Antes e depois do 25 de Abril de 1974

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
UM SÉCULO DE POLÍTICA À PORTUGUESA
Advertisements

PRESIDENCIALISMO E PARLAMENTARISMO
ERA UMA VEZ….
História e Geografia de Portugal
A República faz 100 anos.
A Revolução Liberal de 1820.
25 de Abril de 1974.
A descolonização da África
O 25 de Abril explicado aos mais pequenos…
O 25 de Abril de 1974 Vamos apresentar as causas que levaram ao 25 de Abril de 1974 e mais alguma informação sobre a “Revolução dos Cravos”.
A REVOLUÇÃO LIBERAL DE 1820.
Conhecer o passado para perceber o presente…
O 25 de Abril.
Prof. Everton da silva correa
OTELO SARAIVA DE CARVALHO
A CONSTRUÇÃO DO REGIME DEMOCRÁTICO EM PORTUGAL
Da Queda da Monarquia ao Fim da 1º República
‘‘A Emboscada’’ Anos 60 Grupo ‘‘Os cotas’’
à Instauração da Ditadura Militar
PRINCIPAIS RAZÕES DO DESCONTENTAMENTO DOS MILITARES E DO POVO → A guerra colonial continuava sem solução. → Muitos militares morriam ou ficavam feridos,
O Fascismo na Península ibérica
ESTA É A AFRICA. E SEUS PAÍSES..
Atos 4: Pedro e João ainda estavam falando ao povo quando chegaram alguns sacerdotes, o chefe da guarda do Templo e alguns saduceus. 2 Eles ficaram.
Área de Integração Democracia e cidadania
Implantação da República Portuguesa
Aula n.º 33 A Oposição ao Estado Novo A Guerra Colonial 25 de Abril Independência das Colónias A Constituição de 1976.
Realizado por: Hilário, Vasco e Ricardo. Durante o Estado Novo ouvir rádio podia ser crime. Principalmente se fosse alguma emissora da Europa de Leste,
Obstáculos ao desenvolvimento
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Naturalmente que já ouviste falar no 25 de Abril de 1974, mas provavelmente não conheces os acontecimentos como os teus pais ou os teus avós que viveram.
A conquista da liberdade
História e Geografia de Portugal
História e geografia de Portugal
O 25 de Abril de 1974 História e Geografia de Portugal 2006/2007.
ANÁLISE ÀS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS
Guerra Colonial Trabalho realizado por: Joana Malcato.
Revolução dos cravos 25 abril (1974)
O ESTADO NOVO.
O ESTADO NOVO António de Oliveira Salazar AUTORA / ESCOLA C O L É G I
Formadores: Fernando Guita & Rita Camões
Rouxinol FM Emissão especial 26 de Abril No dia de hoje vamos ter uma emissão especial na rádio da nossa escola. Toda a emissão está relacionada com.
A revolução do 25 de Abril de 1974 A revolução do 25 de Abril de 1974: Os motivos  A conjugação de diversos fatores como a debilidade da oposição política,
Como funciona? Quem decide?
A DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA
A DESCOLONIZAÇÃO E A EMERGÊNCIA DO 3º MUNDO
1 Curso Técnico Administrativo. Antes do 25 de Abril O país vivia mergulhado na tristeza e no medo; Não havia democracia, não se realizavam eleições livres.
A República Trabalho Elaborado por: Fernando Bruno Filipe Francisca.
MASS MÉDIA ANÁLISE AO CANDIDATO - FERNANDO NOBRE.
Alunas: Cida, Juliana, Kevellen , Larhissa & Paula
Por: Bárbara Rêgo e Sara Dias
DESCOLONIZAÇÃO DA ÁFRICA E DA ÁSIA E REVOLUÇÃO CHINESA
De Julho de 1847 a Abril de 1851 De Gramido à Regeneração / 03 / 14.
- NOMES - Gabriel Alves Rodrigo Reichelt William Rodrigues
História Prof. Carlos GEO Grupo SEB
ABRIL 1974.
Feito por: Diogo Braga Manuel Alegre é um escritor, poeta e um membro do Partido Socialista.
Portugal, do autoritarismo à democracia
Rolagem Automática Faixa 9 do CD “Botando a Boca no Trombone 1”
O ESTADO NOVO História e Geografia de Portugal 6.º Ano.
Elementos do grupo: Jamir Lopes Tânia de Pina Elimar Soares Maria Ondina Wagner do Rosário.
PORTUGAL ANTES DE 25 DE ABRIL O Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal, não havia liberdade, as pessoas não podiam dizer o que pensavam nem exprimir.
Entre a Democracia e a Ditadura História do Brasil 5ºAno.
25 de Abril Revolução dos Cravos O Antes, o Momento e o Depois.
O PERÍODO POMBALINO E A CRISE DO SISTEMA COLONIAL PORTUGUÊS
A REVOLUÇAO DOS CRAVOS O 25 de abril.
O 25 DE ABRIL. Quando o Marcello Caetano substituiu Salazar, o povo de Portugal pensou que a situação em que se encontrava o pais iria melhorar, mas esse.
REVOLUÇÃO DE 25 DE ABRIL. 25 de Abril de 1974 REVOLUÇÃO QUE PÔS FIM AO ESTADO NOVO E UMA DITADURA QUE DUROU QUASE MEIO SÉCULO.
25 de Abril de 1974 Diogo Martins Nº7 6ºJ.
25 de abril História.
Democratizar Descolonizar Desenvolver
Transcrição da apresentação:

Antes e depois do 25 de Abril de 1974

ANTES DO 25 DE ABRIL Se recuasse-mos 20 anos antes do 25 de Abril de 1974 não reconheceríamos Portugal. Durante estes anos quem fez parte do governo foi Oliveira Salazar chefe do estado Novo em 1933 e 1968; Américo Tomás Presidente da Republica e Marcelo Caetano chefe do Estado novo entre 1968 e 1974.

Antes do 25 de Abril de 1974, em Portugal não havia liberdade , existia censura , as pessoa não podiam dizer o que pensavam nem exprimir a sua opinião. Existia uma policia politica a PIDE , que controlava os cidadãos , perseguia o povo que dissesse alguma coisa sobre o Governo , nessa altura existiam muitos presos políticos. Portugal estava, envolvido na Guerra Colonial em Angola na Guiné e em Moçambique , encontrava-se isolado da comunidade internacional, muitos dos Portugueses tiveram que partir . Não existia paz, liberdade nem Democracia. Relativamente a informação e as formas de expressão cultural eram controlados não existia eleições livres, a única organização politica e aceite era a União Nacional. A constituição não garantia os direitos dos cidadãos á educação á saúde ao trabalho e a habitação, as manifestações eram proibidas . Os Portugueses viviam descontentes com Governo

DURANTE O 25 DE ABRIL No dia 24 de Abril de 1974 , um grupo de militares comandados por Otelo Saraiva Carvalho preparam uma revolução para derrubar o Governo de Marcelo Caetano . Instalaram secretamente um posto de comando do movimento golpista no quartel da Pontinha em Lisboa, o primeiro sinal combinado pelos golpistas foi transmitir a canção “E depois do adeus “de Paulo de Carvalho ás 22h.15m, o segundo sinal foi ás 0h.20m quando foi transmitida a canção “Grândola vila morena”de José Antunes”que confirmava o golpe e marcava o inicio das operações , Este golpe militar teve a colaboração de vários regimentos militares que desenvolveram a acção concertada.

A historia conta que uma dama ofereceu um cravo vermelho a um militar ,e que ele o colocou no cano da arma, logo de seguida todos os outros militares fizeram o mesmo , tornando-se assim o cravo vermelho o símbolo da revolução. Com o amanhecer as pessoas começaram a juntar-se nas ruas , solidárias com os soldados revoltosos. No dia seguinte forma-se a Junta de Salvação Nacional , constituída por militares, que procederia a um Governo de Transição –MFA Em que consistia o MFA Democratizar, Descolonizar e Desenvolver.

DEPOIS DO 25 DE ABRIL Hoje podemos falar livremente, dizer aquilo com que concordamos e o que não apoiamos. Vivemos num novo Espaço Europeu e temos acesso directo ao mundo sem receio de censura ou perseguições. Vivemos em liberdade , terminou a Guerra Colonial, e as antigas colónias Portuguesas tornaram-se independentes. Vivemos em paz . As eleições são livres , podermos escolher os nossos governos . Vivemos em democracia.

conclusão Ao realizar este trabalho , fiquei com mais conhecimentos sobre a Politica do 25 de Abril. Foi uma mudança muito positiva em todos os aspectos , políticos , económicos, culturais, religiosos , etc. Em relação a politica dos nossos dias ,penso que deveriam ser feitas algumas mudanças , principalmente a nível da corrupção e da justiça para que a nossa politica se torna-se mais perto de uma politica verdadeira e real.