A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos."— Transcrição da apresentação:

1 Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos 6 anos contraiu poliomelite, sendo esta a primeira de uma série de enfermidades, acidentes, lesões e operações que sofreu ao longo de sua vida, dando início à heróica luta por seu trabalho e sua saúde física e emocional.

2 Ao contrário de muitos artistas, não começou a pintura em idade precoce, e teve que aprender a criar em meio às seqüelas de seus problemas físicos, que tornavam necessário o uso de um colete especial para a coluna.

3 Sua mãe mandou fabricar um dispositivo especial de apoio para telas e tintas, que a permitiam pintar deitada, com um espelho no teto, para que pudesse criar seus famosos auto-retratos, onde expressava seu mundo interior, seus mais profundos sentimentos e emoções.

4 "Pinto-me a mim mesma porque estou com freqüência sozinha, e porque sou a pessoa a qual melhor conheço".

5 Em 1928, com 21 anos, tendo recuperado a capacidade de se auto-locomover, ela leva suas obras ao famoso muralista Diego Rivera, que a estimulou a continuar seu trabalho como pintora. Um ano mais tarde, os dois se casaram. Sob a influência da obra do marido, adotou o emprego de zonas de cor amplas e simples num estilo propositalmente ingênuo. Procurou na sua arte afirmar a identidade nacional mexicana, e por isto adotava com muita freqüencia trajes do folclore e da arte popular do México.

6 "Acreditavam que eu era surrealista, mas não o era
"Acreditavam que eu era surrealista, mas não o era. Nunca pintei meus sonhos. Pintei minha própria realidade".

7 transformaram-se em sua imagem-símbolo.
Foi ainda de Diego Rivera a idéia de que Frida se vestisse com as roupas tradicionais folclóricas que, junto com as sobrancelhas e buço espessos, transformaram-se em sua imagem-símbolo.

8 O casal tornou-se célebre, foi aclamado em viagens ao exterior, sendo que a obra de Frida logo ganhou independência em relação à do marido. Criou seu estilo único e peculiar. Expôs em Nova Iorque e Paris, tendo sido a primeira artista mexicana a ter suas obras expostas no Museu do Louvre.

9 Mas o relacionamento entre os dois foi extremamente conturbado por infidelidades de ambos os lados...

10 ...e ainda marcado por duas gestações mal-sucedidas em que perdeu os filhos que poderiam ter dado novas alegrias à sua vida.

11 O escritor Carlos Fuentes, grande admirador de Frida disse dela uma vez: "Frida encontrou a maneira de pintar a dor, de permitir-nos ver a dor e, com isso, refletir a dor do mundo…

12 ...ela é a imagem da conquista da adversidade, contra vento e maré, ela representa o que é ser capaz de formar a sua vida e reinventar-se a si mesma e viver plenamente...

13 ...Frida Kahlo é neste sentido o símbolo da esperança, do poder, da capacidade de encher-nos de forças para um setor variado da nossa população que passa por condições adversas".

14 É inegável que diante de todas as adversidades e apesar da dor física e emocional que marcaram sua vida, Frida lutou por seus sonhos, pela felicidade, pela arte e pelo amor.

15 Seu último quadro foi intitulado “Viva a Vida”.

16 Em 13 de julho de 1954, com 47 anos, Frida Kahlo morre devido a uma embolia pulmonar, deixando um legado que ainda impressiona o mundo. Diego Rivera escreveu em sua auto-biografia que o dia da morte de Frida foi o mais trágico de sua vida. Quatro anos após a sua morte, sua casa familiar, conhecida como "Casa Azul", transforma-se no Museu Frida Kahlo.

17 FORMATAÇÃO: CLAUDIA MADEIRA CLAUDIA’SLIDES: http://www.corepoesia.com
TEXTO E IMAGENS: INTERNET SOM: “CONCERTO DE ARANJUEZ, DE RODRIGO, POR ERNESTO CORTAZAR


Carregar ppt "Filha de um fotógrafo judeu-alemão, Guilhermo Kahlo, e de Matilde Calderón y Gonzalez, uma mestiça mexicana, Frida Kahlo nasceu em 1907 no México. Aos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google