A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico."— Transcrição da apresentação:

1

2 DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico ou corporativo. Abaixo, seguem algumas explicações sobre cada um deles:

3 DNS, IP e GATEWAY

4 DNS: É a abreviatura de Domain Name Server, ou Domain Name System como é chamado por algumas pessoas, e serve basicamente para permitir o acesso das máquinas clientes da rede à Internet ou ao Domínio da empresa. Cada computador possui um endereço que serve para identificá-lo, tanto na rede interna quanto na internet, e o nome deste endereço é o IP (Internet Protocol).

5 DNS, IP e GATEWAY Exemplo: Imagine se, toda vez que você tivesse que acessar o google você tivesse que digitar o número 173.194.34.104. O DNS serve para identificar esse número através de um nome, por isso que ao digitarmos o nome www.google.com.br a página é aberta normalmente. Sem o DNS, precisaríamos digitar o número IP toda vez que quiséssemos acessar qualquer site, e a navegação se tornaria muito difícil, já que é muito mais fácil memorizarmos os nomes dos sites do que os números de IPs

6 DNS, IP e GATEWAY IP: É a abreviatura de Internet Protocol, mas isso não significa que este componente esteja relacionado somente à internet. No ambiente interno de uma empresa, quando às máquinas estão ligadas umas às outras através de rede, cada computador possui seu IP, que pode ser de três tipos:

7 DNS, IP e GATEWAY IP dinâmico - Este tipo de configuração é normalmente utilizado por serviços de banda larga. Quando o computador cliente se conecta ao servidor de internet da empresa, recebe um IP aleatório, que na maioria dos casos não está vinculado obrigatoriamente ao MAC Address das placas de rede dos computadores clientes.

8 DNS, IP e GATEWAY IP automático - Como o próprio nome diz, é atribuído automaticamente pelo servidor, roteador, modem ou swtich da rede da residência ou empresa. O serviço pelo qual os IPs são distribuídos para os clientes é chamado de DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol). O endereço IP que será atribuído para cada computador já está dentro de uma faixa pré- definida, e pode ou não estar relacionado ao MAC Address das placa de rede das estações.

9 DNS, IP e GATEWAY IP fixo - Ao utilizarmos este tipo de IP, cada cliente da rede terá sempre o mesmo endereço de IP, independentemente do serviço DHCP estar habilitado ou não na origem de onde será fornecido o IP. Esse tipo de configuração é utilizado com maior frequência em ambientes corporativos, já que nesses casos as máquinas exigem um maior controle por parte do administrador de rede.

10

11 DNS, IP e GATEWAY Em alguns casos, a rede só funcionará se estiver com um IP fixo definido pelo administrador. Outros casos podem funcionar com IP Fixo e automático.

12 DNS, IP e GATEWAY Gateway: É o endereço IP que serve como "ponte" para fazer com que os computadores de uma rede possam se conectar à internet, ou ligar-se a outras redes. Em certos casos particulares, essa configuração não é necessária, pois o próprio DNS já faz esse papel, sem precisar de configuração do gateway. O gateway serve basicamente para traduzir o tráfego de pacotes de rede entre a origem e o destino.

13 DNS, IP e GATEWAY

14


Carregar ppt "DNS, IP e GATEWAY Os componentes de rede citados anteriormente servem, basicamente, para permitir acesso à rede e à Internet, seja em ambiente doméstico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google