A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Estadual Maria José

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Estadual Maria José"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Estadual Maria José
Profª. Alcidineia Alunos 7º Ano Vespertino

2 Projeto: Regiões Brasileira

3

4 Pesquisando na internet

5 Brasil no continente Americano

6 Brasil na América do Sul

7 Localização O Brasil está situado na América do Sul. Banhado a leste pelo Oceano Atlântico. Ao norte, a oeste e ao sul limita-se com todos os países do continente sul-americano, excetuando-se o Chile e o Equador.

8 Brasil

9 O território brasileiro é abrangido por quatro fusos horários, o que significa que as ilhas oceânicas têm uma hora de adiantamento em relação a hora de Brasília, enquanto que as áreas a oeste têm diferença de uma ou duas horas a menos (ver mapa Sistemas de Fusos Horários).

10

11 Brasil regiões O território brasileiro está dividido em estados, além de estar regionalizado, ou seja, dividido em regiões. O Brasil está dividido em cinco regiões, essa configuração foi proposta pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) desde 1970, com uma alteração em 1988, quando Tocantins foi desmembrado de Goiás, tornando-se um estado autônomo.

12

13 O Brasil encontra-se política e geograficamente dividido em cinco regiões distintas, que possuem traços comuns no que se refere aos aspectos físicos, humanos, econômicos e culturais. Os limites de cada região - Norte, Nordeste, Sudeste, Sul e Centro-Oeste - coincidem sempre com as fronteiras dos Estados que as compõem

14

15 Região Norte A região Norte é a que ocupa a maior parte do território brasileiro, com uma área que corresponde a 45,27% dos ,5 de km2 da área total do País. Formada por sete Estados, tem sua área quase totalmente dominada pela bacia do Rio Amazonas. A região Nordeste pode ser considerada a mais heterogênea do País. Dividida em quatro grandes zonas - meio-norte, zona da mata, agreste e sertão -, ocupa 18,26% do território nacional e tem nove estados.

16

17 Região Sudeste No Sudeste, região de maior importância econômica do País, está concentrado também o maior índice populacional - 42,63% dos brasileiros - e produção industrial. É formada por quatro Estados e apresenta grandes diferenças sob o aspecto físico, com litoral, serras e planícies.

18

19 Já o Sul, região mais fria do País, com ocorrências de geadas e neve, é a que apresenta menor área, ocupando 6,75% do território brasileiro e com apenas três Estados. Os rios que cortam sua área formam a bacia do Paraná em quase toda sua totalidade e são de grande importância para o País, principalmente pelo seu potencial hidrelétrico.

20

21 Regiões Nordeste Região nordeste: em número de habitantes é superada somente pela região sudeste, possui uma população de habitantes que se encontra em uma área de quilômetros quadrados. Essa região abriga os estados do Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia. Um dos principais problemas que atormenta essa região está ligado ao clima que predomina nessa porção do território brasileiro, pois todos os anos a população enfrenta a seca proveniente do semi-árido.

22

23 Finalmente, a região Centro-Oeste tem sua área dominada basicamente pelo Planalto Central Brasileiro e pode ser dividida em três porções: maciço goiano-mato-grossense, bacia de sedimentação do Paraná e as depressões. Formado por quatro Estados, esta região vem sofrendo alterações significativas na sua cobertura vegetal, com o cerrado sendo substituído gradativamente por plantações ou criação de gado em função do processo de ocupação nesta parte do Brasil.

24

25 Transcrevendo para o Concreto

26 Preparando para riscar mapa

27 Inicio do risco do mapa

28 Mapa riscado no tecido, iniciando a pintura das regiões brasileira

29

30

31

32

33


Carregar ppt "Escola Estadual Maria José"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google