Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Orações reduzidas Bom Estudo!.
Advertisements

Colocação Pronominal Ilustrada
Exercícios com gabarito
Emprego do verbo.
Emprego dos Modos e Tempos Verbaisz
COLÉGIO DE APLICAÇÃO PROF. JOSÉ DE SOUZA HERDY
Frase: tipos e Polaridade
Sonhei que tinha uma entrevista com Deus...
Verbos – Prova Bimestral
Profª.: Célia Trindade de Araújo e Silva
Palavras que representam os seres ou se referem a eles.
SINAIS DE PONTUAÇÃO EDITO ROMÃO.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Classes Gramaticais.
Colocação Pronominal Fátima Liporage.
primitivo X derivado (piano X pianista)
COLOCAÇÃO PRONOMINAL – USO DOS PRONOMES OBLÍQUOS ÁTONOS DE ACORDO COM A LINGUAGEM FORMAL – ESCRITA E NO CONTEXTO.
O que você deve saber sobre
Orações Subordinadas Adverbiais
Orações Subordinadas Língua Portuguesa.
Orações Subordinadas Substantivas
O que eu também não entendo
Trabalho de Português ENTRE.
PROFESSOR JESWESLEY MENDES
OITAVO IV.
AULA 18 COLOCAÇÃO PRONOMINAL
Próclise, ênclise e mesóclise e as regras de colocação pronominal
Colocação dos pronomes pessoais átonos
PERÍODO COMPOSTO.
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
Colocação Pronominal Os pronomes pessoais átonos (me, te, lhe(s), se, nos, vos,o(s) e a(s) podem estar antes, no meio ou depois do verbo.
PRONOMES PESSOAIS OBLÍQUOS ÁTONOS nos vos os, as,lhes 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaPLURAL me te o,a,lhe 1ª pessoa 2ª pessoa 3ª pessoaSINGULAR.
Profª.: Cristiane Soares e France Sampaio
Prof. Júnior Oliveira O verbo (III).
Frase-Oração-Período
Profª Karen Neves Olivan
VERBOS AULAS - 12 E 13 ARI DE SÁ.
O pronome O pronome.
Uso prático de unidades da Língua Portuguesa
Frase, oração e período.
Colocação Pronominal Profª Giovana B. Schubert.
As Meninas Superpoderosas
Usos dos tempos verbais
Verbo Língua Portuguesa.
Pronome É a palavra que acompanha ou substitui o substantivo, indicando sua posição em relação às pessoas do discurso ou mesmo situando-o no espaço e no.
CLASSES DE PALAVRAS: VERBOS.
DIFICULDADES LINGUÍSTICAS
FLEXÕES VERBAIS.
Colocação pronominal.
PERÍODO COMPOSTO Profª Maiara Cristina Segato
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL DOS PRONOMES OBLÍQUOS
Colocação pronominal dos pronomes oblíquos
colocação dos pronomes oblíquos
COLOCAÇÃO DOS PRONOMES ÁTONOS
Sonhei que tinha marcado uma entrevista com DEUS.
Colocação dos pronomes oblíquos
Próclise Ênclise Mesóclise
Colocação Pronominal Prof-OLAVO MARTINS.
Adverbiais e Substantivas
Colocação Pronominal 8º ano.
Português Professora: Pollyanna Mattos.
COLOCAÇÃO PRONOMINAL Profa. Patrícia 3º EM.
OBSERVAÇÃ O: Para mudar a imagem deste slide, selecione a imagem e exclua-a. Em seguida, clique no ícone Imagens do espaço reservado pra inserir sua própria.
Colocação Pronominal Simone Cerullio.
Laboratório da Língua Classes de Palavras
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
Era uma vez... Um rapaz que era primeiro em tudo... Melhor atleta, melhor estudante, mas... Que nunca soube se tinha sido um bom filho...
COLOCAÇÃO PRONOMINAL.
colocação dos pronomes oblíquos
Transcrição da apresentação:

Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE COLOCAÇÃO PRONOMINAL Próclise – Ênclise – Mesóclise MARTA DUWE

Norma básica de colocação pronominal Apesar de a marchinha de Moacir Franco ter feito muito sucesso e até hoje ser lembrada na época de carnaval, a oração “Me dá um dinheiro aí” não é gramaticalmente aceita. Por quê? Não se pode iniciar uma oração com um pronome pessoal oblíquo. A oração gramaticalmente correta seria: DÊ-ME UM DINHEIRO AÍ.

Ênclise - a posição normal para a Gramática Normativa – pronome depois do verbo Exemplos: Me dá um cigarro (errado) Dá-me um cigarro (correto) Eu o encontrei no baile (errado) Eu encontrei-o no baile (correto) Observação: Embora a construção “Me dá um cigarro” seja de uso corrente no Brasil, a Língua Padrão só aceita a forma lusitana “dá-me um cigarro”.

A ênclise vai acontecer quando: Verbo estiver no imperativo afirmativo: Amem-se uns aos outros. Sigam-me e não terão derrotas. O verbo iniciar a oração: Diga-lhe que está tudo bem. Chamaram-me para ser sócio.

A ênclise vai acontecer quando: O verbo estiver no infinitivo: Eu não quis vangloriar-me. Gostaria de elogiar-te hoje pelo bom trabalho. O verbo estiver no gerúndio: Não quis saber o que aconteceu, fazendo-se de despreocupada. Despediu-se, beijando-me a face. Houver vírgula ou pausa antes do verbo: Se passar no vestibular em outra cidade, mudo-me no mesmo instante. Se não tiver outro jeito, alisto-me nas forças armadas.

Próclise – pronome antes do verbo Usa-se nos casos em que apareçam palavras atrativas que puxem o pronome para frente do verbo. advérbios de negação: Não o vi na festa. conjunções subordinativas e pronomes relativos: Irei ao baile se a encontrar hoje. Outros advérbios: Sempre nos encontramos aqui. palavras interrogativas: Quem lhe pedirá o que precisamos? palavras exclamativas: Como te adoram! orações optativas (exprimem desejo): Deus o ajude, filho! Pronomes indefinidos (alguém, ninguém, tudo, algo,etc.): “Alguém me disse que tu andas novamente/ com novo amor, nova paixão, toda contente...”

Mesóclise – pronome no meio do verbo Só deve ser usada com o verbo no futuro ( do presente ou do pretérito), e se não houver nenhuma palavra atrativa que leve o pronome para a próclise. Dir-te-ei tudo que quiseres saber. (futuro do presente) Dir-te-ia tudo que querias saber. (futuro do pretérito) Não te direi coisa alguma. Palavra atrativa que puxa o pronome para a frente do verbo (próclise).

Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais Quando há uma locução verbal, o pronome pode ser colocado antes, no meio ou depois dos dois verbos, exceto nos seguintes casos: a) nunca depois de particípio; b) Se houver palavra atrativa para próclise, nunca no meio dos dois verbos; Havia lhe perguntado sobre a prova (correto). Havia perguntado-lhe sobre a prova (errado pronome depois do particípio ). Você me vai ajudar (correto). Você vai-me ajudar (correto).

Colocação dos pronomes átonos nas locuções verbais Você me tinha ajudado ( correto) Você tinha-me ajudado (correto) Você tinha ajudado-me ( errado pronome depois de verbo no particípio). Você não me vai ajudar (correto). Você não vai ajudar-me (correto). Você não vai me ajudar (errado palavra atrativa não permitindo o pronome entre os dois verbos ).