Nova ortografia da língua portuguesa

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
NOVA ORTOGRAFIA Fique de.
Advertisements

REFORMA DA LÍNGUA PORTUGUESA
Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Profa. Célia Trindade de Araújo e Silva
Grupo 2 MUDANÇAS NAS REGRAS DE ACENTUÇÃO:.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
MUDANÇAS NO PORTUGUÊS DO BRASIL COMO ERA... COMO FICOU.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!
A REFORMA ORTOGRÁFICA DA LÍNGUA PORTUGUESA
LÍNGUA PORTUGUESA ACENTUAÇÃO GRÁFICA 1º. ANO/ EM Maj Lilavati
COLÉGIO MILITAR DE FORTALEZA 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
O que propõe a reforma ortográfica
NOVA ORTOGRAFIA (Em vigor a partir de 01/01/2009)
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
ACORDO ORTOGRÁFICO NOVAS REGRAS.
Treinamento sobre reforma ortográfica.
REFORMA ORTOGRÁFICA.
objetiva a unificação da escrita na comunidade dos países lusófonos.
Em janeiro de 2009 entra em vigor o novo acordo ortográfico
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Alunas: Fabiane Gomes Suzane Bittencourt
Reforma Ortográfica da Língua Portuguesa
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
O Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
REFORMA ORTOGRÁFICA.
Simplificando as diretrizes do novo acordo ortográfico da língua portuguesa José Geraldo Pereira Baião (Mestre em linguística pela UnB)
Acentuação Gráfica.
Colégio Santa Dorotéia Professora Fernanda Mello Ferrary
Acordo Ortográfico.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Sistema de Informação – Português Instrumental
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
Ao utilizar o material, favor manter as informações autorais
Regras gerais da nova ortografia
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Acentuação Gráfica.
Profª Vera Cunha. Vigência Vigência – a partir de 1º de janeiro de Transição Transição – 4 anos, de 1º de janeiro de 2009 a 31 de dezembro de.
ACENTUAÇÃO – O QUE MUDOU
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Cursinho Vitoriano Aulas de Gramática – tarde Profª Beatriz
Professora: Zenilda Gonçalves Martins
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
ACENTUAÇÃO GRÁFICA Prof. Alfonse Rabay.
MINICURSO Noções da nova gramática Profª. Msc. Rejane Marques.
Reforma Ortográfica.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Reforma Ortográfica Desde o dia 1ª de janeiro de 2009 entraram em vigor no Brasil as novas regras ortográficas da língua portuguesa. Resultado de acordo.
Desafio Ortográfico Reforma Ortográfica.
ACORDO ORTOGRÁFICO Prof. Gilson Donato.
Reforma Ortográfica GUIA PRÁTICO Por Juceli e Araci.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada!. A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa PROF- OLAVO MARTINS ARI DE SÁ.
Rio sem discurso Um poema heraclitiano.
Novo Acordo Ortográfico Assinado em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! A partir de 2008 deverá entrar em vigor a reforma ortográfica que torna a língua portuguesa um idioma.
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa
CEI – CENTRO DE EXCELÊNCIA EM IDIOMAS Oficina 4 OFICINA DE ACENTUAÇÃO.
NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO
Tipos de Acentos e Acentuação Gráfica
E.E.JOSÉ MARIA HUGO RODRIGUES PROFº.: EDUARDO LINGUA PORTUGUESA.
Acordo ortográfico da língua portuguesa. Pasquale Cipro Neto MEIA-SOLA ORTOGRÁFICA "Sou contra o acordo. Sei que isso é um tiro no próprio pé, pois, se.
Língua Portuguesa Acordo Ortográfico. Aspectos Positivos O Novo Acordo Ortográfico, em vigor desde janeiro de 2009, gera polêmica entre gramáticos, escritores.
A LÍNGUA PORTUGUESA apresenta:. o NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO em vigor a partir de 01/01/2009. O que muda, afinal?
A NOVA REFORMA ORTOGRÁFICA (DECRETO LEGISLATIVO Nº. 54)
Acordo Ortográfico. A partir de 2008 deverá entrar em vigor o acordo ortográfico que torna a língua portuguesa um idioma único em todo o mundo. Elas afetam.
A Reforma Ortográfica - uma bagunça organizada! Vá clicando...
ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. OBJETIVOS DO ACORDO 1)Fixar e delimitar as diferenças entre os falantes da língua; 2)Criar uma comunidade com.
Mudanças no alfabeto O alfabeto passa a ter 26 letras. Foram reintroduzidas as letras k, w e y. O alfabeto completo passa a ser: A B C D E F G H I J K.
NOVOACORDOORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Antes era assim Agora... k, w e y não eram consideradas letras do alfabeto. Foram acrescentados ao idioma.
1ACORDO ORTOGRÁFICO DA LÍNGUA PORTUGUESA
Transcrição da apresentação:

Nova ortografia da língua portuguesa Profª Andréa Motta www.conversadeportugues.com.br Nova ortografia da língua portuguesa

Trema A regra: Como fica: www.conversadeportugues.com.br A regra: Como fica: O trema deixará de ser usado na língua portuguesa. Somente será usado em nomes próprios como Müller e Göethe. aguentar arguir bilíngue cinquenta delinquente eloquente ensanguentado equestre frequente

Hífen A regra: Como fica: anti-herói anti-higiênico co-herdeiro www.conversadeportugues.com.br A regra: Como fica: anti-herói anti-higiênico co-herdeiro pré-história proto-história sobre-humano super-homem inter-racial hiper-requintado Usa-se o hífen quando o segundo elemento da palavra composta começa por h ou r.

Hífen A regra: Como fica: vice-r ei www.conversadeportugues.com.br A regra: Como fica: vice-r ei vice-reinado vice-reitor vice-diretor vice-presidente O hífen é sempre usado em palavras compostas com o prefixo vice.

Em todos os outros casos: Hífen www.conversadeportugues.com.br A regra: Como fica: Com o prefixo sub, usa-se hífen se o segundo elemento da palavra composta iniciar por b, h ou r. sub-humano sub-hepático sub-brigadeiro Em todos os outros casos: subaluguel, subdelegado, subconsciente.

Em todos os outros casos: Hífen www.conversadeportugues.com.br A regra: Como fica: Usa-se o hífen com os prefixos agro, ante, anti, arqui, auto, contra, infra, intra, macro, mega, micro, maxi, mini, sobre, supra, tele, ultra, quando o segundo elemento começa por h ou vogal igual à última do prefixo. anti-herói auto-ajuda auto-oxidação contra-argumento Em todos os outros casos: autoajuda,.contrabaixo, contraindicação, contrarregra, contrarreforma, ultrassom

Em todos os outros casos: Hífen www.conversadeportugues.com.br A regra: Como fica: Usa-se o hífen com os prefixos ex em palavras que expressem sentido anterior ou cessamento. ex-patrão ex-presidente ex-marido Em todos os outros casos: exportação, excomunhão, excomungado, expor

Acentuação gráfica Como fica: A regra: alcateia apoia (verbo apoiar) www.conversadeportugues.com.br Como fica: alcateia apoia (verbo apoiar) apoio (verbo apoiar) asteroide boia colmeia jiboia odisseia paranoia A regra: Não se usa mais o acento nos ditongos abertos éi e ói das palavras paroxítonas (acento tônico na penúltima sílaba).

Acentuação gráfica A regra: Como fica: www.conversadeportugues.com.br A regra: Continuam acentuadas as oxítonas terminadas em ditongos abertos éu , éus, ói, óis. Como fica: chapéu chapéus herói heróis troféu troféus lençóis

Os alunos daquela turma leem muito. Acentuação gráfica www.conversadeportugues.com.br Como fica: creem deem leem veem A regra: O acento circunflexo (^) não será mais usado nas terceiras pessoas do plural do presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos "crer", "dar", "ler", "ver" e seus derivados. Exemplo no texto: Os alunos daquela turma leem muito.

Acentuação gráfica A regra: Como fica: www.conversadeportugues.com.br A regra: Não se usa mais o acento agudo ( ´) no i e no u das palavras paroxítonas quando vierem depois de um ditongo. Como fica: Bocaiuva feiura

A passageira atrasou-se e perdeu o voo. Acentuação gráfica www.conversadeportugues.com.br Como fica: voo enjoo A regra: O acento circunflexo (^) não será mais usado em palavras terminadas em “oo”. Exemplo no texto: A passageira atrasou-se e perdeu o voo.

Permanece o acento diferencial na dupla pode/pôde: Acentuação gráfica www.conversadeportugues.com.br A regra: Não se usa mais acento diferencial que havia nos pares: pára/para péla(s)/pela(s) pêlo(s)/pelo(s) pólo(s)/polo(s) pêra/pera. Como fica: Ele para o carro no acostamento. A expedição foi ao polo Norte. Meu amigo gosta de jogar polo. Meu gato tem pelo cinza. Andamos pelo bosque. Permanece o acento diferencial na dupla pode/pôde: João não pode ir ao mercado. (presente do indicativo) João não pôde ir ao mercado. (pretérito perfeito do indicativo)

Permanece o acento diferencial nas duplas pode/pôde e por /pôr: Acentuação gráfica www.conversadeportugues.com.br A regra: Não se usa mais acento diferencial que havia nos pares: pára/para péla(s)/pela(s) pêlo(s)/pelo(s) pólo(s)/polo(s) pêra/pera. Como fica: Ele para o carro no acostamento. A expedição foi ao polo Norte. Meu amigo gosta de jogar polo. Meu gato tem pelo cinza. Andamos pelo bosque. Permanece o acento diferencial nas duplas pode/pôde e por /pôr: João não pode ir ao mercado. (presente do indicativo) João não pôde ir ao mercado. (pretérito perfeito do indicativo) Tenho de pôr o livro na estante. (verbo) A mesa foi feita por mim. (preposição)

Bibliografia: ACADEMIA BRASILEIRA DE LETRAS. Vocabulário ortográfico da língua portuguesa. 5.ed. São Paulo: Global, 2009.