Programação com sockets

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Transcrição da apresentação:

Programação com sockets Meta: aprender a construir aplicações cliente/servidor que se comunicam usando sockets uma interface (uma “porta”), local ao hospedeiro, criada por e pertencente à aplicação, e controlado pelo SO, através da qual um processo de aplicação pode tanto enviar como receber mensagens para/de outro processo de aplicação (remoto ou local) socket API Sockets apareceu no BSD4.1 UNIX em 1981 são explicitamente criados, usados e liberados por apls paradigma cliente/servidor dois tipos de serviço de transporte via API Sockets datagrama não confiável fluxo de bytes, confiável 2b: Camada de Aplicação

Programação com sockets usando TCP Socket: uma porta entre o processo de aplicação e um protocolo de transporte fim-a-fim (UDP ou TCP) Serviço TCP: transferência confiável de bytes de um processo para outro controlado pelo programador de aplicação controlado pelo programador de aplicação processo TCP com buffers, variáveis socket processo TCP com buffers, variáveis socket controlado pelo sistema operacional controlado pelo sistema operacional internet estação ou servidor estação ou servidor 2b: Camada de Aplicação

Programação com sockets usando TCP Cliente deve contactar servidor processo servidor deve antes estar em execução servidor deve antes ter criado socket (porta) que aguarda contato do cliente Cliente contacta servidor para: criar socket TCP local ao cliente especificar endereço IP, número de porta do processo servidor Quando cliente cria socket: TCP cliente cria conexão com TCP do servidor Quando contatado pelo cliente, o TCP do servidor cria socket novo para que o processo servidor possa se comunicar com o cliente permite que o servidor converse com múltiplos clientes Endereço IP e porta origem são usados para distinguir os clientes (mais no cap. 3) ponto de vista da aplicação TCP provê transferência confiável, ordenada de bytes (“tubo”) entre cliente e servidor 2b: Camada de Aplicação

Comunicação entre sockets 2b: Camada de Aplicação

Jargão para Fluxo (Stream) Um fluxo (stream) é uma seqüência de caracteres que fluem de ou para um processo. Um fluxo de entrada é conectado a alguma fonte de entrada para o processo, por exemplo, teclado ou socket. Um fluxo de saída é conectado a uma fonte de saída, por exemplo, um monitor ou um socket. 2b: Camada de Aplicação

Programação com sockets usando TCP Exemplo de apl. cliente-servidor: cliente lê linha da entrada padrão (fluxo doUsuário), envia para servidor via socket (fluxo paraServidor) servidor lê linha do socket servidor converte linha para letras maiúsculas, devolve para o cliente cliente lê linha modificada do socket (fluxo doServidor), imprime-a Processo cliente Fluxo de entrada: Seqüência de bytes recebidos pelo processo Fluxo de saída: Seqüência de bytes transmitidos pelo processo Socket cliente TCP 2b: Camada de Aplicação

Interações cliente/servidor usando o TCP Servidor (executa em nomeHosp) Cliente cria socket, porta=x, para receber pedido: socketRecepção = ServerSocket () TCP setup da conexão fecha socketConexão lê resposta de socketCliente cria socket, abre conexão a nomeHosp, porta=x socketCliente = Socket() aguarda chegada de pedido de conexão socketConexão = socketRecepção.accept() Envia pedido usando socketCliente lê pedido de socketConexão escreve resposta para socketConexão 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (TCP) import java.io.*; import java.net.*; class ClienteTCP { public static void main(String argv[]) throws Exception { String frase; String fraseModificada; BufferedReader doUsuario = new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); Socket socketCliente = new Socket(”nomeHosp", 6789); DataOutputStream paraServidor = new DataOutputStream(socketCliente.getOutputStream()); Cria fluxo de entrada Cria socket de cliente, conexão ao servidor Cria fluxo de saída ligado ao socket 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (TCP), cont. Cria fluxo de entrada ligado ao socket BufferedReader doServidor = new BufferedReader(new InputStreamReader(socketCliente.getInputStream())); frase = doUsuario.readLine(); paraServidor.writeBytes(frase + '\n'); fraseModificada = doServidor.readLine(); System.out.println(”Do Servidor: " + fraseModificada); socketCliente.close(); } Envia linha ao servidor Lê linha do servidor 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (TCP) import java.io.*; import java.net.*; class servidorTCP { public static void main(String argv[]) throws Exception { String fraseCliente; StringfFraseMaiusculas; ServerSocket socketRecepcao = new ServerSocket(6789); while(true) { Socket socketConexao = socketRecepcao.accept(); BufferedReader doCliente = new BufferedReader(new InputStreamReader(socketConexao.getInputStream())); Cria socket para recepção na porta 6789 Aguarda, no socket para recepção, o contato do cliente Cria fluxo de entrada, ligado ao socket 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (TCP), cont DataOutputStream paraCliente = new DataOutputStream(socketConexão.getOutputStream()); fraseCliente= doCliente.readLine(); fraseEmMaiusculas= fraseCliente.toUpperCase() + '\n'; paraClient.writeBytes(fraseEmMaiusculas); } Cria fluxo de saída, ligado ao socket Lê linha do socket Escreve linha ao socket Final do laço while, volta ao início e aguarda conexão de outro cliente 2b: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Roteiro 2.1 Princípios dos protocolos da camada de aplicação 2.2 Web e HTTP 2.3 FTP 2.4 Correio Eletrônico SMTP, POP3, IMAP 2.5 DNS 2.6 Compartilhamento de arquivos P2P 2.7 Programação de Sockets com TCP 2.8 Programação de Sockets com UDP 2.9 Construindo um servidor Web 2b: Camada de Aplicação

Programação com sockets usando UDP UDP: não tem “conexão” entre cliente e servidor não tem “handshaking” remetente coloca explicitamente endereço IP e porta do destino servidor deve extrair endereço IP, porta do remetente do datagrama recebido UDP: dados transmitidos podem ser recebidos fora de ordem, ou perdidos UDP provê transferência não confiável de grupos de bytes (“datagramas”) entre cliente e servidor ponto de vista da aplicação 2b: Camada de Aplicação

Interações cliente/servidor usando o UDP Servidor (executa em nomeHosp) cria socket, socketCliente = DatagramSocket() Cliente cria, endereça (nomeHosp, porta=x, envia pedido em datagrama usando socketCliente cria socket, porta=x, para pedido que chega: socketServidor = DatagramSocket() lê pedido do socketServidor fecha socketCliente lê resposta do socketCliente escreve resposta ao socketServidor especificando endereço IP, número de porta do cliente 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: Cliente Java (UDP) Processo cliente Entrada: recebe pacote (o TCP recebeu uma “seqüência de bytes”) Saída: transmite pacote (o TCP enviou uma “seqüência de bytes”) socket cliente UDP 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (UDP) import java.io.*; import java.net.*; class clienteUDP { public static void main(String args[]) throws Exception { BufferedReader doUsuario= new BufferedReader(new InputStreamReader(System.in)); DatagramSocket socketCliente = new DatagramSocket(); InetAddress IPAddress = InetAddress.getByName(”nomeHosp"); byte[] dadosEnvio = new byte[1024]; byte[] dadosRecebidos = new byte[1024]; String frase = doUsuario.readLine(); dadosEnvio = frase.getBytes(); Cria fluxo de entrada Cria socket de cliente Traduz nome de hospedeiro ao endereço IP usando DNS 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: cliente Java (UDP) cont. Cria datagrama com dados para enviar, comprimento, endereço IP, porta DatagramPacket pacoteEnviado = new DatagramPacket(dadosEnvio, dadosEnvio.length, IPAddress, 9876); socketCliente.send(pacoteEnviado); DatagramPacket pacoteRecebido = new DatagramPacket(dadosRecebidos, dadosRecebidos.length); socketCliente.receive(pacoteRecebido); String fraseModificada = new String(pacoteRecebido.getData()); System.out.println(“Do Servidor:" + fraseModificada); socketCliente.close(); } Envia datagrama ao servidor Lê datagrama do servidor 2b: Camada de Aplicação

Servidor UDP 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (UDP) import java.io.*; import java.net.*; class servidorUDP { public static void main(String args[]) throws Exception { DatagramSocket socketServidor = new DatagramSocket(9876); byte[] dadosRecebidos = new byte[1024]; byte[] dadosEnviados = new byte[1024]; while(true) DatagramPacket pacoteRecebido = new DatagramPacket(dadosRecebidos, dadosRecebidos.length); socketServidor.receive(pacoteRecebido); Cria socket para datagramas na porta 9876 Aloca memória para receber datagrama Recebe datagrama 2b: Camada de Aplicação

Exemplo: servidor Java (UDP), cont String frase = new String(pacoteRecebido.getData()); InetAddress IPAddress = pacoteRecebido.getAddress(); int porta = pacoteRecebido.getPort(); String fraseEmMaiusculas = frase.toUpperCase(); dadosEnviados = fraseEmMaiusculas.getBytes(); DatagramPacket pacoteEnviado = new DatagramPacket(dadosEnviados, dadosEnviados.length, IPAddress, porta); socketServidor.send(pacoteEnviado); } Obtém endereço IP, no. de porta do remetente Cria datagrama p/ enviar ao cliente Escreve datagrama no socket Fim do laço while, volta ao início e aguarda chegar outro datagrama 2b: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Roteiro 2.1 Princípios dos protocolos da camada de aplicação 2.2 Web e HTTP 2.3 FTP 2.4 Correio Eletrônico SMTP, POP3, IMAP 2.5 DNS 2.6 Compartilhamento de arquivos P2P 2.7 Programação de Sockets com TCP 2.8 Programação de Sockets com UDP 2.9 Construindo um servidor Web 2b: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples Funções do servidor Web: Trata apenas um pedido HTTP por vez Aceita e examina o pedido HTTP Recupera o arquivo pedido do sistema de arquivos do servidor Cria uma mensagem de resposta HTTP consistindo do arquivo solicitado precedido por linhas de cabeçalho Envia a resposta diretamente ao cliente. 2b: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples Contém a classe StringTokenizer que é usada para examinar o pedido import java.io.*; import java.net.*; import java.util.*; class WebServer {    public static void main(String argv[]) throws Exception    {       String requestMessageLine;       String fileName;       ServerSocket listenSocket = new ServerSocket(6789);       Socket connectionSocket = listenSocket.accept(); BufferedReader inFromClient =          new BufferedReader(new InputStreamReader(                connectionSocket.getInputStream()));       DataOutputStream outToClient =          new DataOutputStream(                connectionSocket.getOutputStream()); Primeira linha da mensagem de pedido HTTP e Nome do arquivo solicitado Aguarda conexão do cliente Cria fluxo de Entrada Cria fluxo de Saída 2b: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples, cont Lê a primeira linha do pedido HTTP que deveria ter o seguinte formato: GET file_name HTTP/1.0       requestMessageLine = inFromClient.readLine();       StringTokenizer tokenizedLine =          new StringTokenizer(requestMessageLine);       if (tokenizedLine.nextToken().equals("GET")){          fileName = tokenizedLine.nextToken();          if (fileName.startsWith("/") == true )                fileName = fileName.substring(1);          File file = new File(fileName);          int numOfBytes = (int) file.length();          FileInputStream inFile = new FileInputStream (                fileName);          byte[] fileInBytes = new byte[];          inFile.read(fileInBytes); Examina a primeira linha da mensagem para extrair o nome do arquivo Associa o fluxo inFile ao arquivo fileName Determina o tamanho do arquivo e constrói um vetor de bytes do mesmo tamanho 2b: Camada de Aplicação

Servidor Web Simples, cont Inicia a construção da mensagem de resposta outToClient.writeBytes( "HTTP/1.0 200 Document Follows\r\n"); if (fileName.endsWith(".jpg"))          outToClient.writeBytes("Content-Type: image/jpeg\r\n"); if (fileName.endsWith(".gif"))          outToClient.writeBytes("Content-Type:          image/gif\r\n"); outToClient.writeBytes("Content-Length: " + numOfBytes +         "\r\n"); outToClient.writeBytes("\r\n"); outToClient.write(fileInBytes, 0, numOfBytes); connectionSocket.close(); } else System.out.println("Bad Request Message"); Transmissão do cabeçalho da resposta HTTP. 2b: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Resumo Nosso estudo sobre aplicações de rede está agora completo! Arquiteturas de aplicações cliente-servidor P2P híbrido Requerimentos de serviço das aplicações: confiabilidade, banda, atraso Modelos de serviço de transporte da Internet orientado à conexão, confiável: TCP não confiável, datagramas: UDP Protocolos específicos: HTTP FTP SMTP, POP, IMAP DNS Programação socket 2b: Camada de Aplicação

Capítulo 2: Resumo Mais importante: aprendemos sobre protocolos troca típica de mensagens pedido/resposta cliente solicita info ou serviço servidor responde com dados, código de status formatos de mensagens: cabeçalhos: campos com info sobre dados (metadados) dados: info sendo comunicada msgs de controle vs. dados na banda, fora da banda centralizado vs. descentralizado s/ estado vs. c/ estado transferência de msgs confiável vs. não confiável “complexidade na borda da rede” 2b: Camada de Aplicação