Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O que sei sobre SIDA? Questionário
Advertisements

SIDA.
Apresentação de AIDS para CIPISTAS
Trabalho realizado por:
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
A MELHOR DEFESA É O ATAQUE!!
O que é a sida? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada. A transmissão.
O que é a SIDA ? A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa infectada.
Síndrome de Imunodeficiência Adquirida
Vírus.
EJA – Educação de Jovens e Adultos
A hepatite E resulta da infecção pelo vírus (VHE), é transmitida de pessoa a pessoa, através da água e de alimentos contaminados com matéria fecal .EM.
Doenças sexualmente transmissíveis
HERPES.
SAÚDE E SOCORRISMO HEPATITE D
O que é a Hepatite A ? Hepatite A é uma doença do fígado altamente contagiosa e algumas vezes fatal. É causada por um vírus, o HAV. Geralmente esta.
DST / AIDS DST: Doenças sexualmente transmissíveis, são adquiridas por meio de relações sexuais com pessoas infectadas.
Alunos: Fabiana Rodrigues
DST/AIDS.
BIOTECNOLOGIA.
O que é a Dengue? É uma doença infecciosa aguda de curta duração, de gravidade Variável, causada por um vírus e transmitida principalmente pe- lo mosquito.
Sida.
Quiz sobre o VIH/ SIDA Clica na resposta correta!
Sistema Imunitário e Saúde Pública
Herpes genital Edvin Tavares tur:6-º n:2 Disciplina:F.C.
Sida VIH.
Hepatite B Saúde Infantil.
Alice Tavanez nº1 Bráulida Fernandes nº5 Lisandra Maia nº14 9ºB
A evolução do conhecimento sobre o SIDA
Vamos Falar sobre… SIDA.
VIH / SIDA Carolina Sol Nº8 ; Fernanda Herzog Nº12 ; Henrique Lopes Nº16 ; Miguel Rodrigues nº21 Escola Básica D. Manuel I - Tavira Trabalho realizado.
Hepatite B e Candidíase
TUBERCULOSE O que é? Processo de disseminação da tuberculose
DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS – DST’S
Educação para a saúde e sexualidade
ESCOLA MONTEIRO LOBATO
SIDA Trabalho realizado por:
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS AVALIAÇÃO 7º ANO – 1° BIMESTRE
Doenças de pele.
Quinzena da Mulher 7 a 19 de Março
VIH/SIDA.
O que é a Sida?.
Sida TRABALHO ELABORADO POR : Diogo lobo Nº 1 9ºa BRUNO SILVA Nº8 9ºA EDSON OLIVEIRA Nº11 9ºA PROF: RAQUEL SOARES Ciências NATURAIS.
Impacto Da Sida Na Sociedade.
Trabalho realizado por: Ana Vieira, nº3 Tânia Viegas, nº17
Apoio ao diagnóstico Prof. Enfº Roger Torres.
Flávia Larissa Leonora Silmara João Plínio
Papiloma Humano.
Sida São, minha querida São sempre pronta a ajudar agora é sobre a Sida que devemos informar. É tão grande a ignorância é tanta a falta de apoio neste.
AIDS – SINDROME DA IMUNODEFICIÊNCIA ADQUIRIDA
DOENÇAS INFECCIOSAS TRANSMISSÍVEIS POR TRANSFUSÃO
Trabalho de Projecto Problema: « Relações entre Pais e Filhos »
SIDASIDA Rafaela Pereira 6ºA N10. SIDA A SIDA é provocada pelo Vírus da Imunodeficiência Humana (VIH), que penetra no organismo por contacto com uma pessoa.
SIDA.
DIZ NÃO A ESTA CALAMIDADE!
Infeções sexualmente transmissíveis
Imunologia das Infecções Imunidade Adaptativa Contra a Infecção
1 de dezembro DIA MUNDIAL DA SIDA.
“ Eu, um cidadão olímpico.”. Zika: Presidente de comitê olímpico do Quênia considera desistir dos Jogos Olimpíada do Rio ameaça reexportar o zika "O COI.
DS... O quê??? Essa História em Quadrinhos foi criada para falar, de uma forma dinâmica e leve, sobre coisas importantes como amizade, sexualidade, relacionamento,
S I D A S I D A Síndrome de Imunodeficiência Adquirida.
Transcrição da apresentação:

Ser Seropositivo e ter SIDA: Quais as Diferenças? Pode-se estar sempre no estado de Seropositividade sem passar a SIDA? Quantos anos de vida tem uma pessoa seropositiva? Quem tem um teste positivo tem SIDA?

Qual a diferença entre ter SIDA e ser Seropositivo? Quando um indivíduo é infectado com o vírus VIH, torna-se seropositivo e adquire de imediato a capacidade de o transmitir a outrem. Uma vez no organismo e após ter resistido ao sistema imunitário do mesmo, o vírus VIH começa a destruir as importantes defesas do indivíduo, ficando este muito debilitado e sujeito a contrair diversas doenças com muita facilidade. A verdade é que não se morre de SIDA, directamente, mas de várias outras complicações oportunistas que surgem no organismo debilitado do indivíduo portador do vírus.

Ser seropositivo não quer dizer que se tenha SIDA, antes significa que se contraiu o vírus da respectiva doença. Porém, ter o vírus no organismo, não significa que o sujeito venha a desenvolver a doença. Ele pode ter o vírus no organismo durante anos e nunca desenvolver sintomas, (tais como: fraqueza, dor de cabeça, manchas na pele,...).

Pode-se estar sempre no estado de seropositividade sem passar a SIDA? Sem tratamento específico para o VIH (com os medicamentos anti-retrovirais) todos os infectados com o vírus virão a ter SIDA mais cedo ou mais tarde. Desde que se adquire a infecção até entrar no estádio de SIDA decorre um período de tempo que é, em média, de 8 a 10 anos. Com tratamento é possível aumentar a duração do período assintomático da doença prevenindo o aparecimento das infecções e tumores que definem a fase de SIDA. Para tal é fundamental o acompanhamento médico periódico adequado.

Indivíduo com SIDA Sarcoma de Kaposi  Tipo de Cancro de pele que se desenvolve no corpo de uma pessoa que se encontra no estádio de SIDA

Quantos anos de vida tem uma pessoa Seropositiva? Desde que se adquire a infecção até que surjam sintomas da doença decorre um período de tempo, designado como fase assintomática da infecção pelo VIH, que pode durar em média 8 a 10 anos. Nalgumas pessoas este período pode ser apenas de dois ou três anos e noutras de 15 ou 20 anos. Após o aparecimento de uma infecção oportunista, ou seja, após se entrar na fase de SIDA, o tempo médio de sobreviver é de cerca de um ano e meio, na ausência de tratamento anti-retroviral. Com os medicamentos a capacidade de sobrevivência dos doentes pode ser mais longa desde que se cumpra rigorosamente o tratamento e as indicações médicas. Actualmente existem algumas pessoas que vivem com esta infecção há mais de 20 anos.

O teste da SIDA… Existe um teste simples e grátis para descobrir se está ou não infectado/a com o VIH. Detecta a presença de anticorpos contra o vírus no sangue. Se tiver anticorpos contra o VIH no sangue significa que está infectado/a com o vírus e é seropositivo/a. Se não existirem anticorpos contra o VIH então não foi infectado/a com o vírus e é seronegativo/a. Um resultado negativo não significa que não se possa ser infectado/a pelo vírus no futuro.

O Teste Positivo e Negativo…

Quando se deve fazer o teste? Se teve relações sexuais sem estar protegido/a deve fazer o teste da SIDA o mais rapidamente possível. Se teve outros comportamentos de risco, também deverá fazer o teste.

Se o teste der positivo, o que se deve fazer? Uma pessoa que descobriu estar infectada deve procurar apoio médico para sua orientação. Qualquer pessoa que sabe estar infectada pelo VIH deverá adoptar comportamentos seguros para não correr o risco de contagiar outras pessoas e, também, não se infectar com outros agentes infecciosos.

Trabalho realizado por: Guadalupe Cabrita, nº 8, 9ºB Jéssica Gomes, nº 10, 9ºB Fauzia Velji, nº 21, 9ºB