A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22"— Transcrição da apresentação:

1 O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22

2 Os intelectuais e artistas brasileiros dos anos de 1920 queriam por fim a influência vinda dos padrões rígidos da Academia Francesa. Esses padrões não valorizavam a criatividade, mas sim a imitação fiel de modelos acadêmicos. A ideia para o grupo de artistas era renovar o conceito de arte. Os modernistas rejeitavam o passado acadêmico, desejando uma linguagem de acordo com o seu tempo, e junto a isso desenvolver uma arte brasileira autêntica, que refletisse as características do povo, do país.

3 O desejo de divulgar nossa cultura e valores, em oposição a tudo que lembrasse as formas tradicionais trazidas ao Brasil pela Missão Artística Francesa no inicio do século XIX.

4 O que foi a Missão artística Francesa?
Em 1816, a MAF chega ao Rio de Janeiro, à residência real. Vem substituir a arte religiosa introduzindo o neoclassicismo, estilo predominante na Europa. Assim sendo, a Academia Imperial de Belas-Artes do RJ abre suas portas e a arte oficial do império é ensinada aos artistas coloniais. Esta influência dura um século.

5

6 Três acontecimentos importantes antecedem a Semana de 22:
1. Exposição de Lasar Segall – 1913 2. Exposição de Anita Malfatti – 1917 ( artigo de Monteiro Lobato “Paranóia ou mistificação) 3. A escultura de Brecheret – 1919

7 Movimento Pau-Brasil Criado por Oswald de Andrade, este movimento alerta para a valorização das raízes nacionais, que devem ser o ponto de partida para os artistas brasileiros.

8 Semana de Arte Moderna Dias 13, 15 e 17 de fevereiro de 1922 Teatro Municipal de São Paulo

9 Capa do catálogo da Semana de Arte Moderna de 1922, desenhada por Di Cavalcanti

10 Alguns Pintores que participaram da Semana de 22
Di Cavalcanti Zina Aita Martins Ribeiro Oswald Goeldi Regina Graz Vicente do Rego Monteiro Anita Malfatti Almeida Prado

11 TARSILA DO AMARAL

12 TARSILA DO AMARAL ( ) Tarsila não expôs na Semana de 22, mas colaborou decisivamente para o desenvolvimento da arte moderna brasileira, pois sua obra indicava novos rumos, a ligação com as nossas raízes culturais. Inicio de sua carreira – 1916 Em 1920 viaja à Europa Em 1922 volta ao Brasil Em 1923 voltou à Europa

13 Em 1924 retorna ao Brasil e inicia a “Fase Pau-Brasil”, onde as características desta fase são “as cores caipiras, rosas e azuis, as flores, a estilização geométrica das frutas e plantas tropicais, dos caboclos e negros, da melancolia das cidadezinhas...”

14 “ A Negra” 1923

15 “Autorretrato ou Le manteau rouge” (1923)

16 “Morro da Favela” (1924)

17 “A Feira”

18 “ A Cuca” (1924)

19 “O Pescador”

20 “A Gare” (1925)

21 “Rio de Janeiro” (1923)

22 FASE ANTROPOFÁGICA A teoria antropofágica propunha que os artistas brasileiros conhecessem os movimentos estéticos modernos europeus, mas criassem uma arte com feição brasileira. Partindo desta teoria o artista para ser moderno não bastava seguir as tendências européias, era preciso criar algo enraizado na cultura do país.

23 “Abapuru” 1928 -nome de origem indígena que significa “antropófago”.

24

25 “O Lago” (1928)

26 “A Lua” (1928)

27 “Sol Poente” (1929)

28 “Cartão Postal”

29 “Manaca”

30 “Floresta”

31 FASE SOCIAL Depois de uma viagem realizada aos países socialistas (1930), Tarsila passou por uma fase de temática social. Tarsila representou questões sociais retratando pessoas tristes e oprimidas, a miséria, a dor e a desigualdade das raças.

32 “Operários” (1933)

33 “2ª Classe” (1933)


Carregar ppt "O nascimento de uma arte nova e a Semana de 22"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google