A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clima e vegetação na América

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clima e vegetação na América"— Transcrição da apresentação:

1 Clima e vegetação na América

2 Clima na América do Norte
A América do Norte é um subcontinente que compreende a porção setentrional do continente americano, que inclui ainda a América Central e a América do Sul. A América do Norte limita-se ao norte com o oceano Ártico, a leste com o Atlântico, a oeste com o Pacífico e ao sul com a América Central e o Caribe.

3 O Relevo O relevo norte-americano compreende dois sistemas montanhosos principais, dispostos de forma quase paralela: os montes Apalaches ou Alegânis e as cordilheiras Ocidentais, que incluem: as montanhas Rochosas, a serra Nevada, os montes das Cascatas e a cadeia da Costa. Entre eles há três áreas mais baixas: o escudo canadense, ao norte; a planície central; e a planície costeira que margeia o Atlântico.

4 O Relevo na América do Norte

5 Hidrografia A principal característica do continente são os Grandes Lagos, na fronteira dos Estados Unidos com o Canadá. Com uma área total de km², eles incluem as famosas cataratas do Niágara

6 Hidrografia na América do Norte

7 Clima As regiões próximas aos oceanos Pacífico e Atlântico recebem mais chuva, enquanto no interior o clima é mais seco e há ocorrência de desertos. No México, o clima é condicionado pela altitude, com temperaturas mais elevadas e chuvas abundantes nas regiões até 1.300m de altitude e invernos rigorosos acima dos 1.900m. O litoral ártico do Canadá - do Alasca à baía de Hudson - apresenta baixos índices de precipitação, por estar oposto às influências polares. É comum ocorrerem mudanças bruscas de temperatura durante uma mesma estação, com a conseqüente formação de tufões no golfo do México ou nevoeiros e tempestades de neve nos Estados Unidos e Canadá.

8 Vegetação A tundra domina a região norte do Canadá, e é substituída progressivamente pela taiga e pela floresta de coníferas mais ao sul. Na porção central do continente, predominam as estepes ou pradarias. As florestas das montanhas Rochosas, a leste, possuem exemplares de sequóias; nos Apalaches são comuns o carvalho e o castanheiro

9 Relevo

10 Relevo A América Central é uma área montanhosa e uma das regiões com maior número de vulcões ativos. O relevo sobe abruptamente da estreita região costeira do oceano Pacífico para as cristas das montanhas e desce gradualmente para uma vasta região que se estende ao longo do mar do Caribe. O canal do Panamá liga os oceanos Atlântico e Pacífico.

11 Relevo da América Central

12 Hidrografia da América Central
Os rios de maior curso da América Central desembocam no Caribe, enquanto os menores desaguam no Pacífico. Há três grandes lagos: Nicarágua, Manágua e Gatún.

13 Hidrografia da América Central

14 Clima A variação da temperatura é maior em relação à altitude do que à latitude. Distinguem-se três zonas climáticas principais: a chamada terra quente, que engloba regiões do nível do mar até a altitude de 910 m; a terra temperada, que abrange regiões de 915 m a m; e a terra fria, que abrange regiões de até m aproximadamente. As costas caribenhas têm um regime de chuvas bem distinto do da costa do Pacífico.

15 Relevo na América do Sul
Três regiões montanhosas determinam o contorno principal do continente: a cordilheira dos Andes, os planaltos residuais Norte-Amazônicos (antigo planalto das Guianas ou sistema Parima), e os planaltos e serras do Atlântico-Leste-Sudeste. Há entre essas regiões, áreas de planícies, formadas pelas três principais bacias hidrográficas do continente: a Amazônica, a do Orinoco e a do rio Paraná. O ponto culminante é o monte Aconcágua (6.959m), na fronteira entre o Chile e a Argentina.

16 Relevo na América do Sul

17 Nomes : Camila Carla Camila Gomes Trabalho de geografia
Professora: Magda


Carregar ppt "Clima e vegetação na América"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google