Orientador: Clodomiro Alves Jr.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
B SC CINÉTICA QUÍMICA.
Advertisements

METABOLISMO ENERGÉTICO
CINÉTICA QUÍMICA “Ramo da Química que estuda a velocidade das reaçãoes e os fatores que a influenciam” Reações rápidas Reações Lentas.
CONDENSADOR O condensador (ou o capacitor) é um elemento importante no circuito elétrico. Um condensador consiste em dois condutores de qualquer formato,
GERADOR SÍNCRONO Geradores síncronos ou alternadores são máquinas síncronas usadas para converter potência mecânica em potência elétrica ASPECTOS CONSTRUTIVOS.
SEMICONDUTORES Condução Eletrônica
Tabela Periódica Moderna
PROPRIEDADES DOS ELEMENTOS Paulo Vaz A Tabela Periódica dos Elementos.
IntroduçãoResultados Metodologia Efeito da fertilização nitrogenada sobre a emissão de NO e N 2 O em solos cultivados com milho na região dos Cerrados.
O que você deve saber sobre PROCESSOS ELETROQUÍMICOS
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
Universidade Federal do Paraná Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica.
CINÉTICA QUÍMICA A velocidade de uma reação depende:
LIGAÇÕES QUÍMICAS.
AGRADECIMENTOS: MOTIVAÇÃO: Milhares de redes de dutos têm sido construídas em todo o mundo com a finalidade de transportar variados produtos de refinarias,
TRANSFERÊNCIA DE CALOR AULA 3
Aluno: Daniel de Andrade Lima
Título: Injeção de Vapor
EQUILÍBRIO QUÍMICO.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA
Estudo para redução de emissões em um queimador híbrido glicerina/GLP
QUESTÃO 1 A primeira figura da apostila (tópico 1.1) do curso a distância O Magnetismo da Terra mostra os componentes do campo geomagnético. Pelas relações.
Controlo da produção industrial.
Atomística (I parte): O estudo histórico do átomo
ENERGIA PARA A CÉLULA – FOTOSSÍNTESE
Efeito Estufa.
Aula Teórica 2 Difusividade e Fluxo Difusivo.
Profa. Núria Galacini Profa. Samara Garcia
Equilíbrio Químico Danilo Lucari nº13818 João Victor nº15736 Prof.: Élcio Barrak Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá.
PROPRIEDADES COLIGATIVAS DAS SOLUÇÕES
Marcelo Camargo de Juli – IAG/USP
Alunos: André de Souza Almeida Beatriz Amaral Misson 14388
Professor: José Tiago Pereira Barbosa
Estrutura eletrônica dos átomos
Difusão.
Universidade Federal de Itajubá
Henrique Nunes Faria (14450) Ighor Marques Domingues (14451)
Química – a energia das transformações
Geometria Molecular e Teorias de Ligação Marina Couto – 14415
Rafael Pereira Siqueira Monti Renan Ferreira Perez
O Magnetismo e a Matéria
MODELO CINÉTICO MOLECULAR E ESTADOS FÍSICOS DA MATÉRIA
16972-Luis Fernando Villa Rios
CORRENTE E RESISTÊNCIA
Aula II : Água, solubilidade e pH
Princípios e propriedades da interfaces
Projeto Completo de Redes Ópticas com Topologia em Hierarquia
Estrutura eletrônica dos átomos
[Aula 03] Espectrometria de massas
VARIÁVEIS CRÍTICAS NO PROCESSAMENTO
QUIMICA Cap. 6 Integrantes: Bruno Antonio Carlos.
Conceitos Básicos de Ligações Químicas Prof. Élcio Rogério Barrak
UNIVERSIDADE FEDERAL DE ITAJUBÁ
Capítulo 9: Geometria Molecular e Teorias de Ligação
Equilíbrio Químico Capitulo 15 Universidade Federal de Itajubá
MUDANÇAS DE FASE.
Disciplina : Ciência dos Materiais LOM 3013 – 2015M1
DETETORES À GÁS 1. Introdução 2. Funcionamento
Prof: Hugo Cesário.
Termometria Conceito de temperatura
ADSORVEDORES Prof. Marcelo José Raiol Souza
QUÍMICA TABELA PERIÓDICA Professor: Rafael Odorico
Jefferson Luis – CEB 2º ano
Síntese do Amoníaco e Balanço Energético
UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA LABORTÓRIO DE MECÂNICA DOS FLUIDOS UNIVERSIDADE FEDERAL TECNOLÓGICA DO PARANÁ.
Cinética e Equilíbrio Velocidade média de uma reação: é a relação entre a variação da quantidade ( massa, mols, moléculas, volume, etc..) de reagentes.
Professora Cláudia Bacchi CINÉTICA QUÍMICA Estuda a rapidez com que acontece uma reação química e os fatores que nela influem.
É uma onda eletromagnética
Transcrição da apresentação:

Orientador: Clodomiro Alves Jr. Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN Centro de Ciências Exatas e da Terra – CCET Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais – PPGCEM Laboratório de Processamento de Materiais por Plasma – Labplasma WORKSHOP RECONPLASMA Estudo das anomalias espectrais verificada em diagnóstico de plasma tecnologicamente importantes Júlio César P. Barbosa Orientador: Clodomiro Alves Jr. Campos do Jordão 25/09/2010

Objetivos: Entender o mecanismo de excitação das espécies na anomalia; Tentar correlacionar a presença das espécies às fases cristalinas, microestrutura e topografias de superficies tratadas termoquimicamente por plasma; Tentar correlacionar a presença das espécies às propriedades ópticas, mecânicas e físico-químicas das superfícies tratadas; Comparar essa correlação com a da concentração dos gases;

Revisão bibliográfica Concentração de um gás no processo é menos importante do que as espécies que ela pode gerar; Os gases adicionados têm a função de realçar importantes linhas de emissão (agente catalisador); Promoção de efeitos diferenciados: captura de elétrons mais lentos (gás reativo), incremento na taxa de ionização pelo efeito Penning (gás inerte); Espécies em particular são mais influentes na mecânica de interação plasma/superfície justificando o diagnóstico de plasma por OES. Essa afirmação leva novamente ao primeiro tópico.

Revisão bibliográfica O aumento da intensidade luminosa associada às espécies do gás adicionado é devido ao maior número de partículas ou simplesmente por haver aumento natural da corrente elétrica?

Estratégia de estudo Fixar o valor de fluxo de um gás referência; Adicionar sistematicamente os outros dois gases, ignorando a pressão de trabalho; Coletar os dados por OES para cada adição gasosa; Igualar o valor de Intensidade de uma espécie bem definida do gás referência (Ar).

Experimental Ar-N2-H2 Ar-N2-O2 Ar-N2-CH4

Efeitos possíveis Redução do número de espécies de nitrogênio (ligações NH, NH2 NH3, etc.); Caminho livre médio reduzido; Corrente elétrica aumentada; Média de energia de elétrons aumentada (captura de elétrons de baixa energia); Distribuição da energia entre mais partículas; Efeito Penning;

Primeiros resultados

Primeiros resultados

Primeiros resultados

Primeiros resultados

Primeiros resultados

Primeiros resultados

Conclusões Mesmo que o gás Ar contribua no processo de ionização e excitação, esse efeito não é intenso o suficiente para criar as anomalias em menores concentrações de gases reativos; As quantidade de espécies que emitem em comprimentos de onda mais altos tende a ser oposta àquelas que emitem em mais baixos. Isso indica maior influência da variação da média de temperatura de elétrons do que número de partículas; O efeito Penning e a eletronegatividade do hidrogênio são fatores secundários nesse processo;

Agradecimentos