Conjunção.

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Transcrição da apresentação:

Conjunção

É a palavra invariável que liga orações ou palavras da mesma oração, estabelecendo relações entre elas.

Cultura Nunca precisei ler José de Alencar ou Joaquim Manuel de Macedo. Apenas porque minha avó mocinha já havia chorado, como vocês nem imaginam, com as desventuras de Cecy, do Moço Loiro e da Moreninha... De modo que todo esse sentimento, todo este meu brasileiríssimo sentimento, eu o vim receber por herança – analfabeticamente. Mário Quintana. Folha de São Paulo, 30/12/79.

Porque, de modo que ligam as orações, estabelecendo entre elas relações de causa e conclusão. Ou, e ligam as palavras, estabelecendo entre elas relações de alternância e adição. Porque, de modo que, ou, e são denominadas conjunções.

Classificação das Conjunções As conjunções podem ser: coordenativas ou subordinativas.

As conjunções coordenativas ligam palavras ou orações de mesmo valor ou função, ou seja, ligam orações independentes. As conjunções subordinativas inserem uma oração na outra, estabelecendo entre elas uma relação de dependência, ou seja, ligam orações dependentes.

Valores semânticos das conjunções coordenativas As conjunções coordenativas podem ser: Aditivas: servem para ligar dois termos ou duas orações de mesmo valor sintático, estabelecendo entre eles uma idéia de adição, soma. São as conjunções e, nem (e não), que, não só... mas também. Ex.: Ele não respondeu às minhas cartas nem me telefonou.

2. Adversativas: ligam dois termos ou orações, estabelecendo entre eles uma relação de oposição, contraste, ressalva. São elas: mas, porém, todavia, contudo, no entanto, entretanto, e (com valor de mas). Ex.: A mulher chamou imediatamente o médico, porém não foi atendida.

3. Alternativas: ligam palavras ou orações, estabelecendo entre elas uma relação de separação ou exclusão. São as conjunções: ou, ou... ou, já ... já, ora ... ora, quer ... quer, seja ... seja, etc. Ex.: O mecânico ora desparafusava o motor do carro, ora juntava outras peças espalhadas pelo chão.

4. Conclusivas: introduzem uma oração que exprime conclusão em relação ao que se afirmou anteriormente. São elas: logo, pois (no meio ou no fim da oração), portanto, por conseguinte, por isso, assim, etc. Ex.: Meu irmão estudou muito o ano inteiro; logo, deve ir bem nos exames.

5. Explicativas: ligam duas orações de modo que a segunda justifica ou explica o que se afirmou na primeira. São as conjunções: que, porque, porquanto, pois (no início da oração). Ex.: Vá rápido, pois já está começando a chover.

Valores semânticos das conjunções subordinativas As conjunções subordinativas ligam duas orações, sendo uma a principal e a outra subordinada, de modo que a subordinada completa gramaticalmente a principal. Observe: Alugou apenas uma fita de vídeo oração principal porque as demais não lhe interessaram. oração subordinada

Ex.: Acredito que ele terá sucesso em Paris. As conjunções subordinativas compreendem as integrantes e as adverbiais. As integrantes são as conjunções que e se quando ligam (integram) orações que completam gramaticalmente um termo da oração anterior. Ex.: Acredito que ele terá sucesso em Paris. or. principal or. subordinada

quando o temporal desabou. or. subordinada As adverbiais iniciam orações que exprimem circunstâncias adverbiais de tempo, de causa, de conseqüência, etc. relacionadas à oração principal. Ex.: Já estava em casa or. principal quando o temporal desabou. or. subordinada

As conjunções adverbiais podem ser: causais, comparativas, concessivas, condicionais, conformativas, consecutivas, finais, proporcionais e temporais.

Causais: iniciam oração que indica a causa, o motivo, a razão do efeito expresso na oração principal: que (= porque), porque, como, visto que, já que, uma vez que, desde que, etc. Ex.: Foi bem-sucedido no vestibular, porque estudou bastante.

2. Comparativas: iniciam oração que estabelece uma comparação em relação a um elemento da oração principal: como, que, do que (depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (depois de tal), quanto (depois de tanto ou tão), assim como, bem como. Ex.: Maria é tão inteligente quanto Ana.

3. Concessivas: iniciam oração que indica uma concessão relativamente ao fato expresso na oração principal, ou seja, indica um fato contrário ao expresso na oração principal, mas insuficiente para impedir sua realização: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, se bem que, por mais que, etc. Ex.: Ele não concordará com isso, por mais que você insista.

4. Condicionais: iniciam orações que expressa uma condição para que ocorra o fato expresso na oração principal: se, caso, contanto que, salvo que, a menos que, a não ser que, etc. Ex.: Se eu tivesse companhia, iria hoje ao teatro.

5. Conformativas: iniciam oração que estabelece uma idéia de conformidade em relação ao fato expresso na oração principal: conforme, como, segundo, etc. Ex.: Fizemos a pesquisa, conforme a orientação do professor de Ciências.

6. Consecutivas: iniciam a oração que indica uma conseqüência, um efeito do fato expresso na oração principal: que (precedido dos advérbios de intensidade tal, tão, tanto, tamanho), de forma que, de modo que, etc. Ex.: Trabalhei tanto hoje que estou morto de cansaço.

7. Finais: iniciam oração que apresenta uma finalidade em relação ao fato expresso na oração principal: para que, a fim de que, porque ( = para que), que, etc. Ex.: Chegue mais cedo a fim de que possamos preparar a pauta da reunião.

8. Proporcionais: iniciam oração que indica concomitância, simultaneamente ou proporção em relação a outro fato: à proporção que, à medida que, enquanto, etc. Ex.: O medo das pessoas crescia, à medida que o temporal aumentava.

Ex.: Enquanto a mãe preparava o lanche, o filho arrumava a mesa. 9. Temporais: iniciam a oração que indica o momento, a época da ocorrência de certo fato: quando, antes que, depois que, até que, logo que, desde que, etc. Ex.: Enquanto a mãe preparava o lanche, o filho arrumava a mesa. Material retirado do site: Vestibular1 – www.vestibular1.com.br