Matemática Financeira – Unidade 1

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Transcrição da apresentação:

Matemática Financeira – Unidade 1

Educação a Distância – EaD Matemática Financeira Professor: Flávio Brustoloni

Matemática Financeira Cronograma: Turma EMD 0168 Data Atividade 10/04 1º Encontro 24/04 2º Encontro 1ª Avaliação Disciplina 08/05 3º Encontro 2ª Avaliação Disciplina 15/05 4º Encontro 3ª Avaliação Disciplina (FINAL)

Objetivos da Disciplina: Visualizar, sistematicamente, a aplicação da matemática financeira, tanto em termos pessoais quanto empresariais; Utilizar a calculadora financeira HP 12C para cálculos e tomada de decisão; Interpretar, estruturar e resolver problemas mediante a modalidade de capitalização (simples ou composta); 1/84

Unidade 1 APRESENTANDO A MATEMÁTICA FINANCEIRA 2/84

Objetivos da Unidade: Compreender o que é a matemática financeira, principais siglas e simbologias aplicadas; Entender os regimes de capitalização simples e composto; Operar os cálculos básicos na calculadora financeira HP 12C. 3/84

TÓPICO 1 Apresentação 4/84

(Estamos na página 3 da apostila) 1 Introdução Tópico 1 A Matemática Financeira é uma disciplina fundamental em nossas vidas, pois através dela aprendemos a resolver cálculos financeiros diversos. A Matemática Financeira tem como objetivo básico estudar a evolução do valor do dinheiro ao longo do tempo. Receber um certo recurso hoje ou no futuro não é a mesma coisa, pois existem fatores importantes que devem ser considerados, como, por exemplo, a inflação, o risco, etc. (Estamos na página 3 da apostila) 5/84

(Estamos na página 3 da apostila) 1 Introdução Tópico 1 Enfim, podemos afirmar que a Matemática Financeira está presente na maioria das operações comerciais e em todas as operações financeiras. Portanto, todos a utilizamos, mesmo que muitas vezes inconscientemente. (Estamos na página 3 da apostila) 6/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 Ao emprestarmos uma quantia em dinheiro ou moeda escritural por determinado período de tempo, costumamos cobrar certo valor, o juro, de maneira que, no fim do prazo estipulado disponhamos não só da quantia emprestada, como também de um acréscimo que compense a não utilização do capital financeiro, por nossa parte, durante o período em que foi emprestado. Portanto, juro é a remuneração do capital aplicado. (Estamos na página 4 da apostila) 7/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 Capital ou Valor Presente (PV) ou (C): é a quantia monetária envolvida em uma transação, referenciada no valor de hoje. Também chamado de valor presente ou valor atual. (Estamos na página 4 da apostila) 8/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 Juros (J): Entendemos Juros como sendo a remuneração do capital e pode ser citado de forma simples, como sendo o aluguel pelo uso do dinheiro de outra pessoa ou empresa. (Estamos na página 4 da apostila) 9/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 O detentor do capital que foi emprestado busca uma remuneração, levando em conta: a) Risco b) Despesas c) Inflação d) Custo de Oportunidade (Estamos na página 4 da apostila) 10/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 Prazo ou Número de Períodos (n): é o prazo de capitalização, que pode ser expresso em anos, semestres, trimestres, bimestres, meses ou dias. Também chamamos de tempo. (Estamos na página 4 da apostila) 11/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 Taxa de Juros (i): Taxa de juros por período de capitalização, expressa em porcentagem, e sempre mencionando a unidade de tempo considerada (ano, semestre, mês, dia). Ex.: 10% ao ano. (Estamos na página 4 da apostila) 12/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 Montante ou Valor Futuro (M ou FV): É a quantidade monetária acumulada no final de n períodos de capitalização, com a taxa de juros i. Montante = Capital Inicial + Juros. O Montante também é chamado de Valor Futuro. (Estamos na página 5 da apostila) 13/84

2 Conceitos Básicos e Simbologia Tópico 1 Prestações (PMT): São sucessões de pagamentos ou recebimentos financeiros. Também chamadas de anuidades ou séries de pagamentos. (Estamos na página 5 da apostila) 14/84

TÓPICO 2 Revisando a Porcentagem 15/84

2 Conceituando a Porcentagem Tópico 2 Porcentagem é o valor que encontramos quando aplicamos uma razão centesimal a um determinado valor (por cem ou sobre cem). (Estamos na página 9 da apostila) 16/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 Exemplo 1: Calcule quanto é 10% de R$ 5.000,00. a) 10/100 x 5000 = 500 b) 5000/100 x 10 = 500 (Estamos na página 10 da apostila) 17/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 Exemplo 2: Calcule quanto é 2,5% de R$ 10.000,00. a) 2,5/100 x 10000 = 250 b) 10000/100 x 2,5 = 250 (Estamos na página 10 da apostila) 18/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 Exemplo 3: Uma duplicata sofreu um desconto de 12%, resultando o valor líquido de R$ 8.000,00. Qual era o valor inicial da duplicata (antes do desconto)? (Estamos na página 10 da apostila) 19/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 100% - 12% (desconto) = 88% 8.000 = 88% x = 100% X = (8.000 x 100)/88 = 9.090,91 Resposta: O valor inicial da duplicata (antes do desconto) era de R$ 9.090,91 (Estamos na página 11 da apostila) 20/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 Exemplo 4: Carlos comprou uma motocicleta por R$ 10.300,00 e a revendeu por R$ 12.000,00. De quantos por cento foi o seu lucro? (Estamos na página 11 da apostila) 21/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 12.000 – 10.300 = 1.700 (Lucro) 10.300 = 100% 1.700 = x% X = (1.700x100)/10.300 = 16,50% Resposta: O lucro foi de 16,50% sobre o preço de custo. (Estamos na página 11 da apostila) 22/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 Exemplo 5: Uma pessoa vendeu uma casa por R$ 35.000,00 com um lucro de 8,5% sobre o preço de compra. Por quanto ela havia comprado essa casa? (Estamos na página 11 da apostila) 23/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 35.000 = 100% (custo) + 8,5% (lucro) 35.000 = 108,50% x = 100% X = (35.000x100)/108,50 = 32.258,06 Resposta: O valor de compra do imóvel foi 32.258,06. (Estamos na página 12 da apostila) 24/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 Exemplo 6: Um comerciante que não possuía conhecimentos de matemática comprou uma mercadoria por R$ 200,00. Acrescentou a esse valor 50% como margem de lucro. Certo dia, um freguês pediu um desconto na mercadoria e o comerciante concedeu um desconto de 40% sobre o novo preço, pensando que teria um lucro de 10%. Calcule se o comerciante teve lucro ou prejuízo. Qual foi esse valor? (Estamos na página 12 da apostila) 25/84

2 Conceituando a Porcentagem 2.1 Exemplos de Porcentagem Tópico 2 200,00 – Custo da Mercadoria 100,00 – Lucro (+50%) 300,00 – Preço de Venda 120,00 – Desconto concedido (-40%) 180,00 – Valor de venda da mercadoria 180 – 200 = 20,00 – Prejuízo Resposta: A mercadoria foi vendida com prejuízo no valor de R$ 20,00. (Estamos na página 12 da apostila) 26/84

TÓPICO 3 Sistemas de Capitalização 27/84

(Estamos na página 17 da apostila) 1 Introdução Tópico 3 Quando falamos em dinheiro, podemos estar emprestando o recurso para alguém ou estar pegando emprestado. Portanto, depois de certo tempo estaremos recebendo de volta o dinheiro que emprestamos ou pagando o recurso que pegamos emprestado. Mas como correm os juros? Foi negociado qual tipo de capitalização? (Estamos na página 17 da apostila) 28/84

2 Sistemas de Capitalização Tópico 3 Quando um capital é aplicado, por vários períodos, a uma certa taxa de juros por período, o montante poderá crescer de acordo com duas convenções, chamadas regimes ou sistemas de capitalização, que são o simples (ou juros simples) e o composto ( ou juros compostos). (Estamos na página 17 da apostila) 29/84

2 Sistemas de Capitalização 2.1 Sistema de Capitalização Simples Tópico 3 Neste sistema o juro gerado em cada período é constante e igual ao produto do capital pela taxa. (Estamos na página 17 da apostila) 28/84

2 Sistemas de Capitalização 2.1 Sistema de Capitalização Simples Tópico 3 Exemplo: Um capital de R$ 1.000,00 foi aplicado durante 3 anos à taxa de 10% a.a em regime de juros simples. Calcule o montante a ser resgatado. (Estamos na página 18 da apostila) 29/84

2 Sistemas de Capitalização 2.1 Sistema de Capitalização Simples Tópico 3 Taxa de Juros a.a: 10% Ano Capital Juros Montante 01 1.000,00 100,00 1.100,00 02 1.000,00 100,00 1.200,00 03 1.000,00 100,00 1.300,00 O juros incide somente sobre o capital aplicado (R$ 1.000,00). (Estamos na página 18 da apostila) 30/84

2 Sistemas de Capitalização 2.2 Sistema de Capitalização Composta Tópico 3 Neste sistema os juros de cada período são somados ao capital para o cálculo de novos juros nos períodos seguintes. Os juros são capitalizados e consequentemente rendem juros. (Estamos na página 18 da apostila) 31/84

2 Sistemas de Capitalização 2.2 Sistema de Capitalização Composta Tópico 3 Exemplo: Um capital de R$ 1.000,00 foi aplicado durante 3 anos à taxa de 10% a.a em regime de juros compostos. Calcule o montante a ser resgatado. (Estamos na página 18 da apostila) 32/84

2 Sistemas de Capitalização 2.2 Sistema de Capitalização Composta Tópico 3 Taxa de Juros a.a: 10% Ano Capital Juros Montante 01 1.000,00 100,00 1.100,00 02 1.100,00 110,00 1.210,00 03 1.210,00 121,00 1.331,00 O juros incide sobre o capital aplicado mais os juros acumulados no período. (Estamos na página 19 da apostila) 33/84

TÓPICO 4 A Calculadora Financeira HP 12C 34/84

(Estamos na página 23 da apostila) 1 Introdução Tópico 4 A Calculadora HP 12C é a calculadora financeira mais utilizada no mundo, além de ser uma ferramenta muito útil nos cálculos financeiros, haja visto a praticidade com que podemos efetuar os cálculos e obter os resultados com ela. (Estamos na página 23 da apostila) 35/84

(Estamos na página 23 da apostila) 1 Introdução Tópico 4 (Estamos na página 23 da apostila) 36/84

2 Modelos de Calculadora HP 12C Tópico 4 * GOLD – utiliza função RPN (Notação Polonesa Reversa); * PLATINUM – opera na função RPN e algébrica; * PRESTIGE – Platinum dourada. (Estamos na página 24 da apostila) 37/84

3 Ligando e Desligando a HP Tópico 4 Para ligar ou desligar a calculadora, pressione a tecla ON. No caso de inatividade com a calculadora, ela se desliga automaticamente após alguns minutos. (Estamos na página 25 da apostila) 38/84

3 Ligando e Desligando a HP Tópico 4 (Estamos na página 25 da apostila) 38/84

(Estamos na página 25 da apostila) 4 Bateria Fraca Tópico 4 Quando ligada, a calculadora indica a condição de bateria fraca através de um asterisco (*) que fica piscando no canto inferior esquerdo do visor. Desligue a calculadora e troque as pilhas. (Estamos na página 25 da apostila) 39/84

(Estamos na página 25 da apostila) 4 Bateria Fraca Tópico 4 * (Estamos na página 25 da apostila) 39/84

(Estamos na página 25 da apostila) 5 O Teclado da máquina Tópico 4 A HP 12C possui três funções: * Primária: caracteres em branco; * Alternativa f: caracteres dourados acima das teclas; * Alternativa g: caracteres azuis abaixo das teclas. (Estamos na página 25 da apostila) 40/84

(Estamos na página 25 da apostila) 5 O Teclado da máquina Tópico 4 Função Alternativa f (Estamos na página 25 da apostila) 40/84

(Estamos na página 25 da apostila) 5 O Teclado da máquina Tópico 4 Função Alternativa g (Estamos na página 25 da apostila) 40/84

6 Tecla de sinal Negativo Tópico 4 Para trocar o sinal do número que está no visor, pressione a tecla CHS (CHange Sign = troca o sinal). Serve para trocar o sinal de números negativos e positivos. (Estamos na página 25 da apostila) 41/84

6 Tecla de sinal Negativo Tópico 4 (Estamos na página 25 da apostila) 41/84

7 Aumentando e Diminuindo casas decimais Tópico 4 Para determinar o número de casas decimais da calculadora, pressione a tecla dourada f e em seguida o número de casas que você deseja. (Estamos na página 26 da apostila) 42/84

7 Aumentando e Diminuindo casas decimais Tópico 4 (Estamos na página 26 da apostila) 42/84

yx 2 2 yx 8 Principais Teclas ENTER Tópico 4 Tecla utilizada para potenciação. Ex: 22 = 4. Digita-se: 2 ENTER 2 yx (Estamos na página 26 da apostila) 43/84

(Estamos na página 26 da apostila) 8 Principais Teclas yx Tópico 4 (Estamos na página 26 da apostila) 43/84

4 8 Principais Teclas √x g √x Tópico 4 Tecla utilizada para tirar a raiz quadrada. Ex: Raiz de 4. Digita-se: 4 g √x (Estamos na página 26 da apostila) 44/84

(Estamos na página 26 da apostila) 8 Principais Teclas √x Tópico 4 (Estamos na página 26 da apostila) 44/84

8 Principais Teclas CLx Apaga qualquer número que estiver no visor. Tópico 4 Apaga qualquer número que estiver no visor. CLx (Estamos na página 27 da apostila) 45/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas CLx Tópico 4 (Estamos na página 27 da apostila) 45/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas f CLx Tópico 4 Apaga todas as memórias e registros financeiros, estatísticos e algébricos. f CLx (Estamos na página 27 da apostila) 46/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas f CLx Tópico 4 (Estamos na página 27 da apostila) 46/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas R↓ Tópico 4 Memória rotativa que apresenta no visor os 4 últimos registros do ENTER. R↓ (Estamos na página 27 da apostila) 47/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas R↓ Tópico 4 (Estamos na página 27 da apostila) 47/84

8 Principais Teclas LSTx g Recupera o último número digitado no visor. Tópico 4 Recupera o último número digitado no visor. g LSTx (Estamos na página 27 da apostila) 48/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas LSTx Tópico 4 (Estamos na página 27 da apostila) 48/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas ENTER Tópico 4 Separa os números. ENTER (Estamos na página 27 da apostila) 49/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas ENTER Tópico 4 (Estamos na página 27 da apostila) 49/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas STO Tópico 4 Introduz os números nas memórias. Ex.: introduzir o número 4 na memória 1. 4 STO 1 (Estamos na página 27 da apostila) 50/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas STO Tópico 4 (Estamos na página 27 da apostila) 50/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas RCL Tópico 4 Recupera os números das memórias. Ex.: recuperar o número 4 da memória 1. 4 RCL 1 (Estamos na página 27 da apostila) 51/84

(Estamos na página 27 da apostila) 8 Principais Teclas RCL Tópico 4 (Estamos na página 27 da apostila) 51/84

(Estamos na página 28 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.1 Preparando a Calculadora Tópico 4 A HP 12C não tem a tecla =, pois opera em modo RPN (Notação Polonesa Reversa). Verifique primeiramente a quantidade de casas decimais e faça o ajuste conforme já foi mostrado. Depois é importante trocar o ponto pela vírgula para indicar os números quebrados. Para tanto ligue a HP com a tecla ponto (.) pressionada. (Estamos na página 28 da apostila) 52/84

(Estamos na página 28 da apostila) 9.1 Preparando a Calculadora Tópico 4 0,00 0.00 (Estamos na página 28 da apostila) 52/84

(Estamos na página 28 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.2 Iniciando os Cálculos Tópico 4 Exemplo 1: Calcule 20 ÷ 2. 10,00 0,00 2,00 20,00 ENTER 20 2 ÷ CLx (Estamos na página 28 da apostila) 53/84

(Estamos na página 29 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.2 Iniciando os Cálculos Tópico 4 Exemplo 2: Calcule 3+4+5. 12,00 7,00 0,00 5,00 4,00 3,00 ENTER 3 4 + 5 + CLx (Estamos na página 29 da apostila) 54/84

(Estamos na página 29 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.2 Iniciando os Cálculos Tópico 4 3,00 9,00 4,00 0,00 5,00 Exemplo 3: Calcule (3x3)-4. ENTER 3 3 x 4 - CLx (Estamos na página 29 da apostila) 55/84

9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.2 Iniciando os Cálculos Tópico 4 10,00 2,00 3,00 4,00 6,00 5,00 0,00 Exemplo 4: Calcule (5x2)-(2x3). ENTER ENTER 5 2 x 2 3 x - CLx (Estamos na página 29 da apostila) 56/84

(Estamos na página 30 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.3 Utilizando as Memórias Tópico 4 Pressione STO e introduza o número do registrador de 0 a 9 para os registradores R0 a R9. (Estamos na página 30 da apostila) 57/84

(Estamos na página 32 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.3 Utilizando as Memórias Tópico 4 Para fazer cálculos com os registros das memórias pressione RCL e introduza o número do registrador de 0 a 9 para os registradores R0 a R9. (Estamos na página 32 da apostila) 58/84

(Estamos na página 32 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem %T Tópico 4 Através desta tecla podemos calcular um percentual em relação a um total. Exemplo 1: Quanto corresponde em percentual R$ 20,00 em relação a R$ 200,00. (Estamos na página 32 da apostila) 59/84

(Estamos na página 32 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 20,00 0,00 10,00 200,00 ENTER 200 20 %T CLx (Estamos na página 32 da apostila) 60/84

9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 Por regra de três, ficaria da seguinte forma: 200 - 100 20 - x 200.x = 20.100 200x = 2.000 x = 2.000/200 = 10% (Estamos na página 32 da apostila) 61/84

(Estamos na página 33 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem %T Tópico 4 Exemplo 2: Uma geladeira que é vendida à vista por R$ 1.799,00 tem R$ 800,00 de impostos embutidos no valor de venda. Quanto representa esses impostos em percentual sobre o preço à vista da geladeira? (Estamos na página 33 da apostila) 62/84

(Estamos na página 33 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 800,00 1.799,00 0,00 44,47 ENTER 1799 800 %T CLx (Estamos na página 33 da apostila) 63/84

(Estamos na página 33 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Δ% Tópico 4 Tecla utilizada para calcular a variação em percentual entre dois números. Exemplo 1: Carlos comprou um telefone celular por R$ 300,00 e revendeu-o por R$ 350,00. Qual foi o percentual de lucro desta venda? (Estamos na página 33 da apostila) 64/84

(Estamos na página 33 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 350,00 300,00 0,00 16,67 ENTER 300 350 Δ% CLx (Estamos na página 33 da apostila) 65/84

9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 Por regra de três, ficaria da seguinte forma: 300 - 100 50 - x 300.x = 50.100 300x = 5.000 x = 5.000/300 = 16,67% (Estamos na página 35 da apostila) 66/84

(Estamos na página 34 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Δ% Tópico 4 Exemplo 2: Um carro foi comprado por R$ 19.000,00 e após 2 anos foi vendido por R$ 17.200,00. Qual foi o valor do prejuízo nessa negociação? (Estamos na página 34 da apostila) 67/84

(Estamos na página 33 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 -9,47 17.200,00 0,00 19.000,00 ENTER 19000 17200 Δ% CLx (Estamos na página 33 da apostila) 68/84

(Estamos na página 34 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem % Tópico 4 Tecla que calcula a porcentagem em relação a um valor (porcentagem tradicional). Exemplo 1: Quanto é 14% de R$ 2.000,00? (Estamos na página 34 da apostila) 69/84

(Estamos na página 34 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 14,00 2.000,00 0,00 280,00 ENTER 2000 14 % CLx (Estamos na página 34 da apostila) 70/84

Exemplo 2: Calcule quanto é 2,75% de R$ 5.600,00? 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem % Tópico 4 Exemplo 2: Calcule quanto é 2,75% de R$ 5.600,00? (Estamos na página 35 da apostila) 71/84

(Estamos na página 35 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.4 Teclas de Porcentagem Tópico 4 2,75 5.600,00 0,00 154,00 ENTER 5600 2,75 % CLx (Estamos na página 35 da apostila) 72/84

(Estamos na página 36 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 g D.MY - Português g M.DY - Inglês (Estamos na página 36 da apostila) 73/84

(Estamos na página 37 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 g DATE Apresenta a data, mostra o dia da semana que caiu ou irá cair determinada data. (Estamos na página 37 da apostila) 74/84

Queremos saber em que dia da semana caiu o dia 06/04/2010. 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 Exemplo 1: Queremos saber em que dia da semana caiu o dia 06/04/2010. (Estamos na página 37 da apostila) 75/84

(Estamos na página 37 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas 2 = Terça Tópico 4 06.042010 06.04.2010 2 6,04 0,00 0,00 0,00 R u n n i n g ENTER 06 . 042010 g DATE CLx (Estamos na página 37 da apostila) 76/84

(Estamos na página 37 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 Exemplo 2: Uma pessoa comprou um terreno em 14 de maio de 2010 para pagamento em 120 dias. Qual a data do vencimento? (Estamos na página 37 da apostila) 77/84

(Estamos na página 38 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas 6 = Sábado Tópico 4 14.052010 11.09.2010 6 14,05 120,00 0,00 0,00 R u n n i n g ENTER 14 . 052010 120 g DATE CLx (Estamos na página 38 da apostila) 78/84

(Estamos na página 38 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 Exemplo 3: Suponha que hoje é dia 11/10/2010 e você precisa saber que data era 35 dias antes. (Estamos na página 38 da apostila) 79/84

(Estamos na página 38 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas 1 = Segunda Tópico 4 06.09.2010 1 0,00 11,10 0,00 11.102010 -35,00 R u n n i n g ENTER 11 . 102010 35 CHS g DATE CLx (Estamos na página 38 da apostila) 80/84

Apresenta o cálculo da quantidade de dias entre duas datas. 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 g ΔDYS Apresenta o cálculo da quantidade de dias entre duas datas. (Estamos na página 38 da apostila) 81/84

(Estamos na página 39 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 Exemplo 1: Calcular a quantidade de dias existentes entre 10/03/2010 e 20/05/2010. (Estamos na página 39 da apostila) 82/84

(Estamos na página 39 da apostila) 9 Realizando os primeiros cálculos aritméticos 9.5 Trabalhando com Datas Tópico 4 10.032010 0,00 20.052010 0,00 71,00 10,03 R u n n i n g ENTER 10 . 032010 20 . 052010 g ΔDYS CLx (Estamos na página 39 da apostila) 83/84

10 As Teclas de Funções Financeiras Tópico 4 n Número de períodos i Taxa de Juros PV Valor Presente ou Atual PMT Prestação ou valor pagamento FV Valor Futuro ou Montante f INT Juros Simples (Estamos na página 39 da apostila) 84/84

Parabéns!!! Terminamos a Unidade.

Matemática Financeira PRÓXIMA AULA: 2º Encontro da Disciplina 1ª Avaliação da Disciplina (Redação com consulta)