APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS PROJETO

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Transcrição da apresentação:

APRESENTAÇÃO DE RESULTADOS PROJETO PHO-13-12172qq

Antecedentes (1/2) Estima-se que globalmente, 1,3 milhão de pessoas morrem anualmente devido a lesões causadas no trânsito, enquanto o total de feridos é calculado em até 50 milhões. Os traumas no trânsito são a primeira causa de mortes na população entre 15-29 anos e implicam graves impactos socioeconômicos, particularmente nos países de média e baixa renda. No Brasil, as mortes no trânsito estão entre as primeiras causas de óbitos por causas externas – a 1ª entre jovens e adultos jovens – e excederam 40 mil casos em 2010, tendo respondido, ainda, por 260 mil internações em 2011, com custos para o SUS da ordem de R$ 200 milhões. Frente a este panorama, a Organização Mundial da Saúde (OMS) recebeu fundos da Bloomberg Philanthropies para coordenar um consórcio internacional de parceiro para implementar, em dez países, medidas voltadas à prevenção das lesões causadas pelo trânsito, no âmbito do projeto denominado Road Safety in Ten Countries (ou “RS-10”). No Brasil, um dos países que compõem o grupo contemplado, a iniciativa recebeu o nome “Projeto Vida no Trânsito”, é coordenada pela Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), que atua como escritório regional da OMS nas Américas, em conjunto com o Ministério da Saúde, sendo o projeto desenvolvido, desde 2010, em cinco capitais: Belo Horizonte, MG; Campo Grande, MS; Curitiba, PR; Palmas, TO; e Teresina, PI. PHO-13-12172qq

Antecedentes (2/2) Como parte de seu mandato no Projeto RS-10, a OMS coordenada ações voltadas ao marketing social, nesta inclusa o apoio à realização de campanhas de prevenção às lesões causadas pelo trânsito. No Brasil, as campanhas têm como foco os fatores de risco “velocidade excessiva/inadequada” e “direção após consumo de bebida alcoólica”. Em 2012, parceiros da OPAS/OMS no Brasil realizaram uma pesquisa junto a grupos focais em duas das cidades contempladas no projeto: Curitiba-PR, e Belo Horizonte-MG. Esta pesquisa consistiu em uma avaliação, pelos grupos focais, de uma série de comerciais de segurança no trânsito com o tema beber e dirigir, veiculados em diversos países, com o intuito de se avaliar a eficácia e adaptabilidade dos vídeos televisivos para a realidade brasileira. As conclusões obtidas no relatório da referida pesquisa subsidiaram a OPAS/OMS no Brasil no desenvolvimento de uma campanha de prevenção à direção sob efeito de bebida alcoólica, em 2012. Para 2014, a OPAS deseja proceder aos mesmos métodos, obtendo elementos que subsidiem uma campanha agora voltada ao tema: “velocidade excessiva/inadequada”. Busca-se, desta sorte, instituições qualificada para o desenvolvimento da pesquisa referência para a campanha. PHO-13-12172qq

AGENDA Introdução Metodologia Resultados Perfil Sociodemográfico Hábitos de direção Avaliação monádica dos comerciais Avaliação comparativa dos comerciais Insights para a campanha local Síntese analítica e principais recomendações PHO-13-12172qq

AGENDA Introdução Metodologia Resultados Perfil Sociodemográfico Hábitos de direção Avaliação monádica dos comerciais Avaliação comparativa dos comerciais Insights para a campanha local Síntese analítica e principais recomendações PHO-13-12172qq

Objetivo do Projeto Obter subsídios para a elaboração de uma campanha de prevenção da prática de velocidade excessiva/ inadequada no trânsito. Para isto foi feita a avaliação de diferentes tipos de mensagens de comerciais de TV sobre dirigir em velocidade excessiva/ inadequada no trânsito, a partir de 7 comerciais indicados pela OPAS/ OMS no Brasil. Os comerciais tratavam do assunto com diferentes tipos abordagem, e foram veiculados em diferentes países. Produto final esperado: A partir dos resultados da pesquisa, pretende-se definir que tipo de mensagem preventiva terá maior resultado junto ao público alvo definido PHO-13-12172qq

Dados da população que constitui o universo do estudo Público Alvo Homens De 18 a 49 anos de idade Condutores de veículos de 2 e/ou 4 rodas Classe social BC Residentes em Teresina (PI) ou Palmas (TO)  Dados da população que constitui o universo do estudo Palmas (TO) Teresina (PI) População residente 228.332 814.230 Índice de Desenvolvimento Humano Municipal - 2010 (IDHM 2010) 0,788 0,751 PHO-13-12172qq

AGENDA Introdução Metodologia Resultados Perfil Sociodemográfico Hábitos de direção Avaliação monádica dos comerciais Avaliação comparativa dos comerciais Insights para a campanha local Síntese analítica e principais recomendações PHO-13-12172qq

Metodologia – avaliação em 2 etapas sequenciais 1ª etapa: Quantitativa 2ª etapa: Qualitativa Avaliação individual dos comerciais, com questionário estruturado, visando captar as reações e avaliações dos participantes sem a interferência do grupo Os comerciais foram apresentados um a um seguindo um rodizio pré-estabelecido Os participantes responderam a um questionário após a apresentação de cada comercial Esta etapa foi realizada antes de começar a Discussão em Grupo Discussão em grupo para uma avaliação aprofundada de cada um dos comerciais, visando o entendimento de seus elemento em dois sentidos: Os mais motivadores à mudança de atitude em relação à pratica de velocidade excessiva / inadequada no trânsito, e que deverão ser utilizados na comunicação brasileira Os menos motivadores à mudança de atitude, e que deverão ser evitados na comunicação brasileira Duração total de cada seção: aproximadamente 2 horas PHO-13-12172qq

Áreas de abordagem da 1ª etapa: quantitativa Para cada comercial foram testadas algumas frases de avaliação em escala de concordância de 5 pontos: ... foi fácil de entender ... me ensinou algo novo ... mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada ... me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo ... me fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada. … faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada. ... chamou a minha atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa. Ao final: Qual dos comerciais incentivaria mais a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada e por que Qual dos comerciais incentivaria menos a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada e por que PHO-13-12172qq

Áreas de abordagem da 2ª etapa: qualitativa Uma breve revisão do hábito de direção e a relação com velocidade, procurando entender a atitude do público em relação a velocidade excessiva e/ou inadequada Avaliação em profundidade de cada comercial, buscando identificar: Entendimento da mensagem geral e específica Tipo de mensagem e apelo: instrutivo vs culpa Elementos mais e menos motivadores em cada um deles Elementos que causam distanciamento, má interpretação da mensagem e deveriam ser evitados Envolvimento com diferentes formatos do comercial: narrativa, representação de uma história Avaliação dos tipos de protagonistas, cenários, situações, falas e outros elementos de execução PHO-13-12172qq

Desenho Amostral Cidade Total Faixa Etária Classe Social Veículo 18 a 29 anos 30 a 44 anos B C Moto Carro Palmas 45 24 21 23 22 Teresina 44 35 9 89 58 31 Os resultados serão analisados no total da amostra e pelos totais por cidade, por faixa etária, classe social e veículo Não serão apresentados os resultados percentuais por faixa etária, classe social e veículo segmentados por cidade, respeitando-se a necessidade estatística de no mínimo 30 casos nestas célula a ser analisada de forma independente. PHO-13-12172qq

Material de Estímulo Os comerciais apresentados para a avaliação dos condutores foram escolhidos pela Organização Panamericana da Saúde. A maioria dos comerciais era de origem estrangeira e foram legendados pela PHO. Para a apresentação a ordem dos 7 comerciais foram rodiziados de forma a prevenir possíveis vieses. WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

Ilustração do Material de Estímulo “Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Dr Richard Gilhome 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) "No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

AGENDA Introdução Metodologia Resultados Perfil Sociodemográfico Hábitos de direção Avaliação monádica dos comerciais Avaliação comparativa dos comerciais Insights para a campanha local Síntese analítica e principais recomendações PHO-13-12172qq

Perfil dos entrevistados Escolaridade Filhos A maioria dos entrevistados tem no mínimo o ensino médio completo (91%) A maior incidência de entrevistados com curso superior ou pós graduação está: Nos usuários de carro (41%) Em Teresina (36%) Na classe B (36%) Na faixa etária de 18 a 29 anos (31%) A metade dos entrevistados (52%) tem pelo menos 1 filho A maior incidência de pais está: Na faixa etária de 30 a 44 anos (91%) Nos usuários de moto (58%) Na classe C (55%) Entre os moradores de Teresina (55%) PHO-13-12172qq

Perfil sócio demográfico: escolaridade Base: 88 casos 1 não respondeu Base: 89 casos P3. Você tem filhos? Sim. Quantos? P4. Qual o seu grau de instrução? PHO-13-12172qq

Perfil Sociodemográfico: Tem filhos Base: 89 casos P3. Você tem filhos? Sim. Quantos? P4. Qual o seu grau de instrução? PHO-13-12172qq

Hábitos de direção A maioria dos participantes utiliza o veículo como meio de deslocamento para o trabalho, escola durante a semana, e dentro do perímetro urbano. Uma minoria utiliza também como ferramenta de trabalho, principalmente os motociclistas Viagens de longa distância em rodovias são mais esporádicas, ficando mais restritas aos finais de semana e férias. Média Semanal: 5,95 Média Semanal: 6,51 Base: 44 usuários de carros Base: 45 usuários de motos P5. Em uma semana comum, com que frequência você costuma dirigir um carro ou outro veículo de quatro rodas (ônibus, van ou caminhão)? P6. Em uma semana comum, com que frequência você costuma conduzir uma moto? PHO-13-12172qq

Comportamento de direção no último mês (%) A ultrapassagem do limite de velocidade no perímetro urbano e a aceleração no semáforo amarelo são as infrações mais recorrentes: cerca de ¾ dos entrevistados cometeram esses atos no último mês. Quase 1/3 dos entrevistados passam no semáforo em vermelho ou não respeitam a placa “Pare” Base: 89 casos Nos últimos dias, você... P7.1. Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na cidade/perímetro urbano? / P7.2. Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na estrada/ rodovia? / P7.3. Acelerou para passar um semáforo quando ele estava amarelo? / Não parou na placa de “Pare” ou quando o semáforo estava vermelho? PHO-13-12172qq

Diferenças no comportamento de direção Tanto na ultrapassagem do limite de velocidade no perímetro urbano, como na aceleração no semáforo amarelo, os condutores mais velhos (30 a 44 anos) são os maiores infratores Nota-se também que os usuários de motos ultrapassam mais o sinal em amarelo do que os de carro E ultrapassar no semáforo vermelho é mais presente na classe B Comparativamente, a infração em Teresina parece ser maior do que em Palmas: Mais casos de aceleração no semáforo amarelo Mais frequente a ultrapassagem da velocidade na estrada/ rodovia Mais presente a prática de passar no semáforo vermelho Enquanto Palmas tem maior incidência de excesso de velocidade Nos últimos dias, você... P7.1. Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na cidade/perímetro urbano? / P7.2. Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na estrada/ rodovia? / P7.3. Acelerou para passar um semáforo quando ele estava amarelo? / Não parou na placa de “Pare” ou quando o semáforo estava vermelho? PHO-13-12172qq

Comportamento de direção no último mês (%) Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na cidade/perímetro urbano Acelerou para passar um semáforo quando ele estava amarelo Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na estrada/ rodovia Não parou na placa de "Pare" ou quando o semáforo estava vermelho Total 76 75 57 29 18 a 29anos 71 69 56 31 30 a 44anos 82 59 27 Classe B 78 74 33 Classe C 77 58 23 Moto Carro 68 30 Palmas 80 53 Teresina 73 61 32 Base: 89 casos Nos últimos dias, você... P7.1. Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na cidade/perímetro urbano? / P7.2. Ultrapassou o limite de velocidade quando estava dirigindo na estrada/ rodovia? / P7.3. Acelerou para passar um semáforo quando ele estava amarelo? / Não parou na placa de “Pare” ou quando o semáforo estava vermelho? PHO-13-12172qq

Atitudes em relação ao limite de velocidade Ultrapassar o limite de velocidade permitido nas vias urbanas é uma prática considerada comum para a maioria Os motivos são inúmeros: costume, correria do dia a dia, falta de paciência, excesso de confiança... O discurso que justifica esse comportamento é que usam o bom senso para saber quando e onde podem dirigir acima dos limites de velocidade: Reduzem em situações de mais risco, como em casos de chuva, passagem de pedestres etc. Mas a maior preocupação de todos é com as multas. Todos conhecem os pontos de fiscalização eletrônica e reduzem a velocidade no local para evita-las “O meu pé é pesado, só diminuo a velocidade mesmo quando vejo um radar. [...] Todos os radares daqui de Teresina é para não pegar ninguém mesmo, todo mundo sabe aonde é os radares [...] tem aqueles móveis também, que só colocam no mesmo lugar.” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) PHO-13-12172qq

Prática de ultrapassar o limite de velocidade 60% dos condutores ultrapassaram o limite de velocidade no perímetro urbano nos últimos 30 dias, pelo menos 1 vez por semana Base: 89 casos P8.1. Nos últimos 30 dias, com que frequência você dirigiu no perímetro urbano acima do limite de velocidade permitida? PHO-13-12172qq

Diferenças de comportamento entre condutores 12% dos entrevistados afirmaram que ultrapassaram o limite de velocidade permitida todos os dias nos últimos 30 dias 38% de 1 a 3 dias na semana Na média, ultrapassam cerca de 17% do limite permitido Este % aumenta entre os mais jovens, de 18 a 29 anos Em Teresina, há algumas vias que favorecem mais a alta velocidade Mas o congestionamento em horário de rush e má conservação do asfalto em algumas vias impossibilitam desenvolver alta velocidade Em Palmas, as vias boas e largas favorecem esse hábito, e todos andam acima do limite estabelecido para as vias urbanas Alguns acreditam que o a velocidade estipulada é inadequada ao fluxo da vida PHO-13-12172qq

O quanto ultrapassou o limite de velocidade Base: 89 casos P8.2. Nos últimos 30 dias, qual foi o máximo de velocidade que você dirigiu acima do limite permitido dentro do perímetro urbano? PHO-13-12172qq

Hábitos de direção - Statements Palmas Teresina “[velocidade máxima permitida de 60 km/h] Se você dirigir a 60 km/h, por incrível que pareça os carros querem passar por cima de você. Eles acham que você está errado e buzina, dá jogo de luz, toca na traseira do carro ali e fica acelerando, freando e botando pressão [...] Se você estiver na velocidade permitida, eles batem atrás da sua moto” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Aqui tem muita reta. É via expressa e rotatória. E a velocidade permitida nessas retas é sessenta quilômetros e não tem muito movimento assim, então o transito flui bastante. Eu acredito que ninguém vai á sessenta” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “(...) a velocidade estipulada que é inadequada. (..) com a fluência no transito, se sente na velocidade inadequada quando está na velocidade da via.” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Geralmente na cidade têm os sensores e o limite é menor [...] tem questão de atraso, questão de fluxo de veículo e você quer chegar mais rápido e o limite geralmente é 70 km, tem via que é 60 km, então você excede” (4 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Em Teresina é assim: de manhãzinha e a noite você anda e pode ultrapassar bacana, mas no horário de pico, que é 6 horas a 8 horas, meu amigo você anda tartaruguinha.” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) PHO-13-12172qq

Velocidade excessiva vs inadequada O conceito de velocidade excessiva é bem assimilado, porém o de velocidade inadequada não é tão claro, exige um tempo de reflexão dos condutores Velocidade Excessiva Velocidade Inadequada Para a maioria, seria pelo menos 10% ou 10 km/h acima do permitido Ou uma velocidade muito alta, a ponto de o motorista não ter controle da direção ou tempo de frenagem Pode ser uma velocidade alta para a condição no momento, independente do limite da via Ou uma condução em velocidade abaixo do permitido, mas na pista da esquerda, ou tão baixa a ponto de atrapalhar o fluxo da via PHO-13-12172qq

Velocidade Inadequada Statements Velocidade Excessiva Velocidade Inadequada “Acima da permitida” (2 rodas, 30-44 anos, Palmas) “Que você não da conta de controlar [...] controle de ver as coisas, e conseguir se defender.” (2 rodas, 30-44 anos, Palmas) “É andar fora do limite” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Eu acho que é depois de 10% do valor (indicado na placa).” (2 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Se você está na porta da escola, e lá está dizendo que é 40 km/h [...] Às vezes, dependendo do fluxo você tem que diminuir um pouquinho e respeitar, porque á qualquer momento a criança pode atravessar” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) “é ser devagar na faixa da esquerda [...] O lado esquerdo tem que estar sempre livre, né?” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) “A inadequada, ela não vai infringir diretamente na lei. É como eu falei, vai do contexto ali” (4 rodas, 30-44 anos, Palmas) “É você andar devagar demais ou rápido demais.” (4 rodas, 18-28 anos, Teresina) PHO-13-12172qq

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) O comercial vai bem, mostra uma situação a que todos estão sujeitos, as pessoas se identificam. Causa impacto por mostrar a situação de uma criança frente à perda da mãe e a culpa de quem provocou o atropelamento As principais mensagens captadas pelos participantes foram: A velocidade excessiva pode causar um acidente Uma simples distração pode causar a morte de uma pessoa É uma situação que pode acontecer com qualquer um A pressa atrapalha, deve-se ter cuidado ao dirigir Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Concordância com as frases estimuladas Média 4,23 Mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,48 Fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada 4,33 Foi fácil de entender 4,37 Chamou a atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa 4,11 Ensinou algo novo 4,04 Faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,07 Deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo 2,33 20% consideram como o comercial que MAIS incentiva a não dirigir em velocidade excessiva * Na média foi excluída a frase: Me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. Base: 89 casos P9. Após ter assistido este comercial, gostaríamos que o(a) sr(a) assinalasse o quanto concorda que este comercial... P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento O comercial consegue passar claramente que o excesso de velocidade é o motivo determinante do acidente. Gera sensação de culpa e mostra as consequências da velocidade excessiva. Pelo discurso dos entrevistados, ele é eficaz pois: Mostra o trauma de se atropelar e matar uma mãe Mostra que a falta de atenção ao dirigir pode provocar danos irreparáveis a si próprio e a terceiros Mostra crianças, o que já nos leva a refletir O pai promete conduzir o veiculo com cuidado e não o faz, ocorrendo assim o acidente Tem apelo por mostrar o carro atingir mãe e filho na calçada Mostra que em caso de acidente, faz muita diferença a velocidade excessiva Acabou tirando a vida de uma pessoa inocente Apesar da tragédia a criança sobreviveu A vida é única e no trânsito pode acabar em uma fração de segundos PHO-13-12172qq P10a. (Mais incentivaria) Por que você escolheu este comercial?

Que elementos sustentam a mensagem É uma situação real, quem assiste se identifica, já passou por situações parecidas É abrangente, não só pra quem dirige carro mas moto também Mostra a família do motorista, a mãe e a criança, o que comove as pessoas Mostra o velocímetro, as placas, deixa claro o erro cometido Mostra as consequências: morte, culpa, trauma PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Que elementos prejudicam a mensagem Elementos de conteúdo Elementos de execução Para alguns o sentimento de culpa em causar mal a um terceiro pode ser menos forte do que se as consequências forem para a própria pessoa Para alguns ficou artificial, foi muito emotivo, gerando distanciamento A atuação do ator muito dramatizada, soando um pouco forçado e pouco espontânea Forma de carregar a criança incomoda, ninguém carrega um bebê daquela forma Não mostra como foi a batida, foi como se cortasse e fosse para o final Não teve áudio de frenagem da batida Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Statements “Se ele tivesse com limite teria dado tempo para ele frear e não bater, mas ele vinha acima da velocidade e não teve atenção de manter a distância e se distraiu falando com o filho. Foi uma série de fatores de imprudência” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Esse aí é o que se encaixa bem pra motoqueiro” (2 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Gostei que mostra a família, a pessoa sai com o filho e o filho dizendo “papai, vai devagar”, e ainda assim ele foi imprudente, não prestou atenção” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “O filho percebeu o obstáculo e ele não, o pai é que deve ir na cadeirinha” (4 rodas, 18-29 anos, Teresinha) “A pressa atrapalha a gente” (4 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Observou-se que, mesmo tendo tempo suficiente, ele já era acostumado com o hábito de andar nessa velocidade e acabou que cometeu um acidente grave” (4 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Ao contrário dos outros vídeos, esse mostra o velocimetro, a placa e a consequência” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo PHO-13-12172qq

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

“10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) O comercial causa impacto principalmente pelas cenas fortes, que mostram uma pessoa sendo atropelada Porém... Passa a impressão de que a culpa do acidente é compartilhada entre o motorista e o pedestre A mensagem de velocidade excessiva é apresentada apenas pelo som da freada, e a questão dos 10K não fica tão clara Mensagens captadas pelos participantes: Se você estiver andando no limite da velocidade, pode evitar um acidente ou diminuir sua gravidade O pedestre deve atravessar na faixa Nem sempre a culpa é só do motorista, houve desatenção do motorista e do pedestre Mesmo com os freios ABS, o motorista não consegue frear a tempo se está em velocidade excessiva Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Concordância com as frases estimuladas Média 4,43 Mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,66 Fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada 4,51 Foi fácil de entender 4,46 Chamou a atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa 4,31 Ensinou algo novo Faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,19 Deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. 2,34 18% consideram como o comercial que MAIS incentiva a não dirigir em velocidade excessiva * Na média foi excluída a frase: Me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. Base: 89 casos P9. Após ter assistido este comercial, gostaríamos que o(a) sr(a) assinalasse o quanto concorda que este comercial... P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada?(RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento O comercial consegue passar que o acidente poderia ser evitado e foca muito bem nas consequências da velocidade excessiva. Apesar disso não gera uma forte sensação de culpa ao motorista por incluir o pedestre na responsabilidade pelo atropelamento Mostra detalhes do que ocorre após um atropelamento O acidente poderia ter sido evitado Forte/ chocante, impressionou Mostra as consequências da direção em velocidade excessiva Vendo o resgate da vítima, a pessoa sente na pele ou imagina como seria estar naquela situação Em caso de acidente, faz muita diferença 10 Km a mais na velocidade Explica que o limite estabelecido em uma via não é por acaso, é estudada para uma eventual situação, onde possa se evitar danos irreversíveis Mostra o excesso de imprudência ao dirigir numa via movimentada acima da velocidade permitida Mostra de modo real o sofrimento causado pelo excesso de velocidade Mostra que o correto é dirigir dentro do limite permitido por lei A vida é um elemento surpresa, nunca se sabe quando algo pode acontecer O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento PHO-13-12172qq P10a. (Mais incentivaria) Por que você escolheu este comercial?

Que elementos sustentam a mensagem Mostra o momento da frenagem e o impacto do carro no pedestre em câmera lenta Homem fora da faixa de pedestre passa uma mensagem não apenas para o motorista Mostra as reais consequências, de forma detalhada, do que aconteceu com a pessoa: as sequelas, traumas ou mesmo a morte As cenas são fortes, mas não geram rejeição por quem assiste A informação de porcentagem do risco de morte com esta velocidade PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Que elementos prejudicam a mensagem Elementos de conteúdo Elementos de execução Não fica clara a culpa do motorista, pois o pedestre também estava errado Mostra a imprudência do pedestre, que atravessou sem olhar para a via O comercial ficou um pouco sensacionalista, não convence muito Impacta mais os motoristas 4 rodas, os motoqueiros não se identificam muito Imagens de acidentes prendem mais a atenção do que relatos de experiências de uma pessoa, no caso o médico O pedestre acaba chamando mais a atenção do que o motorista Não há sinalizações na via Placa indicando a velocidade máxima da via Faixa de pedestres ou semáforo Para alguns é muito técnico, chato e comprido O médico dando o parecer, para os mais velhos passa credibilidade, mas para os mais novos um cirurgião não tem propriedade para falar sobre o tema Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Statements “O cirurgião está falando de um assunto que ele não tem tanta autoridade pra falar, sobre a questão de frenagem e tal. Eu acho que ele não seria apropriado pra falar sobre isso.” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “O médico não quis falar de frenagem, ele estava falando o que acontece com o corpo do cara” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Eu achei interessante o movimento do corpo do rapaz, causou um impacto grande” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Eu achei que ficou bem claro essa questão dos dez km a mais, que isso traumatiza o crânio” (4 rodas, 30-44 anos, Palmas) “O primeiro freou com as duas rodas da frente e o segundo carro freou com as quatro rodas” (4 rodas, 30-44 anos, Palmas) “Esse aí foi mais pra conhecimento, seria mais informação” (4 rodas, 30-44 anos, Palmas) “Foi uma palestra, ele explicou detalhadamente” (2 rodas, 20-44 anos, Teresina) “Ele passa a mensagem de que se está 10km acima da velocidade é muito mais propício para ter acidente (...) mas ao mesmo tempo, qualquer um de nós poderia bater porque a pessoa entra de uma vez numa via que você está indo normal” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Pra nós, motociclistas, não importa a velocidade, vai para o chão do mesmo jeito” (2 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Ele passa uma mensagem direta do que você pode causar na vítima e também do que você pode sofrer, ele mostra os principais danos que iria acontecer” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Eu acho que o maior fator é a desatenção do pedestre e não a velocidade em si” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo PHO-13-12172qq

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) O comercial gera impacto por mostrar a culpa que o protagonista sente e o trauma que carregará para o resto da vida Mas é um pouco confuso, alguns não entendem o começo do comercial As principais mensagens captadas pelos participantes foram: Quanto mais rápido na direção, maior o perigo Deve-se respeitar a legislação e ter atenção enquanto dirige Carro não é brinquedo, a diversão pode ter consequências graves, sejam físicas ou mentais Nunca acreditamos que algo parecido irá acontecer com conosco mas acontece Devemos sofrer as consequências dos nossos atos    Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Concordância com as frases estimuladas Média 4,22 Mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,53 Fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada 4,35 Foi fácil de entender 4,15 Chamou a atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa 4,18 Ensinou algo novo 4,02 Faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,11 Deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo 2,35 17% consideram como o comercial que MAIS incentiva a não dirigir em velocidade excessiva * Na média foi excluída a frase: Me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. Base: 89 casos P9. Após ter assistido este comercial, gostaríamos que o(a) sr(a) assinalasse o quanto concorda que este comercial... P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento O comercial consegue transmitir a mensagem de culpa por ter causado um trauma numa criança, foca nas consequências de um acidente Mostra o trauma que o filho irá levar por toda sua infância, por ter visto sua mãe ser atropelada e morta O que parecia ser uma simples batida, na verdade teve consequências gravíssimas Além de mostrar que o homem é o culpado, o coloca sofrendo consequências daquele ato O motorista do carro da frente estava atento, dando preferência para a senhora e seu filho, e o motorista do outro veículo não O acidente poderia ter sido evitado Mostra as consequências no uso da velocidade excessiva Mostra que a vida é um elemento surpresa, nunca se sabe quando algo pode acontecer Mostra dois jovens saindo para se divertir, e o ocorrido afeta toda a família PHO-13-12172qq P10a. (Mais incentivaria) Por que você escolheu este comercial?

Que elementos sustentam a mensagem Mostra a consequência do ato imprudente do motorista Trauma familiar, criança órfã sensibiliza Mostra a culpa do motorista, o dano psicológico que ele gera É uma situação que pode acontecer com qualquer pessoa O impacto do acidente na vida do personagem durante o comercial Em um primeiro momento é “machão”, egoísta, no outro se sente culpado, triste PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Que elementos prejudicam a mensagem Elementos de conteúdo Elementos de execução Baixa identificação com o protagonista Playboyzinho, que quer se mostrar Só se importa com danos materiais ficando de lado a preocupação com o ser humano Para alguns ficou um pouco forçada a morte da pedestre, o impacto da batida foi pequeno, não teria essa consequência Faltou dar ênfase na velocidade excessiva, o foco foi a culpa (menção pontual) O início do comercial é confuso Não se sabe se o homem foi demitido, saiu da prisão, se é o mesmo homem do acidente o que está no ônibus Não mostra velocidade da via, faixa de pedestre, sinalização Faltou a imagem da pedestre antes do acidente Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Statements “É o comercial da culpa” (2 rodas, 30-44 anos, Palmas) “Parece que ele foi despedido” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Fala da pessoa que faz propositalmente, que gosta de velocidade por diversão e acha que nunca vai acontecer com ele” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Pra mim chamou atenção. Não tem só o dano material, tem o dano físico, social, psicológico...” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Aí tem a questão da direção defensiva, falta de atenção” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Eu acho que o estrago causado daquele impacto não daria pra matar uma pessoa” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “As vezes você pensa que só bateu o carro, foi a primeira impressão que ele teve, porque ele não viu que tinha uma vítima ali” (2 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Só teve um amassadozinho, a cena não teve tanto estrago pra fazer isso com a mulher” (2 rodas, 18-29 anos, Teresina) “A frase final complementa: quanto mais rápido, maior o estrago será” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) O comercial gera impacto por envolver uma criança, mas o excesso de velocidade do motorista não fica claro. Há uma percepção de que a culpa é tanto da ciclista quanto do motorista – o que acaba aliviando um pouco o efeito do erro do motorista As principais mensagens passadas pelo comercial foram: Você tem que ter atenção enquanto dirige Você tem que dirigir por si e pelos outros, a vida de outras pessoas pode estar em risco dependendo de como você dirige A responsabilidade que você assume ao dirigir em alta velocidade Negligência do motorista Não é um acidente quando você age de forma imprudente Imprudência de ciclistas Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Concordância com as frases estimuladas Média 4,25 Mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,48 Fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada 4,43 Foi fácil de entender 4,29 Chamou a atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa 4,17 Ensinou algo novo 4,08 Faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,04 Deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo 2,32 15% consideram como o comercial que MAIS incentiva a não dirigir em velocidade excessiva * Na média foi excluída a frase: Me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. Base: 89 casos P9. Após ter assistido este comercial, gostaríamos que o(a) sr(a) assinalasse o quanto concorda que este comercial... P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento O comercial incentiva uma mudança de comportamento em relação à atenção que se deve ter no trânsito para evitar uma morte, mas não deixa tão clara a questão da velocidade excessiva Mostra diretamente o dano causado Deixa claro que o correto é dirigir dentro do limite permitido por lei e com atenção Dá um alerta de que nem sempre os acidentes são realmente acidentes e sim uma total falta de responsabilidade no trânsito Mexe com os sentimentos, deixa uma sensação de tristeza no coração Mostra que o acidente poderia ter sido evitado É forte/ chocante, impressiona Mostra que faz muita diferença a velocidade excessiva Mostra crianças, mostra que o acidente acabou tirando a vida de uma pessoa inocente, nos leva a refletir A pessoa, quando está ao volante não é responsável apenas pela sua vida, e sim pela vida de todos ao seu redor PHO-13-12172qq P10a. (Mais incentivaria) Por que você escolheu este comercial?

Que elementos sustentam a mensagem A narração é o que dá sentido à peça Sem o locutor, não fica claro que o fator determinante do acidente é a alta velocidade Expressão de desatenção tanto do motorista quanto do ciclista que não olha antes de cruzar a rua Ter uma criança como vítima, pois quem assiste imagina que poderia ser seu filho A cena forte da criança como vítima de atropelamento impacta, mas não gera rejeição PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Que elementos prejudicam a mensagem Elementos de conteúdo Elementos de execução Não ficou claro de quem foi a culpa: alta velocidade do motorista, desatenção do motorista, desatenção do ciclista Na via de mão dupla, a ciclista deveria olhar para os dois lados, evitando o acidente Deveria mostrar o lado da ciclista, falar que ela também estava errada Dramatizou demais, acaba não sensibilizando Não fica clara a relação do acidente com a velocidade excessiva, isto é somente narrado Motorista não soube responder a que velocidade estava, não mostra velocímetro Não tinha sinalização na via Placa PARE, velocidade permitida da via Ficou artificial, a menina parece um boneco Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Statements “Aqui nós temos uma série de fatores que podemos relacionar: a questão da ausência de ciclovia, ausência de sinalização” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Pra mim esse comercial não mostrou nada sobre o excesso de velocidade, mostrou a imprudência do ciclista” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Se não tivesse a narração ninguém ia entender” (2 rodas, 18-29 anos) “A mensagem que fica aí é a alta velocidade e a falta de atenção, e a percepção também do que estava acontecendo. E também não tinha sinalização” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Eu acho que não seria um comercial adequado para exibir em TV aberta, vamos supor, a tarde ou pela manhã, eu acho que não causaria um impacto bom para a criança assistindo” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “O que eu observo é o seguinte: que a propaganda hoje está voltada mais par ao veículo e para o motorista, o pedestre está ficando em segundo plano, deveriam fazer uma pra conscientizar tanto o pedestre quanto o motorista” (4 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Eu entendi que quanto você está acima da velocidade, você assume o risco de matar” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Não é um acidente, é um homicídio. Vai culpando a pessoa, né?” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Tem que tirar o foco da moça de bicicleta” (4 rodas, 30-44 anos, Palmas) Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo PHO-13-12172qq

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

5 - Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) O comercial agrada porque é informativo, fácil de entender e direto Mostra fisicamente a diferença que o excesso de 5km/h pode causar Perde, porém, em impacto, por ser muito técnico e não ter apelo emocional, ficando um pouco maçante As principais mensagens captadas pelos participantes foram: O excesso de 5km/h faz diferença, pode salvar ou acabar com uma vida 5km/h a menos pode evitar um acidente, independente se a pessoa dirige bem ou não Deve-se obedecer à velocidade indicada na via Quanto maior a velocidade, maior a gravidade do acidente Deve-se prestar mais atenção ao velocímetro, em alguns momentos se pensa que está dentro do limite da velocidade, e isto não é o real (pontual) Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Concordância com as frases estimuladas Média 4,35 Mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,54 Fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada 4,43 Foi fácil de entender 4,30 Chamou a atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa 4,38 Ensinou algo novo 4,37 Faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,07 Deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo 1,99 Para 33% dos respondentes, é o comercial que MENOS incentiva a não dirigir em velocidade excessiva * Na média foi excluída a frase: Me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. Base: 89 casos P9. Após ter assistido este comercial, gostaríamos que o(a) sr(a) assinalasse o quanto concorda que este comercial... P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento O comercial traz uma mensagem relevante e que era desconhecida pelos respondentes e agrega conhecimento, como demonstram os depoimentos abaixo: Mostra que em caso de acidente, faz muita diferença 5 Km a mais na velocidade Mostra as consequências no uso da velocidade excessiva Mostra passo a passo como o carro se comporta ao dirigi-lo em alta velocidade Explica que o limite estabelecido em uma via não é por acaso, é estudada para uma eventual situação, onde possa se evitar danos irreversíveis Mostra que o correto é dirigir dentro do limite permitido por lei PHO-13-12172qq P10a. (Mais incentivaria) Por que você escolheu este comercial?

Que elementos sustentam a mensagem Locução explicativa O professor explicando é didático e passa credibilidade Painel de LED, que mostra a velocidade dos carros Comparativo feito entre os dois carros facilita o entendimento e torna crível a mensagem Apresenta a consequência gerada pelo excesso de 5km/h, quando mostra a batida do carro no caminhão PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Que elementos prejudicam a mensagem Elementos de conteúdo Elementos de execução Conteúdo do vídeo é muito técnico, fica cansativo e dispersa a atenção Não é real, é uma simulação, uma situação controlada Gera menos proximidade e chama menos a atenção Perde credibilidade Professor tira a atenção da cena, e ela perde impacto de realidade Não apresenta uma vítima real Somente impacto no caminhão Um carro tem impacto frontal e outro lateral Ambos deveriam ser frontais Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Statements É que se você obedecer a sinalização da via a probabilidade de você sofrer um acidente é mínima.” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Fica claro que a diferença de 5km/h é muito importante” (2 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Ele explica a técnica junto da prática. Bota os dois carros em confronto, um com velocidade acima do outro, o tempo de frenagem é o mesmo e o impacto é totalmente diferente.” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “A questão da informação apenas de km/h, para pessoas que não entendem muito disso, não vão entender quantos metros correspondem a km/h” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “Pra mim é 95%, só acho que os veículos deveriam ter batido no mesmo local e não um no canto e outro no meio” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Ali era uma caminhão, mas se fosse uma pessoa numa bicicleta não seria um perigo só pra mim, mas pro outro também” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Você pode morrer por 5km” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Eu acho que a mensagem do comercial foi: respeite a sinalização” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Peça com caráter mais emotivo, pouco informativo O real motivo do acidente não fica claro e nem todos se identificam com seu conteúdo As principais mensagens passadas foram: Vá devagar e dirija com cuidado para não deixar seus filhos sem pais Reduza a velocidade Preste atenção enquanto dirige Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Concordância com as frases estimuladas Média 4,10 Mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,46 Fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada 4,19 Foi fácil de entender Chamou a atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa 4,00 Ensinou algo novo 3,83 Faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,04 Deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo 2,10 Para 14% dos respondentes, é o comercial que MENOS incentiva a não dirigir em velocidade excessiva * Na média foi excluída a frase: Me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. Base: 89 casos P9. Após ter assistido este comercial, gostaríamos que o(a) sr(a) assinalasse o quanto concorda que este comercial... P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento Ao envolver a família – pais e filhos, mexe com o emocional das pessoas O comercial foca mais no sofrimento, na culpa pelo acidente e pouco na velocidade O que os participantes retém da mensagem: Faz pensar, que meus filhos/ minha família estão me esperando, e por imprudência minha posso não chegar mais em casa Mostra de modo real o sofrimento causado pelo excesso de velocidade Ao mostrar crianças, leva a refletir mais PHO-13-12172qq P10a. (Mais incentivaria) Por que você escolheu este comercial?

Que elementos sustentam a mensagem Placa sinalizando a velocidade máxima da via Mostra as crianças esperando, faz pensar que os próprios filhos podem ficar órfaos e desamparados por um ato como esse Mostra o velocímetro do carro, o espectador sabe que o motorista está excedendo a velocidade PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Que elementos prejudicam a mensagem Elementos de conteúdo Elementos de execução O contexto e a real causa do acidente não fica clara: Estavam saindo da festa? Mulher estava sem cinto de segurança? Por que o carro capotou? Pneu furou? Quem era o culpado? Carro parado? Foi por uma desatenção? O motorista estava bêbado? Se as crianças estivessem no carro, talvez causasse mais impacto Para alguns, a cena do acidente é muito irreal, muito cinematográfica, artificial. Foca mais na destruição do carro do que nas pessoas Não fica claro para todos que o excesso de velocidade foi a causa do acidente Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Statements “É muito frustrante você saber que seu filho está te esperando e você não vai chegar por causa de imprudência” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) “A principal mensagem é: vá devagar pra não deixar chorando quem te espera sorrindo” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Eu não entendi o que aconteceu ali. Ele mostra o excesso de velocidade, mas pra mim não ficou claro o que aconteceu. Porque aparentemente não tinha nada na frente.” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Acho que o contrário seria mais interessante. Mostrar primeiro a consequência e depois as crianças esperando em casa” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “Me pareceu um curta metragem e não uma propaganda” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) “O problema foi a bebida alcoolica e a falta de atenção” (2 rodas, 30-44 anos, Teresina) “É uma via bem larga, bem sinalizada e que ele dormiu e virou o carro” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “O que eu não gostei é que os outros mostram realidade mais de perto, as cenas do dia a dia, esse é mais artificial” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Tem que ter atenção para não afetar a vida de outras pessoas. Deixou dois filhos órfãos.” (4 rodas, 30-44 anos, Teresina) PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Avaliação monádica dos comerciais WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) No Accident" TAC Speed TV ad (Austrália) Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) Parada Resgate – Hospital (Brasil) PHO-13-12172qq

7- Parada Resgate – Hospital (Brasil) O comercial é um pouco confuso e de baixo impacto, pois foca mais no atendimento do que no acidente O que os participantes reproduzem da mensagem: Hoje você pode estar assistindo mas amanhã pode ser você “Esse aí remete a situação: você está de fora hoje, mas amanhã você pode estar dentro daquela situação ali. A pessoa que provocou o acidente, ela não estava muito preocupada com a vida alheia, mas amanhã pode ser ela que está sentindo essa dor ou transmitindo essa dor para um parente dela” (2 rodas, 18-29 anos, Palmas) Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Concordância com as frases estimuladas Média 4,18 Mostra as consequências reais de dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 4,38 Fez refletir sobre o que pode acontecer se eu dirigir um veículo em velocidade excessiva ou inapropriada 4,34 Foi fácil de entender 4,30 Chamou a atenção, eu comentaria sobre esse comercial com outra pessoa 4,06 Ensinou algo novo 4,12 Faz com que eu evite dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada 3,89 Deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo 2,25 Para 32% dos respondentes, é o comercial que MENOS incentiva a não dirigir em velocidade excessiva * Na média foi excluída a frase: Me deixa incomodado/ desconfortável a ponto de não querer assisti-lo. Base: 89 casos P9. Após ter assistido este comercial, gostaríamos que o(a) sr(a) assinalasse o quanto concorda que este comercial... P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada?(RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada?(RU) PHO-13-12172qq

O que, neste comercial, incentiva uma mudança de comportamento Mostrar um caso real de sofrimento e desespero de quem causa um acidente faz refletir Mostra de modo real o sofrimento causado pelo acidente Mostra que a pessoa, quando está ao volante, não é responsável apenas pela sua vida, e sim pela vida de todos ao seu redor Enfatiza o choque que o acidente causará à família com a notícia da morte Mostra a vitima no hospital PHO-13-12172qq P10a. (Mais incentivaria) Por que você escolheu este comercial?

Que elementos sustentam a mensagem Formato de depoimento com imagens reais trazem credibilidade A frase final gera impacto “Não deixe o trânsito mudar a sua história, seja você a mudança no trânsito – PARADA – UM PACTO PELA VIDA” Foco no atendimento médico PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Que elementos prejudicam a mensagem Elementos de conteúdo Elementos de execução Não impressiona tanto por não mostrar o acidente A mensagem não é clara e não tem apelo Qual o papel da mulher, o que ela está fazendo lá - É uma parente? Jornalista? Viu o acidente? Falar de morte de pessoas desconhecidas no trânsito não choca nem gera proximidade com a audiência Não comove tanto, prefeririam que ela fosse a responsável pelo acidente A execução não passa uma mensagem clara Não mostra como foi o acidente que causou a morte da vítima O que aconteceu? De quem é a culpa? Não mostra claramente que o motorista estava em alta velocidade Parece algo montado, apesar de dizer que são cenas reais Os resultados apresentados resumem as colocações feitas pelos participantes nas questões abertas da fase quantitativa e o discurso da discussão em grupo PHO-13-12172qq

Comercial 7 - Statements “A pessoa, ela não era da família, ela só foi ali assistir o atendimento e ficou bastante chocada. Mas não ficou claro se essa pessoa aqui era o motorista ou não” (2 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Não mostra como ele chegou, como aconteceu, e se é pra falar de velocidade, todos os outros realmente falaram. Mostrou de fato a velocidade acontecendo até o momento da batida e esse não trouxe isso” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Seria interessante mostrar o resgate pela equipe do SAMU até o momento do falecimento dele” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Acho que esse é sobre a imprudência do trânsito de forma geral” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Achei deficiente a filmagem. Uma equipe de reportagem, uma pessoa sem proteção, sem nada lá dentro não me convenceu” (4 rodas, 18-29 anos, Teresina) “Esse aí explora ainda mais a morte, né? É mais o sofrimento da morte” (4 rodas, 18-29 anos, Palmas) PHO-13-12172qq Os resultados apresentados resumem as colocações feitas na discussão em grupo

Ranking de preferência entre os comerciais – os que mais incentivariam a uma mudança de comportamento PHO-13-12172qq

Comerciais que mais/ menos incentivariam a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada (%) Base: 89 casos P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) / P11. De todos os comercial que você viu hoje, qual MENOS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

Comerciais que MAIS incentivariam a não dirigir em velocidade excessiva (%) Total 20 18 17 15 10 6 18 a 29 anos 13 29 16 11 7 9 30 a 44 anos 27 14 2 Classe B 22 5 Classe C 23 Moto 4 Carro 21 Palmas Teresina 25 P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

Comerciais que MENOS incentivariam a não dirigir em velocidade excessiva (%) Total 5 9 3 6 33 14 32 18 a 29 anos 11 2 22 20 27 30 a 44 anos   7 43 36 Classe B 26 16 Classe C 10 45 29 Moto 24 Carro 30 39 Palmas 4 44 Teresina 21 P10. De todos os comercial que você viu hoje, qual MAIS incentivaria a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada? (RU) PHO-13-12172qq

Comerciais mais efetivos – principal Os comerciais que MAIS incentivariam a não dirigir em velocidade excessiva, pela escolha dos participantes, são: WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia) (20%) Porque mostra o trauma de se atropelar e matar uma mãe 10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália) (18%) Porque o vídeo mostra com detalhes o que ocorre após um atropelamento The Faster You Go; The Bigger Mess (Nova Zelândia) (17%) Porque mostra o trauma que o filho irá levar por toda sua infância, por ter visto sua mãe ser atropelada e morta Há algumas diferenças de perfil na avaliação das peças: O comercial "WHO:Turkey 3 speeding prevention campaign (Turquia)" vai melhor para pessoas de 30-44 anos Já o comercial "10 Km less” TAC Speed TV Ad 1997 (Austrália)” agrada mais aos mais novos, de 18-29 anos, e a população de Teresina PHO-13-12172qq

Os comerciais menos efetivos Os que, na opinião dos participantes, MENOS incentivariam a uma mudança de comportamento, são: “Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália) (33%) Porque o conteúdo do vídeo é muito técnico, não chamou tanto a atenção Parada Resgate – Hospital (Brasil) (32%) Porque a mensagem não ficou clara, por não ter mostrado como foi o acidente que causou a morte da vítima Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) (14%) Porque de todos é o que menos traz informações explícitas ou novas Há algumas diferenças de perfil na avaliação das peças: O comercial “Slo-MO” TAC Anti Speed TV Ad (Austrália)” agrada mais aos mais velhos, de 30-44 anos, a Classe C e a população de Palmas O comercial Parada Resgate – Hospital (Brasil) agrada mais aos motoristas 4 rodas e a população de Teresina Já o comercial Russian Road Safety Campaign – Waiting (Rússia) vai melhor para os mais jovens, de 18-29 anos e aos motoristas de moto PHO-13-12172qq

As características chave de um comercial que visa: incentivar a não dirigir em velocidade excessiva ou inapropriada O que é mais efetivo O que é menos efetivo Deixar claras as consequências da velocidade excessiva Envolver crianças e a família Mostrar que acidentes nem sempre são acidentes e sim falta de responsabilidade no trânsito Mostrar como dirigir corretamente Apresentar os detalhes durante e após o acidente Ser forte/chocante, mexer com os sentimentos Mostrar que todos estão sujeitos a estas fatalidades A mensagem não ser clara ou não trazer informações novas Ter conteúdo muito artificial / Ser uma simulação ou teste Não mostrar imprudência, irresponsabilidade ou imperícia do motorista Não mostrar claramente que o condutor estava em velocidade excessiva ou inadequada Parecer mais com um programa de TV , algo montado Dar ênfase aos danos materiais Não mostrar imagens do acidente PHO-13-12172qq

Principais características de um comercial que.... Base: 89 casos PHO-13-12172qq P10a. Por que você escolheu este comercial?

Principais características de um comercial que.... Base: 89 casos PHO-13-12172qq P11a. Por que você escolheu este comercial?

AGENDA Introdução Metodologia Resultados Perfil Sociodemográfico Hábitos de direção Avaliação monádica dos comerciais Avaliação comparativa dos comerciais Insights para a campanha local Síntese analítica e principais recomendações PHO-13-12172qq

Síntese analítica dos comerciais apresentados - os mais efetivos Comercial Mensagem pretendida Foco Efetividade do comercial Elementos emocionais que agregam envolvimento Elementos execucionais que sustentam a mensagem Gênero do comercial Pontos negativos WHO:Turkey 3 speeding prevention (Turq) A velocidade excessiva pode causar um acidente e levar a morte de inocentes Culpa Deixa claro que o excesso de velocidade causou o acidente Família, mãe e criança órfã Velocímetro, placa indicativa de limite de velocidade Retrato da realidade Muito dramatizado, parece um pouco falso 10 Km less TAC Speed 1997 (Aus) A diferença de 10 km na velocidade pode evitar ou diminuir a gravidade do acidente Informativo Apresenta o impacto da diferença de 10 km, com detalhes dos efeitos a vítima de atropelamento -- Explicação de um especialista, câmera lenta do acidente, mostrando em detalhes Documentário Falta de sinalização, desatenção do pedestre tira o foco do motorista The Faster You Go; The Bigger Mess (NZ) Quanto mais rápido na direção, maior o perigo Mostra a culpa e trauma por ser responsável pela morte, consequencia do excesso de veolocidade Trauma famíliar, criança órfã que presenciou o acidente Velocímetro Falta sinalização PHO-13-12177qq

Síntese analítica dos comerciais apresentados - os menos efetivos Comercial Mensagem pretendida Foco Efetividade do comercial Elementos emocionais que agregam envolvimento Elementos execucionais que sustentam a mensagem Gênero do comercial Pontos negativos "No Accident" TAC Speed (Aus) Motorista deve ter atenção enquanto dirige Culpa Incentiva a uma maior atenção no trânsito para evitar uma morte, mas não deixa tão clara a questão da velocidade excessiva Interromper a vida de uma criança Narração Retrato da realidade + narração Falta sinalização, desatenção da ciclista tira o foco do motorista “Slo-MO” TAC Anti Speed (Aus) O excesso de 5km/h faz diferença Informativo Mostra a importância da diferença de 5 km, com embasamento técnico -- Painel LED led com velocidade dos veículos, explicação técnica, comparativo entre os carros Documentário Simulação não gera tanto envolvimento Russian Road Safety– Waiting (Rus) Vá devagar e dirija com cuidado para não deixar seus filhos órfãos Não fica claro o motivo específico do acidente Família, deixar os filhos desamparados Velocímetro Retrato da realidade Muito cinematográfico, soa forçado Parada Resgate – Hospital (Br) Hoje você pode estar só assistindo mas amanhã pode ser você Não fica claro o motivo específico do acidente, fala apenas em suposições Sofrimento e desespero da protagonista Cenas reais História ficou um pouco sem sentido-- PHO-13-12177qq

Recomendações para elaboração de um novo comercial O estudo indica que os comerciais apresentados em sua maioria passam bem, mas nenhum, isoladamente, atende aos objetivos pretendidos em sua totalidade. Percebe-se que para a criação de uma campanha brasileira o ideal seria a junção de vários elementos identificados como relevantes e eficazes na mobilização dos condutores a uma mudança de atitude em relação à velocidade excessiva ou inadequada, que podem ser aproveitados de diferentes filmes. Como destaque, ‘WHO:Turkey 3 speeding prevention’ e ‘“Slo-MO” TAC Anti Speed’ são os que melhores elementos oferecem para a elaboração de um novo comercial eficaz e abrangente. PHO-13-12172qq

Recomendações para elaboração de um novo comercial - 1 1- O filme deve ser emocionalmente impactante, para comover o telespectador e mobiliza-lo a uma mudança de atitude O apelo da culpa por se o responsável pela morte de um inocente é o que mais envolve, faz refletir. É importante, porém, que haja um embasamento claro sobre quem foi o culpado para que o condutor não se esquive desta responsabilidade 2- A mensagem do impacto da “pequena” diferença 5-10k/h na gravidade do acidente é uma informação relevante e que agrega valor ao conteúdo da mensagem Não era de conhecimento geral, até porque, segundo o discurso dos participantes, a própria lei dá uma tolerância de 10% do limite da velocidade, dando margens para tal imprudência ao condutor A representação comparativa entre uma situação com excesso de velocidade vs. sem excesso é eficaz A explicação com dados teóricos pode ser usada, desde que de forma sucinta e objetiva, não muito técnica PHO-13-12172qq

Recomendações para elaboração de um novo comercial -2 3- Para que a mensagem seja claramente transmitida, o comercial deve conter os 3 elementos: mostrar o acidente, apresentar a causa, e expor as consequências Deve ficar claro que o excesso de velocidade é a principal causa e potencializador da gravidade das consequências Evidenciar de forma clara a responsabilidade do condutor do veículo no acidente, mostrar a culpa do condutor Envolver a família, principalmente uma criança como vítima direta ou indireta, seja pela perda de sua vida, seja por ficar órfão, para emocionar e comover as pessoas Os sinais visuais, como limite de velocidade da via, velocímetro, faixa de pedestre, placa de “pare”, devem ficar evidentes no vídeo, para reafirmar a imprudência do motorista Na forma de apresentação, adotar o retrato da vida real, que é mais dinâmico, envolvente e menos cansativo PHO-13-12172qq

Recomendações para elaboração de um novo comercial -3 4- Para finalizar, alguns cuidados para não criar ruídos na mensagem, nem más interpretações do conteúdo devem ser observados Não dar margens para desviar a culpa do motorista para falta de atenção do pedestre/ ciclista ao atravessar a via Não pode ser exagerado ou sensacionalista, para não perder a credibilidade do comercial PHO-13-12172qq