A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS."— Transcrição da apresentação:

1 DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS

2 OS PARALELOS DO GLOBO TERRESTRE
HIBERNAÇÃO Para alguns especialistas, hibernar significa entrar em um estado de sono profundo e com a diminuição da temperatura corporal. Os animais que hibernam, utilizam as reservas de gordura que acumularam no corpo para manterem suas atividades vitais em funcionamento. OS PARALELOS DO GLOBO TERRESTRE Os paralelos são os círculos imaginários que circundam a Terra, no qual se destacam cinco: equador, trópico de Capricórnio, trópico de Câncer, círculo polar Antártico e círculo polar Ártico. Essas observações serão úteis para compreender a distribuição dos diversos biomas pelo globo.

3 -TUNDRA Bioma típico de regiões muito frias, com temperaturas abaixo de zero o ano todo e pouca ocorrência de chuva, onde predominam plantas rasteiras, resistentes à neve que cai o ano todo (daí a importância com o aquecimento global). Encontramos esse bioma no hemisfério norte, próximo ao Círculo Polar Ártico.

4 -TAIGA O clima desse bioma não é tão rigoroso quanto às regiões de tundra por se localizarem um pouco mais distantes da região polar. Os invernos são tão frios quanto na tundra, mas os verões são um pouco mais longos e quentes e as chuvas um pouco mais intensas. Encontramos esse bioma no hemisfério norte, e no hemisfério sul, na América do Sul (Cordilheiras dos Andes, devido a sua altitude, que pode chegar a metros).

5 -GELEIRAS No verão, a temperatura desse bioma varia entre -5ºC e 4ºC e, no inverno, fica em torno dos -30ºC. A flora é escassa, mas sua fauna é rica em peixes, aves e mamíferos. Levando em conta sua fisionomia e a disponibilidade de água em estado líquido, as geleiras apresentam algumas características semelhantes aos desertos: não há vegetação e água (por estarem congeladas).

6

7 -FLORESTA TEMPERADA Sua principal característica é a presença de árvores que perdem as folhas no outono, motivo pelo qual são chamadas de caducifólias (do latim caducus, que cai). Apresentam árvores de folhas verdes na primavera e no verão e quando chega o outono, as folhas mudam de coloração para tons amarelos, vermelhos e marrons e caem ao término dessa estação. A temperatura média do mês mais quente não ultrapassa 20ºC, e a do mês mais frio poucas vezes atingem valores abaixo de zero. O crescimento de suas árvores é restrito à primavera e ao verão. No inverno e outono, elas param de crescer. Com isso formam anéis de crescimento em seu tronco, que indica, em média, a idade da árvore.

8 Esse bioma predomina no hemisfério norte, mas também aparecem em uma pequena região da Austrália. Praticamente não há mais floresta temperada que não tenha sido destruída ou modificada devido a ocupação humana nos últimos milênios (motivo pelo qual os portugueses se encantaram quando descobriram o Brasil).

9 -DESERTO Região com pouquíssima precipitação (pouca chuva), solo composto de areia e pequenos arbustos e gramíneas (quando há) onde a água existente possa se acumular. A temperatura pode atingir até 55ºC. Os mais conhecidos são o Deserto do Saara (na África) e o de Gobi (na Ásia).

10 -SAVANA Podemos comparar as savanas com o cerrado brasileiro. Apresenta solo fértil e fauna abundante. As copas das árvores não formam uma cobertura contínua e sua planície é vasta e aberta com capim baixo e em abundância. A savana mais conhecida é a do Serenqueti (na África).

11


Carregar ppt "DIVERSIDADE DOS GRANDES BIOMAS DA TERRA: TUNDRA, TAIGA, FLORESTA TEMPERADA, GELEIRAS, DESERTOS E SAVANAS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google