisements

Critérios para Ligação de Consumidores
Aula 1 A – A Terra no Espaço
TEMPO E CLIMA.
Terra Sol Verão Inverno órbita
CARACTERIZAÇÃO AMBIENTAL – BACIAS HIDROGRÁFICAS
A fiabilidade é a função complementar de F(t)
INSPIRE e a Meteorologia
O transporte aéreo e a liberdade tarifária
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
Roberto Brandão O problema do suprimento de combustíveis para termoelétricas.
CLIMATOLOGIA.
Relação Escala Resolução Geométrica da Imagem
O Uso De Modelos Econométricos Em Empresas
COMISSÃO DE ESTUDOS DE PREVISÃO E ACOMPANHAMENTO DA CARGA
Estatística Aplicada (Aula 4)
Plano Diretor de Aeroportos ___________________________
TEORIA ECONOMICA I.
Transporte de Sal e de Energia no Canal do Espinheiro (Ria de Aveiro)
Previsão da qualidade do ar para Portugal
Luis Carvalheiro – O MM5 no Departamento de Física da Universidade de Aveiro: passado, presente e futuro Luis Carvalheiro –
6. Conclusões: Licenciatura em Eng.ª Electrotécnica e de Computadores – Ramo de Sistemas de Energia Projecto, Seminário ou Trabalho de Fim de Curso 2003/2004.
RN Seleção Temas Projetos Formação de equipes e procedimentos Equipes de 1 a 3 componentes Equipe precisa deixar clara a participação/responsabilidades.
TR Consultoria em Mudanças Climáticas – Previsão Hidrometeorológica
Caracterização de consumos
Previsão de consumos a curto prazo
Previsão de consumos a curto prazo
O problema da previsão de consumos Cláudio Monteiro
Dissertação 2008 Julho 22 José Manuel Figueiras Loureiro
Geografia, 6º ano, Profº Rafael
Sistemas de Aquisição e Processamento de Dados
Medida, Probabilidades, etc VIII -1; Completação de espaços de medida.
Gestão de Energia Reactiva nas redes de Distribuição
Modelos de regressão Cláudio Monteiro
Caracterização de consumos
Produção Distribuída nas Redes de Distribuição
DSM e Telecontagem Cláudio Monteiro
Software para Distribuição
Distribuição de Energia II 5º ano da LEEC - ramo de Energia (FEUP) Caracterização de consumos Agregação de diagramas Cláudio Monteiro.
ANEMOMETRIA, SISTEMAS DE MEDIÇÃO E FLUXOS DE ENERGIA
SECRETARIA EXECUTIVA DE MEIO AMBIENTE, RECURSOS
- 1 - Sessão #13 | 26 Julho 2010 :: :: :: Sessão #13 :: Simulação de mercados de energia eléctrica com modelo baseado em custos de produção :: Previsão.
:: Sessão #6 :: Bombagem Jorge de Sousa Professor Coordenador
MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia Electrotécnica
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Energia Solar Fotovoltaica
Qualidade de serviço em redes de distribuição
TERRA NO ESPAÇO 2. PLANETA TERRA
Benedito C. Silva IRN / UNIFEI.  As redes hidrológicas são geralmente públicas, com exceção das algumas redes telemétricas de empresas de energia  Redes.
- 1 - Bombagem Jorge Alberto Mendes de Sousa Professor Coordenador Webpage: pwp.net.ipl.pt/deea.isel/jsousa MEN - Mercados de Energia Mestrado em Engenharia.
Auto Produção de Energia Elétrica na Ponta Impactos e Perspectivas
Raquel Ramos Pinho, João Manuel R. S. Tavares, Miguel Velhote Correia
Mestrado Profissional em Engenharia de Software
5º Ano de Engenharia Electrotécnica e de Computadores (Ramo de Energia) 1 Faculdade de Engenharia da UP Projecto, Seminário ou Trabalho Final de Curso.
Modelos Hidrológicos.
ENERGIAS RENOVÁVEIS A energia renovável é uma fonte de energia alternativa que pode ser indefinidamente utilizada e cuja produção e utilização não são.
Monitoramento Automático de Parâmetros Hidrológicos na Bacia do Rio Purus, AM - HIDROPURUS - Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos – CPTEC/INPE.
Sistema de Previsão Financeira Tendências e medidas de probabilidade.
Sistemas Distribuidos
DESENVOLVIMENTO DE MODELOS DE PREVISÃO DE PRODUÇÃO DE ENERGIA SOLAR FOTOVOLTAICA Bom dia a todos os presentes, nomeadamente aos elementos do júri com especial.
 Incêndios Florestais COORDENADOR
Douglas Pereira da Silva
Frederico de Freitas Taves
Dinâmica Climática.
Instrumentos Meteorológicos e Métodos de observação (ACA 221)
Custos e benefícios da energia eólica
COLÉGIO AGRÍCOLA DE VERANÓPOLIS
Água na Madeira. …localização e relevo … …localização e relevo …
GEOPROCESSAMENTO E MAPAS UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO SERIDÓ DEPARTAMENTO DE GEOGRAFIA.
Ahr jul 10 PREVISÃO DA PRODUÇÃO ELÉCTRICA DE BASE RENOVÁVEL (EÓLICA) Álvaro Rodrigues Julho 2010.
Transcrição da apresentação:

Produção Distribuída nas Redes de Distribuição Previsão da Produção Distribuída Cláudio Monteiro Distribuição de Energia II 5º ano da LEEC - ramo de Energia (FEUP)

Previsão da PD Tipos de previsão e sua utilidade Previsão da produção (curto prazo) Para optimização do despacho e pré-despacho Previsão dos preços de energia no mercado Manutenção dos sistemas de PD e da própria rede Tipos de recursos Eólicos, solares, hídricos Tipos de Modelos Modelos estatísticos, modelos físicos ou inteligência computacional (Fuzzy, ANN) Escalas espaço-temporais e dados Imagens de satélite Inclusão de modelos digitais de terreno Medidas locais

Previsão da PD Eólica Hídrica Solar séries temporais de medidas na próprio parque (local; previsão 0-3h) séries temporais medidas em vários parques vizinhos – SCADA (escala regional ou nacional; previsão para 1-6 horas ) NWP “Numerical Weather Prediction” - modelos usados para previsão meteorológica (escala continental; resolução 50 km; previsão semanal) “Ensemble prediction forecasts” – previsão integrada de vários NWP simulando numa escala mundial (melhor previsão) Modelos físicos usando orografia, rugosidade do terreno, obstáculos e séries temporais (escala regional; resolução 0.5-5 km; previsão para 1-2 dias) Hídrica Cobertura geográfica de pluviosidade obtida dos modelos NWP (previsão semanal) Modelos de escoamento hídrológico usando orografia e características de permeabilidade do terreno (previsão de 1h a 1dia dependendo da área de escoamento). Séries temporais de medidas de caudal (previsão 0-3h) Solar Cobertura geográfica de nebulosidade obtida dos modelos NWP (previsão semanal) e a partir de imagens de satélite (previsão diária). Modelação dos efeitos do terreno (sombras, albedo, visibilidade)

Previsão da produção eólica

Previsão da produção eólica Exemplos de modelos e suas características

Previsão da produção eólica Modelos NWP Tipo de previsões do ECMWF – de 3 em 3 horas, para previsões inferiores a 3 dias, e de 6 em 6 horas para previsões superiores a 3 dias

Previsão da produção eólica Modelos NWP Previsão do modelo HIRLAM - dia 11/12/2003 (00UTC) para o dia 11/12/2003 (+06UTC) Previsão do INM – Instituto de meteorologia espanhol

Previsão da produção eólica Modelos NWP Previsão do modelo MM5 - dia 12/11/2004 Montalegre

Previsão da produção eólica Performance dos modelos de previsão

Previsão da produção eólica Que informação existe numa série de vento? Autocorrelação em Padrela Autocorrelação parcial em Padrela Modelo Autoregressivo de 1ª ordem → Para os modelos de previsão basta utilizar o último valor conhecido

Previsão da produção eólica Que informação existe numa série de vento? Experimentando vários modelos autoregressivos P(t)=Const + a1*P(t-6) + a2*P(t-6) + a3*P(t-9) +... MSE(%) 22,32% 22,10% 22,06% Os benefícios de adicionar mais variáveis atrasadas ao modelo são mínimos

Previsão da produção eólica Previsão de Vento vs. Previsão de Potência Erro na previsão da potência Erro na previsão da velocidade Para velocidades elevada, quando existem maiores problema, a previsão de potência dos modelos melhora PROBLEMÁTICO Para as redes de distribuição Para velocidades de vento entre 5 e 13 m/s o erro (%) na previsão de potência dos modelos duplica relativamente ao erro na previsão da velocidade

Previsão da produção eólica Caracterização da produção nacional Probabilidade de produção eólica em Portugal (dados do INEGI)

Previsão da produção eólica Caracterização da produção nacional Zona Norte Variação em 10 min Zona Norte Variação em 20 min Variação média da produção (pu) na zona Norte de Portugal

Previsão da produção eólica Caracterização da produção nacional Variação da velocidade do vento em Portugal em períodos de 12 h (dados do INEGI)

Previsão da produção eólica Correlação geográfica Correlação entre estações meteorológicas Escala geográfica de uma rede de distribuição (simultaneidade de regimes de vento em toda a área geográfica)