O que é cultura portuguesa?

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O CORPO HUMANO É UMA CASA!
Advertisements

Um Amor de Verdade. Guilherme.
Mãe, gostas de mim? Gosto de ti até ao céu, meu filho.
Eu Sou Livre OS CEGOS VERÃO POR TI OS MUDOS CANTARÃO OS MORTOS VIVERÃO
Aula: Quinhentismo Profº: Paulo Monteiro Data: 21/02/2005
VIDA CIGANA ( GERALDO ESPÍNDOLA ) OH MEU AMOR, NÃO FIQUE TRISTE SAUDADE EXISTE PRÁ QUEM SABE TER. MINHA VIDA CIGANA ME AFASTOU DE VOCÊ POR ALGUM TEMPO.
CHAMANDO DEUS DE PAI.
Chegamos mais uma vez ao final do ano
FÉ? PARA QUE SERVE?.
SENHOR O PECADO ME ENFRAQUECE, SEM FORÇAS NÃO CONSIGO, EU NÃO VOU CONTINUAR! EU SEI, SÓ O TEU AMOR ME FORTALECE. TE ENTREGO MINHA VIDA, NO TEU AMOR EU.
ETERNIDADE ”DE MIM SÓ FICARÁ AQUILO QUE AQUI EU FIZER”
42 coisas para eu me lembrar de fazer todos os dias da minha vida
DEUS DE PROMESSAS.
Vai lá Roxy!.
QUANTO EU ESPEREI, ANSIOSO QUERIA TE VER, E TE FALAR O QUE HÁ EM MIM, JÁ NÃO PODIA ME CONTER, ME DECIDI SENHOR, HOJE QUERO RASGAR MEU VIVER E TE MOSTRAR.
A rosa sozinha. Por Suellen..
Outros slides em carmenligiapoetisa no
Deus imenso “Vida Reluz”
MÚSICA RITMO DA CHUVA... CANTAM: OS INCRÍVEIS Avanço automático.
Tenho Andado Preocupado
Sempre atentos permanecem em mim
CURATIVOS PARA UM CORAÇÃO PARTIDO
AS COISAS QUE O MUNDO OFERECIA ME IMPEDIAM DE TE ENCONTRAR
NOVA CRIATURA A minha vida é tua vida Tudo que sou é totalmente teu, Senhor O meu presente e meu futuro te entreguei E o meu passado afoguei.
Pra vc amigo , esta linda mensagem ! TE AMO TANTO... Ligue o som
Meu amor é assim Falcão SR
*Se tens que ir*....
Ai Se Eu Te Pego Por: Michel Teló.
Meu Senhor, que me salvaste, Teu, e Teu somente, eu sou; Com Teu sangue me saraste; Glória, glória a Ti Te dou.
Rei Meu.
Hino 467 – “Grandioso És Tu” Luiz Soares
TUDO É DIFERENTE Abraça-me Senhor, não me deixe ir Eu quero estar em teus braços de amor.
PAI, EU SEI QUE O TEU SILÊNCIO SÓ ME BASTA QUE O TEU CALAR DIZ MAIS DO QUE PALAVRAS MAS SABES NO MOMENTO QUE EU PRECISO OUVIR, OUVIR TUA VOZ PAI, EU SEI.
DEUS DE PROMESSAS Sei que os teus olhos sempre atentos
Fabiana Apresenta:.
QUANDO ERGO MEUS OLHOS PRO CÉU
Uma produção - IVOFLORIPA
QUE FOI, POVO MEU, QUE TE FIZ ? JAMAIS TE DEIXEI SEM DEFESA !
Amor & Pecado Fim de semana chegando O meu amor está chorando Porque não posso ficar. O dever está me chamando E já nem sei até quando Irei poder suportar.
Curativos Para Um Coração Partido
1.Deus tem uma programação diária para a minha vida.
DEPOIS QUE CRISTO ME SALVOU, EM CÉU O MUNDO SE TORNOU; ATÉ NO MEIO DO SOFRER É CÉU A CRISTO CONHECER.
Uma produção - IVOFLORIPA
CAMINHAR NA TUA LUZ! COM FÉ EU VOU…
Enamorados....
IMACULADA, MARIA DE DEUS,
PESCADOR, FIXO MEU OLHAR NO HORIZONTE,
PAI.
Maria de Nazaré, Maria me cativou. Fez mais forte a minha fé
Vampiro (Caetano Veloso)
Retire do meu Eu, este ser que consome.
FEZ MAIS FORTE A MINHA FÉ E POR FILHO ME ADOTOU
Me decidi, Senhor, hoje quero rasgar meu viver E te mostrar meu coração, tudo que tenho e sou
Música: Que amor é esse / Autoria: Min. Koynonia de Louvor
Sinalizaremos a sugestão de transição de slides de acordo com o roteiro enviado previamente. Este slide abertura, para a saudação inicial, pode ser utilizado.
Dos Açores para o Brasil 22 de abril de 2015 domingo, 31 de Maio de 2015 «Fado tropical» - CHICO BUARQUE DE HOLLANDA.
Pai Noeli.
Luís, o Poeta, Salva a Nado o Poema
Herança.
Olha! Minha casa como está vazia. Porque tu não vieste me visitar?
Oração de Um Jovem Triste
EU ENCONTREI UM AMOR PERFEITO UM TESOURO ESCONDIDO DIANTE DESSE ALTAR SEU VALOR É MAIOR QUE TUDO, NADA PODERÁ SE IGUALAR.
MAS TEU AMOR ME LIBERTOU
Névoa Névoa Depois era a chuva que caía. Depois era a chuva que caía. Eu respirava fundo sentindo o cheiro da terra molhada para nunca mais esquecer.
AMIZADE VERDADEIRA.
A drama e seu Dono A drama perdida.
MAIS UM DIA.
Ti conhecer,
Transcrição da apresentação:

O que é cultura portuguesa? O que é “Portugal”?

Cultura Portuguesa Fundada na língua (cultura em português) Ou na história comum (traços etnopsicológicos)

Tripla fusão <tribus (terço) reúnem-se para formar nações Portugal: mouros, cristãos e judeus Brasil: índios, europeus e africanos Angola: negros, brancos e mestiços Moçambique: africano, indiano, europeu

Angola Perda das línguas africanas, perda das identidades africanas Identidades genéricas (americanas < cinema, televisão, música, moda).

Colonização Linguística artigos do Decreto nº77, de Norton de Matos, publicados em 1921:  Artigo 1º, ponto 3: É obrigatório, em qualquer missão, o ensino da língua portuguesa; Artigo 1º, ponto 4: É vedado o ensino de qualquer língua estrangeira;  Artigo 2º: Não é permitido ensinar, nas escolas de missões, línguas indígenas.

Línguas nacionais São dezenas. Sobressaem no grupo bantu: Umbundo, Kimbundo, Kikongo, Tshokwe, N`ganguela, Nyaneka, Kwanyama, Luvale, Ovimbundo. (Fiote) - O nome da língua de Cabinda é o Ngoyo ou Woyo, variante do Kikongo.

Atlas Etno-linguístico de Angola POVOS DE ORIGEM BA-NTU (<homen-s) Ambó Ambundu (falam Ki-) N’ganguela Grupo Conguês Herrero Luba  Lunda-Quioco  Nhaneca-Humbe Ovimbundu - Umbundu Xindonga POVOS NÃO BA-NTU Grupo Khoisan: Bosquímanes Cuepes Cuísis

Nações em África Dadas as características do território e da distribuição das tribus, não existia grande comunicação entre regiões nem a nível nacional, porque não havia nível nacional. Os angolanos em geral e os de origem rural em particular, por terem menos contactos externos, não tinham arreigados os conceitos de pátria, bandeira, hino, fronteira comum nem a ideia de unidade nacional.

Pátrias, Nações e Estados Angola, como todos os países africanos, era um todo apenas para a concepção colonial europeia e mais tarde também para os responsáveis políticos nacionalistas. Não existia identidade nacional. Cada grupo étnico apenas conhecia a sua pequena pátria, o reino ou sobado e o vizinho era potencialmente um inimigo, ideia permanentemente inculcada pelas autoridades coloniais que estimulavam as diferenças e as divisões como forma de reinar. (http://www.uaisites.adm.br/iclas/opiniao17.htm)

Fado Tropical >> Chico Buarque Oh, musa do meu fado Oh, minha mãe gentil Te deixo consternado No primeiro abril Mas não sê tão ingrata Não esquece quem te amou E em tua densa mata Se perdeu e se encontrou Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

(Fala do português) "Sabe, no fundo eu sou um sentimental Todos nós herdamos no sangue lusitano uma boa dosagem de lirismo (além da sífilis, claro) Mesmo quando as minhas mãos estão ocupadas em torturar, esganar, trucidar Meu coração fecha os olhos e sinceramente, chora..."

Luso- tropicalismo Com avencas na caatinga Alecrins no canavial Licores na moringa Um vinho tropical E a linda mulata Com rendas do Alentejo De quem numa bravata Arrebato um beijo Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um imenso Portugal

Soneto português -1 "Meu coração tem um sereno jeito E as minhas mãos o golpe duro e presto De tal maneira que, depois de feito Desencontrado, eu mesmo me contesto Se trago as mãos distantes do meu peito É que há distância entre intenção e gesto E se o meu coração nas mãos estreito Me assombra a súbita impressão de incesto

Soneto Português - 2 Quando me encontro no calor da luta Ostento a aguda empunhadora à proa Mas o meu peito se desabotoa E se a sentença se anuncia bruta Mais que depressa a mão cega executa Pois que senão o coração perdoa..."

Identidade de mestiço Guitarras e sanfonas Jasmins, coqueiros, fontes Sardinhas, mandioca Num suave azulejo E o rio Amazonas Que corre Trás-os-Montes E numa pororoca Deságua no Tejo Ai, esta terra ainda vai cumprir seu ideal Ainda vai tornar-se um império colonial