Fundamentos de Tecnologias Wireless – Parte 3

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Ondulatória PROFESSOR: DUDUNEGÃO.
Advertisements

Tecnologia de Comando Numérico
Redes de computadores Meios de transmissão.
Infra-Estrutura de Redes Professor: Fábio Alencar Mendonça 2º semestre Curso: Redes de Computadores.
RADIAÇÃO TÉRMICA.
Ondas Electromagnéticas
Redes de computadores: Meios de Transmissão
Campos associados ao Dipolo de Hertz
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
Propagação de Ondas e Antenas
Propagação de Ondas e Antenas
Slides(aulas) Ref: Digital Communications Bernard Sklar 1a edição
GPS EM PROJETO DE LINHA DE TRANSMISSÃO
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Prof. Eduardo Leivas Bastos
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Ondas: definição.
Grupo: Carlos Otávio Luís Amaral Rui
Capítulo 2 Parâmetros das Antenas
Apresentação PowerPoint
Meios físicos de Transmissão de Dados
(Medidor de Potência Óptico) (Power Meter Óptico)
Prof. Djamel Sadok Assistentes: Rafael Aschoff Breno Jacinto
Av. Itororó, 1445 CEP: Maringá - Pr
Ondas As perturbações num sistema em equilíbrio que provocam um movimento oscilatório podem propagar-se no espaço à sua volta sendo percebidas noutros.
ONDAS IVAN SANTOS. Podemos definir onda como uma variação de uma grandeza física que se propaga no espaço. É um distúrbio que se propaga e pode levar.
Emissão - Recepção.
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Engenharia Elétrica ANTENAS E PROPAGAÇÃO Parte 2 Nono Semestre
Parâmetros característicos da Radiação
ONDAS.
CCNA 1 – Teste de Cabos.
O N D U L A T Ó R I A.
Espalhamento de Luz Estático
Ponte Wireless Objetivo: Definir alguns conceitos relacionados à tecnologia Wireless e apresentar fatores que são fundamentais para sua implantação.
Fundamentos de Tecnologias Wireless – Parte 2
Trabalho e Potencial elétrico (Capítulo 3)
Comunicação de informação a longas distâncias
Eletrostática – Potencial Elétrico
2.2.2 Fenómenos ondulatórios
Comunicações Ópticas em Transmissão de Dados
Diagnóstico por Imagem.
Ondas Eletromagnéticas
Questão 01: Em um terminal de cargas, uma esteira rolante é utilizada para transportar caixas iguais, de massa M = 80 Kg, com centros igualmente espaçados.
ONDULATÓRIA.
Aula-3 Interferência Física Geral IV, F 428.
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Redes sem fio Fundamentos de Rádio Frequência
Massas Moleculares Médias
Introdução a Redes de Computadores Cabeamento
PROE1S Aula2Rad07081 Campos do DEH na zona distante Os campos na zona distante (campos de radiação):  são ortogonais entre si  são perpendiculares à.
= 1 z y x Ө (q) (n) Ψ – ângulo que a direcção de observação faz com o eixo ao longo do qual estão distribuidas as antenas do agregado. Agregados.
SISTEMA WIRELESS PARA MONITORAMENTO REMOTO.
PROE1S Aula2Rad07081 Radiação Aula 2. PROE1S Aula2Rad07082 Campos do DEH na zona distante (campos de radiação)
CCNA Exploration Camada Física OSI
Prof. Nilton Cesar de Oliveira Borges
Capítulo 3 Antenas.
Refletores de antenas A utilização de elementos refletores em antenas, tem como objetivo modificar as características do diagrama de irradiação. O uso.
ANTENAS INTRODUÇÃO.
RADIO DIGITAL DIAGRAMA GERAL
Parâmetros fundamentais das antenas
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Antenas Log-Periódica
Propagação.
Fundamentos de Redes de Computadores
Fundamentos de Redes Meios ligados: Cobre Fibra Óptica
Fenómeno óptico que ocorre quando a radiação que incide sobre uma superfície é reenviada para o mesmo meio de onde provinha. Meio 2 Meio 1.
NAVTEC SISTEMAS AERONÁUTICOS LTDA Contrato FINEP INPI=BR
CAMPOS MAGNÉTICOS Prof. Bruno Farias
Transcrição da apresentação:

Fundamentos de Tecnologias Wireless – Parte 3

Assunto: Fundamentos de Transmissão Wireless Antenas Considerações sobre “site survey” e instalação Laboratório / Demonstração

Antenas Tipos de antenas: Direcionais: erradia energia de RF predominantemente em uma direção. A radiação dipolo padrão ou largura do feixe varia com o ganho. Yagi; Parábola sólida; Semi-parábola; Painel

Antenas Tipos de antenas: Ominidirecionais: erradia RF igualmente na horizontal em todas as direções. A radiação dipolo padrão ou largura do feixe, é 360 graus no plano horizontal, e 75 graus (varia) em relação ao plano vertical.

Antenas Tipos de antenas

Antenas Tipos de antenas

Antenas Uma antena fornece a um sistema wireless quatro propriedades funda -mentais: Ganho: é a medida de aumento da força do sinal. Direção: é direção particular que um feixe de RF é submetido, semelhante a um refletor de luz; Polarização: é a orientação física do elemento da antena que emite a RF; Largura do feixe: é o ângulo que a radiação RF é transmitida (horizontal e vertical).

Propriedades de Antenas Ganho: O ganho é essencialmente uma medida de como uma antena melhora a energia de RF concentrada num determinado sentido; Existem diferentes métodos para o ganho, dependendo do ponto de referência escolhido: dBi – mede o ganho usando uma antena isotropica como ponto de referência; dBd – usa uma antena dipolo como referência; 18 dBd = 20,14 dBi (dBd = dBi + 2,14)

Propriedades de Antenas Ganho: Antenas de alto ganho direcionam a energia de forma mais restrita e precisa; O ganho de uma antena e o seu nível de radiação (largura do feixe) estão fundamentalmente ligadas. Antenas com ganhos superiores têm sempre mais restritas as larguras dos feixes e são menos suscetíveis a interferências.

Propriedades de Antenas Polarização: Polarização é a orientação física do elemento da antena que realmente emite a energia de RF (é um fenômeno físico da propagação do sinal); É a orientação do campo elétrico que é criado quando a onda eletromagnética se move pelo espaço. As regras básicas da polarização são: Para a antena polarizada horizontalmente o campo elétrico estará no plano horizontal e vice-versa; Para um link, os antenas devem estar com a mesma polarização.

Propriedades de Antenas Polarização: Horizontal Vertical

Propriedades de Antenas Polarização Cruzada: Quando duas antenas não têm a mesma polarização, a condição é chamada de polarização cruzada; A polarização cruzada é benéfica quando se pretende prevenir ou reduzir as possíveis interferências entre os links;

Propriedades de Antenas Padrões de radiações: é a variação de intensidade do campo de uma antena, como uma função angular, com relação ao eixo; A cobertura de uma antena isotrópica pode ser pensada como um balão que se estende igualmente em todas as direções.

Propriedades de Antenas Padrões de radiações: Quando o feixe vertical é “achatado” obtém-se um maior ganho (direciona-se a força do sinal, como se fosse um balão); Lembre-se quanto maior o ganho, menor é a largura do feixe.

Antenas Ominidirecionais Uma antena omnidireccional é projetada para fornecer um padrão de 360 º de radiação no plano horizontal, o ganho é que determina a distância desta radiação.

Antenas Ominidirecionais A radiação produzida no plano de elevação ou plano vertical (E-plane) varia de fabricação da antena omnidireccional; Pode ser vislumbrada como a antena perpendicular ao solo.

Antenas Ominidirecionais Tenha especial atenção às diferenças dos padrões de radiações das antenas, pois se conhecendo estas diferenças pode-se escolher a melhor alternativa a ser usada durante a fase de teste e de instalação. Antena omini com ganho horizontal alto e com ângulo vertical baixo (E-plane) pode ter um inconveniente, que é uma deficiente cobertura abaixo da antena.

Antenas Ominidirecionais Exemplos:

Antenas Direcionais Este tipo de antena não oferece qualquer ganho adicional ao sinal e, simplesmente redireciona a energia que recebeu do transmissor; Com este redirecionamento é fornecida mais energia em uma direção, e menos energia em todas as outras direções; Quando o ganho de uma antena direcional aumenta, o ângulo de radiação geralmente diminui, proporcionando uma maior cobertura de distância, mas com um reduzido ângulo de cobertura; Tipos de antenas direcionais: Yagi, paineis e discos parabólicos.

Antenas Direcionais Yagi Radiação vertical Radiação horizontal

Antenas Direcionais Disco sólido Radiação horizontal Radiação vertical

Cabos e acessórios Considerações sobre cabo. Deve tomar cuidado sobre o cabo a ser usado, deve observar: Comprimento ; Espessura; Freqüência; Constituição interna (rígido ou flexível)

Cabos

Amplificadores Considerações. A ANATEL limita o uso de amplificadores em uma WLAN; Resolução nº 365, de 10/05/2004 reduziu de 1W para 400mW, em cidades cuja população exceda 500.000 habitantes, o limite de potência à partir do qual as operações com equipamentos que utilizem a técnica de espalhamento espectral devam ser licenciadas.

Site Survey e Instalação Um bom site survey geralmente começa com uma lista: Fazer um lay-out detalhado do prédio ou encontrar um bom local de observação; Definir a forma de alimentação do AP; Preparar a descrição das áreas de cobertura; Definir o uso desejado do link (e-mail, aplicação, internet) para prever a carga dos equipamentos; Definir o modelo dos equipamentos; Tentar detectar problemas potenciais e discutir como resolvê-los.

Site Survey Interno Deve determinar área de cobertura da cada AP; Para se melhorar a área de abrangência, pode-se utilizar antenas omni com ganhos maiores; Lembre que se tem apenas três canais que não ocorrem sobreposição entre sí. Para maximizar a transferência de dados use este três canais de forma a não deixar interferir um no outro.

Site Survey Interno Outras situações;

Site Survey Externo Este planejamento inclui seleção de local e análise do caminho de RF; Pode existir a necessidade de investigar as leis locais de zoneamento, e as regulamentações governamentais, principalmente quando se for instalar torres; Verifique e analise a famosa zona de Fresnel; Verificar a distância máxima entre a antena e cada fim de link.

Site Survey Externo Zona de Fresnel A zona Fresnel é uma área elíptica em torno do percurso visual; Ela varia, dependendo do comprimento do link e da freqüência do sinal;

Site Survey Externo Zona de Fresnel Para WLANs, linha de visada é mais do que uma linha direta entre as duas antenas.

Site Survey Externo As seguintes ferramentas podem ser úteis na realização de um alinhamento rigoroso; Balão Binóculo ou telescópio; GPS; “Canhão” de luz.

Site Survey Externo A determinação das distâncias máximas entre as antenas depende dos seguintes fatores: Potência de transmissão disponível máxima; Sensibilidade de recepção; Obstrução do caminho para o sinal de RF; Máximo ganho disponível da antena; Perdas no sistema (perdas no cabo, conectores); Confiabilidade esperada no link; O efeito “free-space loss”, é a atenuação do sinal como resultado da refração, obstrução, reflexão e é dado pela fórmula: FSL(dB) = 20 LOG(f) + 20LOG(Dist) + 36,6 Cada vez que a distância é dobrada o nível do sinal é melhorado ou atenuado em 6 dB

Site Survey Externo Curvatura da Terra: Curvatura da terra passa a ser uma preocupação para ligações com mais de 11 km (7 milhas). Linha de visada desaparece a 25 km (16 milhas) H1 – Altura a ser acrescentada, relativa a zona de Fresnel; H2 – Altura a ser adicionada devida a curvatura da Terra.

Laboratório/Demonstração