A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COMPLEXO DO CENTRO - SUL.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COMPLEXO DO CENTRO - SUL."— Transcrição da apresentação:

1 COMPLEXO DO CENTRO - SUL

2

3 Ocupando quase um terço do território brasileiro..
Trata-se da área mais povoada e populosa do país, mais urbanizada, mais industrializada, com maior desenvolvimento agrícola e maior concentração de recursos econômicos.

4

5 RELEVO

6 PAISAGEM VEGETAL A Ação humana sobre a paisagem natural foi e continua sendo muito intensa no Complexo Centro-Sul. A diversificada cobertura vegetal, resultante da variedade física (clima, solo, relevo), foi profundamente alterada.

7 Sempre verde, latifoliada, perene, densa, com variedade de espécies.
dentrE as formaçõeS vegetaiS destacam-sE... MATA ATLÂNTICA Sempre verde, latifoliada, perene, densa, com variedade de espécies.

8 MATA DOS PINHAIS OU ARAUCÁRIAS
Cobertura florestal formada por uma espécie de pinheiro aciculifoliado, adaptada a climas mais frios.

9 Composta por árvores baixas, de casca grossa e tronco retorcido, arbustos e vegetações rasteiras. Adaptada a solos ácidos e pobres e climas com seca e chuva. CERRADO

10 CAMPOS Formada por gramíneas, presente nas áreas serranas, no sul do estado de São Paulo e ao sul do Rio Grande do Sul.

11 VEGETAÇÃO LITORÂNEA Mangues, apresenta plantas com raízes aéreas, troncos finos e baixa estatura. Fornecem nutrientes para animais marinhos.

12 COMPLEXO DO PANTANAL Formado por espécies das florestas, do Cerrado e de Campos. Nas áreas mais secas a vegetação é semelhante à da Caatinga.

13 A variada altitude e a grande extensão norte-sul dessa região são dois dos mais importantes fatores que determinam as diversas paisagens do Centro-Sul

14 CLIMAS Uma região de 4 climas... O clima do Centro-Sul resulta da ação de vários fatores: *Localização Geográfica: *Relevo: *Ação das massas de ar:

15

16

17

18

19

20 RIOS Importância... Encontram-se bacias hidrográficas significativas, graças as chuvas que ocorrem no complexo. *Bacia do São Francisco...

21

22 BACIA PLATINA

23 Bacia do Paraná *È a mais extensa. *Apresenta desnível considerado.. *Itaipu *Rio Paraguai apresenta desnível pequeno.

24

25 Bacia do Uruguai *Tem um pequeno potencial hidrelétrico.

26 Bacia Tocantins-Araguaia
*Hidrelétrica Serra da Mesa...

27

28 DEVASTAÇÃO A Ação humana sobre a paisagem natural foi e continua sendo muito intensa no Complexo Centro-Sul. A diversificada cobertura vegetal, resultante da variedade física (clima, solo, relevo), foi profundamente alterada.

29 DEVASTAÇÃO Entre os motivos da devastação das formações vegetais naturais, podemos destacar: *a introdução e a expansão da agropecuária; *a exploração da madeira... *o processo de urbanização e industrialização...

30 FORÇA ECONÔMICA

31 FORÇA ECONÔMICA Ao longo da história do Brasil, várias atividades econômicas concentraram-se nessa área, ocasionando uma urbanização rápida e problemática devido a alguns fatores, que se somaram para isso ocorrer:

32 FORÇA ECONÔMICA *Exploração do ouro... *Transferência da capital Salvador para o Rio de Janeiro (Banco do Brasil, Biblioteca Real..) *Povoamento pelos imigrantes... *A produção do café..(de mão-de-obra escrava para assalariada)..

33 FORÇA ECONÔMICA A industrialização no Centro-Sul também foi influenciada pela existência de grandes fontes de matéria-prima mineral da região.

34

35 FORÇA ECONÔMICA O comando e a influência territorial do Complexo Centro-Sul se evidencia quando consideramos algumas características.

36 FORÇA ECONÔMICA *Abriga as 2 metrópoles nacionais.... *Centro financeiro da nação.... *Concentração industrial (moderna e diversificada) *Agropecuária moderna e de melhor produtividade.. *Centro das telecomunicações.. *Rede de transportes diversificados....

37

38 DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Promover um deSenvolvimento que atenda às necessidades do presente, mas sem comprometer a vida das futuras gerações.

39 ATIVIDADES 1. É a região mais rica, mais urbanizada e industrializada, mas também possui sérios problemas sócio-econômicos. 2. Ação humana, agropecuária, exploração madeira e urbanização.

40 ATIVIDADES 3. Sediou importantes atividades econômicas atraindo a população. 4. Ferrovias e hidrovias.

41 PROVA PAGS até 351 e ATIVIDADES


Carregar ppt "COMPLEXO DO CENTRO - SUL."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google