A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REGIÕES BRASILEIRAS..

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REGIÕES BRASILEIRAS.."— Transcrição da apresentação:

1 REGIÕES BRASILEIRAS.

2 REGIÃO NORTE É a mais extensa região brasileira (45,25% do território), mas é a de menor povoamento. Também é chamada de Região Amazônica por ser de domínio da floresta amazônica. Foi a última região a ser explorada em função das dificuldades de penetração devido à presença da floresta. Depois da exploração das drogas do sertão veio a exploração do látex, malva, pimenta do reino e juta.

3 REGIÃO NORTE . Década de 1960 e 1970 com a criação da SUDAM e da Zona Franca de Manaus, a região desenvolveu projetos minerais – GRANDE CARAJÁS, que desencadeou a construção de hidrelétricas, ferrovias e portos e a exploração agropecuária – sobretudo com migrantes vindos do Sul. . A ocupação favoreceu o desenvolvimento de atividades econômicas, e também favoreceu a ocorrência de impactos ambientais.

4 REGIÃO NORTE

5 Região CENTRO - OESTE Segunda maior região do Brasil com presença de clima tropical e vegetação de cerrado. Apresenta o Pantanal – maior planície alagável do mundo e importante área de diversidade biológica. Passou a abrigar a capital federal desde 1960, fato que promoveu o desenvolvimento de atividades agropecuárias na região. Possui o maior rebanho bovino do Brasil.

6 Região CENTRO - OESTE

7 REGIÃO NORDESTE É a terceira região brasileira em extensão territorial. Apresenta diversidade socioeconômica e ambiental. Sérios problemas sociais agravados pela seca e, por isso, o governo federal criou a SUDENE com o objetivo de implantar políticas públicas para tentar minimizar tais problemas.

8 NE e suas sub-regiões

9 Sudeste 4ª região em extensão territorial, mais populosa, desenvolvida, urbanizada e industrializada do país. Apresenta clima tropical úmido de vegetação do tipo mata atlântica e clima tropical de cerrado. Grandes reserva minerais.

10 Região Sul É a menor região brasileira, mais a segunda em desenvolvimento econômico. Foi colonizada por europeus: alemães e italianos entre outros. Apresenta clima sub-tropical e vegetação de mata de araucária e campos.

11


Carregar ppt "REGIÕES BRASILEIRAS.."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google