Prof. Vasco Vasconcelos

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Os fenômenos atmosféricos
Advertisements

1.1 O que está acontecendo com o clima no planeta?
A ATMOSFERA.
Massas de Ar As massas de ar são grandes porções de ar atmosférico com características específicas: - Quentes ou frias - Secas ou úmidas.
Climas brasileiros e domínios climáticos
El Niño e La Niña Aquecimento Resfriamento.
Correntes Oceânicas e sua influência no clima
ELEMENTOS QUE INFLUENCIAM O CLIMA
Geada e friagem A geada é o processo de passagem da água no estado gasoso para o sólido sem passar pela fase líquida (sublimação). A geada não é congelamento.
Transferências de energia
SISTEMA ATMOSFÉRICO GLOBAL: Prof. Jackson Bitencourt
O CLIMA DA TERRA.
Terra: o planeta azul Cap.3 – 6º ano
CLIMAS DO BRASIL Equatorial Altas médias térmicas
TIPOS CLIMÁTICOS E FORMAÇÕES VEGETAIS
TEMPO E CLIMA.
ZCAS.
ZCIT.
CLIMATOLOGIA.
FURACÃO.
TEMPO E CLIMA.
Prof. Vasco Vasconcelos
CORRENTES OCEÂNICAS E MASSAS DE ÁGUA
Calor e TEMPERATURA.
Prof. Vasco Vasconcelos
CAPÍTULO 1 Continuação – Impactos Globais dos ENOS
Prof. Vasco Vasconcelos
Elementos e fatores climáticos
Módulo 02 – As formas de relevo e a hidrosfera
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
CALORIMETRIA “Em um sistema isolado, as trocas de calor obedecem ao principio de conservação da energia.” “Calor – energia térmica em trânsito, que flui.
“O AQUECIMENTO DA ATMOSFERA”
Hidrografia e Clima.
Ciências da Natureza I Prof. M.Sc. Mauricio F. Magalhães
Fenômenos Meteorológicos
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
CIRCULAÇÃO TERMOHALINA
Prof. Vasco Vasconcelos
ELEMENTOS QUE COMPÕEM O CLIMA
Capacidade Térmica Mássica
Dinâmica da Atmosfera.
Professor Luiz Felipe Geografia
Exercícios Avaliativos – 2º Ano
Prof. Vasco Vasconcelos
Dinâmica Climática Capítulo 7.
Prof. Vasco Vasconcelos
Massas de ar no Brasil: Constante deslocamento das massas de ar, explica os fenômenos climáticos. Uma massa de ar seca pode se tornar úmida ao passar pelo.
Climatologia.
Prof. Vasco Vasconcelos
Prof. Vasco Vasconcelos
– CLIMATOLOGIA, HIDROMETEOROLOGIA E OCEANOGRAFIA
Prof. Jefferson O Clima.
O que é clima? O clima é caracterizado pela repetição das condições de umidade e temperatura em um determinado lugar ao longo de um período de observação.
Fenômenos climáticos Prof.: Evandro Cruz.
Prof. Vasco Vasconcelos
A Atmosfera e sua Dinâmica – O Tempo e o Clima
Atmosfera, clima e tempo.
Dinâmica climática Radiação solar: É a principal fonte de energia e a base da vida vegetal e animal na Terra. Quanto maior é a temperatura, mais emitem.
FATORES CLIMÁTICOS.
Aventuras no Baú Mágico Geografia Correntes marítimas.
DINÂMICA CLIMÁTICA.
1. A 60 cm de uma lente convergente de 5 di, coloca-se, perpendicularmente ao seu eixo principal, um objeto de 15 cm de altura. A altura da imagem desse.
Circulação global da atmosfera
Geografia Revisão.
OS ELEMENTOS D0 CLIMA 1.
TEMPO X CLIMA Professor: Jeferson Geografia – 1º EM.
O TEMPO E O CLIMA AULAS 11 E 12 DATA: 28/05 PERÍODO: MANHÃ.
El Niño e La Niña.
Transcrição da apresentação:

Prof. Vasco Vasconcelos

Caro aluno, Bem-vindo ao Simulando o Novo ENEM. Aqui, toda semana, estaremos disponibilizando novas questões para que você possa exercitar seus conhecimentos. Cada questão terá 2 minutos e meio para ser respondida. Ao final você poderá conferir o comentário das questões. Bom Estudo!

01. Leia o texto a seguir: Em condições normais, de não ocorrência do fenômeno “El Nino”, os ventos sopram sobre o oceano Pacífico em direção ao oeste. Esses ventos forçam as águas quentes superficiais em direção ao Pacífico Ocidental, de tal modo que a temperatura do mar é cerca de 8ºC maior na região ocidental, tornando-se mais fria próximo à costa da América do Sul, devido à ascensão de águas mais frias oriundas das profundezas do oceano. Essa água fria é rica em nutrientes, permitindo altos níveis de produtividade primária, ecossistemas marinhos diversificados e grande piscosidade. O deslocamento da fonte de calor correspondente às águas mais quentes em direção ao leste resulta em grandes mudanças na circulação da atmosfera global. Isso provoca mudanças no clima em regiões bem afastadas do Pacífico Tropical. Sabe-se que cada 1 grama de água perde, aproximadamente, 4,2J de energia térmica, ao esfriar de 1ºC. Considere que 1 tonelada de água marinha seja empurrada pelos ventos oceânicos em direção ao Pacífico Ocidental. Suponha que, ao atingir essa região, essa massa de água seja resfriada até que sua temperatura atinja o mesmo valor referente às águas da porção oriental. Nesse processo, essa porção de água transferiria ao ambiente uma quantidade de energia térmica aproximada de: A) 33,6J B) 33,6 ⋅ 106J C) 42,0 ⋅ 103J D) 42,0 ⋅ 106J E) 80,0 ⋅ 106J

02. Durante três semanas um estudante acompanhou, pelos noticiários, a evolução mundial da pneumonia asiática ou síndrome respiratória aguda severa (SARS). Por curiosidade, ele construiu o gráfico ao lado e estimou que o total (T) de casos confirmados até o enésimo dia de observação seria dado por: T = 100 ⋅ 3k ⋅ n, onde k é uma constante positiva. Depois do 21º dia, o estudante não acompanhou mais os noticiários sobre os casos dessa doença. Pela estimativa dele, qual seria o total de casos confirmados até o 28º dia? A) 3000 B) 3600 C) 4500 D) 5600 E) 8100

03.Considere as informações: I — A usina solar, através do uso de painéis fotovoltaicos, transforma a energia luminosa em energia elétrica. II — No Brasil, com adequadas condições atmosféricas, a iluminação máxima aferida ao meio-dia num local situado ao nível do mar tem intensidade por volta de 1kW/m2. III — O rendimento total do sistema da usina solar é de aproximadamente 10%. IV — Em nosso país, apenas no setor residencial, em um único dia, o consumo de energia elétrica é da ordem de 2 ⋅ 105kWh. Suponha um caso ideal em que, numa determinada região, a iluminação média durante o dia seja igual à máxima e que haja iluminação do Sol durante, aproximadamente, 10 horas. Determine a mínima área construída de painéis fotovoltaicos que devem ser dispostos nesse local para que forneça a energia elétrica necessária para abastecer o consumo residencial brasileiro: A) 200m2 D) 200000m2 B) 2000m2 E) 2000000m2 C) 20000m2

Resolução: 01.De acordo com o texto, para atingir a mesma temperatura da porção oriental, as águas na porção ocidental do oceano Pacífico devem sofrer um resfriamento de 8ºC. A massa de 1 tonelada de água corresponde a 1000kg. Ou seja, 1000 ⋅ 1000g = 106g. De acordo com os dados fornecidos (cada 1g de água, ao resfriar de 1 ºC, perde 4,2J), a quantidade de energia térmica que a água transfere para o ambiente é: ΔE = 106 ⋅ 8 ⋅ 4,2 ou seja: ΔE = 33,6 ⋅ 106J 02. Para n = 7, temos T = 300. Logo, 300 = 100 ⋅ 3k ⋅ 7. -> 3 = 3k ⋅ 7 7k = 1 ∴ k = 1/7 Para n = 28, temos T = 100 ⋅ 3 1/7 x 28 T = 100 ⋅ 34 T = 100 ⋅ 81 ∴ T = 8100

03.