Características de algumas forças Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Diana Barbosa e Manuel Silva Pinto em janeiro de 2012.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
3. Princípios de Conservação no Oceano
Advertisements

INVESTIGANDO A AÇÃO DE FORÇAS
Terceira Lei de Newton.
PRINCÍPIOS DE DINÂMICA
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA Laboratório de Biomecânica
Movimentos e Forças.
Universidade Federal Rural
Dinâmica Rosângela Moreira.
Estudo das causas do movimento
Esforços de Massa e de Superfície
Hidrostática Prof. Luciano Mentz.
O que você deve saber sobre
Física I Mecânica Alberto Tannús II 2010.
EXERCÍCIO AS 3 LEIS DE NEWTON
DINÂMICA Quando se fala em dinâmica de corpos, a imagem que vem à cabeça é a clássica e mitológica de Isaac Newton, lendo seu livro sob uma macieira. Repentinamente,
3.2. – Movimentos e Forças Unidade 3 – Planeta Terra Forças
DINÂMICA Parte da mecânica que estuda as causas do movimento e de que forma um corpo influência o movimento do outro.
Aula 9° ANO Professor : Diego
Aula 9° ANO Professor : Diego
DINÂMICA.
Mecânica Estudo dos Movimentos.
Professora Paula Melo Silva
Ventos Disciplina: Fundamentos de Meteorologia – EAM 10
Da Terra à Lua FQA Leis de Newton Prof.ª Marília Peres
HIDROSTÁTICA Mecânica dos fluidos.
2° Lei de Newton Princípio fundamental da dinâmica
DINÂMICA DO MOVIMENTO Prof. Raphael Carvalho.
Impulsão, Lei de Arquimedes
1ª Lei de Newton – Lei da Inércia
FÍSICA I 2004/1 A descrição do movimento (continuação) O movimento não retilíneo e o caso particular do movimento circular.
Física Geral e Experimental I Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
Tipos de Força Física A – Aula 19 Tipos de Força:
LEIS DO MOVIMENTO Dinâmica Leis do Newton Conceito de Força
Impulsão e Lei de Arquimedes
CENTRO MASSA Centro massa para um de sistema de 2 partículas
Leis de Newton do Movimento
Leis do movimento Professor: Antonio dos Anjos Pinheiro da Silva
FORÇA CENTRÍPETA  .
As Leis de Newton.
O CONCEITO DE FORÇA COLÉGIO ESTADUAL ETELVINA SCHOTTZ
Leis de Newton.
Leis de Newton Princípio da inércia (primeira lei de Newton)
Definição de Grandeza física
Alfa – Faculdade de Almenara
Dinâmica Força e Movimento
O gráfico que se segue traduz o movimento retilíneo de um corpo de massa 3Kg.
MECÂNICA DOS FLUIDOS Fluido= substância que flui (gás ou líquido)
DINÂMICA FORÇA.
ELASTICIDADE.
Aula Teórica 8, 9 e 10 Capítulo 2: Forças sobre Fluidos. Pressão, Força de Pressão e Pressão Hidrostática.
Curso de Física Geral F semestre, 2011
O estudo das causas do movimento é a Dinâmica
DINÂMICA.
FORÇA GRAVITACIONAL A força gravitacional é a força mútua de atracção entre dois corpos quaisquer do Universo A lei da gravitação de Newton afirma que.
Força de atrito com o solo Força de resistência do ar
Leis de Newton Prof. Ademir Amaral.
Massa Indica quantidade de matéria de um corpo e também a medida da inércia do mesmo; É uma característica do corpo, não do local onde ele está; A balança.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no Espaço Estratégias para a resolução de problemas envolvendo as três leis de Newton.
Professor: Fábio Jaime Raimundo
FORÇAS.
Corpos Rígidos: Corpos formados por partículas que mantêm as suas posições relativas durante o movimento. Nos movimentos de translação destes corpos todas.
4.2 Lei de Arquimedes. 4.2 Lei de Arquimedes Arquimedes, no século III a. C., estabeleceu um princípio importante da hidrostática, conhecido como.
Unidade 1 – Movimentos na Terra e no espaço 1.2. Da Terra à Lua (II)
FORÇAS. FORÇAS Nem é montagem! 1ª Lei de Newton.
LEIS DE NEWTON MARCOS JÚNIOR JOSIANO FREITAS 20 DE SETEMBDO DE 2012.
FORÇA E MOVIMENTO Prof. Bruno Farias
Aula 19 Mecânica de Fluidos I
A energia e sua conservação
AULA 6 CURSO PRÉ-FÍSICA 2015/1 Forças Monitores: Hugo Brito
1.6 Forças, Fluídos e Rotações
Transcrição da apresentação:

Características de algumas forças Traduzido e adaptado para a Casa das Ciências por Diana Barbosa e Manuel Silva Pinto em janeiro de 2012

O peso Sistema: o homem no topo Definição: O peso é a força de atração da Terra sobre todos os objetos materiais. Direção: vertical (reta que passa pelo centro do objeto e pelo centro da Terra). Sentido: em direção ao centro da Terra. Valor: depende da massa m (em kg) do objeto e vale mg; g é a constante de gravidade característica do local g = 9,8 N.kg -1 em Paris É uma força exercida à distância

A impulsão de Arquimedes Sistema: homem Definição: A impulsão de Arquimedes é a força exercida por um fluido (líquido ou gás) sobre um sólido imerso. Direção: vertical. Sentido: de baixo para cima. Valor: depende da massa volúmica r do fluido e do volume V imerso: A = rgV g é a constante de gravidade É uma força de contacto.

A reação de um suporte Sistema: homem Definição: É a força exercida por um sólido sobre um sistema que está em contacto com ele. Direção: Se o sistema estiver imóvel ou em movimento retilíneo uniforme (1 a Lei de Newton): direção do resultado das outras forças exercidas sobre o sistema. Sentido: o oposto ao desse resultado. Valor: calcula-se a partir da primeira Lei de Newton. É uma força de contacto.

A reação de um suporte Sistema: homem Esta força pode-se decompor tendo como referencial o plano tangente ao suporte, ao nível do ponto de contacto: - A componente normal (perpendicular a este plano) R N é chamada de «reação normal» - A componente tangencial é chamada de força de atrito f.

Detalhes sobre a força de atrito Sistema: peão E se o sistema fosse o homem, Qual seria a orientação da força de atrito nos seus pés ? e da velocidade. Sistema: homem + paraquedas Outra definição possível: É uma força exercida por um suporte sólido (reação tangencial) Direção: a do movimento efetivo ou provável. Sentido: o oposto ao sentido do movimento (efetivo ou provável). Valor: depende da natureza e da forma das superfícies em contacto, É uma força de contacto. mas também por um líquido ou um gás sobre um sistema em contacto com ele e em movimento eventual.

A tensão de um fio Sistema: homem Definição: É a força exercida por esse fio sobre um sólido preso a uma das suas extremidades. Direção: a do fio esticado. Sentido: do ponto de engate em direção ao fio. Valor: igual ao da força exercida pelo objeto preso ao fio. É uma força de contacto.

A tensão de uma mola Sistema: bola verde Definição: É a força exercida pela mola sobre um sólido preso a uma das suas extremidades, estando a outra fixa. Direção: a do eixo da mola. Sentido: do ponto de engate em direção ao centro da mola, se ela estiver esticada; no outro sentido, se ela estiver comprimida. Valor: proporcional a x =  L  L = (L-L 0 ) (x>0 alongamento ; x<0 encolhimento dependendo do seu sinal). (k = cte > 0) É uma força de contacto. x 0 L0L0