AS VANGUARDAS ARTÍSTICAS EUROPÉIAS
Como expressão dos avanços sociais, culturais, tecnológicos e industriais, surgem na Europa, nas duas décadas iniciais do século XX, vários movimentos artísticos e culturais, que passaram a ser conhecidos como “VANGUARDAS”. Alguns deles influenciaram o nosso Modernismo.
A palavra vanguarda significa “o que marcha na frente”, ou seja, antecipar o futuro por meio de práticas inovadoras.
As principais manifestações artísticas do início do século XX foram fundamentais para o desenvolvimento do modernismo literário; Esses conjuntos de manifestações artísticas ocorreram na literatura, pintura e escultura; Vanguarda européia é rebeldia, é negação. É a resposta às grandes e rápidas transformações da sociedade.
FUTURISMO O futurismo foi o primeiro movimento de vanguarda, chocando com sua rebeldia toda a população da época. O principal representante do Futurismo foi o escritor italiano Marinetti, que, na literatura, pregava a destruição da sintaxe, o menosprezo pela pontuação. Tudo deveria ser novo e prático, seu desejo era exaltação da vida moderna e o rompimento total com o passado. Menina que corre sobre o balcão, de Giacomo Balla (1912) – movimento e velocidade.
Obra futurista de Umberto Boccioni
CUBISMO O pensamento não é racional, ele aparece entre o consciente e o inconsciente do escritor. Como não há uma lógica, as palavras são soltas, dispostas aparentemente de uma forma aleatória. Versos livres e abolição da sintaxe; Representação do caos, da mistura. Les demoiselles d’Avignon, de Pablo Picasso.
Guernica, Pablo Picasso.
EXPRESSIONISMO Expressão do mundo interior por meio de imagens, independente dos conceitos de beleza. Valorização da expressão, isto é, do modo como forma e conteúdo livremente se unem para dar vazão a sensações do artista no momento da criação. Importância da vida cotidiana. O grito (1893), de Munch.
Marcel Duchamp. Fountain DADAÍSMO É considerado por muitos, o mais radical de todos os movimentos da Vanguarda Européia. Ele era a negação de total da lógica, da coerência e da cultura. É a estética do absurdo. Os dadaístas estavam preocupados em ridicularizar, em negar tudo e todos. Marcel Duchamp. Fountain
Roda de bicicleta (1913), Marcel Duchamp.
A persistência da memória, 1931, Salvador Dalí SURREALISMO Os escritores surrealistas mostraram grande interesse pelo inconsciente humano e pelo sonho, considerado a expressão máxima da realidade humana. Rejeitaram o romance e a poesia em estilos tradicionais. Propõe a valorização da fantasia, do sonho, da loucura e a utilização da escrita automática (impulso), registrando tudo o que vier à mente, sem se preocupar com a lógica. A persistência da memória, 1931, Salvador Dalí
As tentações de Santo Antônio, Salvador Dalí.
“Todas essas tendências de vanguarda têm um ponto em comum: propõem a desorganização consciente da arte produzida até então”.