EXEMPLO 01 No século XIX um médico observou que nos partos realizados por estudantes e professores de medicina a incidência de mulheres que contraiam.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Advertisements

A MAIOR BRONCA Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Velho e o neto ..
Quando eu era muito jovem, minha mãe me perguntou qual era a parte mais importante do corpo. Autor desconhecido.
Um senhor de idade foi morar com seu filho, nora e o netinho de quatro anos de idade. As mãos do velho eram trêmulas, sua visão embaçada e seus passos.
Desenvolvimento de PROJETOS.
OLÁ, CRIANÇAS. VOCÊS SABEM QUAL É O VALOR MAIS ALTO QUE PODEMOS PAGAR
A Minhoca e o Escaravelho
OS FLOQUINHOS DE ALGODÃO
Nós nos convencemos, que a vida ficará melhor, quando nós formos casados, tivermos um filho e, depois, mais um. Então nos frustramos, porque nossos filhos.
IMPRESSIONANTE.
MORAL DA HISTÓRIA.
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
SEGREDOS DE UM CASAMENTO DURADOURO E FELIZ
UMA HISTÓRIA DE TODOS OS DIAS.
Na vida temos que ter atitude.
" Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer
CÂNCER DE MAMA “PARA LEVAR EM CONTA”.
O sacerdote foi chamado para orar por um homem muito enfermo.
O nó de afeto.
Caim e Abel Já lemos a história de Adão e Eva e como eles foram expulsos do paraíso. Pois é. Agora, Adão e Eva não moram mais no lindo paraíso. Sua vida,
A IMPORTÂNCIA DE SE ESTUDAR HISTÓRIA (apresentação power point)
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
A menina mal comportada!
O MAL EXISTE?.
APREDENDO A ORAR.
Abrão era filho de Taré, da família de Noé, e morava com a esposa num lugar chamado Harã. Mas um dia Deus disse a Abrão: “Você deve partir de Harã com.
Wagner Paulino Janeiro 2007 Doutor o Senhor acredita que vou viver mais 40 anos???
... A ATITUDE É TUDO ....
O que foi que o mendigo disse?.
Treinamento: Atendimento, vendas e fechamento.
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
A Ciência é metodológica

Bom dia!!! O que foi que o mendigo disse?.
Minha mãe sempre contava uma história assim:
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
DEUS ESTÁ CUIDANDO.
COMO OS CIENTISTAS DESCOBREM AS COISAS ?
No Olhar da “Sua” Ginecologista
MÉTODO CIENTÍFICO "...ciência consiste em agrupar fatos para que leis gerais ou conclusões possam ser tiradas deles." Charles Darwin.
A M I G O.
Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
A Marca de Amor.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
A tigela de madeira.
A felicidade Compartilhada
Eu achava que o SOM era muito importante então eu disse: Minhas orelhas, mãe.
Eu achava que o som era muito importante para nós, seres humanos, então eu disse: - Minhas orelhas,
Aprendi Clique.
Cientistas mostram que aquele papo que você tem com o seu filho desde quando ele está em sua barriga estimula áreas do cérebro responsáveis pelas habilidades.
A vida pode ser comparada com uma viagem de trem.
Sabedoria também é perceber o momento de parar de lutar
Colaboração: Sophia H. B. P. de C. Ferreira Lembra da foto que circulou pela internet, de um feto que, numa cirurgia, pegou na mão do médico? Bom, agora.
Carlos H. N. Otobone, Hebert S. Gonçalves, Monica F. M. Lemos, Anne L. Scarinci E.E. Gabriel Ortiz, Instituto de Física - USP Apoio CAPES - PIBID Como.
Projetos Pessoais: Por onde comecar? Nos proximos slides vamos ver…
SITUAÇÕES.
INSTITUTO DE LETRAS TEORIA E PRÁTICA DA LEITURA TURMA A – 2015
18-abr-17 20:51:52 Todos Precisamos de um ombro Amigo
As intervenções verbais do terapeuta
HAMILTON SLIDE A Parte mais importante....
Era uma vez um homem que tinha uma floricultura e alguém que vivia entre as flores, só podia entender muito de amor. Verdade, ele entendia! Tinha histórias.
REFLEXO DO MEU ESPELHO HOJE AO ME LEVANTAR PROCUREI UM ESPELHO PARA FALAR COM ELE. EM SUA FRENTE FIQUEI A OBSERVÁ-LO TENTANDO ORGANIZAR ALGUMAS PERGUNTAS.
EDUCAÇÃO INFANTIL EXEMPLOS DE SITUAÇÕES Setembro-2011
1º PRÊMIO SEB MUNDO LEITOR
Ouvindo corações Grande sabedoria é saber olhar a vida com olhos de ver. Enxergar as coisas de maneira diversa da habitual. Ir além das aparências.
Dois homens, ambos gravemente doentes, estavam no mesmo quarto de hospital. Um deles podia sentar-se na sua cama durante uma hora, todas as tardes, para.
Marcelo Correa. Uma história  Charles Darwin (1809 – 1882), em uma de suas experiências, observou repetidas vezes que as plantas crescem em direção à.
Transcrição da apresentação:

EXEMPLO 01 No século XIX um médico observou que nos partos realizados por estudantes e professores de medicina a incidência de mulheres que contraiam a febre puerperal era maior do que quando o parto era realizado por enfermeiras. O médico constatou alguns fatos interessantes. Primeiro, que as mulheres que davam a luz em casa quase nunca tinham a doença, diferente do que ocorria no hospital. Segundo, que as enfermeiras, durante o parto, colocavam as mulheres deitadas de lado enquanto que os médicos realizavam o procedimento com as mulheres deitadas de costa. Com essa informação o médico achava que dar a luz deitada de costa aumenta o risco de contrair a febre puerperal. Para testar sua ideia, convenceu alguns médicos a fazerem os partos com as mulheres deitadas de lado. Depois de algum tempo percebeu que o procedimento não reduzia a incidência da doença, levando o nosso médico a rejeitar sua ideia inicial. Assim, o médico retomou os estudos e voltou a observar os procedimentos utilizados pelos médicos e estudantes. Ele percebeu que os instrumentos cirúrgicos utilizados nos partos eram os mesmos utilizados para manusear os cadáveres e que os médicos e estudantes não faziam a higienização das mãos após as aulas de anatomia nem desse instrumentário.

Assim, foi levantada uma nova ideia: a febre puerperal pode ser causada por alguma coisa presente nos cadáveres que seria transmitida as mulheres durante o parto pelos próprios médicos e estudantes ou pelos seus instrumentos utilizados no procedimento. Um grupo de médicos foi, agora, convencido de higienizarem suas mãos e seus instrumentos antes de realizarem os partos. O resultado foi que nesse grupo a doença praticamente desapareceu, o que validou a segunda ideia. Um fator importante para validar a segunda ideia foi a recusa de um grupo de médicos em fazerem a higienização. Os partos realizados por esse grupo de médico continuaram com a mesma incidência de febre puerperal. Finalmente, pode-se concluir que a febre puerperal é transmitida para as parturientes através do instrumentário não higienizado utilizado no parto ou pelo próprio médico que não higienizava suas mãos e vestuários antes dos partos. Hoje sabe-se que a febre puerperal é causada por micro-organismo e que sua incidência é baixíssima já que, depois de alguns tempo desse experimento, os processos de higienização passaram a ser adotados pela medicina.

OBSERVAÇÃO No século XIX um médico observou que nos partos realizados por estudantes e professores de medicina a incidência de mulheres que contraiam a febre puerperal era maior do que quando o parto era realizado por enfermeiras. O médico constatou alguns fatos interessantes. Primeiro, que as mulheres que davam a luz em casa quase nunca tinham a doença, diferente do que ocorria no hospital. Segundo, que as enfermeiras, durante o parto, colocavam as mulheres deitadas de lado enquanto que os médicos realizavam o procedimento com as mulheres deitadas de costa.

Com essa informação o médico achava que dar a luz deitada de costa aumenta o risco de contrair a febre puerperal. Para testar sua ideia, convenceu alguns médicos a fazerem os partos com as mulheres deitadas de lado. Depois de algum tempo percebeu que o procedimento não reduzia a incidência da doença, levando o nosso médico a rejeitar sua ideia inicial. Assim, o médico retomou os estudos e voltou a observar os procedimentos utilizados pelos médicos e estudantes. Ele percebeu que os instrumentos cirúrgicos utilizados nos partos eram os mesmos utilizados para manusear os cadáveres e que os médicos e estudantes não faziam a higienização das mãos após as aulas de anatomia nem desse instrumentário. HIPÓTESE 01 EXPERIMENTO 01 RESULTADO 01 CONCLUSÃO 01

Assim, foi levantada uma nova ideia: a febre puerperal pode ser causada por alguma coisa presente nos cadáveres que seria transmitida as mulheres durante o parto pelos próprios médicos e estudantes ou pelos seus instrumentos utilizados no procedimento. Um grupo de médicos foi, agora, convencido de higienizarem suas mãos e seus instrumentos antes de realizarem os partos. O resultado foi que nesse grupo a doença praticamente desapareceu, o que validou a segunda ideia. HIPÓTESE 02 EXPERIMENTO 02 RESULTADO 02

Um fator importante para validar a segunda ideia foi a recusa de um grupo de médicos em fazerem a higienização. Os partos realizados por esse grupo de médico continuaram com a mesma incidência de febre puerperal. Finalmente, pode-se concluir que a febre puerperal é transmitida para as parturientes através do instrumentário não higienizado utilizado no parto ou pelo próprio médico que não higienizava suas mãos e vestuários antes dos partos. Hoje sabe-se que a febre puerperal é causada por micro-organismo e que sua incidência é baixíssima já que, depois de alguns tempo desse experimento, os processos de higienização passaram a ser adotados pela medicina. IMPORTANTE? CONCLUSÃO 02

EXEMPLO 02 Foi Charles Darwin quem descobriu que as plantas percebem a luz através de seu ápice (I). Para isso, ele colocou dois grupos de plantas iluminados em uma única direção: em um dos grupos as plantas estavam com os ápices cobertos por um material que não permitia a passagem de luz e no outro as plantas estavam inalteradas, ou seja, sem que os ápices estivessem cobertos (II). Depois de algum tempo, Darwin observou que as plantas sem cobertura cresciam em direção a luz, enquanto as plantas que estavam com o ápice coberto não apresentavam curvatura. A descoberta de Darwin só foi possível depois que ele observou repetidas vezes que as plantas cresciam em direção a luz (III), o que provavelmente lhe gerou a seguinte dúvida: como as plantas percebem a luz? (IV). Isso fez com que Darwin tentasse formular explicações para o fato, como: a planta percebe a luz através de seu ápice ou até que a planta percebe a luz pela base de seu caule (V).   Os números I, II, III, IV e V indicam etapas do método científico. Identifique essas etapas no texto acima? CONCLUSÃO EXPERIMENTO OBSERVAÇÃO PROBLEMA HIPÓTESE

EXEMPLO 03 A seleção sexual é a seleção de características que conferem vantagens aos seus detentores durante a corte ou quando eles competem por parceiros sexuais ou recursos. É a seleção sexual que explica porque a cauda do pavão é tão grande e colorida, afinal quanto mais vistosa a cauda do macho maior a chance dele copular com uma fêmea e, assim, transferir seus genes para seus descendentes. O gráfico mostra um experimento com uma determinada espécie de ave. A finalidade do experimento era concluir se a seleção sexual afeta a evolução do tamanho da cauda dessa espécie.  

EXEMPLO 03 Sobre o experimento responda:   Sobre o experimento responda: a) No experimento qual é o grupo controle e qual sua importância? b) Com os resultados obtidos pelo experimento qual seria a conclusão que se pode chegar?

EXEMPLO 04 Astolfo encontrou Júlio e perguntou: - Júlio você melhorou da gripe? - Sim Astolfo. Minha avó me deu vitamina C. - Mas Júlio, falam que vitamina C não tem efeito sobre a gripe. - Ah, o Alípio disse que foi um tal de efeito placebo. Sobre o diálogo, responda: a) O que é o efeito placebo que Júlio citou? b) Como você planejaria um experimento para testar se a vitamina C tem ou não efeito sobre a gripe. Lembre-se de utilizar o conceito de teste duplo-cego.