O RIO DOURO.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O RELEVO.
Advertisements

Formas de Relevo e Meios Aquáticos
RIO DOURO Como funcionam as comportas
Conservação da natureza:
Património Natural local e regional Rios e Biodiversidade O que é a Biodiversidade? Área de Projecto 5ºD 2010/2011 Realizado por: Inês, Mariana,
Mares e Rios de Israel José Adelson de Noronha.
Os Rios de Portugal Continental
Castelo dos Mouros.
A descoberta do brasil.
O Rio da Integridade Nacional
Geografia – Profº Renan
Principais Rios de Portugal
Rio Sado.
Rios.
Os Rios.
A Dinâmica das Bacias Hidrográficas
TECNOLOGIA Autoria:Damaris Almagro da Silva Pedro.
Potencialidades dos Rios de Portugal
Progressão automática
Os primeiros povos Feito por : Pedro Miguel Gomes Carmo e
Transportes num Mundo em movimento
Progressão automática
Mil Escolas Da Ribeira até à Foz
Índice Introdução Introdução Introdução Introdução -Enquadramento. Teórico; -Enquadramento. Teórico;Enquadramento. TeóricoEnquadramento. Teórico -Localização;
Os Marinhos.
Leonor Guilherme da Costa Almeida 2011©
CRISTA OU INTERFLÚVIO CRISTA OU INTERFLÚVIO Foz.
P BARRA BONITA - ECLUSA CAPA INICIAL COM LEGENDA
O Rio Guadiana.
Professora Marília Pereira
Parques naturais em Portugal
TUNA UNIVERSITÁRIA DO PORTO ONDAS DO DOURO VIA DE CINTURA INTERNA.
Os maiores rios do Norte de Portugal
Colégio de aplicação da UFRGS Nomes: Gabriella J., Francine B., Lucas B., Matheus L e Pedro A. Turma: 82 Professora: Fabiana Serres Matéria: Matematica.
Mariana Afonso Turma: M
Pulo do Lobo No Alentejo profundo… CLICAR.
Rio Minho.
Portugal.
HIDROGRAFIA.
Rio Tejo.
O país dos 'Gabarres' Bienvenu.
Portugal Trabalho de Geografia.
Rio Douro.
RIO DOURO.
RIO DOURO.
RIO DOURO.
O Rio Guadiana.
Rio Mondego.
País Turístico Diana Martins; 1ºM1. Índice Portugal Localização Percursos Gráfico Turismo Almada Diana Martins; 1ºM2.
País Turísticos Andreia Neto Turma N nº11. Índice Portugal Localização Percursos Gráfico Turismo Lisboa Autor Andreia Neto Turma N nº12.
País Turístico Elisabete Moio Turma M.
A vila de Óbidos fica no distrito de Leiria e faz parte da Região de Turismo do Oeste. Esta vila guarda séculos de história dentro das suas muralhas.
Também conhecido como “LÁRIO”. Nome que deriva do latim (Larius Lacus) em termos geográficos é um lago de origem glacial bastante extenso com a.
O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na nos picos da Serra de Urbião e atravessa o norte de Portugal. A foz do Douro é junto às cidades do Porto e.
TRABALHO DE GEOGRAFIA Nomes: Bruna Disegna, nº 04, Bruna Mayumi, nº05, Gabriel Leão, nº09 e Núbia Prieto, nº14, 3ºEM.
OCEANOS E CONTINENTES ASPECTOS FÍSICOS DO MEIO
O contacto entre a terra e o mar FICHA SUMATIVA
O PLANETA TERRA A Terra tem uma forma esférica, achatada nos polos, e nela existem oceanos e continentes. Oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Antártico.
RIO DOURO.
 O rio Douro é um rio que nasce em Espanha na província de Sória, nos picos da Serra de Urbião, a metros de altitude e atravessa o norte de Portugal.
O Rio Tejo.
Principais Rios de Portugal Main Rivers of Portugal
MAR MORTO LOCALIZAÇÃO O Mar Morto é um lago de água salgada situado entre a Jordânia e Israel. É alimentado pelo rio Jordão. Com uma superfície de aproximadamente.
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Principais Rios de Portugal
Os Rios.
Principais Rios de Portugal
Transcrição da apresentação:

O RIO DOURO

O Rio Douro O rio Douro é um rio que nasce em Espanha e desagua no Porto, em Portugal. Versões populares para a origem do seu nome são várias. Uma delas diz que provém do celta dur (água). Outra diz que, nas encostas escarpadas, um rio banhava margens secas e inóspitas. Nele rolavam, noutros tempos, brilhantes pedrinhas que se descobriu serem de ouro. Daí o nome dado a este rio: Douro (de + ouro). Já outra versão diz que o nome do rio deriva do latim duris, ou seja, 'duro', atestando bem a dureza dos seus contornos tortuosos, e das paisagens que atravessa, nomeadamente as altas escarpas das Arribas do Douro, no trecho Internacional do rio, entre Miranda do Douro e Barca d'Alva (Figueira de Castelo Rodrigues). A derivação por via popular do seu nome sugere romanticamente uma ligação a "Rio de Ouro (D'ouro)", mas tal não tem aderência histórica.

Sabias que… É o segundo maior rio de Portugal com um comprimento total de 927 km; em território português, este rio tem apenas 210 km de comprimento e é navegável ao longo de todo esse percurso, graças às cinco barragens que são, hoje em dia, também uma atracção devido ao seu desnível. A Barragem do Carrapatelo tem um desnível no nível da água de 35 metros, um dos maiores desníveis da Europa. Foi este rio, em tempos muito estreito e perigoso, que trouxe prosperidade à região, visto que era através dele que se fazia o transporte do precioso néctar, o Vinho do Porto. Em séculos passados este rio representava um desafio e um perigo para os que nele navegavam. Estava repleto de fortíssimas correntes e pedras meias submersas. Nessa altura apenas um pequeno barco de madeira – o Rabelo – conseguia navegar nestas águas e fazer o transporte do vinho desde o Vale do Douro até à foz, em cujas margens se situam as cidades do Porto e Vila Nova de Gaia. 

Webgrafia Texto tirado de: http://pt.wikipedia.org/wiki/Rio_Douro http://www.douroazul.pt/Rio_Douro-73.aspx Imagens tiradas de: Google Imagens Trabalho realizado por: Tomás Pereira de Almeida Feito no dia: 15/01/2012