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A Semana da Arte Moderna
José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. José Oswald de Sousa Andrade (São Paulo, 11 de janeiro de 1890 — São Paulo, 22 de outubro de 1954) foi um escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro. Foi um dos promotores da Semana de Arte Moderna de 1922 em São Paulo, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Foi considerado pela crítica como o elemento mais rebelde do grupo. A Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo no Teatro Municipal da cidade nos dias 13,15 e 17 de fevereiro de 1922. Foram apresentadas poesia, música e palestras sobre modernidade. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo. O Encontro Mário de Andrade (sentado), Anita Malfatti (sentada, ao centro) e amigos na exposição de Zina Aita (à esquerda de Anita), em São Paulo, em As apresentações artísticas da Semana de Arte Moderna aconteceram no Theatro Municipal de São Paulo.
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Objetivo Renovação da linguagem; Ruptura com o passado;
Apresentar novas idéias e conceitos artísticos como: a nova poesia através da declamação; O movimento possuía duas vertentes: destruidora e criadora.
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Origens Ocorreu em uma época cheia de turbulências políticas e sociais, econômicas e culturais; A semana da arte moderna se encaixava no contexto da República Velha. Foi alvo de críticas em parte ignorada e não foi bem entendida em sua época.
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Vanguardas Européias Em momento de necessidade de abandono dos antigos ideais estéticos do século XIX, chegavam ao país exemplares do futurismo e começavam a influenciar alguns escritores. A jovem pintora Anita Malfati trazia da Europa experiências das novas vanguardas e em 1917 realizou a primeira exposição modernista brasileira, com influencias do cubismo, expressionismo e futurismo. A exposição causa escândalo e é alvo de duras criticas de Monteiro Lobato, o que foi estopim para que a Semana de Arte Moderna acontecesse.
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Principais eventos 1912, Oswald de Andrade retorna da Europa, impregnado do Futurismo de Marinetti. 1913, Lasar Segall, pintor lituano, realiza “a primeira exposição de pintura não acadêmica em nosso país”, nas palavras de Mario de Andrade. 1914, a primeira exposição de pintura de Anita Malfati, que retorna da Europa trazendo influencias pós-impressionistas. 1915, organização na revista Orpheu, com manifestos e poemas do Modernismo português.
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Publicação de Há uma gota de sangue em cada poema; livro de Mário de Andrade;
Publicação de A cinza das horas, de Manuel Bandeira; Publicação de carnaval, de Manuel Bandeira, já com versos livres.
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Principais artistas Os principais nomes do nascente modernismo brasileiro foram Menotti de Picchia, Mario de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira e Cassiano Ricardo, na literatura; Anita Malfatti, Tarsila do Amaral, e Emiliano Di Cavalcanti, na pintura; Guiomar Novais e Heitor Villa-Lobos, na música; e Victor Brecheret, na escultura.
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Anita Malfati Nasceu em 1889, em São Paulo. Logo pequena teve contato com a arte, pois, sua mãe era professora de pintura. Incentivada pela família foi, em 1910, para a Alemanha, onde freqüentou, por três anos, a Academia Real de Berlim. Estudou gravura, desenho e pintura, além de conhecer os principais mestres do expressionismo alemão.
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José Oswald de Sousa Andrade
Nasceu em São Paulo no dia 11 de janeiro de 1890; Faleceu em 22 de outubro de 1954; Foi escritor, ensaísta e dramaturgo brasileiro; Foi um dos promotores da semana de 1922, tornando-se um dos grandes nomes do modernismo literário brasileiro. Considerado pela critica como o elemento mais rebelde do grupo.
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Obras Há uma gota de sangue em cada poema - Mario de Andrade;
Nós – Guilherme de Almeida; Cinzas das horas - Manuel Bandeira; Juca Mulato – Menotti Del Picchia; Guilherme de Almeida: Raça.
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Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva
Erro de português Quando o português chegou Debaixo duma bruta chuva Vestiu o índio Que pena! Fosse uma manhã de sol O índio tinha despido O português Oswald de Andrade
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Características Cores vivas, figura deformadas, em formas de cubos e cenas sem lógica.
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