Endereços IP ICORLI 2011/2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Módulo VI Endereçamento IPv6.
Advertisements

I.P. INTERNET PROTOCOL EQUIPE: BRUNO GODARTH DANIELE COLETHO DE SOUZA
Introdução O Protocolo IP.
Configurações de Rede.
Protocolos de Redes Professora Marcela Santos Camada de Rede – Endereçamento IP.
Agrupamento Vertical de Escolas de Peniche EXERCÍCIOS NO PACKET TRACER
Administração e Projeto de Redes
TCP IP Visão Geral Introdução O conjunto de protocolos TCP IP
Funcionamento da Internet
Redes de Computadores A Camada de Rede.
Configuração de um servidor DHCP
Arquitetura TCP/IP DHCP, Redes classe A, B e C.
ENDEREÇAMENTO IP.
Camada de Transporte.
Subnet; Roteamento básico; ICMP..
Curso EFA Tecnológico - Técnico de Informática e Sistemas -
Prof. Edivaldo Serafim IFSP – Capivari 04/03/2013
Módulo III.
Curso LAN Básico Apresentação: Islan Santos de Oliveira
Endereço IP Willamys Araújo.
Prof. Edwar Saliba Júnior Março de 2009
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
DHCP Trabalho Realizado por: Rui Runa Monteiro, nº14.
Redes de Computadores Redes TCP/IP.
Endereçamento de Rede IPv4
Classes de Redes e endereções de IP
Programação de Sistemas de Comunicação
Modelos de Referência OSI e TCP/IP
Protocolo DHCP Willamys Araújo.
CCNA 1 – Modelos OSI e TCP/IP
Redes de computadores Prof. António dos Anjos
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Endereçamento IP.
Endereçamento IP.
Hardware de Rede Willamys Araújo.
Protocolos de comunicação: IP
Módulo III.
Departamento Engª Electrotécnica ISEC
Formato do datagrama IP
REDES DE COMPUTADORES II
Fundamentos à Redes de Computadores
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
PROTOCOLO IP. Antecedentes Históricos PROTOCOLO IP Desenvolvido em 1973 por Vinton Cerf. WORLD WIDE WEB Desenvolvida em 1989 por Timothy Berners-Lee.
Endereços IP AULAS 3 E 4.
Endereçamento IP.
IPAM Internet Protocol Address Management
Fundamentos de Redes de Computadores
FTIN Formação Técnica em Informática Módulo Sistema Proprietário Windows AULA 04 Prof. André Lucio.
DHCP 1. Introdução Inicialmente, a necessidade de automatizar a requisição e distribuição do endereço IP deu-se em função da existência de estações.
Capítulo – Noções sobre TCP/IP
1 © 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 5 - Fundamentos de Endereçamento e Roteamento IP 1.Visão Geral das Funções da Camada de Rede:
DHCP Dynamic Host Configuration Protocol
© 2007 Cisco Systems, Inc. All rights reserved.Cisco Public 1 Endereçamento de Rede – IPv4 Fundamentos de Rede – Capítulo 6.
CAMADA DE REDE OU INTERNET – TCP/IP
E NDEREÇOS DE R EDE E E NDEREÇOS L ÓGICOS Tecnologia em Redes de Computadores Tecnologia em Design Gráfico Sistemas de Informação Professor: Jorge Musa.
O protocolo TCP/IP e a Segurança
Colégio da Imaculada Curso Técnico em Informática Endereçamento IP
Camada de Inter-Redes do modelo TCP-IP Endereço IP e DHCP
Endereços de redes Escola Secundária c/ 3º CEB da Batalha
DHCP Dynamic Host Configutation Protocol Charles Felipe Oliveira Viegas Douglas Xavier T. de Oliveira.
REDES DE COMPUTADORES II
IP-INTERNET PROTOCOLO. EQUIPE: Aline Helena de Oliveira Dione de Souza Neves Jefferson Dalla Lasta Johnathan Maurício Silva Galvão Mario Fernando Pioski.
Fonte: Fonte:
Faixa de Numeros IP O endereço IP, na versão 4 do IP (IPv4), é um número de 32 bits oficialmente escrito com quatro octetos (Bytes) representados no formato.
Redes de computadores I
Prof. Ivair Teixeira Redes de Computadores.
DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.
I NTERNET P ROTOCOL V ERSION 6 ( IPV 6) Faculdade de Tecnologia SENAC Pelotas/RS Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores Projeto Integrador.
Redes de Computadores Endereçamento IP Básico Prof. Sales Filho.
Transcrição da apresentação:

Endereços IP ICORLI 2011/2012

Endereços IP Máscaras de sub-rede DHCP comandos

Endereço IP é um endereço que indica a localização de um determinado equipamento (computador; impressora; etc.) numa rede privada ou pública

Se enviarmos dados de um computador para outro, o primeiro precisa saber o endereço IP do destinatário e este precisa saber o IP do emissor, caso a comunicação exija uma resposta. Sem o endereço IP, não se consegue localizar um computador numa rede.

O endereço IP é uma sequência de números composta de 32 bits. Consiste num conjunto de quatro grupos de 8 bits. Cada conjunto é separado por um ponto e recebe o nome de octeto Ex: 192.168.1.240

Classes de endereços Classe A Classe A: 1.0.0.0 até 126.0.0.0 - Permite até 16.777.216 de computadores em cada rede (máximo de 126 redes); são usados em locais onde são necessárias poucas redes, mas uma grande quantidade de máquinas nelas.

Classes de endereços Classe B Classe B: 128.0.0.0 até 191.255.0.0 - Permite até 65.536 computadores em uma rede (máximo de 16.384 redes); são usados nos casos onde a quantidade de redes é equivalente ou semelhante à quantidade de computadores.

Classes de endereços Classe C Classe C: 192.0.0.0 até 223.255.255.254 - Permite até 256 computadores em uma rede (máximo de 2.097.150 redes); são usados em locais que requerem grande quantidade de redes, mas com poucas máquinas em cada uma.

Classes D e E Classe D: 224.0.0.0 até 239.255.255.255 – multicast é usada para a propagação de pacotes especiais para a comunicação entre os computadores, Classe E: 240.0.0.0 até 255.255.255.255 multicast reservado está reservada para aplicações futuras ou experimentais.

há vários outros blocos de endereços reservados para fins especiais. Por exemplo, o endereço 127.0.0.1 identifica sempre própria máquina.

Identificador do computador Máscara de rede identifica a classe IP que está a ser utilizada numa rede ou especifica uma dada configuração de rede O byte 255 identifica a sub-rede . O byte 0(zero) identifica o equipamento (computador; impressora; etc.). Classe Endereço IP Identificador da rede Identificador do computador Máscara de sub-rede A 10.2.68.12 10 2.68.12 255.0.0.0 B 172.31.101.25 172.31 101.25 255.255.0.0 C 192.168.0.10 192.168.0 255.255.255.0

IP Fixo é um número IP atribuído permanentemente a um computador, ou seja, o seu endereço IP não muda, excepto se tal acção for feita manualmente.

IP Dinâmico é um número que é dado a um computador quando este se liga à rede. O endereço IP muda sempre que há ligação.

(Dynamic Host Configuration Protocol) DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol) O DHCP é o protocolo usado para a atribuição de IPs dinâmicos.

DHCP O DHCP oferece três tipos de alocação de endereços IP: Manual Automática Dinâmica

1) Atribuição manual - Onde existe uma tabela de associação entre o Endereço MAC do cliente e o endereço IP a fornecer. Esta associação é feita pelo administrador da rede

2 ) automática - Onde o cliente obtém um endereço de um espaço de endereços possíveis, especificado pelo administrador.

3) Dinâmica – permite a reutilização dos endereços 3) Dinâmica – permite a reutilização dos endereços. A alocação utiliza um mecanismo de “aluguer” do endereço por um determinado tempo (ex. 24 horas).

Comandos PING – permite verificar se existe ligação entre o nosso computador e um outro na rede. Ex. ping 192.168.1.45 IPCONFIG – permite efectuar o controlo das ligações de rede. Permite saber: endereço ip; máscara de sub-rede; gateway.

TRACERT – mostra-nos o caminho que um determinado pacote de informação percorre até chegar ao destino. - Pode ser utilizado para verificar o caminho até ao nosso ISP. Ex. tracert www.google.com