A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

VIH/SIDA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "VIH/SIDA."— Transcrição da apresentação:

1 VIH/SIDA

2 SIDA significa Síndrome de Imunodeficiência Adquirida, ou seja,
√ é um síndrome, porque é constituído por um grupo de sinais e de sintomas; √ é imunodeficiência, porque o sistema imunitário fica cada vez mais deficiente, com menos capacidade de resposta, ao longo da evolução da doença; √ é adquirida porque, ao contrário de algumas doenças de imunodeficiência que são congénitas, ou seja, os indivíduos já as têm à nascença, esta doença surge depois de uma infecção por um vírus, o vírus VIH. Os sintomas da SIDA são: √ febre √ faringite √ linfadenopatia (ou seja, aumento dos gânglios linfáticos) √ dor de cabeça (cefaleias) √ dores musculares (mialgias) √ dores nas articulações (artralgias) √ cansaço (letargia) √ mal-estar √ falta de apetite (anorexia) √ perda de peso √ náuseas, vómitos ou diarreia

3 Para além dos tratamentos específicos de cada uma das complicações da SIDA, existem tratamentos para reduzir a replicação do vírus, são os antiretrovirais. Outros medicamentos disponíveis, que se usam em associação com estes, são os inibidores das proteases. Também muito importante, é ajudar o doente e a família a lidar com a seropositividade, primeiro, e com a SIDA, depois. O aspecto mais significativo é talvez a educação dos doentes, para evitarem comportamentos que possam pôr em risco outras pessoas. √ Como a SIDA não tem cura, o melhor a fazer é preveni-la, de uma única maneira, usando o preservativo, pois ele não é só importante para prevenir gravidezes não desejadas como também infecções sexualmente transmissíveis, tal como a SIDA. √ Para prevenir doenças provenientes da SIDA, quanto mais cedo se diagnosticar a doença, mais fácil é controlar e prevenir algumas infecções ou doenças que são causadas pelo VIH/SIDA. Transmissão da SIDA:

4 Vírus O vírus que causa a SIDA é o vírus da imunodeficiência (VIH), mas é mais comum ser chamado de HIV, sigla inglesa. √ Em 2008, a OMS estimou que existam 33,4 milhões de infectados, sendo 15,7 milhões mulheres e 2,1 milhões jovens abaixo de 15 anos. O número de novos infectados no ano de 2009 foi de 2,6 milhões. O número de mortes de pessoas com SIDA é estimado em 1,8 milhões.

5 Bibliografia http://www.hoops.pt/saude/saud-sida.htm
√Bruno Santos Nº3 √Bruno Valente Nº4 √Catarina Ferreira Nº6 √Daniela Valente Nº9 √João Marques Nº12


Carregar ppt "VIH/SIDA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google