Conceitos de Banco de Dados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FABAN- UNIESP 2009 Prof. Carlos Alberto Seixas
Advertisements

Sistemas Operacionais
Checkpoint SGBD com alta demanda de transações Checkpoint
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO Sistemas Operacionais
Introdução Gdes. bancos de dados: Concorrência: Transação:
São programas (software) que gerenciam o armazenamento e a integridade de grandes volumes de dados. Os SGBDs podem variar em termos de capacidade de gerenciamento.
Banco de Dados Prof. Antonio.
01/08/2011 Professor Leomir J. Borba- –
BANCO DE DADOS EM APLICATIVOS WEB Aula 13
Banco de Dados SQL TRIGGERS (Gatilhos)
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO Sistemas de Bancos de Dados 2º Semestre – 2010 Pedro Antonio Galvão Junior Fone:
Sistemas de Informação Redes de Computadores
Sistemas de Gerenciamento de Bancos de Dados SGBD / DBMS
Motor de Armazenamento
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Sistema Gerenciador de Banco de Dados SGBD
Gerenciamento de Disco e de Buffer - Resumo
Restrições de Integridade
Sumário 1 SQL Embutida 2 Processamento de Consultas
Componentes Arquitetônicos de um Banco de Dados Oracle
Banco de Dados Oracle AESO.
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
RECUPERAÇÃO APÓS FALHA
Atuante32 SQL.
Grupo1 Bruce Egnor Daniel Mazzei Jefferson Ambrosio Thais Hidaib
Banco de Dados Aplicado ao Desenvolvimento de Software
Gerenciamento de Configuração
Análise MER: Fábrica de Calçados
Commit, Rollback, Storage procedure, Triggers
SGBD - Regra 1 Regra 1: Auto-Contenção- Um SGBD não contém apenas os dados em si, mas armazena completamente toda a descrição dos dados, seus relacionamentos.
Transações Lílian Simão Oliveira.
MICROSOFT Windows XP.
Banco de Dados 4P/SI – 2010/02 Prof. Carlos Alberto Seixas.
Exercícios SGBD - CESPE
Controle de concorrência
TRANSAÇÕES Lílian Simão Oliveira. Fonte: Material de referência do SQL Server 2008 R2, disponível em: br/library/bb418439%28v=SQL.10%29.aspx.
Capítulo VIII Ambientes de Execução
Sistemas operacionais
Introdução a Banco de Dados Aula 04
Bancos de Dados Estrutura e Funcionamento de um SGBD
Bancos de Dados.
Laboratório de Programação
Dados e Informações são considerados os maiores ativos de uma organização. Muito importantes para o correto planejamento, desenvolvimento e operação de.
Teste.
1 15/4/ :36 FMU – 1. Semestre – Tecnologia – Analise e Desenvolvimento de Sistemas Professor: Eduardo Silvestri Aluno:Clóvis de Oliveira- RA
Triggers (Gatilhos) Professor Esp. Diego André Sant’Ana
Laboratório Módulo :00hs às 12:00hs – Sala O15
Retaguarda - Bloquear Programa
Fundamentos de Banco de Dados Fundamentos de Banco de Dados Prof. Gale 2º. Semestre 2008.
Controle de Concorrência
7P/SI – 2010/01 Prof. Carlos Alberto Seixas. Agenda Visão Geral sobre os Conceitos e Implementação sobre SGBs MySQL Revisão das Práticas Práticas 1 e.
Transações Banco de Dados II Aline S Costa 1. TRANSAÇÕES Conjunto de operações que formam uma única unidade lógica de trabalho; Conjunto de instruções.
Retaguarda - Autorizar programas para usuários 1 IdentificaçãoRET_003 Data Revisão29/08/2013.
Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial do Rio Grande do Sul Informação e Comunicação Habilitação Técnica de Nível Médio Técnico em Informática Prof.
Programação em Bancos de Dados Relacionais
Daniel Paulo Introdução O Gerenciamento de um banco de dados envolve um amplo conjunto de aspectos que devemos observar. Neste.
Autorizar programas para usuários
Daniel Paulo Introdução O tempo de resposta de um sistema é determinado pelo tempo que ele leva para retornar aos usuários às.
Linguagem Técnica II SCM Software Configuration Management Aula 03 Prof. Renato Novais
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
Daniel Paulo SQL Server 2014 Módulo II Daniel Paulo
UCSal – Bacharelado em Informática
UCSal – Bacharelado em Informática Banco de Dados Profa. Semíramis Assis
Programação para Web I AULA 2 BANCO DE DADOS.
Copyright © 2011 Ramez Elmasri and Shamkant Navathe slide 1 Tópicos  Introdução  Um exemplo  Características da abordagem de banco de dados  Vantagens.
Estruturas de Sistemas Operacionais. Componentes Comuns do Sistema Administração de Processos Administração da Memória Principal Administração do Armazenamento.
 Trabalho realizado por:  Francisco de Assis Marinho Lanza;  Simone Martins Rodrigues;  Tânia Moraes Nascimento da Fonseca.
SISTEMA DE APOIO AO PROCESSO LEGISLATIVO SAPL Capacitação para Assessorias Parlamentares.
Banco de Dados Prof. MSc Wagner Siqueira Cavalcante.
Universidade de Passo Fundo Tecnologia em Sistemas de Informação TSI109- Fundamentos de Banco de Dados (Restrições de Integridade) Prof. Alexandre Tagliari.
Transcrição da apresentação:

Conceitos de Banco de Dados Bruce Egnor Daniel Mazzei Grupo 1 Júlio César Bressani Jefferson Ambosio Santiago Thais Hidaib

Commit e Rollback São comando associados à uma transação. O commit é usado para confirmar que os comandos descritos em uma transação, sejam ,definitivamente, enviados para o banco de dados. Ao usar o comando commit, todas as alterações tornam-se definitivas, ou seja, foram gravadas no banco de dados. Somente após o comando commit, os dados são aprensentados aos usuários do banco de dados. O comando Rollback desfaz a transação corrente, fazendo com que todas as modificações realizadas pela transação sejam rejeitadas. Sendo assim, o Rollback cancela todas as alterações feitas na base de dados durante a transação.

Stored Procedures Stored Procedures ou Procedimento Armazenado são comandos para gerenciamento de banco de dados. Encapsula tarefas repetitivas, aceitando parâmetros de entrada e executando as ações especificadas. Uma stored precedure é compilada no banco de dados portanto sua execução é mais rápida, reduz trafico de rede , cria mecanismos de segurança.

Triggers ou Gatilhos Tem como ponto fundamental garantir maior segurança no banco de dados pois ela restringe o acesso as tabelas do banco e controla as atualizações dele. É um procedimento de códigos armazenados em um banco de dados, o qual podemos definir o que deve ser mudado na tabela, em um único arquivo, posteriormente acionando um único comando para que tal atualização ocorra de uma única vez. Uma trigger é associada a um objeto específico do banco, e não pode ser acessado diretamente, ela executa suas ações baseada nas alterações de seu objeto. Exemplo: Uma trigger pode gravar dados em uma tabela de log, SEMPRE que dados são cadastrados (inseridos) na tabela a qual possui esse gatilho associado.