M E S C Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Objectos e Lugares na Celebração da Liturgia
Advertisements

Oração Eucarística VI-C
Oração Eucarística VI - B
Elementos Gerais da Liturgia
A MISSA PARTE POR PARTE Ir. M. Helena Teixeira
Liturgia.
OBJETOS LITÚRGICOS.
Santa e Divina liturgia – Sagrada Ceia do Senhor: “o mistério da fé”
Objectos Litúrgicos.
A Santa Missa não é aborrecida Tens ouvido falar de meninos que comunicam uma língua que tu não conheces? Tens ouvido falar de meninos que comunicam.
A EUCARISTIA O MISTÉRIO DA FÉ O MAIOR DOS MILAGRES.
Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSORIOS DE CULTO PARTE 1 13/12/2006.
Grupo de Acólitos da Vera-Cruz
Oração Eucarística IV Na verdade, vós sois santo e digno de louvor, ó Deus, que amais os seres humanos e sempre os assistis no caminho da vida.
Objetos e Lugares na Celebração da Liturgia
MISSA.
1 - O ESPAÇO SAGRADO 2 - O TEMPO SAGRADO PARA ISRAEL ( AT ): Sábado
Vem e SEGUE-ME!!!.
Vivamo-la com o sacerdote
Acólitos – São João da Madeira
A Eucaristia, sacramento de nossa salvação realizada por Cristo na cruz, é também um sacrifício de louvor em ação de graças pela obra da criação. No sacrifício.
O SACRAMENTO DA EUCARISTIA.
AQUELE QUE VIRÁ, VEIO E VEM.
ENPL 2013.
Jesus chama os apóstolos...
Capítulo 05 – Vestes Litúrgicas
O ANO LITÚRGICO..
Cores Litúrgicas; Ano Litúrgico;
Formação de Ministros Extraordinário da Eucaristia
Formação de Ministro Extraordinário da Eucaristia
Vestes Litúrgicas.
CELEBRAÇÃO DA RESSURREIÇÃO
Cristo Ressuscitou. Aleluia!!!.
Semana Santa Detalhes da Liturgia
Semana Santa.
Bem-vindo/a.
Tema: Semana Santa.
C O R E S L I T Ú R G I C A S.
A eucaristia Começar.
36º ENPL – Iniciação Cristã
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-D Pres.: O Senhor esteja convosco. Ass.: Ele está no meio de nós. Pres.: Corações ao alto. Ass.: O nosso coração está em Deus. Pres.:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - A
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VII
A FUNÇÃO DO CULTO A DEUS:
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI - B
ORAÇÃO EUCARÍSTICA VI-C
Chama-se Quaresma os 40 dias de jejum e penitência que precedem à festa da Páscoa. Essa preparação existe desde o tempo dos Apóstolos, que limitaram.
Fonte: Acólitos – São João da Madeira
Formação de Básica de Acólitos
Paróquia de São Cosme Gondomar ACESSÓRIOS DE CULTO PARTE 2 27/12/2006.
Objetos litúrgicos: Todos os objetos usados no decorrer das diverssas ações litúrgicas são denominados OBJETOS LITÚRGICOS. Eles não sõo apenas coisas.
Felizes os convidados Catequese 15.
Catequese com Adultos Catequese com Adultos
REUNIÃO DOS COROINHAS Paróquia Santo Agostinho – Novo Leblon Rio de Janeiro, 02 de Abril de 2015 Semana Santa 2015.
CATEQUESE COM ADULTO.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
Quinta-feira / cor verde
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
4ª Semana Tempo Comum Quinta-feira / cor verde. ENTRADA Musica.
II Formação Ministerial Porto, 29 de Outubro de 2011 Tema: A EUCARISTIA PARTE-POR-PARTE. (Ritos Iniciais e Liturgia da Palavra)
Objectos e Lugares na Celebração da Liturgia
III Formação Ministerial Fânzeres, 25 de Maio de 2012 Tema: Alfaias Litúrgicas e sua utilização.
O incenso é uma resina especial muito aromática. Na celebração litúrgica, o seu uso é sinal de adoração a Cristo Senhor. Na Missa, são incensadas todas.
Formação para coroinhas e acólitos
Imagens: A Eucaristia, Pão da Vida Eterna. Raffaello Martinelli.
Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na.
Transcrição da apresentação:

M E S C Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão OBJETOS LITÚRGICOS M E S C Ministros Extraordinário da Sagrada Comunhão

ALTAR: Mesa onde se realiza a ceia Eucarística; ela representa o próprio Jesus na Liturgia.

AMBÃO: Estante onde é proclamada a palavra de Deus.

CRUCIFIXO: Fica sobre o altar ou acima dele, lembra a Ceia do Senhor é inseparável do seu Sacrifício Redentor.

HÓSTIA: Pão Eucarístico HÓSTIA: Pão Eucarístico. A palavra significa "vítima que será" sacrificada. "E, tomando um pão, tendo dado graças, o partiu e lhes deu, dizendo: Isto é o meu corpo oferecido por vós; fazei isto em memória de mim." Corpo de Cristo.

OSTENSÓRIO ou CUSTÓDIA: Objeto utilizado para expor o Santíssimo, ou para levá-lo em procissão.

ÂMBULA: É semelhante ao cálice, mas possui uma tampa ÂMBULA: É semelhante ao cálice, mas possui uma tampa. Nele se colocam as hóstias. Após a missa, é guardada no sacrário, juntamente com as hóstias que foram consagradas.

TECA: Pequeno recipiente onde se leva a comunhão para pessoas impossibilitadas de ir à Missa.

VINHO: É vinho puro de uva * VINHO: É vinho puro de uva.  O vinho se converte no verdadeiro Sangue do Senhor, vivo e ressuscitado

CÁLICE: Taça onde se coloca o vinho que vai ser consagrado.  

SANGUÍNEO: Pequeno pano utilizado para o celebrante enxugar a boca, os dedos e o interior do cálice, após a consagração.

PALA: Cobertura quadrangular para o cálice.

PATENA: Prato onde são colocadas as hóstias para a consagração.

CORPORAL: Pano quadrangular de linho com uma cruz no centro; sobre ele é colocado o cálice, a patena e a âmbula para a consagração.

MANUSTÉRGIO: Toalha usada para purificar as mãos antes, durante e depois do ato litúrgico.

GALHETAS: Recipientes onde se coloca a água e o vinho para serem usados na Celebração Eucarística

JARRA E BACIA: Usada para as purificações litúrgicas.

Purificatório: Usada para as purificações dos dedos.

Credência

OBEJETOS LITÚRGICOS SINETA: Sininho tocado pelo acólito no momento da consagração.

OBEJETOS LITÚRGICOS TURÍBULO: Recipiente de metal usado para queimar o incenso.

NAVETA: Objeto utilizado para se colocar o incenso, antes de queimá-lo no turíbulo.

INCENSO: Resina de aroma suave INCENSO: Resina de aroma suave. Produz uma fumaça que sobe aos céus, simbolizando as nossas preces e orações à Deus.

CALDEIRA E ASPENSÓRIO: Utilizado para aspergir pessoas e objetos com água-benta.

MISSAL: Livro que contém o ritual da missa, menos as leituras

LECIONÁRIOS: Livros que contém as leituras da Missa LECIONÁRIOS: Livros que contém as leituras da Missa. Lecionário ferial (leituras da semana); lecionário santoral (leitura dos santos), lecionário dominical (leituras do Domingo).

CÍRIO PASCAL: Uma vela grande onde se pode ler ALFA e ÔMEGA (Cristo: começo e fim) e o ano em curso. tem grãos de incenso que representam as cinco chagas de Cristo. Usado na Vigília Pascal, durante o Tempo Pascal, e durante o ano nos batizados. Simboliza o Cristo, luz do mundo.

LAMPARINA: É a lâmpada do Santíssimo.

SACRÁRIO: Caixa onde é guardada a Eucaristia após a celebração SACRÁRIO: Caixa onde é guardada a Eucaristia após a celebração. Também é conhecida como Tabernáculo

   As Vestes Litúrgicas                                                    Para lidar com as coisas santas, o sacerdote se utiliza de sinais sagrados, usando vestes que o distinguem das outras pessoas. As vestes representam o Cristo cheio de glória e simbolizam a comunidade que crê no Cristo ressuscitado.

Amito Amito: Usado por alguns sacerdotes, é um pano branco que envolve o pescoço e que é colocado sob a túnica ou a alva.

Alva ou Túnica Alva: É uma veste muito semelhante à túnica, sendo toda branca. Simboliza a nova vida, a pureza e a ressurreição. Túnica: É um manto longo, geralmente na cor branca, bege ou cinza clara, que cobre todo o corpo. Lembra a túnica que Jesus usava, "sem costura de alto a baixo", sobre a qual os soldados romanos tiraram a sorte para decidir quem ficaria com ela.

Cíngulo Cíngulo: É um cordão que prende a alva ou a túnica à altura da cintura. Simboliza a vigilância, lembrando as cordas com as quais Jesus foi amarrado.

Estola Estola: É uma faixa vertical, separada da túnica, que desce a partir do pescoço do sacerdote em duas partes sobre o peito, uma de cada lado. Sua cor também varia de acordo com o tempo litúrgico. Simboliza o poder conferido ao sacerdote, a caridade, o perdão, a misericórdia e o serviço.

ESTOLA DIACONAL ESTOLA DIACONAL: os diáconos usam a estola a tiracolo sobre o ombro esquerdo, prendendo-a do lado direito.

As Cores Litúrgicas Vermelho: Simboliza o fogo purificador, o sangue e o martírio. Usada nas missas de Pentecostes e Santos Mártires. Roxo: Simboliza a preparação, penitência ou confissão. Usada nas missas da Quaresma e do Advento. Rosa: É uma cor intermediária entre o roxo (da Quaresma ou Advento) e o branco da (Páscoa ou Natal). Simboliza a alegria que já se aproxima, a Páscoa e o Natal, usada, exclusivamente, no terceiro domingo do Advento (chamado domingo Gaudete) e no quarto domingo da Quaresma (chamado domingo Laetare). Azul: Em desuso, usada nas missas em dedicação à Nossa Senhora, simboliza o Manto Azul de Nossa Senhora. Preto: Também em desuso, simboliza a morte. Usada em funerais, vem sendo substituída pela cor Roxa.

Casúla Casula: É colocada sobre todas as vestes e também cobre todo o corpo. A cor da casula varia de acordo com o tempo litúrgico. É uma veste solene, ampla, usada nos dias festivos.

Dalmática DALMÁTICA: é uma roupa que os Diáconos usam sobre a alva e a estola. É a veste litúrgica superior do Diácono. Possui as mangas e o cumprimento mais curtos do que a casula usada pelos Sacerdotes.

CAPA PLUVIAL, DE ASPERGES OU MAGNA CAPA PLUVIAL, DE ASPERGES OU MAGNA: A palavra vem do latim "chuva". A antiga capa de chuva usada pelos Sacerdotes durante a procissão. Atualmente usadas pelo Sacerdote sobre os ombros durante as procissões, no casamento, batismo e bênção do Santíssimo.

Véu Umeral

Benção do Santíssimo

Mitra MITRA: uma espécie de chapéu alto e pontudo usado pelo Papa, Arcebispos e Bispos (símbolo do poder espiritual). Apresenta como que uma abertura no alto, para significar que é aberta à iluminação de Deus e possui duas fitas penduradas atrás, descendo sobre as costas do Ministro, significando o Antigo e o Novo Testamento.

SOLIDÉU SOLIDÉU: usado na cabeça pelo Papa (branco), Cardeais (vermelho) e Bispos (rosa, de forma circular.

Báculo O BÁCULO: é o cajado do bispo que nos lembra que eles são o Cristo, o Bom pastor. O pastor que conduz o rebanho em direção ao Pai. É a autoridade do Bispo em sua igreja particular.

ANO DA FÉ de 11 de Outubro de 2012 à 24 de Novembro de 2013

Luciano Cruz lucianocj@yahoo.com.br 01/09/2013