A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais"— Transcrição da apresentação:

1 A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais
Turma: 3º E Professor: Humberto Miranda

2 O Brasil e suas divisões
1532 Fundação da Vila São Vicente e a distribuição das Primeiras Sesmarias. Institui-se as Capitanias Hereditárias 1621 O Brasil é dividido em Estado do Brasil, com capital em Salvador e Estado do Maranhão, com sede em São Luiz. 1737 O Estado do Maranhão sofre modificações e passa a se chamar Estado do Grão-Pará e Maranhão com sede em Belém. 1763 a sede do Estado do Brasil passa a ser o Rio de Janeiro. 1759 Surge as Capitanias da Coroa, governadas por funcionários nomeados pelo Rei. 1822 O Brasil se torna independente e as Capitanias se tornam províncias. 1889 Proclamação da República e as Províncias são transformadas em Estados.

3 Sesmarias & Capitanias Hereditárias

4 Estado do Maranhão e Estado do Brasil

5 Estado do Grão-Pará e Estado do Brasil

6 As colônias do Vice-Reino do Brasil

7 As mudanças na divisão política do Brasil (1889-1988)

8 As regiões Geoeconômicas
Além da atual divisão regional do Brasil, também se tem a divisão por regiões econômicas, onde o Brasil foi dividido em três grandes regiões.

9 Nordeste, a primeira região colonizada
Durante três séculos foi a principal região econômica do Brasil. A colonização no nordeste baseou-se na economia canavieira, em grandes propriedades monocultoras com a utilização do trabalho escravo. A ocupação colonial voltada para o enriquecimento da metrópole deixou algumas características marcantes: Pouca vegetação (começou a ser derrubada no séc. xvi); Grande presença da etnia negra.

10 Centro-Sul, a região mais rica
Se desenvolveu depois do nordeste e se tornou a região mais industrializada do país. A região que mais cresceu depois da independência (1822) e alcançou uma rápida industrialização a partir do fim do século XIX. Apenas os estados de Minas Gerais e Rio de Janeiro foram intensamente povoados e explorados economicamente pelos portugueses. Maior contingente de imigrantes que vieram para o Brasil: Italianos, espanhóis, portugueses, japoneses, eslavos, alemães, etc.

11 Amazônia, a região (ainda) menos povoada
Pouco interesse de colonização por parte dos portugueses,(solo frágil para cultivo de cana, maior distância da Europa, não acharam ouro e diamantes). Algumas áreas possui até menos de um habitante por Km2. Em 1970 a densidade demográfica regional era de 0,9 habitante por Km2 e, em 2008, já era de cerca de 4 hab/km2. Intenso processo de povoamento nas últimas décadas.

12 Regiões (IBGE) X Regiões Geoeconômicas

13 Praticando seu aprendizado
Ao analisarmos o momento histórico que o Brasil foi colonizado percebemos que ele passou por várias transformações regionais. De acordo com seus conhecimentos sobre o assunto explique porque Portugal submeteu o Brasil a tantas divisões regionais? Qual a relação histórica e geográfica podemos fazer entre latifúndios e capitanias hereditárias? Atualmente há uma divisão regional que não é oficial (elaborada pelo IBGE), mas que leva em conta as características econômicas de cada estado. De acordo com esta regionalização cite as principais características de cada região e explique a importância que a região Amazônica tem para o Brasil nos próximos 50 anos.


Carregar ppt "A consolidação do Estado Brasileiro e suas divisões regionais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google