Bluetooth Willamys Araújo.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Conectividade.
Advertisements

Tecnologias IrDa e Bluetooth
Transmissão de pacotes
Wi-Fi – IEEE Curso de Rede de Computadores WI-FI Prof. Rafael Sales.
Tecnologias de LAN e topologias de rede
Redes de Computadores Wandreson Luiz Brandino
COMUNICAÇÃO DE INFORMAÇÃO A CURTAS DISTÂNCIAS
AUTOMAÇÃO DE ESCRITÓRIOS
BLUETOOTH André Oquendo Silva Danilo Cunha Frederico Leite Beneti
Bruno Borba Demetrio Carrión
Comunicação de Longa Distância
Redes wireless Aula 08 – Bluetooth Prof. Espec. Diovani Milhorim
Bluetooth e suas aplicações
Placas de Rede Wireless
Redes de computadores: Meios de Transmissão
Modelos de Troca de Dados em Nível Elétrico
Comunicação local Assíncrona
Cabeamento LAN, Hardware de topologia e interface físicos
por Celso Soccol , Igor Poltosi , Régis Araújo , Ricardo Piccoli
Wiimote Grupo: Endrigo Rosa de Carvalho Felipe Groisman Sieben
Tamires Maciel Vitor Barbosa
por Lucas Plautz Prestes Erich Corrêa Lersch
Diego Martins e Felipe Lima
Professor Victor Sotero
Professor Victor Sotero
Professor Victor Sotero
Banda passante do meio físico
Meios físicos de Transmissão de Dados
Visão Geral de Equipamentos de Rede
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Roosevelt de Lima Sardinha
Meios físicos de transmissão
Visão Geral de Meios de Transmissão
Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.
Camada Física e Controle de Acesso ao Meio
Tecnologias de Rede em Telefonia Móvel
AULA 2 – VISÃO GERAL DE CONCEITOS FUNDAMENTAIS
Redes de Banda Larga sem Fios
Introdução teórica A modulação em freqüência consiste na variação da freqüência da portadora proporcionalmente ao sinal de informação. Dado o sinal modulador.
Redes de Computadores.
Visão Geral de Meios de Transmissão
WiMax Worldwide Interoperability for Microwave Access ou Interoperabilidade Mundial para Acesso por Microonda.
Juliano Maia Letícia Conte.  Surgiu para unir tecnologias como celular, headsets,...  1994: a empresa Ericson busca por uma tecnologia de transmissão.
Detalhes Técnicos WiMax vem de Worldwide Interoperability for Microwave Access (Interoperabilidade mundial para acesso de microondas) O nome é a "máscara"
Introdução a redes Wireless
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Aula 1 – Introdução a Redes de Computadores
Índice Modulação Modulação - Portadora Modulação Amplitude Frequência
Bluetooth.
Subcamada de Controle de Acesso ao Meio
Um glossário de termos indispensáveis...
Tópicos Avançados de Redes de Computadores
Entrada e Saída (E/S).
FUNDAMENTOS DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
TRABALHO REALIZADO POR: Ricardo costa
ADRIANA DANIELE DEIVIDIANE FÁBIO ROMERITO LEANDRO
Transmissões de Dados 2014/2015 Comunicação de Dados
Introdução Tecnologia de comunicação “wireless” de curto alcance para dados ou voz Alcance 10 metros ( versão para 100 metros em desenvolvimento ) Largura.
MESTRADO EM ENGENHARIA ELECTROTECNICA E COMPUTADORES SISTEMAS DIGITAIS E INFORMÁTICA INDUSTRIAL.
Bruno Rezende Daniel Luiz Denis Leandro Thiago Paccelle Vânia Pereira.
Ivo Gonçalves <19433> Sónia Gonçalves <19617>
Características, protocolos e funcionamento
CCNA Exploration Camada Física OSI
Hardware de Rede Aula 2 Willamys Araújo.
Bruno Rezende Daniel Luiz Denis Leandro Thiago Paccelle Vânia Pereira.
REDES BLUETOOTH FABRÍCIO SANTOS DE FARO FACULDADE SANTÍSSIMO SACRAMENTO.
Low Power Wifi vs. Bluetooth Low Energy
Componentes: ☺Artur Freitas ☺Marcos Eich ☺Rafael Hocevar
CCNA Exploration Camada Física OSI.
Slots, Placa-Mãe, USB e Fontes. Nomes: Daniel, Dhiego e Otávio.
Transcrição da apresentação:

Bluetooth Willamys Araújo

Introdução O Bluetooth é uma tecnologia que permite uma comunicação : simples, rápida, segura e barata. Essa comunicação pode ser feita entre computadores, smartphones, telefones celulares, mouses, teclados, fones de ouvido, impressoras e outros dispositivos, utilizando ondas de rádio no lugar de cabos. Assim, é possível fazer com que dois ou mais dispositivos comecem a trocar informações com uma simples aproximação entre eles.

O que é Bluetooth?

O que é Bluetooth Bluetooth é um padrão global de comunicação sem fio e de baixo consumo de energia que permite a transmissão de dados entre dispositivos compatíveis com a tecnologia. Para isso, uma combinação de hardware e software é utilizada para permitir que essa comunicação ocorra entre os mais diferentes tipos de aparelhos.

O que é Bluetooth A transmissão de dados é feita através de radiofrequência, permitindo que um dispositivo detecte o outro independente de suas posições, desde que estejam dentro do limite de proximidade.

O que é Bluetooth Para que seja possível atender aos mais variados tipos de dispositivos, o alcance máximo do Bluetooth foi dividido em três classes: Classe 1: potência máxima de 100 mW, alcance de até 100 metros; Classe 2: potência máxima de 2,5 mW, alcance de até 10 metros; Classe 3: potência máxima de 1 mW, alcance de até 1 metro.

O que é Bluetooth Isso significa que um aparelho com Bluetooth classe 3 só conseguirá se comunicar com outro se a distância entre ambos for inferior a 1 metro, por exemplo.

Isso seria interessante?

O que é Bluetooth A distância pode parecer inutilizável, mas é suficiente para conectar um fone de ouvido a um telefone celular pendurado na cintura de uma pessoa. É importante frisar, no entanto, que dispositivos de classes diferentes podem se comunicar sem qualquer problema, bastando respeitar o limite daquele que possui um alcance menor.

Taxa máxima de transmissão O que é Bluetooth Versão do Bluetooth Taxa máxima de transmissão 1.2 1 Mbps 2.0 3 Mbps 3.0 24 Mbps

O Surgimento

O Surgimento A história do Bluetooth começa em meados de 1994. Na época, a empresa Ericsson começou a estudar a viabilidade de desenvolver uma tecnologia que permitisse a comunicação entre telefones celulares e acessórios utilizando sinais de rádio de baixo custo, ao invés dos tradicionais cabos.

O Surgimento O estudo era feito com base em um projeto que investigava o uso de mecanismos de comunicação em redes de telefones celulares, que resultou em um sistema de rádio de curto alcance que recebeu o nome MCLink. Com a evolução do projeto, a Ericsson percebeu que o MCLink poderia dar certo, já que o seu principal atrativo era uma implementação relativamente fácil e barata.

O Surgimento Em 1997, o projeto começou a despertar o interesse de outras empresas que, logo, passaram a fornecer apoio. Por conta disso, em 1998 foi criado o consórcio Bluetooth SIG (Special Interest Group), formado pelas empresas Ericsson, Intel, IBM, Toshiba e Nokia.

O Surgimento Note que esse grupo é composto por dois "gigantes" das telecomunicações: (Ericsson e Nokia), dois nomes de peso na fabricação de PCs : (IBM e Toshiba) e a líder no desenvolvimento de chips e processadores: (Intel). Essa diversidade foi utilizada para permitir o desenvolvimento de padrões que garantissem o uso e a interoperabilidade da tecnologia nos mais variados dispositivos.

O Surgimento A partir daí, o Bluetooth começou a virar realidade, inclusive pela adoção desse nome. A denominação Bluetooth é uma homenagem a um rei dinamarquês chamado Harald Bluetooth (Haroldo Dente-Azul). Um de seus grandes feitos foi a unificação da Dinamarca, e é em alusão a esse fato que o nome Bluetooth foi escolhido, como que para dizer que a tecnologia proporciona a unificação de variados dispositivos. O logotipo do Bluetooth é a junção de dois símbolos nórdicos que correspondem às iniciais de Harald.

O Surgimento

Freqüência e Comunicação

Freqüência e Comunicação O Bluetooth é uma tecnologia criada para funcionar no mundo todo, razão pela qual se fez necessária a adoção de uma freqüência de rádio aberta, que seja padrão em qualquer lugar do planeta. A faixa ISM (Industrial, Scientific, Medical), que opera à freqüência de 2,45 GHz, é a que mais se aproxima dessa necessidade e é utilizada em vários países, com variações que vão de 2,4 GHz à 2,5 GHz.

Freqüência e Comunicação Como a faixa ISM é aberta, isto é, pode ser utilizada por qualquer sistema de comunicação, é necessário garantir que o sinal do Bluetooth não sofra e não gere interferências. O esquema de comunicação FH-CDMA (Frequency Hopping - Code-Division Multiple Access), utilizado pelo Bluetooth, permite tal proteção, já que faz com que a frequência seja dividida em vários canais.

Freqüência e Comunicação O dispositivo que estabelece a conexão vai mudando de um canal para outro de maneira muito rápida. Esse esquema é chamado "salto de frequência“ (frequency hopping). Isso faz com que a largura de banda da frequência seja muito pequena, diminuindo sensivelmente as chances de uma interferência. No Bluetooth, pode-se utilizar até 79 frequências (ou 23, dependendo do país) dentro da faixa ISM, cada uma espaçada da outra por 1 MHz.

Freqüência e Comunicação Como um dispositivo se comunicando por Bluetooth pode tanto receber quanto transmitir dados (modo full-duplex), a transmissão é alternada entre slots para transmitir e slots para receber, um esquema denominado FH/TDD (Frequency Hopping/Time-Division Duplex).

Freqüência e Comunicação No que se refere ao enlace, isto é, à ligação entre o emissor e receptor, o Bluetooth faz uso,basicamente, de dois padrões: SCO (Synchronous Connection-Oriented) e ACL (Asynchronous Connection-Less).

Freqüência e Comunicação SCO (Synchronous Connection-Oriented) Estabelece um link sincronizado entre o dispositivo master e o dispositivo escravo, onde é feito uma reserva de slots para cada um. Utilizado aplicações de envio contínuo de dados, como voz. Não permite a retransmissão de pacotes de dados perdidos.

Freqüência e Comunicação SCO (Synchronous Connection-Oriented) Quando ocorre perda em uma transmissão de áudio, por exemplo, o dispositivo receptor acaba reproduzindo som com ruído. A taxa de transmissão de dados no modo SCO é de 432 Kbps, sendo de 64 Kbps para voz.

Freqüência e Comunicação ACL (Asynchronous Connection Less) Estabelece um link entre um dispositivo master e os dispositivos slave existentes em sua rede. Esse link é assíncrono, já que utiliza os slots previamente livres. Permite o re-envio de pacotes de dados perdidos, garantindo a integridade das informações trocadas entre os dispositivos. Assim, acaba sendo útil para aplicações que envolvam transferência de arquivos, por exemplo. A velocidade de transmissão de dados no modo ACL é de até 721 Kbps.

Redes Bluetooth

Redes Bluetooth Quando dois ou mais dispositivos se comunicam através de uma conexão Bluetooth, eles formam uma rede denominada piconet. Nessa comunicação, o dispositivo que iniciou a conexão assume o papel de master (mestre), enquanto que os demais dispositivos se tornam slave (escravos). Cabe ao master a tarefa de regular a transmissão de dados entre a rede e o sincronismo entre os dispositivos. Cada piconet pode suportar até 8 dispositivos (um master e 7 slave), no entanto, é possível fazer com esse número seja maior através da sobreposição de piconets.

Redes Bluetooth

Redes Bluetooth Link

Redes Bluetooth X Wi-Fi Permiti a intercomunicação de dispositivos próximos utilizando o menor consumo de energia possível (mesmo porque muitos desses dispositivos são alimentados por baterias) e um custo de implementação baixo. Mostra-se mais como um concorrente das tradicionais redes de computadores com fio (padrão Ethernet, em sua maioria). O bluetooth é usado até para montar pequenas redes de computador nas quais não se requer altas taxas de transferência de dados. Refere-se a um tipo de conexão entre computadores, PDAs e até celulares com uma rede sem a necessidade de fios.  Em redes Bluetooth a velocidade máxima é de 24 Mbps Em redes Wi-Fi do tipo 802.11g (que é um dos padrões desta tecnologia), a velocidade pode chegar a 54 Mbps, enquanto as 802.11b se limitam a 11 Mbps.