A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os climas e as paisagens vegetais na América

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os climas e as paisagens vegetais na América"— Transcrição da apresentação:

1 Os climas e as paisagens vegetais na América
8º ANO PROFESSOR RODRIGO SALOMÃO

2 Observe o mapa- Zonas Climáticas da Terra

3

4

5

6 Fatores determinantes do clima do continente americano
O continente americano apresenta: grande extensão territorial, diferentes formas de relevo, extensa costa oceânica. Que contribuem para a grande variedade climática e botânica. Entre os fatores que influenciam na formação dos climas do continente destacam-se: latitude, relevo, correntes marítimas, continentalidade.

7 AS TERRAS AMERICANAS OCUPAM QUASE TODA A EXTENSÃO NORTE-SUL DO GLOBO, SENDO ATRAVESSADAS PELOS GRANDES CÍRCULOS, COM EXCEÇÃO DO CÍRCULO POLAR ANTÁRTICO. Essa é uma das características do continente americano que explica a sua grande diversidade climática. À medida que nos afastamos do Equador as temperaturas vão diminuindo. ASSIM: Quanto maior a latitude, menor a temperatura

8 O relevo também contribui para a grande variedade de climas e de paisagens vegetais na América.
Em razão das diferenças de altitude e da disposição de suas formas. A disposição espacial das formas de relevo pode facilitar ou dificultar o deslocamento das massas de ar, que influenciam na distribuição da umidade e na mudança de temperatura. É a altitude que explica, por exemplo, as eternas neves dos Andes, em plena zona equatorial.

9 AS CORRENTES MARÍTIMAS TAMBÉM EXERCEM INFLUÊNCIA SOBRE O CLIMA DO CONTINENTE AMERICANO.
Isso acontece porque a umidade trazida pelos ventos quentes do oeste, ao passar sobre as águas frias dessas correntes, resfria-se, condensa-se e se precipita em forma de chuva. Quando chegam ao continente, esses ventos já não carregam umidade suficiente para provocar chuvas. * Essa influência é mais sensível no litoral do Pacífico, onde as correntes frias da Califórnia e de Humboldt são alguns dos fatores responsáveis pelo clima árido ou desértico.

10 América - Climas Mário Yoshida
Fonte: L’Environment. Paris: Nathan, p.9 (adaptado).

11 América – Vegetação Original
Mário Yoshida Fonte: L’Environment. Paris: Nathan, p.9 (adaptado).

12 Tipos de clima e paisagens vegetais do continente americano
Apesar de predominar um ou outro fator estudado em uma ou em outra região, é a conjugação de todos os fatores que explica os diferentes tipos climáticos.

13 Duas importantes atividades são: caça e pesca.
Clima polar Presente nas altas latitudes do hemisfério Norte. Principal característica são suas temperaturas baixíssimas. Médias anuais de temperatura estão sempre abaixo de 0 °C. Precipitações médias anuais são inferiores a 250 mm, sendo quase sempre na forma de neve. Não permite um maior desenvolvimento de vegetação, apenas durante alguns meses do ano desenvolve-se um tipo de vegetação chamado tundra. Duas importantes atividades são: caça e pesca.

14 Clima frio continental
Encontrado entre os 50° e 60° de latitude norte é menos rigoroso que o polar. A temperatura média do mês mais quente é de 10 °C e, no inverno, cai para –10 °C. As precipitações pluviométricas variam de 250 a mm anuais. Floresta boreal, uma formação vegetal bastante homogênea, constituída predominantemente por coníferas. Momatiuk-Eastcott/Corbis/LatinStock Floresta Boreal no Canadá.

15 Clima frio de montanha Nas montanhas Rochosas, na cordilheira dos Andes e nas partes mais elevadas do planalto do México. As temperaturas médias anuais oscilam entre 5 °C e 15 °C. As precipitações pluviométricas médias anuais variam de 500 a mm. Theo Allofs/Corbis/LatinStock

16 Clima temperado Apresenta as quatro estações do ano bem definidas.
No litoral da América do Norte e no litoral do sul do Chile, encontra-se o clima temperado oceânico, que se caracteriza por inverno muito frio, verão ameno e chuvas bem distribuídas durante o ano. A vegetação característica desse tipo climático é a floresta temperada, cujas principais espécies são o carvalho, a faia, a bétula e alguns tipos de pinheiro. Nas planícies centrais da América do Norte encontra-se o clima temperado continental, com verões muito quentes, invernos bastante rigorosos, chuvas escassas e fortes precipitações de neve no inverno.

17 Extração de madeira em floresta temperada, no Canadá.
Na porção central do Canadá e dos Estados Unidos, a vegetação original é formada de estepes, que, na região, recebem o nome de pradarias. Na América do Sul, as estepes se estendem pelo Uruguai e pelo centro-norte da Argentina, numa região denominada pampa. Reuters/Richerd Clement/LatinStock Essas áreas são intensamente aproveitadas para a atividade criatória e para o cultivo de cereais. Extração de madeira em floresta temperada, no Canadá.

18 Clima equatorial Floresta Amazônica.
Ocorre na maior parte das terras banhadas pelos rios da bacia Amazônica. As temperaturas médias anuais situam-se entre 24 °C a 27 ºC. A pluviosidade é superior a mm e pode ultrapassar mm. Sua paisagem vegetal mais abundante é a floresta equatorial. Andre Seale/Pulsar Imagens Floresta Amazônica. Seu principal exemplo é a densa floresta Amazônica. A grande biodiversidade dessa floresta é ameaçada pelas queimadas frequentes e pelos desmatamentos.

19 Clima tropical Abrange a parte meridional dos Estados Unidos, grande parte do México, a América Central ístmica e as Antilhas, e grande parte da América do Sul, principalmente o Brasil. Diferencia-se do equatorial por apresentar duas estações bem definidas: a seca, que corresponde ao inverno, a chuvosa, que corresponde ao verão.

20 Na América Central e no golfo do México, o aquecimento das águas do Caribe provoca a ocorrência de fortes tempestades tropicais e de furacões de consequências devastadoras. David J. Phillip/epa/Corbis/LatinStock A cidade de Nova Orleans. Estados Unidos, situada junto ao golfo do México, foi arrasada em 2005 pela força destruidora do furacão Katrina. Destruição provocada pelo furacão Katrina em Nova Orleans, nos Estados Unidos, em 2005.

21 Na Flórida, na América Central e no litoral oriental da América do Sul, a influência das massas de ar oceânicas provoca maior umidade, o que proporciona o desenvolvimento das florestas tropicais. Floresta tropical na América Central.

22 Clima desértico ou árido
Ocorre principalmente: no sudoeste dos Estados Unidos; no norte do México; em parte do litoral peruano; no norte do Chile (deserto de Atacama); no sul da Argentina (deserto da Patagônia). Javier Etcheverry/Alamy/Other Images Deserto da Patagônia, na Argentina.

23 Deserto de Atacama, no Chile.
Apresenta grande variação de temperatura entre o dia e a noite, e chuvas escassas e mal-distribuídas. José Ramalho/Folha Imagem Deserto de Atacama, no Chile. A vegetação das áreas de clima desértico é constituída por ervas e pequenos arbustos, sendo muito comum a presença de cactáceas.

24 Clima semiárido As temperaturas médias anuais são superiores a 25 °C.
As médias anuais de chuvas são muito irregulares. No Nordeste brasileiro, o clima semiárido é encontrado em uma área de aproximadamente 1 milhão de km². O tipo de vegetação é a caatinga. Antônio Ronaldo/Correio da Paraíba Processo de desertificação em Santa Terezinha, na Paraíba. O clima semiárido abrange ainda o oeste dos Estados Unidos e o México, na periferia de suas áreas desérticas. A vegetação apresenta-se bastante esparsa, na forma de tufos de grama.

25 Clima subtropical Ocorre em zonas de transição, entre as áreas de domínio dos climas temperado e tropical. Na América do Norte, ele é encontrado no sul e no sudeste. Na América do Sul, na porção meridional do território brasileiro. Suas temperaturas médias anuais oscilam entre 17 °C e 24 °C. A pluviosidade média anual varia entre e mm. No Brasil, o tipo de vegetação que corresponde a esse clima é a mata de Araucária ou mata dos Pinhais. Essa floresta, de grande importância econômica para a indústria de móveis e de papel, vem sendo intensamente devastada.

26 Clima mediterrâneo Está presente
No litoral da Califórnia (EUA), e em alguns trechos do Chile. Suas temperaturas médias anuais variam entre 15 °C (meses mais frios) e 20 °C (meses mais quentes). O verão corresponde à estação seca, enquanto o inverno marca a estação das chuvas. A vegetação típica desse clima é a mediterrânea, que se caracteriza por árvores de pequeno porte e arbustos.


Carregar ppt "Os climas e as paisagens vegetais na América"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google