A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ásia: diversidade física e impactos ambientais

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ásia: diversidade física e impactos ambientais"— Transcrição da apresentação:

1 Ásia: diversidade física e impactos ambientais

2 2.1 Posição Geográfica: O continente asiático possui uma área de 44 milhões de km², representando o maior continente e 30% das terras emersas. Fisicamente o continente asiático é formado com um único bloco de terra – a Eurásia – formada pela Europa e Ásia. Em sua totalidade o continente asiático localiza- se no hemisfério Norte desde o Círculo Polar Ártico até a Linha do Equador.

3 Uma pequena parte do continente apresenta- se no hemisfério Sul compreendendo algumas ilhas.
No sentido leste/oeste o continente apresenta- se no hemisfério oriental e uma pequena parte no hemisfério ocidental.

4

5 2.2 Clima, relevo e distribuição da população;
A diversidade climática se dá pela grande extensão do continente asiático tanto no sentido norte/sul quanto no sentido leste/oeste. Fatores como: a disposição do relevo, a atuação de massas de ar, são responsáveis pela diversidade climática e o aparecimento de desertos.

6

7 O relevo do continente asiático está dividido em 3 grandes formações geogológicas: planícies, planaltos e os desertos. As planícies abrangem uma boa parte do território norte do continente, mais ao sul essas planícies limitam-se aos vales dos grandes rios asiáticos. Os planaltos abrangem toda região central do continente desde a Ásia Ocidental – Planalto do Irã até a Ásia Oriental – Planalto da Manchuria.

8 Os desertos localizam-se próximo das grandes cadeias de montanhas como: o deserto de Gobi e o deserto de Takla Makan na China, próximos a grande Cordilheira do Himalaia. As grandes altitudes localizam na região central do continente representada pela Cordilheira dos Himalaia.

9

10 Ásia de Monções. O clima de monções resulta da atuação das massas de ar que se deslocam do continente para o oceano e deste para o continente no decorrer do ano. na Ásia esse fenômeno apresenta-se principalmente nas porções Sul e Sudeste do continente. durante os meses de inverno as massas de ar secas deslocam-se para o oceano apresentando um tempo seco.

11 no fim da primavera, as massas de ar oceânicas carregadas de umidade começam a atingir o continente provocando chuvas, são as monções de verão. essas chuvas alimentam os grandes mananciais hídricos e influenciam na agricultura da região. no entanto essas chuvas torrenciais provocam grandes inundações e grandes perdas materiais e humanas.

12

13

14 a diversidade climática e topográfica vão influenciar na distribuição populacional do continente asiático. as maiores concentrações populacionais encontram-se nas grandes planícies de climas Tropical e Equatorial, como por exemplo as Planícies Chinesa e do Ganges. em áreas de clima polar e frio ou em altitudes elevadas como a cordilheira do Himalaia cria- se vazios populacionais.

15

16 2.3 Vegetação original e impactos ambientais:
a diversidade climática e a disponibilidade do relevo criam variações nas formações vegetais do continente asiático. ao norte, nas áreas de clima polar e frio, a floresta boreal ou de conífera abrange toda área da Sibéria, apresentando-se bastante modificada pela ação madeireira que explora espécies como: abetos, cedros, carvalhos, para as industrias de moveis.

17 nas áreas mais ao sul apresentam-se as Florestas Equatoriais e Tropicais, também bastante devastadas pela ação do homem que explora a biodiversidade existentes nessas formações vegetais. podem ser apontados algumas causas para o processo de desmatamento das formações vegetais são eles: o aumento da exploração das espécies vegetais, a expansão da agricultura e da pecuária e a utilização do “agente laranja”.

18 o “agente laranja” foi um desfolhante químico usado durante a Guerra do Vietnã ( ) por soldados norte-americanos, para localizar tropas inimigas sobre a copa das árvores. O Caso do Lago de Aral: o Lago salgado de Aral é um manancial hídrico de 67mil km² localizado entre o Cazaquistão e Uzbequistão, que nas ultimas décadas vem registrando uma diminuição do volume da lâmina d’água.

19 essa diminuição do volume de água é provocada principalmente pela transposição dos rios que alimentavam o lago salgado de Aral os rios: Syr Daria, Amu Daria. a transposição desses rios para irrigação fez diminuir o volume d’água que chegava ao Mar de Aral, além disso como o mar de Aral localiza-se numa região desértica a evaporação das águas é intensa.

20


Carregar ppt "Ásia: diversidade física e impactos ambientais"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google