A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

São programas (software) que gerenciam o armazenamento e a integridade de grandes volumes de dados. Os SGBDs podem variar em termos de capacidade de gerenciamento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "São programas (software) que gerenciam o armazenamento e a integridade de grandes volumes de dados. Os SGBDs podem variar em termos de capacidade de gerenciamento."— Transcrição da apresentação:

1 São programas (software) que gerenciam o armazenamento e a integridade de grandes volumes de dados. Os SGBDs podem variar em termos de capacidade de gerenciamento de informações, tamanho da base de dados (BD), e recursos de manipulação e controle dos dados. Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS)

2 Variações em relação ao tamanho: –Pequenos volumes Micro e pequenas empresas - dezenas de GB (localização geográfica centralizada) –Volumes médios Empresas médias e grandes (departamentos) - dezenas ou centenas de GB (baixa dispersão geográfica) –Grandes Volumes Grandes empresas (inter-departamentos ou inter- companhias) - centenas de GB ou TB (distribuição globalizada)

3 Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) Variações em relação aos recursos: –Pequenos volumes (dezenas de GB) Integridade dos dados; Assistentes para construção de objetos (tabelas, formulários, relatórios etc.); Pode ser mantidos por usuários finais ou por pessoal técnico (programadores, analistas etc.); Baixo custo de software; Baixo custo de hardware (PCs ); Baixo custo de manutenção.

4 Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) Variações em relação aos recursos: –Volumes médios (dezenas ou centenas de GB) Mecanismos mais eficientes para integridade dos dados (duplicidade de discos, back up mais freqüentes e formais etc.); Utilização de linguagens de programação para criação de tabelas, formulários, relatórios etc. e procedimentos armazenados em BD (stored procedures e triggers); Tem que ser mantidos por pessoal técnico (analistas, DBAs etc.); Custo elevado de software; Custo elevado de hardware (Servidores NT/Intel ou RISC/Unix); Custo de manutenção elevado.

5 Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) Variações em relação aos recursos: –Grandes volumes (centenas de GB ou TB) Mecanismos de garantia da integridade dos dados (three phase commit, mecanismo de rollback, replicação de base de dados.); Utilização de programas armazenados em um servidor dedicados para aplicações e acessados por programas instalados nas máquinas dos usuários ou via WEB; Necessita de um time de profissionais altamente especializados (analistas, DBAs, administradores de rede/servidores etc.); Custo de software muito elevado; Custo muito elevado de hardware (Servidores RISC/Unix redundantes ou Mainframes, disk arrays, robôs de backup, nobreaks de longa duração etc.); Custo de manutenção muito elevado.

6 Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) BD Pequenos Volumes

7 Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) - Arquitetura Volumes Médios

8 Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD ou DBMS) - Arquitetura Grandes Volumes


Carregar ppt "São programas (software) que gerenciam o armazenamento e a integridade de grandes volumes de dados. Os SGBDs podem variar em termos de capacidade de gerenciamento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google