A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Piet Mondrian.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Piet Mondrian."— Transcrição da apresentação:

1 Piet Mondrian

2 Quem foi? Pieter Cornelis Mondrian foi um importante pintor modernista holandês. Nasceu na cidade holandesa de Amersfoort em 7 de março de 1872 e faleceu em Nova Iorque, no dia 1 de fevereiro de Mondrian é o fundador da corrente artística conhecida como neoplasticismo.

3 Nascido em uma família aristocrática holandesa em Amersfoort, Piet Mondrian começou a estudar arte em 1892. Suas primeiras paisagens são processados ​​num estilo impressionista, mas, possuem tendências verticais e horizontais acentuadas que prenunciam as suas pinturas. O trabalho de Mondrian começou a mostrar influências do cubismo em 1910 depois de uma exposição no Museu Stedelijk de Amesterdão, que incluiu obras de Picasso e Braque.

4 Em 1912, o artista mudou-se para Paris, onde continuou a refinar o seu estilo, explorando continuamente composições cada vez mais sofisticadas.  Utiliza apenas cores primárias e baseia-se nas suas composições inteiramente em retângulos. Mondrian pintou, composições harmoniosas.

5 Mondrian mudou-se para Nova York em 1940 para escapar das interrupções da Segunda Guerra Mundial. 
Energizado pelo ritmo de vida da cidade, o artista foi extremamente produtivo e completou um grande número de pinturas. Obras tardias de Mondrian, executados durante seus anos em Nova York, de modo a evocar o ritmo acelerado de ruas da cidade.  Ele é considerado por muitos como o fundador da arte abstrata.

6 Principais obras de Mondrian
- Árvores a luz da Lua A árvore vermelha Paisagem A Igreja de Domburg O Moinho Vermelho Evolução Macieira em flor Composição (árvore) Composição com cores B Tabuleiro com cores claras Composição com amarelo Broadway Boogie-Woogie

7 Alguns quadros de Mondrian:
Arvore Vermelha- 1908 Evolução- 1911

8  Macieira em flor  Paisagem

9 Neoplasticismo O termo Neoplasticismo refere-se ao movimento
artístico de vanguarda capitaneado pela figura de Piet Mondrian, relacionado à arte abstrata.

10 Arte abstrata A arte abstrata surgiu no começo do século XX, na Europa, no contexto do movimento de Arte Moderna. O precursor da arte abstrata foi o artista russo Kandinsky. Com pinceladas rápidas de cores fortes, transmitiram um sentimento violento, Kandinsky marcou seu estilo abstraccionista. Outro artista que ganhou grande destaque no cenário da arte abstrata do começo do século XX foi o holandês  Piet Mondrian.

11 CITAÇÕES Piet Mondrian
"A emoção da beleza é sempre obscurecida pela aparência do objeto. Portanto, o objeto deve ser eliminado do quadro." "Para se aproximar do espiritual na arte, ninguém vai fazer tão limitado quanto possível da realidade, porque a realidade se opõe ao espiritual." "Eu não quero fotos, eu quero encontrar as coisas."

12 Sites consultados:


Carregar ppt "Piet Mondrian."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google