A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como surgiu o Modernismo?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como surgiu o Modernismo?"— Transcrição da apresentação:

1 Como surgiu o Modernismo?
O Modernismo é um período relativamente longo oriundo das Vanguardas Históricas. Os movimentos de Vanguarda conheceram uma rápida irradiação para além de suas fronteiras de origem chegando ao Brasil nos anos 20 do século passado. Os ideais e procedimentos das Vanguardas, aliado aos debates sobre problemas artísticos, culturais e políticos internos do país promoveram o Modernismo.

2 A famosa "Semana da Arte Moderna", em fevereiro de 1922, foi o marco inicial.
Em 1922, nos dias 13,15e 17 de fevereiro realizou-se no Teatro Municipal de São Paulo a primeira manifestação coletiva de arte moderna no país. Representantes da música, da literatura e artes plásticas expuseram seus trabalhos à apreciação pública. A Semana de Arte Moderna se traduz hoje em tudo o que se fez imediatamente antes e nos dez anos seguintes a fevereiro de 1922, e exprime simbolicamente o movimento modernista.

3 Qual é o principal objetivo dos artistas Modernistas?
O Ideal Modernista era referenciar o novo, pensar o novo, incorporar e utilizar o passado das tradições brasileiras; Retratar e relatar tudo o que tinha relação com o mestiço, a favela, o regional, o urbano, o progresso desordenado; Apresentar a cultura popular, referenciando o povo brasileiro, centrando-o em suas necessidades e apresentando-o à política e à própria sociedade.

4 Os artistas decidiram romper com toda a forma de fazer arte, voltando-a para o povo e o modo de vida do mesmo. Os artistas buscaram substituir o conceito de raça e cultura, partindo de novos paradigmas, analisando a arte brasileira como algo efetivamente nacional.

5 ATENÇÃO!!!!! É um período longo, de inúmeros representantes.
O extremismo no nível da linguagem foi a grande mudança apresentada pelo modernismo. É um período longo, de inúmeros representantes. O termo Modernismo – e tudo aquilo que ele significa – não pode ser abordado numa perspectiva exclusivamente nacional. Devemos então considerá-lo sob os seguintes ângulos: 1- É um grande movimento internacional, a exemplo do Renascimento, que surge mais ou menos simultaneamente, em vários países europeus, traduzindo de maneira rica, complexa e contraditória os efeitos da modernização sobre a vida sócio-cultural, sobre o comportamento e sobre a psicologia individual. 2- Entende-se por modernização o processo deflagrado sobremodo a partir da II Revolução Industrial e que gerou fenômenos de urbanização, industrialização crescente, ampliação de serviços, escolarização, valorização do ócio e do lazer e notáveis mudanças nas esferas científicas, tecnológicas e ideológicas.

6 Fases do Modernismo Primeira fase: entre 1917 a 1929. Objetivo:
Apresentação dos ideais modernistas. É considerada mais radical e fortemente oposta a tudo que foi anterior, cheia de irreverência e escândalo.

7 Caracteriza-se por ser uma tentativa de definir e marcar posições;
Período rico em manifestos e revistas de vida efêmera; É a fase mais radical justamente em consequência da necessidade de definições e do rompimento de todas as estruturas do passado; Caráter anárquico e forte sentido destruidor.

8 Autores principais da Primeira Fase
Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Antônio de Alcântara Machado, Menotti del Picchia, Cassiano Ricardo, Guilherme de Almeida, Plínio Salgado.

9 Características literárias dos artistas da Primeira Fase Moderna
Busca do moderno, original e polêmico; Nacionalismo em suas múltiplas facetas; Volta às origens e valorização do índio verdadeiramente brasileiro; O uso da “língua brasileira” - falada pelo povo nas ruas ; O uso de paródias – tentativa de repensar a história e a literatura brasileira.

10 Como se reconhece a postura nacionalista dos autores da Primeira Fase Modernista?
Por meio do nacionalismo crítico, consciente, de denúncia da realidade, identificado politicamente com os grupos de esquerda; Por meio do nacionalismo ufanista, utópico, exagerado, identificado com as correntes de extrema direita.

11 Segunda Fase Modernista
Segunda fase Modernista no Brasil ( ) Foco: divulgação dos textos em Prosa. Formação de grandes romancistas e poetas. Objetivo: Romances caracterizados pela denúncia social. Verdadeiro documento da realidade brasileira, atingindo elevado grau de tensão nas relações do eu com o mundo.

12 Autores principais da Segunda Fase
Rachel de Queiroz José Lins do Rego Graciliano Ramos Jorge Amado

13 Características literárias dos artistas da Segunda Fase Moderna
O escritor busca retratar o povo exatamente como ele é. Há uma busca do homem brasileiro nas diversas regiões, por isso o regionalismo ganha importância, com destaque às relações do personagem com o meio natural e social. Os escritores nordestinos merecem destaque especial por sua denúncia da realidade, da região pouco conhecida nos grandes centros. Esses romances retratam o surgimento do abuso do capitalismo, da exploração das pessoas, dos movimentos migratórios, da miséria, fome, seca, etc.

14 Terceira fase Modernista no Brasil (1945 - 1960)
A literatura brasileira, assim como o cenário sócio-político, passa por transformações. A prosa tanto no romance quanto nos contos busca uma literatura intimista, de sondagem psicológica, introspectiva. O regionalismo adquire uma nova dimensão com Guimarães Rosa e sua recriação dos costumes e da fala sertaneja. Na poesia, surge uma geração de poetas que se opõem às conquistas e inovações dos modernistas de 22. Os poetas de 45 buscam uma poesia mais “equilibrada e séria”.

15 Autores principais da Terceira Fase
Guimarães Rosa ( ) Clarice Lispector ( )


Carregar ppt "Como surgiu o Modernismo?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google