Óptica Introdução à Óptica.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Advertisements

Óptica e Reflexão da Luz
Colégio Ideal Aula de Física Princípios de Óptica
Prof.: Raphael Carvalho
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
ÓPTICA GEOMÉTRICA REFLEXÃO REFRAÇÃO.
Óptica Geométrica Professor Dante Deon.
Óptica.
Curso de Óptica Geométrica
Óptica Geométrica Estuda a propagação da luz sem preocupar-se
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Rodrigo Lins Odair Mateus.
Prof.: Luciano Soares Pedroso
Óptica Geométrica Samuel Saviski.
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução
ÓPTICA FÍSICA: Estuda os fenômenos luminosos cuja explicação depende das teorias relativas á natureza da luz (onda ou partícula). GEOMÉTRICA: Estuda os.
Professor: Diones Charles
ÓPTICA Desde os tempos remotos a natureza da luz intrigou os cientistas. Isaac Newton apresentou a teoria corpuscular da luz onde se afirma que a luz é.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Física 1203 – aula 1 a 3 (ap. 1 pág. 62) Óptica geométrica: conceitos iniciais 1. Natureza da luz: dualidade onda partícula 2. A velocidade da luz no vácuo:
Óptica Geométrica Princípios da propagação da luz
Fontes de luz: corpos que emitem luz. Podem ser:
Introdução à Óptica Geométrica
ÓPTICA GEOMÉTRICA Prof. Odair Mateus.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
Colégio Ari de Sá Cavalcante
Óptica Para enxergar as coisas a seu redor ( luz do Sol, de tocha, de vela, de lâmpada ), o ser humano sempre necessitou de luz. Sem ela seria impossível.
Introdução à Óptica Geométrica
Óptica e Reflexão da Luz
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Introdução à Óptica Geométrica
Curso de Óptica Geométrica
Óptica Física: estuda a natureza da luz
Reflete a luz de outras fontes
Fundamentos de Óptica Geométrica
Professor : DUDU Disciplina : Física Óptica (FO) Introdução:
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Curso de Óptica Geométrica
LUZ.
LUZ.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
Princípios Fundamentais da Óptica Geométrica.
LUZ.
ÓTICA Natureza da luz - O que é a luz?. Teoria corpuscular da luz - Newton Nesta teoria a luz era considerada como um feixe de partículas emitidas por.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz
LUZ.
Óptica Princípios Ópticos.
FENÔMENOS ÓPTICOS E ESPELHO PLANO
ÓPTICA.
Óptica Geométrica.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Introdução Fontes de luz: todos os corpos que emitem luz e podem ser visualizados ou fotografados; Corpos luminosos; Corpos iluminados; Física no cotidiano:
ÓPTICA.
Comportamento e Natureza da Luz
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
FÍSICA Introdução à Óptica Geométrica Prof: Ademir Amaral.
Professor: Diones Charles
PRINCÍPIOS DE ÓPTICA GEOMÉTRICA Sombras câmara escura de orifício
Óptica Geométrica: Conceitos e princípios
Óptica.
PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA
Professor Fláudio LUZ.
INTRODUÇÃO À ÓPTICA GEOMÉTRICA
É representado por um segmento de reta orientado.
ÓTICA GEOMÉTRICA caminho dos raios de luz PRINCÍPIOS DA ÓTICA GEOMÉTRICA Propagação Retilínea reversibilidade independência do caminho ótico CLASSIFICAÇÃO.
Óptica Geométrica Professor: Reinaldo.
Prof.: Raphael Carvalho. ÓPTICA GEOMÉTRICA É a parte da Física que estuda os fenômenos relacionados com a luz e sua interação com meios materiais quando.
Transcrição da apresentação:

Óptica Introdução à Óptica

Luz É uma forma de energia que se propaga nos meios materias e também no vácuo. Curiosidade A luz emitida pelo Sol – estrela mais próxima da Terra – chega a nós em 8 min e 20 s, percorrendo 150 milhões de quilômetros a uma velocidade de 300 mil quilômetros por segundo.

A velocidade da luz no vácuo é de 300 000 km/s. Depois do Sol, a estrela mais próxima da Terra é a estrela alfa da constelação de Centauro que se encontra a 4,3 anos-luz da Terra. Curiosidade A velocidade da luz no vácuo é de 300 000 km/s.

Vermelha, Alaranjada, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta A luz emitida pelo Sol é branca, uma luz policromática(várias cores) que pode ser decomposta em luzes monocromáticas(uma só cor). Vermelha, Alaranjada, Amarela, Verde, Azul, Anil e Violeta ENERGIA

O raios de luz são linhas orientadas que representam a direção e o sentido de propagação da luz. O conjunto de raios de luz constitui um feixe de luz. Com base no conceito de raio de luz, podemos representar três fenômenos luminosos básicos: reflexão, refração e absorção.

A Cor de um Corpo Quando iluminados por uma luz policromática, um objeto pode não refletir todos os componentes da luz incidente, absorvendo algum deles. Assim, podemos afirmar que as cores com que vemos os objetos correspondem as cores das luz refletida por eles.

- a parte verde será vista verde; Os objetos coloridos que vemos ao nosso redor somente possuem essa cor porque são iluminados com luz branca: luz do Sol ou de uma lâmpada. ATENÇÃO Mas, como veríamos, por exemplo, a bandeira brasileira se ela fosse iluminada por uma fonte luminosa que emitisse somente luz monocromática verde? - a parte verde será vista verde; - as partes amarela e azul serão vistas negras(um objeto amarelo ou azul absorve totalmente a luz verde); - a parte branca será vista verde(a luz verde é uma das componentes da luz branca).

Conceitos básicos I) Corpos Luminosos(Fonte de Luz Primária) – são os que emitem luz própria. Exemplo: o Sol, uma lâmpada elétrica incandescente ou fluorescente, etc. II) Corpos Iluminados(Fonte de Luz Secundária) – são os que refletem a luz proveniente de uma fonte primária. Exemplo: a Lua, uma parede de uma sala que difunde no ambiente a luz recebida por uma lâmpada, etc. III) Fonte de Luz Puntiforme – quando as suas dimensões são desprezíveis em relação a distância do objeto iluminado. Exemplo: uma vela longe do objeto iluminado.

IV) Fonte de Luz Extensa – quando suas dimensões são consideráveis em relação à distância do objeto iluminado. Exemplo: uma vela próxima ao objeto iluminado. V) Meios Ópticos – um meio é dito opaco quando a luz praticamente não se propaga nele. Exemplo: madeira, metais, etc. Um meio é dito translúcido quando a luz se propaga, mas percorrendo caminhos imprevisíveis devido a heterogeneidade do meio. Um meio é dito transparente quando a luz se propaga segundo trajetórias previsíveis e bem determinadas. VI) Raio de Luz – é uma linha orientada que mostra o sentido de propagação da luz num meio.

Princípio da óptica geométrica I) Princípio da propagação retilínea da luz – nos meios transparentes e homogêneos, a luz se propaga em linha reta.

II) Princípio da independência dos raios de luz – a propagação de um raio de luz independe da existência de outros raios de luz.

III) Princípio da reversibilidade da Luz – o caminho descrito por um raio de luz independe do sentido de propagação.

Consequências da propagação retilínea da luz I) Sombra e Penumbra – Para um sistema com uma fonte puntiforme, objeto opaco e anteparo, encontraremos uma região de sombra e uma região de sombra projetada.

Se a fonte luminosa for extensa , então, além da região de sombra e da região de sombra projetada, encontraremos uma região de penumbra e penumbra projetada.

II) Eclipse Eclipse do Sol Ocorre quando a Lua se coloca entre o Sol e a Terra e pode ocorrer de duas formas: elipse total do Sol ou eclipse parcial do Sol.

Eclipse da Lua Ocorre quando a Terra se coloca entre o Sol e a Lua, projetando sua sombra sobre a Lua.

Câmara escura Constrói-se uma caixa escura com um orifício numa face e, na face oposta ao orifício, é colocado um corpo translúcido, como por exemplo papel vegetal ou um papel fotográfico.