- Estrutura da Terra (revisão) - Rochas - Solo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ORIGEM E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTINENTES
Advertisements

A Dinâmica da Crosta Terrestre
ESTUDO GEOFÍSICO DO PLANETA TERRA
A ESTRUTURA DA TERRA Se observássemos a Terra vista do espaço veríamos que a maior parte de sua superfície é coberta por água. Isso porque só conseguimos.
Quais os tipos de rochas? Como elas se formam? Professora Gina
Sistema Terra – Dinâmica da Litosfera
Agentes modificadores do relevo
A Estrutura Interna e externa da Terra
Colégio Marista Patos de Minas
VIAJANDO PARA O CENTRO DA TERRA
Professora Aleide Cristina
A Dinâmica da Litosfera
CORTE ESQUEMÁTICO DAS CÂMARAS MAGMÁTICAS
MINERAIS E ROCHAS.
1ª SÉRIE ANO– ENSINO MÉDIO
Estrutura Geológica e Relevo
ROCHAS E MINERAIS.
AS ROCHAS NO NOSSO COTIDIANO
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
Módulo 01 – Planeta e Cartografia
Estrutura Interna da Terra
A ESTRUTURA INTERNA DA TERRA E AS PLACAS TECTÔNICAS
Rochas.
Professora: Emanuelle Grace
Professora Fernanda Landim
ROCHAS E MINERAIS Na crosta terrestre podemos encontrar minerais isolados ou reunidos. As rochas são combinações de minerais. E são classificadas quanto.
Estrutura Interna da Terra
Da superfície ao centro da Terra
FORMAÇÃO do RELEVO atuação conjunta
Ensino Médio 1ª Série. Geografia..
Prof. Márcia. CAMADAS DA TERRA  1. Núcleo: Camada mais interna – formada por Níquel e Ferro (Nife) – camada sólida.  2. Crosta terrestre: camada mais.
Planeta Terra - Estruturas
Rochas.
A superfície e o interior da Terra
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
Capítulo 7 – Estrutura geológica
Revista Eletrônica N° 5 Nome: Felipe Rittes 6° ano B.
COLÉGIO SÃO JOSÉ CIÊNCIAS- 6º ANO PROFESSORA VANESCA
ESTRUTURA GEOLÓGICA.
Aulas Digitais – Prof. Gildézio Santana
Relembrando a litosfera
Vulcão é uma estrutura geológica criada quando o magma, gases e partículas quentes "escapam" para a superfície terrestre.
6º AB - Revisão - Avaliação Bimestral
Vulcanismo Ana Karina Maduro N°04.
CAPÍTULO 04 – O PLANETA POR DENTRO E POR FORA
Professora: Alexsandra Ribeiro
Raphael e Gabriel Professores: Ailton Barbosa (geografia),Arthur Costa (história),Gisele (ciências)
Geografia.
LITOSFERA ESTRUTURA TERRESTRE.
Patric Santana Silva nº 16
Geologia: Evolução da Terra e Fenômenos Geológicos
ESTRUTURA GEOLÓGICA: Escudos Cristalinos ou maciços antigos
Revista Eletrônica Emily _ n° 03 _ 6° B Vulcões Tsunamis.
SEMIEXTENSIVO GEO-A Prof. Groth Aula 05.
AVALIAÇÃO MENSAL CIÊNCIAS – 4° BIMESTRE – 6º Ano
AVALIAÇÃO MENSAL (6º Ano) 4° BIMESTRE
As rochas componentes da crosta terrestre - Agentes de Transformação do Relevo O que são rochas?                         Rocha agregado.
ESTRUTURA GEOLÓGICA A DINÂMICA DA CROSTA TERRESTRE
(Agentes internos e externos)
GEOLOGIA A Terra: um planeta em transformação
Solos e Rochas.
ROCHAS SEDIMENTARES Fonte:
Tipos de Rochas Rochas magmáticas ou ígneas Rochas sedimentares
Ministério da Educação Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Campus Natal/Cidade Alta Curso: Técnico Integrado em.
Estrutura geológica no Brasil
Teoria da Deriva dos Continentes
Estrutura da Terra. Profº. Carlos Viana.
CLASSIFICAÇÃO As rochas são classificadas em: Magmáticas ou ígneas: se originam do magma.  Sedimentares: originadas pela deposição de sedimentos originados.
6º ANO - CIÊNCIAS PROFESSORA LISIANE VIEL. Materiais formados por um conjunto de minerais. Materiais formados por um conjunto de minerais. São classificadas.
Transcrição da apresentação:

- Estrutura da Terra (revisão) - Rochas - Solo 6º ano - Ciências Profa. Cristiane

INGERBORG ASBACH / ARQUIVO DA EDITORA A Terra pode ser dividida em três partes: a crosta, o manto e o núcleo. O interior da Terra manto (parte superior) (parte inferior) núcleo interno núcleo externo crosta fragmentos de rocha solo rocha matriz

núcleo externo núcleo interno crosta manto Manto: formado por rochas derretidas (magma) em sua porção mais interna e por uma porção superior mais rígida. É divido em: manto superior e inferior. Núcleo: formado por uma parte líquida (núcleo externo) e uma parte sólida (núcleo interno). É constituído principalmente por níquel e ferro. ADILSON SECCO / ARQUIVO DA EDITORA manto (parte superior) litosfera Crosta: camada superficial, formada principalmente pelo solo e por rochas.

Os continentes em movimento Fósseis idênticos já foram encontrados em continentes diferentes. Ao longo da história da Terra, os continentes se movimentaram. ADAPTADO DE: THE REDISCOVERY OF EARTH, L.MOTZ / INGEBORG ASBACH / ARQUIVO DA EDITORA Os contornos de alguns continentes parecem se encaixar, como em um quebra-cabeça. Rochas encontradas nos planaltos brasileiros e africanos são muito parecidas.

Os continentes acompanham esse movimento em um processo chamado de deriva continental. O calor que vem do núcleo esquenta o manto, criando correntes que movimentam as placas tectônicas. GARY HINCKS / SCIENCE PHOTO LIBRARY ADILSON SECCO / ARQUIVO DA EDITORA correntes no manto

ESQUEMA CRIADO PELO AUTOR COM BASE EM FONTES DIVERSAS / INGEBORG ASBACH / ARQUIVO DA EDITORA placa Euro-Asiática placa Indo-Australiana As placas se aproximam: a placa da Índia penetra por baixo da placa da Ásia, empurra esta última para cima e forma as montanhas do Himalaia. Quando duas placas se chocam, suas margens podem ser comprimidas e erguidas, originando cadeias de montanhas (cordilheiras), como os Andes, os Alpes e o Himalaia. O choque entre as placas une a Índia e a Ásia. Nos dias de hoje, as montanhas do Himalaia continuam a aumentar cerca de 5 mm por ano, o que mostra que as placas ainda estão em movimento. Cadeia de montanhas

Os terremotos Geralmente ocorrem nos pontos de contato entre duas placas tectônicas: o contato entre placas pode liberar energia, desencadeando ondas sísmicas. Os tremores ou vibrações da superfície da Terra são chamados de terremotos. GARY HINCKS / SCIENCE PHOTO LIBRARY

A velocidade das ondas diminui à medida que elas se aproximam da costa, mas sua altura aumenta (podem atingir mais de 30 metros de altura). Os movimentos da crosta sob os oceanos podem deslocar enormes massas de água e provocar ondas gigantescas: os tsunamis ou maremotos. ADILSOON SECCO / ARQUIVO DA EDITORA ondas a 50 km/h Ao se aproximar da costa, formam-se ondas gigantes. Um terremoto faz tremer o fundo do mar. ponto de encontro das placas Esse fenômeno desloca para a superfície uma grande massa de água.

david a. hardy / science photo library Os vulcões geralmente se formam quando uma placa desliza sobre outra e o atrito aquece e derrete a rocha. Após ser expelido, o magma passa a ser chamado de lava. Os vulcões Erupções: A pressão no interior da Terra empurra o magma, que é expelido junto com gases e vapor de água através de rupturas na crosta. cratera lava rocha ígnea (lava que esfriou) vapores e cinzas saída de magma reservatório de magma

Por que estudamos as rochas?

Por que estudamos as rochas? Construção; Ornamental; Fonte de energia (rochas sedimentares); Conhecimento sobre o nosso planeta; Ancestrais do homem; Prevenção.

ROCHAS As rochas são formadas por minerais, substâncias químicas sólidas e, geralmente, de origem inorgânica.

A maioria das rochas é formada por vários tipos de minerais. quartzo feldspato mica FABIO COLOMBINI / ACERVO DO FOTÓGRAFO SCIENTIFICA / VISUALS UNLIMITED / CORBIS / LATINSTOCK fabio colombini / acervo do fotógrafo A maioria das rochas é formada por vários tipos de minerais. granito

Quando misturada com água, a argila pode ser moldada e aquecida, originando um material duro e resistente ao calor: a cerâmica. PHONPROM/OHOI / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES A argila A argila é um material resultante da desintegração, por ação da água da chuva, de algumas rochas que contêm feldspato. HOMYDESIGN / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES ANTON BALAZH / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES

fabio colombini / acervo do fotógrafo As rochas são agrupadas em três tipos, de acordo com a maneira como são formadas na natureza: Rochas sedimentares Rochas magmáticas ou ígneas Rochas metamórficas

Rochas magmáticas São formadas a partir da lava (proveniente das erupções de vulcões) que esfria e se torna sólida, ou a partir do magma dentro da crosta terrestre. Formam a maior parte da crosta terrestre, e se encontram geralmente abaixo do solo ou de camadas de outros tipos de rochas. Granito, usado em esculturas e bancadas de pia. fabio colombini / acervo do fotógrafo JOE GOUGH / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES Basalto, usado em calçadas e construções. fabio colombini / acervo do fotógrafo Exemplos de rochas magmáticas:

Rochas sedimentares Tudo isso leva milhares ou até milhões de anos para acontecer e continua ocorrendo enquanto a rocha existir. (4) adilson secco / ARQUIVO DA EDITORA Chuva, vento e outros agentes de intemperismo desgastam as rochas e carregam os fragmentos... (1) ... que se depositam em mares e depressões de terrenos. (2) O peso das camadas de cima comprime as de baixo, e a água transforma os minerais: assim se formam as rochas sedimentares. (3) camada de rocha sedimentar

Exemplos de rochas sedimentares: fabio colombini / acervo do fotógrafo Exemplos de rochas sedimentares: Arenito formado por grãos de quartzo. Argilito formado pelo depósito de grãos de argila. Calcário formado pelo depósito de sais de cálcio.

São formadas a partir da transformação (metamorfose) de rochas magmáticas ou sedimentares. Intensas pressões ou elevadas temperaturas levam a uma mudança na organização dos minerais da rocha, ou a uma transformação dos próprios minerais. Rochas metamórficas O mármore, usado na fabricação de estátuas, pisos e pias, é uma rocha metamórfica.

O gnaisse e a ardósia também são rochas metamórficas, formadas a partir do granito e do argilito, respectivamente. Amostras de ardósia. fabio colombini / acervo do fotógrafo Ardósia cortada em placas para uso em revestimentos e pisos. O Pão de Açúcar (RJ) é uma formação de gnaisse. GEN PRODUCTIONS / SHUTTERSTOCK / GLOW IMAGES

Gases de enxofre e nitrogênio emitidos por fábricas e veículos podem se combinar com o vapor de água do ar e formar ácidos, o que resulta na chuva ácida. Mármore: rocha porosa Efeito da chuva ácida no mármore

O ciclo das rochas Uma rocha, ao longo de muito tempo, pode se transformar em outra, que se transforma em outra, que se transforma em outra... adilson secco / ARQUIVO DA EDITORA fusão Alta temperatura e pressão Intemperismo e compressão Resfriamento e solidificação Alta temperatura e pressão fabio colombini / acervo do fotógrafo rocha sedimentar rocha magmática dirk wiersma / science photo library / latinstock rocha metamórfica