SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Abre continuamente novos horizontes de humanidade e de
Advertisements

Encontro 13 O RVA – ARTIGOS: 10 – 11 e 12 Subsídio PPT - 013
ESPIRITUALIDADE INACIANA
SER E PARTICIPAR NA IGREJA
Tema: Fraternidade e Saúde Pública
Quem somos Grupos de Oração Teresiana, apoiados na espiritualidade Carmelitas Descalços, vivemos a oração como encontro com Deus. Acolhemos gozosamente.
COMPROMISSO CRISTÃO.
Acreditar na Família é Acreditar no Futuro!.
CATEQUESE 25 «FALAI, SENHOR».
A VOCAÇÃO.
A bendita entre as mulheres
MINISTÉRIO DA CONSERVAÇÃO
FORMAÇÃO PARA CASAIS PILOTO Mogi das Cruzes 22 de Junho de 2013.
Espiritualidade Conjugal
ORAÇÃO ANO VOCACIONAL VICENTINO
As ILPIs Filantrópicas João Marcos Andrietta
Juntos Vamos orar pelas crianças
Bem-vindo/a.
Conferência Vicentina Paróquia Sagrada Família do Calhariz de Benfica
AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
Congregação Irmãs Oblatas da Assunção Religiosas Missionárias
Por que lemos a Bíblia, hoje?
Documento de Aparecida
RVA – Artigos: e 28 CONFERÊNCIA NACIONAL Encontro - 25
SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo
I. Objectivos Compreender que a identidade e o ministério do Padre exigem vida sacramental.
Conclusão dos Mandamentos
Sagrada Familia.
OS DEZ MANDAMENTOS, CAMINHO DE AMOR E LIBERDADE
Tema: Fraternidade e Juventude Lema: "Eis-me aqui, envia-me" (Is 6,8)
O nosso trabalho fala de uma ONG (Organização não governamental), que actua na zona de Lisboa. O objectivo do trabalho é dar a conhecer A Comunidade.
Sociedade de São Vicente de Paulo
30º DOMINGO DO TEMPO COMUM 26 DE OUTUBRO DE 2014 TEXTOS BÍBLICOS I LEITURA – Ex 22,20-26 SALMO RESPONSORIAL SALMO 17 (18) II LEITURA - 1 Tes 1,5c-10.
sujeito crescente e aprendente, na dimensão
A ESPIRITUALIDADE nos módulos da Ecafo
Aplicabilidade dos Módulos
A IMPORTÂNCIA DA CONTRIBUIÇÃO
Formação Básica Para Novos Vicentinos
Formação Básica para Novos Vicentinos
FORMAÇÃO BÁSICA.
LIGAR O SOM E DEIXAR CAMINHAR SOZINHO... Um instante de silêncio para pedir a graça do Espírito Santo...
ENPL 2012 Escola de Ministérios Acólitos.
12 de junho - Dia de Santa Paula Frassinetti
Formação Básica para Novos Vicentinos
Infância e Adolescência Missionária
Hebreus 13 Permaneça constante na sua vida cristã
DIRETORIAS DAS UNIDADES
16 Pois toda a Escritura Sagrada é inspirada por Deus e é útil para ensinar a verdade, condenar o erro, corrigir as faltas e ensinar a maneira certa de.
I. Estudo de caso Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão Roberto (pseudônimo) nasceu e se criou em um lar não cristão. Absorveu.
Economia e Vida.
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
33º DOMINGO DO TEMPO COMUM A liturgia do 33º Domingo do Tempo Comum recorda a cada cristão a grave responsabilidade de ser, no tempo histórico em que.
BOAS VINDAS!!! EACRE 2009.
FINALIDADE DA COMISSÃO DE JOVENS.
«Vimos o Senhor»..
FORMAÇÃO BÁSICA.
Mudança de Estruturas... É possível! Cristian Reis
Irmãs Franciscanas Evangelizadoras de Nossa Senhora da Esperança PARÂMETROS DA PASTORAL VOCACIONAL.
Apresentação da Sociedade de São Vicente de Paulo
Novena ou Tríduo à São Vicente de Paulo
HOJE SE CUMPRIU ESTA PASSAGEM DA ESCRITURA! 27 de JANEIRO DE 2013.
Na igreja primitiva... Todos os membros leigos participavam do cuidado pastoral e do evangelismo. Os pastores eram os apóstolos e evangelistas, que iam.
ESPIRITUALIDADE VICENTINA
ATRIBUIÇÕES DO MINISTRO(A) EXTRAORDINÁRIO(A)
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Ex corde ecclesiae (15/08/90): A vocação da Universidade Católica Erico Hammes Porto Alegre, 05/04/2011.
SOMOS+ DESENVOLVIMENTO 2 - Identificar as sessões mais propícias para desenvolver o tema da caridade; 3 - Trabalho de Grupos: Sugestões de gestão de períodos.
Diretorias de Obras Unidas “Os vicentinos dedicam-se a procurar as pessoas que são vítimas do esquecimento, da exclusão e da adversidade” (Regra – p.17)
SOCIEDADE DE SÃO VICENTE DE PAULO Sede Nacional- Rua do Riachuelo, 75, Centro Rio de Janeiro- RJ- CEP Fax
Como eu vos fiz fazei vós também Vai e faz o mesmo tu também Foi a Mim mesmo que o fizeste (Lc 10, 25-37) (Mt 25, 31-46) Jo 13, 1-17.
Transcrição da apresentação:

SSVP – Sociedade São Vicente de Paulo Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica

       Onde tudo começou… Em 1833, em Paris, um grupo de sete jovens universitários, entre os quais Frederico Ozanam, funda a primeira Conferência da Caridade. S. Vicente de Paulo será o seu patrono e modelo no serviço directo dos pobres. Em 1859, em Lisboa, é fundada a primeira Conferência Vicentina em Portugal Grupos semelhantes espalham-se rapidamente por todo o mundo, com a finalidade de visitar e assistir, por amor de Deus e do Próximo, os que se encontram em situação de necessidade. 

O seu objectivo… Testemunhar a Fé em obras, através de uma Acção Social pessoal veiculada pela visita domiciliária, em espírito de Justiça e Caridade. Amar e servir a Deus, amando e servindo directamente os pobres.

A REGRA VICENTINA PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA SSVP

I - A SOCIEDADE DE S. VICENTE DE PAULO 1. A Sociedade de S. Vicente de Paulo é uma organização católica internacional de leigos fundada em Paris, em 1833, por Frederico Ozanam e seus companheiros. Posta sob o patrocínio de S. Vicente de Paulo, inspira-se no seu pensamento e na sua obra, esforçando-se por avaliar aqueles que sofrem, em espírito de justiça e de caridade e por um compromisso pessoal. 2. Fiel aos seus fundadores, tem a preocupação constante de se renovar e de se adaptar às condições mutáveis do mundo. 3. De carácter católico, está aberta àqueles que querem vicer a sua fé no amor e no serviço dos seus irmãos. Em alguns países, as circunstâncias podem levá-la a acolher cristãos de outras confissões (religiões) que adiram aos seus princípios. 4. Nenhuma obra de caridade é estranha à Sociedade. A sua acção compreende todas as formas de ajuda por meio de um contacto pessoal, para alívio do sofrimento e promoção da dignidade e da integridade do homem. A Sociedade procura não só aliviar a miséria, mas também descobrir e solucionar as suas causas. A sua ajuda visa todos os homens, sem distinção de religião, opinião, cor, origem e casta. 5. Os membros da Sociedade estão unidos entre si por um mesmo espírito de pobreza e de partilha. Formam no mundo, em conjunto com aqueles que são ajudados, uma única e mesma família.

II - A ESPIRITUALIDADE VICENTINA  Os vicentino, pela oração, pela meditação da Escritura, e pela fidelidade ao ensinamento da Igreja, esforçam-se por ser testemunhas do amor de Cristo nas suas relações com os mais desfavorecidos, nos diversos aspectos da vida quotidiana. III - A POBREZA E O VICENTINO  «Pobres, sempre os haveis de ter convosco» (Mat. 26, 11). O Vicentino está ao serviço dos Pobres. Não julga, está disponível. IV - ORGANIZAÇÃO DA SOCIEDADE DE S. VICENTE DE PAULO 1. Os vicentinos organizam-se em grupos tradicionalmente chamados «conferências» 2. As conferências estão unidas entre si por Conselhos a nível regional, nacional e mundial. 3. O sinal de unidade da Sociedade é a agregação das conferências e a instituição dos Conselhos, pronunciadas pelo Conselho Geral (Mundial). V - REUNIÕES DAS CONFERÊNCIAS  1. As reuniões decorrem num espírito de fraternidade, de simplicidade e de alegria cristã. 2. Permitem a partilha das experiências de cada um e dos problemas encontrados, com vista a alcançar a maneira de oferecer um melhor serviço. 3. Este serviço de caridade insere-se na vida da Igreja e solicita a participação - o mais frequente possível - de um membro do Clero. 

VIVE o Evangelho através de uma aspiração de vida mais evangélica. O VICENTINO DETECTA e serve diretamente as várias situações de pobreza, vivendo uma espiritualidade Cristã, à maneira de Vicente de Paulo e de Frederico Ozanam. REVELA Cristo. O Cristo que serviu e amou a todos, principalmente os mais pobres. VIVE o Evangelho através de uma aspiração de vida mais evangélica. OFERECE um testemunho de fé, mais por obras que por palavras em todo o contacto pessoal, numa mútua santificação. COMPROMETE-SE a cumprir a Regra da S.S.V.P., que define a vocação e missão de Sociedade de São Vicente de Paulo. “COM HUMILDADE E ESPÍRITO DE POBREZA, JUVENTUDE E ALEGRIA; CRIATIVIDADE, DINAMISMO E OUSADIA CENTRANDO A SUA ACÇÃO NA TRADICIONAL VISITA DOMICILIÁRIA, NUNCA ESQUECENDO QUE A SEU LADO PODE ESTAR O "SEU PRÓXIMO" (AQUELE QUE MAIS PRECISA DE NÓS).”

O que se pede ao Vicentino… Um pouco de boa vontade e de consciência Cristã; Algum tempo para uma reunião semanal ou quinzenal, onde uma pequena oração e a meditação tornam a Conferência numa escola de Formação Cristã; A reunião assegura eficiência e perseverança no trabalho vicentino e une os membros da Sociedade num laço de amizade e de partilha; Muito amor na visita a pessoas que sofrem, para estabelecer com elas um contacto directo e pessoal, levando-lhes um testemunho de Fé, Caridade e Esperança; A visita ao necessitado dá à acção vicentina essa dimensão pessoal e directa.

no domicílio do necessitado O que faz… A acção vicentina tanto pode ser exercida: Mas a todo o tempo e em todo o lugar o vicentino procura dar testemunho da sua fé cristã, traduzida em obras. A Sociedade mantém e dirige Lares, Casas de Trabalho, Centros de Dia, Casas de Idosos, Salas de Estudo, Jardins de Infância, Colónias de Férias para crianças e/ou idosos, Dispensários, Roupeiros, etc. no domicílio do necessitado no hospital na prisão ou em outro local de internamento.

Alguns Números e Factos Presente em 138 Países, estima-se que haja 900.000 Vicentinos, distribuídos por 47000 Conferências. Em Portugal, o número de Vicentinos é cerca de 11.000, distribuídos por 900 Conferências. A SSVP presta, em média anual, assistência a 28500 famílias, 94000 pessoas. Distribui livros, medicamentos, géneros alimentícios, material diverso; ajuda à construção de alojamentos; apoio à busca de colocações; assegura uma presença de solidariedade humana.

O que faz… Não há problemas que estejam fora do âmbito da Sociedade. O contacto pessoal dos Vicentinos – na visita – é a característica da acção vicentina que se estende aos mais variados sectores:                          - Marginalidade e desajustamento social; - Carências Económicas;   - Solidão dos Idosos; - Álcool e droga;   - Desamparo das crianças; - Falta de Cultura. - Doença ou diminuição mental física; - Problemas familiares e Sociais;

Queremos formar um novo grupo de Jovens Vicentinos! É fácil aderir à SSVP. Não são exigidas qualificações especiais, basta o desejo de te unires a outros, para ajudar os necessitados em espírito de amor cristão. A Paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica espera por ti e pela tua ajuda! Esperamos nós e espera o Senhor! Queremos formar um novo grupo de Jovens Vicentinos!

Um Convite… "Sou Cristão, mas como provo a minha fé? Se eu pudesse ajudar... Como o posso fazer? Se disseste estas palavras, és um Cristão consciente a quem o Senhor inspira e chama para uma vocação cristã de caridade directa que pode ser a vocação vicentina. Dirigimos-te um convite que responde à tua Vocação Cristã! Aparece no dia 13 de Abril de 2013 das 10h00 às 12h00 na paróquia da Sagrada Família do Calhariz de Benfica! Contacta o coordenador: Orlando Mendes (910676653 ou 969250479)

“Alegro-me por ter nascido numa época em que há muitas coisas difíceis para fazer.”     Fréderic Ozanam