Psicologia Comportamental Aula 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Estava triste, desmotivado, Sua mulher havia deixado de amá-lo
Advertisements

O sapo estava sentado à beira do rio. Sentia- se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
Os Sinais de Pontuação Olá amiguinhos!.
Há sempre uma razão que nós desconhecemos.
ERA UMA VEZ UM HOMEM E UMA MULHER QUE VIVIAM EM UMA CASINHA DE UM REINO BEM DISTANTE.
"Quem Eu Sou Faz a Diferença"
Uma linda idéia a ser imitada......
Assim é a Vida....
Eu acho que a gente vive tão mal, que às vezes a gente precisa perder as pessoas pra descobrir o valor que elas têm. Às vezes as pessoas precisam morrer.
O ESPELHO Uma história de Amor.
Como Se Educa Para a Vida Música: Imagine – John Lennon
O FLORICULTOR Apresentação e Montagem Luiz Carlos Peralva Música
Férias da Pascoa Tiago Santos T-IOSI Nº 15.
Psicologia Comportamental Aula 5
AS CRIANÇAS SÃO PURAS NA FÉ.
Na vida temos que ter atitude.
Animação da Leitura HORA DO CONTO.
A vida é assim... Texto passado por: Regina Petreche Diminuído para Slide por:
Uma linda idéia á ser imitada......
Uma linda ideia a ser imitada...
UM LOBO CULTO Jardim de Infância Calçada – Vermil
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colégio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
O Segredo do Sucesso.
Eufrásia Bica.
PROJETO PEQUENOS LITERATOS
”Luis é o tipo de cara que você gostaria de conhecer”
Um certo homem saiu em uma viagem de avião.
Um Irmão Especial.
O Poder.
Assim é a Vida....
Uma história do oriente
ESPERO QUE ESTA MENSAGEM
Uma professora de Nova York decidiu honrar cada um de seus alunos que estavam por se graduar no colegio, falando-lhes da marca que cada um deles havia.
A Lenda do Mar… Alves Redol Adaptado de Avieiros
VOCÊ DIZ EU TE AMO?.
OS CAMINHOS DE DEUS.
Feito por: Ana Catarina Monteiro Oliveira Nº1 5ºA
Porque alguns profissionais têm mais sucesso que os outros?
O portão do paraíso. Nome: Gabriel Benvenutti
NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS NOSSOS IRMÃOS ANIMAIS Texto de Simone Nardi.
ESCOLHAS… EM LIBERDADE.
Trabalho feito por: Ana Santos nº2 5ºA
História adaptada e formatada por Maria Jesus Sousa
Onde Deus Quer que Eu Esteja
ACREDITE SE QUISER.
Na cidade de São Paulo, numa noite fria e escura de inverno, próximo a uma esquina por onde passavam várias pessoas, um garotinho vendia balas a fim de.
Charges matemáticas.
Um dia, o Rei Salomão pediu a Deus em oração que lhe desse humildade e sabedoria para poder discernir o bem do mal. Em sonho, o Senhor lhe disse que atenderia.
Uma Carta De Amor Uma Carta de Amor.
Era uma vez um rapaz que vivia numa casa branca.
Era uma vez ………….
Era uma vez uma menina chamada Flori.
A Mudança é uma coisa natural. (Desenha ou pinta algumas)
Onde Deus Quer que Eu Esteja. Eu ouvi a história de um trabalhador que nunca conhecerei, mas sei que Deus queria que eu soubesse dessa história!
Estávamos em Nossa 'Água-Viva' (restaurante missionário) do Peru contava, apenas, com cinco meses de existência e naquele dia, uma família viera.
Panorama DA CRIAÇÃO ATÉ JESUS
“Quando, pois, o Senhor veio a saber que os fariseus tinham ouvido dizer que ele, Jesus, fazia e batizava mais discípulos que João (se bem que Jesus.
JONAS BATEU DE FRENTE COM DEUS!
Acredite Se Quiser (Autor desconhecido)     Sempre num lugar por onde passavam muitas pessoas, um mendigo sentava-se na calçada e ao lado colocava uma.
Sei lá, acho que estou finalmente começando a me sentir uma bad girl.
Um senhora chegou em casa, depois de uma das consultas médicas, e disse aos seus familiares:
A verdadeira história da casa 352. Um menino chamado Lucas teve que mudar de casa, para um lugar perto de um vilarejo. Então seus pais estavam procurando.
O Homem e suas tentações: Soluções. 7 Algum tempo depois, a mulher do seu dono começou a cobiçar José. Um dia ela disse: — Venha, vamos para a cama.
MATERIAL COMPLEMENTAR Tema 26: O ideal.
Um monstrinho no jardim…
O Sapo estava sentado à beira do rio. Sentia-se esquisito. Não sabia se estava contente ou se estava triste.
3 REIS MAGOS DOS TEMPOS MODERNOS...
Transcrição da apresentação:

Psicologia Comportamental Aula 4 Bernardo Gomes Agosto 2011

Aula Passada Texto Baum Ainda dúvidas e pouca leitura Hoje: Coersão (introdução) Capítulo 1 e 2 4 M. Sidman: “Coerção e suas Implicações”

Exemplos não Faltam

Do que fala o autor Coersão Controle comportamental Punição Fuga Esquiva PGE

O Mundo Coersivo Muitos exemplos de coerção: A principal maneiras de aprendizagem De cara: o autor se coloca contra a coerção A questão da natureza: ambiente hostil A comunidade hostil

Definição de Coerção “Por coerção eu me refiro a nosso uso da punição e da ameaça de punição para conseguir que os outros ajam como nós gostaríamos E à nossa prática de recompensar pessoas deixando-as escapar de nossas punições e ameaças.” Sidman, 1989

Apresentação de Estímulo Em outras palavras... Apresentação de Estímulo Retirada de Estímulo O comportamento aumenta de probabilidade Reforço + Reforço - diminui de probabilidade Punição + Punição -

Controle Comportamental O Autor questiona o próprio conceito de controle: Para o Behaviorismo estamos SEMPRE sujeitos ao controle pelo ambiente e pelas consequencias de nossos comportamentos Caberia então, compreender quais REGRAS/LEIS governam este controle no lugar de negá-lo ou satanizá-lo

Comportamento Públicos: Andar, comer, escrever Privados: Pensar, prestar atenção, imaginar Ciência do comportamento: Busca Leis que se apliquem a toda conduta dentro de certos limites Objeto: PROBABILIDADE de que uma ação ocorra

Tarefa Reforçada Positivamente Em grupos de cinco observar na estória os principais elementos coercitivos Entregar em folha a parte Reforço: 1 ponto na NP1

(Cascudo, L.C.) O Homem que Pôs um Ovo Um marido tinha uma mulher muito gabola de saber guardar segredo. Vivia dizendo que as outras eram saco rasgado e ninguém podia confiar no juízo dela. Tanto se gabou e se gabou que o marido pensou em fazer uma experiência para ver se a mulher era mesmo segura de língua. Uma noite, voltando tarde para casa, o homem trouxe um grande ovo de pata, que é muito maior do que os da galinha e deitou-se na cama. Lá para as tantas da madrugada, acordou a mulher, todo assustado e pedindo que ela guardasse todo segredo, contou que acabara de pôr um ovo! A mulher só faltou morrer de admiração mas o marido mostrou o ovo e ela acreditou, jurando que nem ao padre confessor havia de dizer o que soubera. Ora muito bem. Pela manhã, assim que o marido saiu para o trabalho a mulher correu para a vizinha e, pedindo segredo de amiga, contou que o marido pusera um ovo na cama e estava todo aborrecido com essa desgraça. A vizinha prometeu que ninguém saberia mas passou o dia contando o caso, ao marido, aos vizinhos, aos conhecidos, sempre pedindo segredo. E como quem conta um conto aumenta um ponto, toda vez que a história passava adiante o ovo ia mudando de número. Primeiro era um, depois dois, depois três. Ao anoitecer já o homem pusera meio cento de ovos. Voltando para casa, o marido encontrou-se com um amigo e este lhe disse que havia novidade naquela rua. - Qual é a novidade? - Não soube? Uma cousa esquisita! Imagine que um morador nesta rua pôs, penso eu, quase um cento de ovos, seu mano! Diz que está muito doente e que cada ovo tem duas gemas. É o fim do mundo. O marido não quis saber quem estava de vigia. Entrou em casa, chamou a mulher, agarrou uma bengala e passou-lhe a lenha com vontade, dando uma surra de preceito, que a deixou de cama, toda doída e com panos de água e sal. Depois o homem saiu contando como o caso começara e a mulher ficou desmoralizada. Por isso é que os antigos diziam que: Quem tiver o seu segredo Não conte a mulher casada Ela conta ao seu marido O marido aos camaradas... (Cascudo, L.C.)  

Próxima Aula Tema: A Punição e seus efeitos Bibliografia Básica: SIDMAN, M. Coerção e suas implicações. Campinas: Editora Livro Pleno, 2003, Cap. 4 e 5.