ATENÇÃO AS IMAGENS DESTA APRESENTAÇÃO ESTÃO DISPONIVÉIS NO BLOG:

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
I Reinado ( ).
Advertisements

Ordem social e econômica do período colonial:
Vinda da Família Real Portuguesa ao Brasil
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
Independência do Brasil
A partir do séc. XVII, as relações entre a metrópole Portugal e a colônia brasileira já apresentavam sinais de desgaste acentuado. Desgastes gerados pela.
MÓDULO 5- A CORTE PORTUGUESA NO BRASIL( )
O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
Trabalho de história Alunos:Grazielly Aparecida N° 05
Período Regencial 1831 a 1840.
Primeiro Reinado ( ).
Unidade 6: A CRISE NO SISTEMA COLONIAL AS REBELIÕES NATIVISTAS Profº Leandro Crestani.
Período Joanino (1808/1821) e o Processo de Independência do Brasil
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PRIMEIRO REINADO – POLÍTICA EXTERNA.
EXÉRCITO BRASILEIRO DECEx – DEPA – CMF DISCIPLINA: HISTÓRIA 2º ANO DO ENSINO MÉDIO ASSUNTO: PERÍODO REGENCIAL – SABINADA E.
A transferência da Corte Portuguesa e a Independência do Brasil
PROCESSO DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Primeiro Reinado
O Brasil foi descoberto, fundado, invadido ou formado?
HISTÓRIA PRIMEIRO REINADO Prof. Eutrópio Neto.
A indepêndencia do Brasil
As Rebeliões Regenciais
Ordem social e econômica do período colonial:
Aulas 19 e 20 Ordem social e econômica do período colonial:
BRASIL – IMPÉRIO PRIMEIRO REINADO.
Primeiro reinado 1822: D. Pedro realiza a independência do Brasil em 7 de setembro de D. Pedro passa de príncipe regente a imperador e seu período.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
BRASIL: DAS CONJURAÇÕES À INDEPENDÊNCIA
Processo de Independência do Brasil
BRASIL – PERÍODO REGENCIAL
Independência do Brasil.
Independência do Brasil
REVOLTAS REGENCIAIS.
História Geral e do Brasil. História Geral e do Brasil.
O Processo de Independência do Brasil
A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA
Chegada da família real portuguesa.
Capitania de São José do Rio Negro
Ordem social e econômica do período colonial:
I Reinado ( ).
A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
Regresso de D. João Em Portugal, o governo de D. João VI ele gerou fortes ressentimentos entre a burguesia, que perdera o lucrativo monopólio do comércio.
As Independências na América Latina
Contexto Histórico O ano de 1820 foi significativo, pois ocorria o avanço da Independência na América e pelas revoluções liberais na Europa; Ocorre.
Período Regencial.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
O governo Luso no Brasil
O Primeiro Reinado / foi um período da História do Brasil marcado por sérios conflitos de interesses. De um lado os que desejavam preservar.
BRASIL: PRIMEIRO REINADO
Livro p.132. Exercícios 1 ao 7/ 10 ao 19
Ato Adicional de 1834: Primeira revisão da Constituição. Elaborado pelas várias correntes políticas do período, contribuiu para o avanço e a consolidação.
INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
De colônia a Reino Unido De Reino Unido a nação soberana
GUERRA DOS FARRAPOS O conflito de regiões.
Alunas: Cida, Juliana, Kevellen , Larhissa & Paula
O SISTEMA JURÍDICO BRASILEIRO
PRIMEIRO REINADO, PERÍODO REGENCIAL E REVOLTAS REGENCIAIS.
Revisão P3 História pontos importantes!
PRIMEIRO REINADO [1822 – 1831].
Período Regencial 1831 a 1840.
PERÍODO REGENCIAL 1831/1840.
Colégio Nossa Senhora das Neves Componente curricular: História Professora: Kátia Suely 5º ano do Ensino Fundamental.
O PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DO BRASIL
O GOVERNO LUSO NO BRASIL (1808 – 1820)
HISTÓRIA DO BRASIL O BRASIL IMPÉRIO (1822 – 1889).
Primeiro Reinado Crise Econômica O Brasil possuía uma estrutura de “plantation” Nenhum produto encaixava-se nesta estrutura; A crise dura de.
Maria Eduarda 5º ano B.  Em 1.823, foi convocada uma Assembleia Constituinte para elaborar a primeira Constituição do Brasil. Seus membros foram escolhidos.
Trabalho de História Reino Unido de Portugal, Brasil e Algarves
A Independência do Brasil e O Brasil Imperial
O processo da Independência do Brasil Principais conceitos.
Transcrição da apresentação:

ATENÇÃO AS IMAGENS DESTA APRESENTAÇÃO ESTÃO DISPONIVÉIS NO BLOG: http://blog.educacional.com.br/eliedem/

Da capitania de São José do Rio Negro à Comarca do Alto Amazonas No projeto constitucional de 1823, as Capitanias do Grão-Pará e Rio Negro já haviam se tornado Províncias do Brasil, porém , D. Pedro desfez este documento. Na Constituição de 1824, somente o Pará se tornou Província, antiga Capitania do Rio Negro se tornou Comarca do Rio Negro e, ficou subordinada à Província do Pará. 1822, o Brasil conquistou sua independência de Portugal. Grão-Pará e Rio Negro continuou subordinado à metrópole lusitana. 1823, acontece a incorporação da Amazônia ao império do Brasil. D. Pedro I envia tropas comandas pelo inglês John Greenfel. Com a instalação da corte portuguesa no Rio de Janeiro (1808), Grão-Pará e Rio Negro passou a se reportar à corte instalada naquela cidade. 1815, ocorre a elevação do Brasil à condição de Reino Unido a Portugal e Algarves, fato que não alterou a condição do Grão-Pará e Rio Negro. Este continuava respondendo diretamente à Portugal. Desde o início de sua colonização a região Amazônica constituiu-se um estado totalmente independente do Brasil. A Amazônia era um outro Estado, um outro país chamado Grão-Pará e Rio Negro, subordinada diretamente à Portugal

Após a constituição de 1824 Comarca do Rio Negro Província do Pará

Comarca do rio negro 1824 a 1833 Desde o início a população da antiga capitania do Rio Negro, transformada em Comarca do Rio Negro se sentiu injustiçada com sua condição administrativa; Houve muitos episódios de rebeldia da população, insurgências, prisões e mortes; A elite do Rio Negro, mesmo contrariada, teve que aceitar a condição de Comarca; O deputado paraense D. Romualdo de Seixas, falando ao parlamento imperial, posicionou-se a favor da autonomia da comarca do Rio Negro, porém, não foi atendido; Em 12 de abril de 1832, ocorreu o levante militar da Barra do Rio Negro que resultou com a morte do coronel Felipe Reis representante do poder executivo provincial paraense; O poder legislativo e judiciário da comarca trataram de transforma-la em Província, nomeando o presidente e demais autoridades, mesmo sem ordem do governo imperial; A repressão do governo paraense aos separatistas do Rio Negro foi violenta e em 10 de agosto de 1832, o governo paraense retomou o controle da Comarca nomeando um novo comandante; No final da década de 1830, o coronel Francisco Ricardo Zany, relata ao imperador a situação de miséria da comarca do Rio Negro, principalmente, em função da ganância paraense que recolhia os impostos e não repassava os recursos para a manutenção da comarca;

Comarca do alto amazonas 1833 a 1850 O ato de 25 de junho de 1833 dividiu a Província do Pará em três Comarcas: Grão Pará, Baixo Amazonas e Alto Amazonas; A comarca do Alto Amazonas corresponde ao atual Estado do Amazonas e ficava dividida em quatro regiões chamadas TERMOS a saber; Manaós, Luzéa (Maués), Mariuá (Barcelos) e Ega (Tefé); O Lugar da Barra foi promovida a Vila de Manaós e tornou-se capital da Comarca do Alto Amazonas e, ainda subordinado ao Pará; Em 1848, Vila de Manós é elevada a categoria de cidade com o nome de Cidade da Barra do Rio Negro Província do amazonas A Comarca do Alto Amazonas torna-se Província do Amazonas em 5 de setembro de 1850. Sua capital seria a Cidade da Barra do Rio Negro; A instalação da Província atendia vários interesses, inclusive da elites paraenses. O primeiro presidente foi o paraense João Batista de Tenreiro Aranha; ...