.: Concretismo MODERNISMO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ARTE ABSTRATA Prof. Anderson Leitão
Advertisements

Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas.
DIALÉTICA DO CONCRETO POR: KAREL KOSIK. A Dialética A dialética trata da coisa em si, do concreto. Mas a coisa em si não se manifesta imediatamente aos.
ARTE MODERNA DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX NA EUROPA
Impressionismo O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura e deu início às grandes tendências da arte do século.
e Pós-Impressionismo no Brasil.
Impressionismo e Pós- Impressionismo no Brasil.. IMPRESSIONISMO. O Impressionismo foi um movimento artístico que revolucionou profundamente a pintura.
Nomes: Ariane, Bruna Nº 03, 04 Série: 2º ano “A” Profº Cristiane
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
O Concretismo A expressão arte Concreta foi criada em 1930 pelo artista holandês Theo Van Doesburg. N verdade, inicialmente não era usado para designar.
FAÇA UMA BOA APRESENTAÇÃO SEM MATAR A PLATÉIA DE TÉDIO
Movimentos artísticos
Literatura Concreta "Todo o poema é uma aventura planificada"
Os elementos básicos da linguagem visual
Modernismo no Brasil.
Conclusões da Terceira Parte
Fundamentos da Linguagem Visual
Filosofia
Arte e representação.
AMBIENTE MODERNISTA BRASILEIRO.
Arte Déco.
The Persistence of Memory
Artes Gráficas.
O Impressionismo.
Mudanças culturais promovidas pela semana da arte moderna
Como ler uma imagem Análise da Imagem.
ARTE NO COTIDIANO ESCOLAR
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
LEITURA DE IMAGENS.
Cultura Portuguesa das Artes no séc. XIX/XX
Piet Mondrian.
Denise Mizrahi em: Minha mente em cores ....
Aula 03 – Criação de padrões gráficos
O QUE É ARTE?.
Piet Mondrian (1872 – 1944).
3º Bimestre Queridos e queridas, neste terceiro bimestre estudaremos o impacto das artes pós-década de 1950 no Brasil e no mundo. Portanto, este período.
COLLAGE Colagem é a composição feita a partir do uso de matérias de diversas texturas, ou não, superpostas ou colocadas lado a lado, na criação de.
Metodologia do Ensino de Arte
Como fazer a leitura de obra de arte?
Fauvismo é o nome dado à tendência estética na pintura que buscou explorar ao máximo a expressividade das cores na representação pictórica.
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO CURSO: PUBLICIDADE DISCIPLINA: CRIAÇÃO I PROFª Nilcéa Pinheiro.
Aldemir Martins O artista plástico Aldemir Martins nasceu em Ingazeiras, no Vale do Cariri, Ceará em 8 de novembro de A sua vasta obra, importantíssima.
Construtivismo Russo, o neoplasticismo de Mondrian.
Dada.
OP ART A Op Art vem do termo inglês optical art, “arte óptica” – foi iniciada por Victor Vasarely (1908 – 1997). Compõe-se de obras em que figuras geométricas,
Movimentos modernos.
ABSTRACIONISMO Profª Patricia.
UNIDADE 1 OS ANTECEDENTES DO MODERNISMO
Geraldo de Barros: jogo de dados + sobras
Os anos 60 - iconografia.
PIET MONDRIAM holandês - modernista
Instituto Gay Lussac Encontros com a Arte Profª Ana Lúcia Rubens.
Concretismo Arte Concreta
A ARTE DA PRIMEIRA METADE DO SÉCULO XX
EDUCAÇÃO ESTÉTICA E ARTÍSTICA EM CONTEXTO
UM CAVALO COM O CORPO CONTORCIDO, PARECE RELINCHAR.
Impressionismo Ensino Médio.
Impressionismo e Pós-Impressionismo.
HISTÓRIA DA ARTE MODERNISMO
ANÁLISE DAS ARTES PLÁSTICAS A PARTIR DE SEUS ELEMENTOS BÁSICOS DE COMPOSIÇÃO Prof. Magno Anchieta.
SUPERFÍCIE (Dicionário Aurélio): 1 - Extensão duma área limitada 2 - A parte externa dos corpos, face. 3 - Aparência, aspecto 4 -
AULA 6: Composição- sistemas ordenadores Professora: Geórgia Feitosa
Renoir – O Almoço dos Remadores Renoir – Le Moulin de la Galette.
 Holanda no final de 1917  Theo van Doesburg e Mondrian.
Criado por Ana Magalhães Abstração 1907: tese de doutorado do historiador da arte Wilhelm Worringer, Abstraktion und Einfühlung [Abstração e Empatia] –
Revisão II - MAK Expressionismos Sentido mais alargado de “expressionismo” – além dos grupos vanguardistas alemães de Dresden e Munique, e do.
Concretismo e Neoconcretismo Profa. Consuelo Holanda
ABSTRACIONISMO.
Transcrição da apresentação:

.: Concretismo MODERNISMO A Arte Concreta deve ser compreendida como parte do movimento abstracionista moderno Foi criado em 1917 na Holanda por Piet Mondrian , Theo van Doesburg, Gerrit Thomas Rietveld, entre outros. Piet Mondrian: Composição em vermelho, amarelo e azul- 1927

.: Concretismo MODERNISMO Declaramos: A arte é universal. A obra deve ser inteiramente concebida e formada pela mente antes de sua execução. Ela não deve receber nada das propriedades formais da natureza ou da sensibilidade e do sentimentalismo. Queremos excluir o lirismo, a dramaticidade, o simbolismo, etc. O quadro deve ser construído inteiramente a partir de elementos puramente plásticos, isto é, superfícies e cores. Um elemento pictórico não possui outro significado além de “si mesmo” e, portanto, o quadro não tem outro significado além de “si mesmo”. A construção do quadro, bem como de seus elementos, deve ser simples e controlável visualmente. A técnica deve ser mecânica, isto é, exata e antiimpressionista. Esforço visando absoluta clareza.

.: Concretismo MODERNISMO Max Bill recolocará o problema da bidimensionalidade do espaço pictórico introduzido pelo Cubismo ao definir o quadro como suporte sobre o qual a realidade é reconstruída, e passível de ser apreendida de múltiplos ângulos. Assim, com os concretos, a pintura vai se aproximar de modo cada vez mais radical da escultura, da arquitetura e dos relevos. Vassili Kandisky: Pontas no arco - 1927

.: Concretismo MODERNISMO Max Bill – Unidade Tripartida - 1949

.: Concretismo Grupo Ruptura MODERNISMO Grupo Ruptura O ano de 1952 e a exposição do Grupo Ruptura marcam o início oficial do movimento concreto em São Paulo. Criado por Anatol Wladyslaw, Lothar Charoux, Féjer, Geraldo de Barros, Leopoldo Haar, Luiz Sacilotto e liderado pelo artista e crítico Waldemar Cordeiro , o grupo propõe em seu manifesto a "renovação dos valores essenciais das artes visuais", por meio das pesquisas geométricas, pela proximidade entre trabalho artístico e produção industrial, e pelo corte com certa tradição abstracionista anterior.

.: Concretismo MODERNISMO Waldemar Cordeiro Idéia Invísivel - 1956

.: Concretismo MODERNISMO Luís Sacilloto Concreção, 5730 – 1957

.: Concretismo Grupo Neoconcreto MODERNISMO prega a experimentação de todas as linguagens, ainda que no âmbito não-figurativo geométrico opõe uma articulação forte entre arte e vida - que afasta a consideração da obra como "máquina" ou "objeto" -, e uma maior ênfase na intuição como requisito fundamental do trabalho artístico. Fundado por Aluísio Carvão, Carlos Val, Décio Vieira, Ivan Serpa, João José da Silva Costa, Lygia Clark, Lygia Pape e Vincent Ibberson, e ao qual aderem em seguida, Hélio Oiticica, César Oiticica, Elisa Martins da Silveira, Emil Baruch, Franz Weissamann, Abraham Palatnik e Rubem Ludolf .

.: Concretismo MODERNISMO Lygia Clark, Ovo, 1959

.: Concretismo MODERNISMO Lygia Clark, Bicho, 1962

.: Concretismo MODERNISMO Aluísio Carvão – Tema Circular, 1957

.: Concretismo MODERNISMO Hélio Oiticica Vermelho cortando o branco - 1958