Segurança Em Microinformática 17 e 19/05/2005 Por: Carlos Alberto Seixas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Vírus.
Advertisements

Sistemas Operacionais
Trojans ou cavalos de Tróia
Prof. Carlos Roberto das Virgens
Auxiliar de Informática Aula 2
Vírus.
Pof. Marcelo.
Autarquia Educacional do Vale do São Francisco – AEVSF Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Petrolina – FACAPE Curso de Ciências da Computação.
Você ACHA que está seguro? Daniel Marques Instituto de Computação Universidade Federal Fluminense, Niterói (RJ), Brasil
Instalação de Drivers de Dispositivos
SEGURANÇA NA REDE.
Login na Rede ********* Nome do Usuário Senha
Instalação de Sistemas Operacionais
Curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática
Emitindo seu Certificado Digital
Emitindo seu Certificado Digital
Segurança Completa, como nehuma outra solução tem.
assaltado via Internet
Configuração do Outlook 2007
Monitoramento de logs e registros de sistemas
Segurança na Internet e
COMPUTAÇÃO Vírus Digital Definição Conseqüências Como minimizar riscos.
Aurélio V. Schuelter Ameaças Virtuais Aurélio V. Schuelter
Como não ser assaltado eletronicamente. Alguém supostamente lhe enviou um cartão. moacir.
PROTEÇÃO DO COMPUTADOR
Drivers Drivers de computador são as pontes de comunicação entre os dispositivos e o processamento da máquina. Ele pega todas as informações e as traduz.
My Drivers Ítalo, nº 19 Gabriel, nº 15 Turma Bandeirante.
Introdução Drivers são programas específicos que dialogam com a máquina, possibilitando os hardwares se comunicarem com a placa mãe.
Tipos de Contas de Usuário
MY DRIVERS ATIVIDADE DE INFORMÁTICA Amaury Wallace dos Santos
MyDrivers Manutenção Preventiva de Computadores. Drivers do Computador Drivers são aplicativos que fazem a união entre software (parte virtual) e hardware.
Vírus Todos os s mostrados nessa apresentação são reais e foram recebidos, qualquer pessoa que possua um endereço eletrônico está sujeita a receber.
Prof.: Guilherme Guimarães
Correio Eletrónico.
O que é o .
Os Vírus e o Mónica Pereira. O Vírus e o Vírus Um vírus de computador é um programa malicioso desenvolvido por programadores que, infecta.
Keylogger. Keylogger Keylogger Estado de zumbi.
Aula 8 – Segurança em Redes de Computadores
Sistema Operativo (S.O) em ambiente gráfico
Malwares Malicious software.
My Drivers. Introdução e Apresentação -O que são ‘drivers do computador’ (no sentido de arquivos que permitem que o sistema operacional acesse os recursos.
My drivers.
O que é, exemplos de esquemas, cuidados a ter e como agir.
Criado por: Sérgio Salazar
Códigos Maliciosos Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Windows Sistema operacional da Microsoft
Word Prof. Gláucya Carreiro Boechat
Noções de Software Escola Almirante Soares Dutra
MICROSOFT Windows XP.
Na Internet Segurança.
Prof. Daniel Gomes Soares Adaptação: Juarez Vinícius Miglioli
ÁREA DE TRABALHO DO WINDOWS
AQUI ESTÁ SUA NOVA CONQUISTA
BOMBEIRO NOÇÕES DE INFORMÁTICA.
Segurança Online Entenda e aprenda a driblar os perigos de compartilhar informações pessoais online.
PACOTE BASICO Este é o plano mais barato, por isto algumas funcionalidades não estão incluidas, ou podem ter limitação na quantidade de documentos ou imagens.
Backup DE DADOS DO USUÁRIO. Cópia de segurança dos dados no computador, alguns fáceis e outros trabalhosos, de acordo com a quantidade de dados. Utilizado.
 O que são ‘drivers do computador’ ? (no sentido de arquivos que permitem que o sistema operacional acesse os recursos de hardware)  Drivers são arquivos.
VÍRUS.
Segurança na Internet ou Intranet Etapas essenciais para atingir “alguma” segurança Professor: Olidio Noa Mandlate
18/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 09 –Vírus e Antivírus
SOFTWARE É toda a parte lógica de um computador. Ex.: Programas.
My drivers Emily Bustamante Moreno & Tatiana Aimée de Souza Santos.
20/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
21/04/2017 MODULO: Sistemas Operacional Aula 08 –Configurando o Computador Profª. : Élida Tavares.
Noções básicas sobre segurança e computação segura
MVP Virtual Conference 2013 Desktop Seguro Luciano Lima CISSP / MVP Enterprise
Módulo I – Softwares: Vírus de Computadores Parte II Prof.: Rogério Morais.
Comunicação mediada pelo computador: correio eletrônico Objetivos: - Identificar procedimentos de segurança na web: antivírus - Criar conta de num.
Transcrição da apresentação:

Segurança Em Microinformática 17 e 19/05/2005 Por: Carlos Alberto Seixas

O que é um vírus de computador? Vírus de computador é um programa estranho ao ambiente original do microcomputador. Na prática ele é um programa que prejudica o funcionamento dos outros e pode inclusive apagar os dados contidos no computador. Os vírus funcionam geralmente em modo oculto, ou seja, pode-se realizar as tarefas com um vírus instalado no micro. Os programas originais ficam mais lentos e podem ocorrer travamentos, que muitas pessoas consideram como normais. Nenhuma falha de funcionamento do microcomputador deve ser ignorada, pois pode ser um sinal de contaminação.

Novas formas de vírus Atualmente tem aparecido novas formas de vírus que são conhecidos como spywares ou malwares. A diferença fundamental destes softwares é forma de infecção, ou seja, no vírus convencional a forma de contaminação eram os disquetes contendo arquivos de texto "infectados". Atualmente a contaminação se dá pelo mau uso da internet. Quando isto acontece, todas as operações são registradas e enviadas para o espião que pode inclusive roubar senhas de banco, cartões de crédito e outras informações confidenciais. Portanto, conclui-se que a melhor vacina é a informação. Quanto mais bem informados estamos, mais bem protegidos ficaremos. É também fundamental que apliquemos nossos conhecimentos na prática diária.

Como manter-se imune às ameaças 1. A primeira atitude é manter-se bem informado com relação as atualizações de sistema operacional e sobre as novas formas de contaminação. Além disso deve-se ficar atento as alterações no funcionamento de sua máquina ( computador).Quando qualquer coisa estranha estiver acontecendo, como travamentos, abertura espontânea de páginas, travamento da impressora, pode ser um indício de contaminação. A Microsoft e demais empresas de software lançam periodicamente pacotes de atualização dos seus programas e são disponibilizados gratuitamente no seus respectivos sites. Portanto o primeiro passo é deixar o sistema operacional ( Windows XP, Windows 98, ME, Linux entre outros) 100% atualizado. Como se faz isso no Windows: Clique em Iniciar - Windows Update ou no Internet Explorer vá em Ferramentas - Windows Update.

Como manter-se imune às ameaças 2. Ativar o Firewall do Windows - deixa mais lento o acesso mas torna o micro mais seguro. 3. Ter um bom anti-spyware e atualiza-lo semanalmente. Programar varreduras diárias. 4. Ter um bom anti-adware. 5. Ter um bom anti-vírus ( Norton, Avg, Avast ) atualizado diariamente com varreduras diárias. 6. Fazer manutenção de arquivos temporários periodicamente (15 dias /mensalmente) – Windows – Temp. Temporary Internet Files

O que são malwares Assim como os spywares, existem também os adwares que funcionam de modo análogo ao spyware, mas tem finalidades comerciais. Quando acessamos um site abre-se uma janela sem que nós tenhamos feito qualquer coisa para que ela se abra, geralmente com mensagens publicitárias e um botão único para fechamento. Ao clicar nesse botão um software se auto-instala em seu computador com a promessa de, por exemplo, fornecer periodicamente a previsão do tempo ou a tabela de fusos atualizada. Em modo oculto ele funciona como um rastreador de tudo o que é feito na internet com interesses comerciais. Os malwares são todos os spywares, adwares e vírus atuais.

O que é software básico São os softwares fundamentais para utilização do microcomputador. Eles são os mais visados pelos vírus e malwares. Windows, Office, Internet Explorer, Outlook Espress, Acrobat reader etc.

A importância da atualização de software básico Todos estes programas podem e devem ser frequentemente atualizados. A atualização corrige possíveis furos de segurança. Cada software possui uma forma própria para este procedimento. Geralmente existe um comando Update, localizado em ajuda.

Como identificar vírus não dectados pelo anti-vírus O travamento e o aparecimento de mensagens de erro frequentes são indícios importantes. Mas a lentidão no acesso também pode representar um forte indício de infecção. Outra forma comum de identificar é utilizar o gerenciador de tarefas. Para isso acione as teclas CTRL+ALT+DEL. Dessa forma verá todos os programas em execução, inclusive possíveis vírus.

Quais ferramentas de segurança necessárias para uso diário - Windows Update - Spybot - Adware - Anti-Vírus

Boletins Informativos Semanal pelo comunica Site Baboo – Site CIRP – Site CCE –

Windows Xp x Windows 98 - diferenças nos aspectos de segurança Windows XP - Administrador / Usuário Comum Windows 98 - Todos são administradores Windows XP - Firewall Nativo Windows 98 - não tem Windows XP - Windows Update Automático - Diário/Semanal Windows 98 - Produto descontinuado apenas alguns updates Windows Xp - Muito visado pelos hackers Windows 98 - Menos visado

Exemplos de s de Vírus Serasa Você recebeu em cartão A Symantec encontrou um vírus em seu computador Clique aqui para baixar... Extensões mais comuns:.scr,.zip,.exe,.bat