Revolução Federalista e de 1923

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
D. Afonso Henriques. D. Afonso Henriques A sua Biografia.
Advertisements

República Velha e Era Vargas no RS
BRASIL - REPÚBLICA A REPÚBLICA VELHA.
O FIM do REGIME MONÁRQUICO
Primeiros passos do período republicano
Ciência Política e Teoria do Estado Professor: Dejalma Cremonese
1 - Diferentes projetos republicanos:
O FIM DO ABSOLUTISMO PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA
A REPÚBLICA VELHA OU REPÚBLICA DO (CAFÉ COM LEITE)
UNIJUI - Universidade Regional do Estado do Rio Grande do Sul
A República Velha Brasileira ( )
O Império Romano.
BRASIL COLÔNIA.
REPÚBLICA VELHA ( ) Agentes participantes do projeto republicano  líderes militares, cafeicultores, profissionais liberais, componentes da classe.
INTRODUÇÃO AO AMBIENTE DA CÂMARA Sulavan Fornazier de Santana
Conflitos no Paraná Revolução Federalista 1893 a 1895 E
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – CABANAGEM.
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA. INTRODUÇÃO As classes médias urbanas e os cafeicultores do Oeste paulista buscavam ampliar sua participação política através.
História do Brasil REPÚBLICA
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA DE FAZENDEIROS
Prof. Everton da silva correa
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
2 - A república no Brasil.
Prof. Webster Pinheiro.
ALUNOS:THIAGO,FERNANDO,CLEITON,
A PROCLAMAÇÃO DA REPÚBLICA
Revolta de Juazeiro.
QUEM GOVERNAVA NA PRIMEIRA REPÚBLICA?
A Era Napoleônica.
GUERRA DO VIETNÃ FOI O MAIS POLÊMICO E VIOLENTO CONFLITO ARMADO DA SEGUNDA METADE DO SÉCULO XX.
A CONQUISTA DA LINHA DO TEJO
GUERRA DO CONTESTADO.
A Era Vargas COLÉGIO IPIRANGA ALUNOS:CAROLINE MAYUMI
Aspectos políticos, sociais e econômicos
O Processo de Formação da Primeira República
AS REVOLTAS DO PERÍODO REGENCIAL
Getúlio Vargas.
Os primeiros movimentos de independência
A Guerra do Paraguai.
PROCLAMDA A REPÚBLICA EM XV DE NOVEMBRO DE 1889
A REPÚBLICA NO PARANÁ E A REVOLUÇÃO FEDERALISTA. Vários fatores facilitaram a difusão das ideias republicanas: a velhice do monarca, o isolamento da monarquia.
M U L T I M Í D I A Período de CRISE DA REPÚBLICA.
Resumo Em 1930, por meio da “Revolução de 1930”, Getúlio Vargas chega ao poder, e coloca fim à República Velha (ou política do café-com-leite), e consequentemente.
BRASIL – REPÚBLICA Proclamação da República
INSTALAÇÃO DA REPÚBLICA
REPÚBLICA BRASILEIRA PERÍODO PROVISÓRIO.
ORIENTE MÉDIO 9º Ano – 4º Bimestre
TRABALHO DE HISTORIA TEMA:A ERA NAPOLEÔNICA
GUERRA DOS FARRAPOS O conflito de regiões.
PRIMEIRA REPUÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRAZIL
Coluna Prestes.
Revolução Liberal (1830) Primavera dos Povos (1848)
A Era Napoleônica ( ).
O Fim da guerra e o reordenamento político
Revolução Farroupilha
DECLÍNIO DA OLIGARQUIA CAFEEIRA
BRASIL REPÚBLICA -Com a República, o Brasil mudou a forma de governo, trocou de bandeira, nova Constituição e separou a Igreja do Estado, sem, contudo,
O Império Romano.
O BRASIL ANTES DA SEMANA DE ARTE MODERNA.
Conflitos no campo.
1 - Diferentes projetos republicanos:
Primeira República ( ) 1.República da Espada ( ) * A proclamação da república foi um golpe militar apoiado pelos cafeicultores paulistas.
CAPÍTULO 15.  RESISTÊNCIA DOS ESCRAVIZADOS E O MOVIMENTO ABOLICIONISTA.  COM O FIM DA GUERRA DO PARAGUAI A CAMPANHA ABOLICIONISTA POPULARIZOU-SE INCLUSIVE.
Eloá Reis.  É a carta magna de um país, nenhuma legislação pode se impor a ela.  Obs: a constituição de 1891 foi a primeira da historia na republica.
REPÚBLICA: Sistema de governo, em que o supremo poder é exercido por tempo limitado, por um ou mais indivíduos eleitos pelo povo.
Revolução Federalista e de 1923
Transcrição da apresentação:

Revolução Federalista e de 1923 www.nilson.pro.br

O que foi: A Revolução Federalista aconteceu no Rio Grande do Sul, seu início deu-se no ano de 1893 e perdurou até 1895, envolvendo os mais importantes grupos políticos. A República dava seus primeiros passos, dois grupos pleiteavam o poder, o Partido Federalista – que agrupava a antiga nata do Partido Liberal da época do império, comandado por Gaspar da Silveira Martins – e o Partido Republicano Rio-Grandense – do qual faziam parte os adeptos da república, e que era dirigido por Júlio de Castilhos.

Federalistas: ( maragatos ou gasparitas) resguardavam o sistema parlamentar de governo e exigia a análise das constituições estaduais com o objetivo de as retificar, antevendo a possível concentração política e a fortificação do Brasil como União Federativa. Republicanos: (castilhistas ou pica-paus) era favorável do positivismo – viver a vida baseada nos fatos e na experiência, rejeitando tudo que é nebuloso e sobrenatural -, do presidencialismo e da liberdade de se administrar um estado segundo suas leis.

17 de junho de 1892- Castilhos foi proclamado governador daquele estado. Os federalistas não aceitaram e reagiram, colocando na rua cerca de seiscentos homens Várias outras batalhas ocorreram, culminando na vitória dos maragatos e no poder absoluto sobre a fronteira. Os maragatos exigiram a destituição de Júlio Castilhos e a consumação de um plebiscito, no qual fosse permitido que o povo indicasse o tipo de governo que almejava. O presidente da república, Marechal Floriano Peixoto, decidiu enviar o exército federal, em defesa de Júlio de Castilhos. Diante da derrota em maio de 1893,os maragatos ganharam o apoio de um contingente de gaúchos e venceram os legalistas na batalha de Cerro do Ouro.

Clímax do conflito: os maragatos tomaram Santa Catarina e juntaram-se aos insurgentes da Revolta da Armada, que invadiram a cidade de Desterro (atual Florianópolis). Apoderam-se do Paraná e de Curitiba, contudo, depois de tanto tempo de luta, estes se encontram desfalcados, calculam as perdas e ganhos que poderiam advir se continuassem com os ataques e decidem recuar, centralizando as forças na região gaúcha. O conflito se estende até o ano de 1895, quando o novo presidente, Prudente de Moraes, celebra uma conciliação de paz. Júlio de Castilhos retoma o poder perdido – concedido pelo governo -, e o Congresso indulta os co-autores do levante. Assim termina mais um conflito nascido no começo da república.