CRISTO E O SÁBADO Lição 5 3 de maio de 2014.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Zelo e Cuidado pelas Ovelhas de Deus Pr. Sandro Oliveira.
Advertisements

Jesus veio cumprir a Promessa do Pai ... Seqüência da Nova Aliança.
CELEBRAÇÃO VICARIAL DA CONFIRMAÇÃO
O PLANO DE DEUS PARA SUA VIDA
12 O Dia do Senhor A Bíblia Fala.
A observância do sábado para nós adventistas do sétimo dia tem um significado que transcende o descanso físico.
Por que Tantos Guardam o Domingo?
10 de Maio de 2009 Domingo V da PÁSCOA
As Reações ao Nascimento de Jesus (com base no Evangelho de Lucas)
MARCOS
Êxodo 20,1-17 Naqueles dias Deus pronunciou todas estas palavras: “Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirou do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros.
Atos dos Apóstolos 3,11-26 Naqueles dias, como o paralítico não deixava mais Pedro e João, todo o povo, assombrado, foi correndo para junto deles, no chamado.
PERGUNTA PARA A ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL DIA 09/MAIO/2010
DISCIPLINAS ESPIRITUAIS
e, olhando para Jesus, que passava, disse: Eis o Cordeiro de Deus!”
DO SÁBADO PARA O DOMINGO. DO SÁBADO PARA O DOMINGO.
ASSOCIAÇÃO RENASCER DE EMPRESÁRIOS E PROFISSIONAIS EVANGÉLICOS
COMO SOMOS SALVOS? EFÉSIOS 2:8e9 “Porque pela graça sois salvos,mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se.
Impedimento às bênçãos de Deus para uma família

O Senhor esteja convosco! Ele está no meio de nós!
PRECISO DE UMA IGREJA?. PRECISO DE UMA IGREJA?
HOMEM QUE NASCEU QUATRO VEZES
O JUÍZO FINAL.
Alcançando As Promessas
O Corpo e o Sangue de Cristo
Uma perspectiva Bíblica
O Sábado Sábado o Selo de Deus 3 Peter P. Goldschmidt
COMEMORAR A PÁSCOA SEGUNDO A BÍBLIA
Domingo II da Quaresma 4 de Março de 2012
LEIA A BÍBLIA É A PALAVRA DE DEUS!
Seja Bem-Vindo !.
INTRODUÇÃO DESENVOLVIMENTO 1 ⁰ governo: 445 a 433 a.C. “Mas, enquanto tudo isso estava acontecendo, eu não estava em Jerusalém, pois no trigésimo segundo.
TEMPO.
Música Judeo-espanhola 4’50
Sábado o Selo de Deus 4 Jesus e o Sábado Peter P. Goldschmidt
QUEM É VOCÊ ?.
O EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO
Educação Cristã vs Relativismo
Oração = nosso veículo de comunicação com o Pai.
Guardar o Sábado como memorial da Criação. Observar o Sábado como memorial da Redenção.
Equilíbrio entre atividade e contemplação
O Livro de 2 Pedro TEXTO BASE: 2 Pedro 3.13

Deus não muda seus planos Os planos de Deus não podem ser frustrados.
O Último Convite.
ORAÇÃO EUCARÍSTICA IV Pres.: O Senhor esteja convosco.
Love Book Window Tired Mientras Duda Shabat.

ADORANDO COMO DEUS QUER SER ADORADO.
O TESTEMUNHO DE JOSÉ 3ª aula
Mateus 4 6. Se és Filho de Deus, lança-te abaixo, pois está escrito: Ele deu a seus anjos ordens a teu respeito; proteger-te-ão com as mãos, com cuidado,

Atos 4:9-12.
AS REVELAÇÕES DO APOCALIPSE
TEMAS BÍBLICOS.
No princípio Deus criou os céus e a terra
“Porque um menino nos nasceu, um filho nos foi dado, e o governo está sobre os seus ombros. E ele será chamado Maravilhoso Conselheiro, Deus Poderoso,
OS PROPÓSITOS DA IGREJA.
Lição de maio de Que que dizer Lucas quando fala da assistência à igreja aos sábado como um costume de Jesus? Por que deveríamos ter nós também.

GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
GUIA DE ESTUDO BÍBLICO VERDADE E VIDA.
Capítulo 79 “Durante toda a semana, tende em vista o santo sábado do Senhor, pois esse dia deve ser dedicado ao serviço de Deus. É o dia em que.
“Pois, nEle, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer.
“Não queremos, porém, irmãos, que sejais ignorantes com respeito aos que dormem, para não vos entristecerdes como os demais, que não têm esperança.”
Lição 6 para 7 de maio de «Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de.
Os Dez Mandamentos.
Transcrição da apresentação:

CRISTO E O SÁBADO Lição 5 3 de maio de 2014

Tempo de descanso e adoração JESUS E O SÁBADO CRIADOR GUARDADOR Tempo de descanso e adoração Tempo de alegria Tempo de cura REDENTOR

A ORIGEM DO SÁBADO “Guarda o dia de sábado, para o santificar, como te ordenou o Senhor teu Deus… Porque te lembrarás que foste servo na terra do Egito, e que o Senhor teu Deus te tirou dali com mão forte e braço estendido; por isso o Senhor teu Deus te ordenou que guardasses o dia de sábado” (Deuteronomio 5:12-15) O quarto mandamento (a diferença dos outros nove) tem dupla razão para guardá-lo: Libertação do pecado (sair de Egito, Dt. 5:12- 15) e lembrança da Criação (Êxodo 20:11) “Porque em seis dias fez... portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou” (Éxodo 20:11) O sábado foi dado à raça humana na Criação e, depois do pecado, se converteu também em um símbolo da Redenção obtida por Cristo.

E.G.W. (O Desejado de todas as nações, cp. 29, pg. 255) “E o Senhor diz: “Se desviares o teu pé de profanar o sábado, e de cuidar dos teus próprios interesses no Meu santo dia, e se chamares ao sábado deleitoso, e santo dia do Senhor, digno de honra, [...] então te deleitarás no Senhor”. Isaías 58:13, 14. A todos quantos recebem o sábado como sinal do poder criador e redentor de Cristo, ele será um deleite. Vendo nele Cristo, nEle se deleitam. O sábado lhes aponta as obras da criação, como testemunho de Seu grande poder em redimir. Ao passo que evoca a perdida paz edênica, fala da paz restaurada por meio do Salvador. E tudo na natureza Lhe repete o convite: “Vinde a Mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e Eu vos aliviarei”.” E.G.W. (O Desejado de todas as nações, cp. 29, pg. 255)

TEMPO DE DESCANSO E ADORAÇÃO “E havendo Deus acabado no dia sétimo a obra que fizera, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra que Deus criara e fizera.” (Génesis 2:2-3) A Bíblia nos apresenta a Jesus como o Criador: “por ele foram criadas todas as coisas”(Col. 1:16) Como Criador, descansou no sábado e convidou a Adão e Eva a unir-se com Ele no descanso e na adoração. Seu convite se estende até o século XXI, convidando-nos a desfrutar do repouso e adoração.

TEMPO DE DESCANSO E ADORAÇÃO Em que dia consideravam os apóstolos que deviam reunir-se a adorar juntos? Se reuniram no domingo, como homenagem a ressurreição, ou seguiram reunindo-se no sábado, como homenagem a Criação e a Redenção? “no sábado entraram na sinagoga e se sentaram” (Atos 13:14) “os gentios lhes rogaram que no sábado seguinte lhes falassem destas coisas” (Atos 13:42) “No sábado seguinte, se reuniu quase toda a cidade para ouvir a palavra de Deus” (Atos 13:44) “E no sábado saímos fora da porta, junto ao rio, onde supomos haver um lugar de oração” (Atos 16:13) “E Paulo, como de costume, foi a eles, e por três sábados discutiu com eles” (Atos 17:2) “E discutia na sinagoga todos os sábados, e persuadia a judeus e a gregos” (Atos 18:4)

TEMPO DE ALEGRIA “E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado. Assim o Filho do homem até do sábado é Senhor.” (Marcos 2:27-28) Os rabinos prepararam uma lista de 39 categorias de atividades proibidas no sábado. Cada uma delas estava protegida com múltiplas normas. Jesus observou que a preocupação por observar estas inumeráveis leis faziam do sábado um dia de angustia, em lugar de um dia de alegria e comunhão com o Criador. Jesus disse que o sábado havia sido feito para o benefício dos humanos, e não o inverso. É dizer, o sábado não foi feito para ser adorado, mas a fim de dar oportunidades para adorar. É um dom para todos os humanos, e não tem a intenção de oprimir, mas de proporcionar libertação e alívio.

E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol 2, pg. 516) “Para santificar o sábado não é necessário encerrar-nos entre paredes, afastados das belas cenas da natureza e do ar livre e revigorador do céu. Não devemos em caso algum permitir que encargos e transações comerciais nos desviem a mente do sábado do Senhor, que Ele santificou. Nem devemos permitir que nossa mente se demore em coisas de caráter mundano. Mas a mente não pode ser refrigerada, vivificada e enobrecida sendo confinada quase todas as horas do sábado entre paredes, ouvindo longos sermões e orações tediosas, formais. O sábado do Senhor é mal-empregado se for assim celebrado. O objetivo para o qual foi criado não é atingido. O sábado foi feito para o homem, para lhe ser uma bênção mediante o desviar-lhe a mente do trabalho secular para a contemplação da bondade e glória de Deus. É necessário que o povo de Deus se reúna para falar sobre Ele, para trocar pensamentos e idéias a respeito das verdades contidas em Sua Palavra, e dedicar uma parte do tempo à devida oração. Esses períodos, porém, mesmo no sábado, não devem ser tornados tediosos por sua extensão e falta de interesse.” E.G.W. (Testemunhos para a igreja, vol 2, pg. 516)

TEMPO DE CURA Lucas 13:10-17 “E perguntou-lhes: É lícito no sábado fazer bem, ou fazer mal? salvar a vida, ou matar? E eles calaram-se.” (Marcos 3:4) “E, tomando a palavra o príncipe da sinagoga, indignado porque Jesus curava no sábado, disse à multidão: Seis dias há em que é mister trabalhar; nestes, pois, vinde para serdes curados, e não no dia de sábado” (Lucas 13:14) Marcos 3:1-6 Esperar o domingo para ser curado para não transgredir o sábado? Em resposta a acusação dos fariseus de que Jesus estava quebrando o sábado com a curac, lembrou-lhes: “Meu Pai até agor trabalha, e eu trabalho” (João 5:17). Se Deus não houvesse permitido a cura, esta não haveria ocorrido. Quando se trata de aliviar a miséria humana, Deus não descansa. João 9:1-14 João 5:1-9

O FUTURO DO SÁBADO Deus deu o sábado ao homem antes do pecado “Porque, como os novos céus, e a nova terra, que hei de fazer, estarão diante da minha face, diz o Senhor, assim também há de estar a vossa posteridade e o vosso nome. E será que desde uma lua nova até à outra, e desde um sábado até ao outro, virá toda a carne a adorar perante mim, diz o Senhor.” (Isaías 66:22-23) Deus deu o sábado ao homem antes do pecado Deus fez do sábado um sinal de Criação e Redenção Deus dará o sábado ao homem redimido

E.G.W. (¡Maranatha, o Senhor vem, 29 de dezembro) “No princípio, o Pai e o Filho repousaram no sábado após Sua obra de criação. Quando “os céus, e a Terra e todo o seu exército foram acabados” (Gênesis 2:1), o Criador e todos os seres celestiais se regozijaram na contemplação da gloriosa cena. “As estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam.” Jó 38:7. ... Quando se der a “restauração de todas as coisas, as quais Deus falou por boca dos Seus santos profetas, desde o princípio do mundo” (Atos dos Apóstolos 3:21, TF), o sábado da criação, o dia em que Jesus esteve em repouso no sepulcro de José, será ainda um dia de descanso e regozijo. O Céu e a Terra se unirão em louvor, quando, “desde um sábado até ao outro” (Isaías 66:23), as nações dos salvos se inclinarem em jubiloso culto a Deus e o Cordeiro” E.G.W. (¡Maranatha, o Senhor vem, 29 de dezembro)