Dimensões da Memória Exposição de pintura de Evelina Oliveira.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Artistas africanos: Moçambique
Advertisements

Vera Maria Pereira História da Arte
Dicas da Comunicação Eficaz
VIDA CIGANA ( GERALDO ESPÍNDOLA ) OH MEU AMOR, NÃO FIQUE TRISTE SAUDADE EXISTE PRÁ QUEM SABE TER. MINHA VIDA CIGANA ME AFASTOU DE VOCÊ POR ALGUM TEMPO.
Pesquisa de logótipos.
Introdução aos Princípios e elementos de design
O meu tecer de esperanças !... Laura Vieira
. EM BUSCA DE MIM.
Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.
LUZ PROFESSOR: DEMETRIUS SÉRIE: 8ª (9º ANO) DISCIPLINA: FÍSICA.
Destinatários O TEXTO POÉTICO Alunos de 5º e 6º anos.
Em tempo de comemoração... Dia dos Pais.
Cecília Meireles.
Correção - Página 22 O que eu sei? O que eu descobri...
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
A minha primeira apresentação…
©2004 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados. A minha primeira apresentação…  
CLICK Estou dentro de seu coração dentro de sua alma. e sob esse seu sorriso largo, oceânico,ponto de luz na vastidão do nada,encontro a dimensão do.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Quando Eu Me for... Poema de Cida Valadares.
Eu e Você click.
*Se tens que ir*....
A alma sempre sabe o que fazer para se curar.
PORTUGUÊS PROF. CLÁUDIA TRÉZ
Elementos da Linguagem Visual LINHA
Amar é....
Mudar de casa.
Antes do Início do Culto:
OFICINA DE ARTES VISUAIS
Poema das mães Giuseppe Ghiaroni. Poema das mães Giuseppe Ghiaroni.
………………………………………….. Esta è a aldeia e è bela è o silencio que ela fornece.
Amar é.... É... enlouquecer, perder o juízo e a pureza, estremecer o corpo e arrepiar a alma.
Hino 438 – “Doce Melodia” Luiz Soares
Um passeio de balão por Piracicaba
ELEVADAS POSIÇÕES, DOMÍNIO, FAMA, TUDO TE DAREI! ONDE ESTÁ TEU CORAÇÃO? RIQUEZAS E ASTÚCIAS, TRAMA TUDO ISSO TE DAREI! E SE QUERES SER PERFEITO,
Ipanema Por de Sol de janeiro Pra matar saudades…
Retire do meu Eu, este ser que consome.
By Búzios Slides Apresenta
Gisele Bentes Artista Plástica
SIMETRIA CALEIDOSCÓPIO
Trabalho realizado por:
FRASES SOBRE ARTE EM FUNDO DE MOSAICO (04) Irene Alvina
UNIDADE I – Abordagem Sistêmica ao Direito Ambiental “Vita brevis, tempus fugit, naturam vocat.” Augusto Henrique Lio Horta, Msc.
Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ Mauro Oliveira
Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Procedimento de Suporte.
Devaneio.
Chico Anysio Óleo sobre tela 60x40 cm INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO CIÊNCIA & TECNOLOGIA DO CEARÁ CURSO TÉCNICO DE INFORMÁTICA Prática Profissional Mauro.
Quando pensei em ser professor, o que aconteceu?
“ Educando para a vida” ESCOLA ESTADUAL MÁRIO SPINELLI
Sintonia com a Mãe das Águas. Oh! Mãe das Águas eu escuto o Teu chamado! Observo-Te acariciar as rochas desta Praia que tantas vezes imaginei.
SER LIVRE E PODER VOAR. RUTH JACOBSEN CLICAR.
SOU POESIA!.
Um poema e várias saudades
Poema de Neuza Maria Spínola
1. Quem me dará um ombro amigo quando eu precisar
QUEM ME DARÁ UM OMBRO AMIGO QUANDO EU PRECISAR
Quando amo plenamente Abro portais da alma Sem medo de me lançar Todas as cores, ao azul.
Poema da Despedida.
Fui caminhar pelo caminho das árvores. Conversando com o tempo, conheci parte de mim, que foi meu começo nesta jornada de volta para a casa do Pai Celestial...
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
SAUDADES SABRINA PAZ MERKEL.
O que realmente importa Geraldo Facco segunda-feira, 11 de dezembro de 2006.
Neuza Maria Spínola QUERO QUERO AUTOMÁTICO  .
O sangue que corre em minhas veias, salteia, me faz dançar e cantar. A cigana de linhagem sutil, me faz vibrar de tanto dançar, rebolar, evocar paz.
Saudade de você... Automático/Som Saudade da sua presença... Ah,mãe, que falta que você me faz... Como poderei continuar o meu caminhar sem você? Sinto.
Comunicação e Expressão PROFA. BRUNA PANZARINI Aula 4.
ALL STAR & MONET.
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Olhando esse vale tão verdejante, me lembro, um passado distante De um tempo, que minha vida marcou. A minha saudade não encobre A tênue fumaça que.
Abstracionismo A principal característica da pintura abstrata é a ausência de relação entre formas e cores de um ser. Por isso, uma tela abstrata não representa.
Transcrição da apresentação:

Dimensões da Memória Exposição de pintura de Evelina Oliveira

Dimensões da memória: a raiz comum Evelina Oliveira O arrepio singular e vertical da raiz que larga o chão. O equilíbrio da semente no movimento das brisas. A memória de um velho poema reencontrado no interior do azul: …Sou uma alga azul e verde e tenho uma tarde de água dentro de mim… Os gestos doces da água na linha horizontal da neblina… Maria Leonor Barbosa Soares, Catálogo da exposição Dimensões da Memória, Porto

É a partir das memórias de sensações/emoções nos longos passeios por entre os aromas, cores, brisas de veludos verdes e cintilantes sons de voos de rasantes dos insectos que, por entre os estreitos caminhos de bosques e jardins, surge o encontro na minha pintura entre a expressão plástica e a ciência. Surge a primeira série em 1997 – Arquivos do efémero – como uma reflexão sobre as questões da efemeridade, interacções e transformações nos seres vivos. A partir desta primeira abordagem nasce a necessidade de levar mais longe a temática quer da relação memória genética/memória selectiva (no ser humano) o que resultou em diversas “séries” com continuidade. Nas séries Uni-versus, Húmus// Humanus abordei o interesse pela analogia entre diferentes formas e mecanismos de vida – a raiz comum entre vegetal e animal (que à ínfima escala são homólogos); em Habitáculos do ser e Contaminações debrucei-me sobre os problemas que os (des) conhecimentos sobre genética e transgénicos levantam; em Inner/ Inter/ Plays evoquei a paisagem (percepção, conexões e tramas). Por último em Dimensões da memória desenvolvi um projecto à volta das sensações visuais, rastos que ficam na retina, vestígios seleccionados pela percepção e pela emoção deixada pela passagem de uma brisa com aroma a verdes…pela filigrana da asa de uma libélula…a cor inebriante na sua vastidão de campo de urze…das transparências de olhares/memória nas húmidas auroras de um bosque e… a intensa beleza de uma frágil camomila no infinito dos amarelos… Deixo aqui algumas imagens da série:”Dimensões da Memória”, um projecto de fusão arte/ciência/ilustração científica/taxinomia.

VESTÍGIOS DO OLHAR 1

VESTÍGIOS DO OLHAR 2

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 1

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 2

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 3

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 4

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 5

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 6

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 7

DIMENSÕES DA MEMÓRIA 8

CORAÇÃO VEGETAL

MÓDULO 1

MÓDULO 2

MÓDULO 3

Ficha Técnica Módulos fazem parte de uma instalação chamada:”Spacetime geometric memory” Os módulos são técnica mista s/madeira Nas dimensões de 15x45cm (15x cm) Quadros (1, 2 e 5) – técnica mista s/tela 100x80cm ( 3, 6, 8 e coração vegetal) – técnica mista s/tela 100x100cm (4) – Técnica mista s/tela 120x100cm (7) – Técnica Mista s/tela 150x100cm Vestígios do olhar 1 e 2 – técnica mista s/tela 50x50cm Todas as peças e quadros são de 2008