Terra – um planeta com Vida

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Biosfera e ação humana :atmosfera
Advertisements

Fundo: in Oliveira et al. (1999)
O Homem como agente de mudanças ambientais
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
Ciências Naturais 7.º Ano
SISTEMA SOLAR.
BREVE HISTÓRIA DA EVOLUÇÃO DA ATMOSFERA
Poluição Atmosférica Ciências naturais Turma D 8ºAno Autores: Ana Rita
Unidade 2: Terra, um planeta único e especial!
Composição e importância da atmosfera
Planeta Terra Posição do planeta Terra; Presença da atmosfera;
A Terra como um Sistema Conjunto de elementos que interagem entre si, realizando trocas e influenciando-se uns aos outros.
TERRA - UM PLANETA COM VIDA
FÍSICA E QUÍMICA A 10º A.
A Água e a Biodiversidade
O Ciclo da Água E.B1 de Boavista Olheiros
Os astros Prof. Marcelo.
Ciências Naturais 7ºano
Curso de Pedagogia – disciplina: Interação do mundo natural: Ciências da natureza I - Profª Lucia Helena Amim Aula-20 Litosfera.
O universo e o espaço.
TERRA NO ESPAÇO 1. UNIVERSO
REVISÃO P1- 6º Ano Ta feliz? Viva a GEOGRAFIA!.
Sistema Solar.
subsistemas em interacção
Atmosfera terrestre Aula de 24/05/10 de Ciências da Natureza I
O Sistema Solar teve origem há cerca de 4600 milhões de anos.
UNIDADE 2 – NA ATMOSFERA DA TERRA: RADIAÇÃO, MATÉRIA E ESTRUTURA
Origem e evolução das células
O PLANETA TERRA E A ORIGEM DA VIDA
Trabalho de Física.
O SISTEMA SOLAR E A TERRA
Localização da Terra no Universo
Professora: Marise Rabelo
O SISTEMA SOLAR.
Origem dos seres vivos.
(oikos= casa, ambiente; logos=estudo)
CIÊNCIAS DO AMBIENTE Aula 5: ECOSSISTEMAS TERRESTRES
REVISÃO – AVALIAÇÃO MENSAL DE CIÊNCIAS
O que existe no Sistema Solar
Aula 02 Geografia Física Profª. Bruna B. dos Santos PET – HST/MTM
Vamos viajar pelo Espaço!!!
Generalidades Faz parte da Via Láctea Estrela
Sistema Solar.
DESCOBRINDO O CÉU.
Bem Vindos à Astromania !
O Universo e o Sistema Solar
Teorias Modernas sobre a Origem da Vida
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Ciências Naturais – 8.º ano
Subsistemas terrestres
Ciências Naturais – 8.º ano
COLÉGIO NOSSA SENHORA DE LOURDES
Atmosfera: Temperatura, pressão e densidade em função da altitude
Escola E.B. 2,3 Dr. António João Eusébio
A Terra – Um Planeta muito especial
Atmosfera e suas camadas
Níveis de organização dos seres vivos
CICLOS BIOGEOQUÍMICOS
Sistema climático global
Sistema solar Júpiter Sol Saturno Mercúrio Úrano Vénus Neptuno Terra
Terra, um planeta com vida
O SOL. O SOL OS PLANETAS MERCÚRIO Próximo ao Sol. Não apresenta atmosfera. Temperatura 400°C a – 100°C VÊNUS Atmosfera densa com gás carbônico. Presença.
Planeta terra A Terra como um sistema.
A Terra, um Planeta muito especial
Conjunto de elementos ou componentes que se relacionam entre si
Atmosfera: o ar que nos rodeia
Um planeta muito especial.  Tudo o que existe e existirá na Terra e fora dela.  O conjunto de todos os corpos celestes e toda a matéria.
A Geologia, os Geólogos e os seus Métodos
Transcrição da apresentação:

Terra – um planeta com Vida » Ciências da Natureza 7º ano Terra – um planeta com Vida

Terra – um planeta com Vida - Sistema Solar e Universo O Universo é formado por uma imensa vastidão de espaço, no qual se encontram as galáxias, com estrelas, planetas e outros corpos celestes.

Terra – um planeta com Vida - Sistema Solar Encontra-se na Via Láctea, uma galáxia com forma espiral. É composto por um conjunto de corpos celestes que incluem o Sol, os planetas, os asteroides, os cometas e os meteoroides. Também existem gases e poeiras.

Terra – um planeta com Vida - Sistema Solar O Sol é a única estrela do nosso Sistema Solar, estando no seu centro, com os restantes astros a orbitar à sua volta. No Sistema Solar há oito planetas principais: • Planetas interiores (telúricos ou rochosos) – incluem Mercúrio, Vénus, Terra e Marte, e são essencialmente formados por material rochoso. • Planetas exteriores (gasosos) – são planetas de elevadas dimensões, formados essencialmente por gases como o hidrogénio e o hélio (Júpiter e Saturno) ou gelo, amónia e metano (Urano e Neptuno).

Terra – um planeta com Vida - Sistema Solar Cometas: corpos celestes de reduzidas dimensões que possuem uma órbita excêntrica, com forma oval alongada, que os leva a aproximarem-se do Sol e depois a afastarem-se. Asteroides: pequenos corpos celestes formados por material rochoso. A maioria dos asteroides do Sistema Solar encontram-se na cintura de asteroides, que se localiza entre Marte e Júpiter. Meteoroides: fragmentos de material celeste que se encontram no espaço (por exemplo um rasto de um cometa). Se o fragmento for suficientemente grande pode atingir a superfície da Terra. Passa então a designar-se por meteorito e pode formar uma cratera de impacto

Terra – um planeta com Vida - Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra O aparecimento da Vida resultou das características particulares da Terra. Formação da Terra há cerca de 4600 M.a. Formação de uma atmosfera primitiva. A atmosfera primitiva foi importante, pois permitiu: • manter as temperaturas mais constantes à superfície da Terra, devido ao efeito de estufa gerado por alguns gases. • reduzir o impacto de meteoritos, pois os de menor dimensão passaram a desagregar-se ao atravessar a atmosfera.

Terra – um planeta com Vida - Condições que permitiram o aparecimento da Vida na Terra Arrefecimento da Terra. O vapor de água libertado pelos vulcões condensou, originando água no estado líquido. A água acumulou-se em bacias, formando lagos e oceanos. A água no estado líquido é vital à Vida, pois os organismos são formados por mais de 50% de água. Os primeiros organismos alteraram a composição da atmosfera primitiva (por exemplo, libertaram elevadas quantidades de oxigénio que originou o ozono).

Terra – um planeta com Vida - Como evoluiu a Vida na Terra?

Terra – um planeta com Vida - Como evoluiu a Vida na Terra? As características que permitiram o aparecimento de Vida na Terra e a sua evolução foram: Posição no Sistema Solar – permitiu que a Terra recebesse a quantidade ideal de energia solar. Tamanho do planeta – As dimensões da Terra permitiram a retenção dos gases libertados pelos vulcões, formando uma atmosfera primitiva. Dinâmica interna – A dinâmica do planeta criou uma crusta sólida aquando do arrefecimento e onde ocorreu vulcanismo. Camada de ozono – os primeiros organismos fotossintéticos libertaram oxigénio para a atmosfera que se acumulou e formou a camada de ozono. Esta filtra parte dos raios ultravioleta que são prejudiciais aos organismos, facilitando a conquista do meio terrestre.

Terra – um planeta com Vida - Biodiversidade É definida como sendo toda a variedade de seres vivos que existe.

Terra – um planeta com Vida - Biodiversidade A biodiversidade tem variado ao longo do tempo. Quando ocorre uma extinção em massa a biodiversidade diminui. No entanto, após uma extinção em massa o número de espécies aumenta de forma rápida. Número de espécies que conhecemos.

Terra – um planeta com Vida - Biodiversidade Embora a biodiversidade tenha aumentado nos últimos milhões de anos, a ação do Homem levou à sua diminuição nos últimos milénios.

Terra – um planeta com Vida - Célula – Unidade de Vida Todos os organismos são constituídos pela mesma unidade fundamental (a célula) e são formados pelos mesmos compostos químicos, como por exemplo as proteínas, os lípidos e o DNA (material genético). v Biosfera Parte da Terra que contém os organismos Ecossistema Conjunto formado por todos os seres vivos e o meio que habitam e as relações que se estabelecem entre eles e o meio Comunidade Todas as populações que vivem num determinado ambiente(bisontes,plantas,etc.) População Grupo de organismos de uma espécie e que habitam a mesma área. Organismo Ser vivo individual Sistema As células formam tecidos, órgãos e sistemas de órgãos(ex., o sistema nervoso). Célula É a unidade fundamental da Vida Molécula Composto químico que constitui as células de todos os organismos.

Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Os organismos podem ser constituídos por: apenas uma célula – unicelulares mais do que uma célula – multicelulares.

Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Membrana plasmática DNA Membrana plasmática Núcleo Núcleo Cloroplasto DNA Citoplasma Mitocôndria Parede celular DNA Vacúolo Célula procariótica Células eucarióticas

Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Células procarióticas São as mais simples. Não possuem núcleo. O seu DNA está disperso no citoplasma. Todos os organismos formados por células procarióticas pertencem ao Reino Monera e são unicelulares, nomeadamente as bactérias. Bactérias Bactérias

Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Células eucarióticas Possuem membranas internas, que formam um núcleo onde se encontra a maioria do DNA. Possuem organelos (por exemplo, as mitocôndrias). Os organismos que pertencem aos Reinos Protista, Fungi, Animalia e Plantae são todos formados por células eucarióticas. (A) – Células vegetais (B) – Células animais (C) – Protista

Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Como as células possuem dimensões muito reduzidas, necessitamos de usar o microscópio para as observar.

Terra – um planeta com Vida - Que tipos de organismos e células existem? Seres vivos são todos formados por podem ser Células Unicelulares (bactérias, protistas e alguns fungos) Multicelulares (fungos, plantas e animais) podem ser Procarióticas Eucarióticas formadas por são formadas por (entre outras) são Membrana plasmática Menos complexas Membrana plasmática Citoplasma Mais complexas Citoplasma Núcleo Mitocôndrias, vacúolos, cloroplastos

Terra – um planeta com Vida A Terra é um sistema que funciona como um conjunto integrado de elementos com uma função específica. É formada pelos subsistemas terrestres: a biosfera, a atmosfera, a litosfera e a hidrosfera. Biosfera Inclui todos os organismos vivos terrestres e a matéria orgânica não decomposta. A biosfera ocupa habitats muito variados, desde a superfície terrestre à atmosfera e aos fundos oceânicos. Estão a ser descobertos organismos em fraturas rochosas a vários quilómetros de profundidade, o que expande ainda mais os limites deste subsistema. Camada de gases que rodeia a Terra, desde a superfície até aos 700 km de altitude. É formada essencialmente por azoto e oxigénio. Também possui vapor de água, dióxido de carbono e outros gases, como o metano e o ozono. A atmosfera funciona como barreira ao excesso de energia solar e cria o efeito de estufa, importante para manter a temperatura estável. A camada de ozono funciona como filtro, reduzindo a quantidade de raios ultravioleta que atinge a superfície. Atmosfera Litosfera É a componente sólida do planeta, incluindo as rochas e os produtos da sua alteração. A litosfera, ou geosfera, é o subsistema que serve de suporte físico à Vida na Terra e é fonte de materiais para os seres vivos. O solo faz parte da litosfera. Hidrosfera Inclui toda a água que existe na Terra (oceanos, rios, lagos, água subterrânea, gelo e neve). A água que está nos organismos e o vapor de água não pertencem à hidrosfera, pois fazem parte dos subsistemas biosfera e atmosfera, respetivamente.

Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres

Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres Atmosfera↔Litosfera – os vulcões emitem muitos gases que se encontravam na litosfera. Estes gases acumulam-se na atmosfera e permitiram criar, no passado, a atmosfera primitiva. Por sua vez, o vento pode ser um agente erosivo, alterando as rochas da litosfera.

Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres Atmosfera↔Biosfera – muitos organismos dependem de gases presentes na atmosfera (por exemplo, do oxigénio). Em resultado da sua atividade, os seres vivos libertam gases para a atmosfera e alteram a sua composição.

Terra – um planeta com Vida - Principais interações entre os subsistemas terrestres Atmosfera↔Hidrosfera – a água do subsistema hidrosfera pode evaporar e fazer parte da atmosfera. Por sua vez, o vapor de água da atmosfera pode condensar e originar precipitação (água, gelo ou neve)

Terra – um planeta com Vida Litosfera↔Biosfera – As plantas e outros organismos absorvem sais minerais do solo e alteram a composição deste. Por sua vez, após a sua morte, a matéria orgânica é decomposta, originando matéria mineral. Muitas rochas são formadas pela acumulação de restos de organismos (a acumulação de restos vegetais pode originar os carvões).

Terra – um planeta com Vida Principais interações entre os subsistemas terrestres Litosfera↔Hidrosfera – a água é um importante componente de algumas rochas, e ao circular na litosfera retira materiais que passam para a hidrosfera.

Terra – um planeta com Vida Principais interações entre os subsistemas terrestres Biosfera↔Hidrosfera – a água presente na hidrosfera é absorvida pelos organismos e é o principal componente destes. Por sua vez, o vapor de água perdido na transpiração dos seres vivos influencia a atmosfera.

Terra – um planeta com Vida As interação dos subsistemas são importantes na definição dos ecossistemas. Estes correspondem aos organismos que habitam uma determinada área e o ambiente que os rodeia, nomeadamente o ar, o solo, a água e a radiação solar, bem como as interações entre todos eles.

Terra – um planeta com Vida Síntese final A Terra é o único planeta do Sistema Solar em que se conhece Vida. As características que permitiram o aparecimento de Vida na Terra e a sua evolução foram: – Posição no Sistema Solar – permitiu que a Terra recebesse a quantidade ideal de energia solar. – Tamanho do planeta – as dimensões da Terra permitiram a retenção dos gases libertados pelos vulcões, formando uma atmosfera primitiva. – Dinâmica interna – a dinâmica do planeta criou uma crusta sólida aquando do arrefecimento, onde ocorreu vulcanismo. – Camada de ozono – os organismos fotossintéticos libertaram oxigénio para a atmosfera, que se acumulou e formou a camada de ozono. Esta camada filtra parte dos raios ultravioleta, que são prejudiciais para muitos organismos, facilitando a manutenção da Vida. A célula é a unidade estrutural e funcional de todos os seres vivos (biodiversidade).

Terra – um planeta com Vida A biodiversidade pode ser vista macroscopicamente nos diferentes ambientes. Também existe uma grande biodiversidade ao nível dos microrganismos que habitam, por exemplo, uma gota de água de um charco. As células procarióticas não possuem o seu DNA num núcleo, estando disperso pelo citoplasma. Todos os seres formados por células procarióticas são unicelulares e pertencem ao Reino Monera. São os organismos mais primitivos e simples. As células eucarióticas são mais complexas e possuem o seu material genético num núcleo. Possuem organelos celulares, como por exemplo as mitocôndrias. As células vegetais possuem parede celular, cloroplastos e, no geral, um vacúolo grande. Estas estruturas não existem nas células animais. A Terra é um sistema, formado pelos subsistemas atmosfera, hidrosfera, litosfera e biosfera, entre os quais ocorrem trocas de matéria e energia.