MOUSE LASER Trabalho da disciplina de Física 4

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Medidas de Temperaturas sem Contato Helder Anibal Hermini.
Advertisements

Luz É a energia que se propaga por ondas eletromagnéticas.
Óptica e Reflexão da Luz
Conceitos Básicos sobre Laser
Tecnologia Hipermídia e Multimídia Prof. Rudson Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte CURSO DE GRADUAÇÃO TECNOLÓGICA EM DESENVOLVIMENTO.
Introdução à Detecção Remota
Conhecendo o Disco Rígido ou HD (Hard Disk). O que é HD? O Hd é o dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível.
MÁQUINAS ELÉTRICAS Máquina de Corrente Contínua Fundamentos Iniciais
EE-03 FUNDAMENTOS DE FOTÔNICA
Dispositivos de Entrada/Saída
Tópico 7: Transferência de Calor por Radiação
Diodos Especiais Diodos Especiais.
Ondas Perturbação(oscilação) se propagam.
Visão Estereoscópica Alberto B. Raposo Flávio Szenberg Marcelo Gattass
Dispositivos apontadores
Ondas: definição.
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
COLÉGIO MACHADO DE ASSIS - CEMA
COR.
FÍSICA TERCEIRO ANO Giovani.
Sensor de gás para aplicações ambientais
Sensor de gás para aplicações ambientais
Diodos.
L E N T E S ÓTICA 3 PROF. CESÁRIO.
ÓPTICA GEOMÉTRICA.
Luz e Visão.
Utilização do Scanner Trabalho realizado por: Fábio Santos nº 1
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 1)
Revisão de Conceitos Básicos Hardware (Parte 2)
Quiz sobre Laser.
Professor: Diones Charles
AS CORES DOS OBJETOS A luz branca é uma mistura de todas as cores.
Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
LASER de Rubi Comemoração dos 50 anos da criação do laser!!! Alunos:
Mecânica Quântica e Nanotecnologia.
Como funciona o CCD Este é o CCD.
Efeito Doppler Prof.:Marco Macêdo.
“Vendo o invisível” utilizando materiais simples e de baixo custo
Da régua ao bisturi O laser é uma ferramenta poderosíssima. Se você imaginava que ele só existia nos chaveirinhos de luz vermelha, olhe com mais atenção.

Visão Computacional Formação da Imagem
GEOPROCESSAMENTO Aula 1: Fundamentos de Sensoriamento Remoto
ÓPTICA GEOMÉTRICA PREGOLINI.
Propriedades ópticas dos materiais
Capítulo II – Imagem Digital
Fontes primárias As fontes primárias são aquelas que possuem luz própria. São chamadas também de corpos luminosos.
JFET: Estrutura: transistor de efeito de campo de juncao de zona n (o JFET de canal p eh analogo ao de canal n). Modelo simetrico em relacao a regiao do.
Sistemas sensores Equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma.
Lasers e sua aplicação Marta Carrilho nº15 1ºGI.
ESPECTROSCOPIA. Vamos considerar que a luz (assim como qualquer outra radiação eletromagnética) é uma onda, como é ilustrado abaixo.
ÓPTICA.
Prof Ivã Pedro ONDAS Prof Ivã Pedro
Estrutura eletrônica dos átomos
Introdução à Radiação Eletromagnética
Imagens: De intensidade e de Profundidade Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Prof a Dr a Mercedes Gonzales Márquez Universidade Estadual de Mato Grosso.
Entrada de dados, estilo convencional. Adriel Soares e Silva Gustavo Scapini Alles Introdução a Computação.
1. Energia radiante = Radiação eletromagnética
Prof. Dr. Helder Anibal Hermini UNICAMP-FEM-DPM
Optoeletrônica - fotodetectores e fotoemissores
SENSORIAMENTO REMOTO Prof. Ronaldo 1ºB.
Comportamento e Natureza da Luz
Turma: 2ª Série do Ensino Médio Professor: Fábio Jaime Raimundo
Conceitos Básicos de Óptica Geométrica
2.2 Comunicação de informação a longas distâncias
Angelo Bernardo Brasil de Souza Fabiana Silva dos Santos
Tecnologias da Informação e Comunicação
Ondas Onda é uma perturbação que se propaga no espaço ou em qualquer outro meio. Uma onda transfere energia de um ponto para outro, mas nunca transfere.
MONITOR MONOCROMÁTICO DE FÓSFORO Componentes: Gabriel Augusto, Gabriel Costa, Jeovan Lopes, Judson Matheus.
Sensores de Gás Sensores de Gás para Aplicações Ambientais Bruno Albuquerque Fábio Correia Guilherme Reis Inês Margarido Marta Reis Tiago Almeida Coordenados.
Transcrição da apresentação:

MOUSE LASER Trabalho da disciplina de Física 4 Universidade Tecnológica Federal do Paraná 2010 Bruno Sabino , Gustavo Piza , Julio Morais , Juliano Morais , Mario Menezes e Maurício Nardi.

INTRODUÇÃO Linha do tempo 1960 : Invenção (Mouse mecânico); 1984 : Apple Macintosh (popularização); 1999 : Consolidação do Mouse Óptico; 2004 : Industrialização do Mouse LASER.

Light Amplification by Stimulated Emission Radiation INTRODUÇÃO O que é LASER ? Light Amplification by Stimulated Emission Radiation É um dispositivo que produz radiações eletromagnéticas cujas características destas são: monocromática, coerente e coliminada.

MOUSE MECÂNICO Externo

MOUSE MECÂNICO Interno

MOUSE MECÂNICO 3- Os discos maiores são os codificadores e possuem furos em linha pela borda; 4- LED infravermelhos emitem luz em direção aos furos dos discos decodificadores; 5- Sensores do outro lado dos discos decodificadores captam o pulsar de luz que são então convertidos em velocidades de movimento X e Y. 1- Mover o mouse rola a bolinha; 2- Os discos tocam na bolinha e transferem o movimento para discos maiores;

MOUSE ÓPTICO MOUSE ÓPTICO Externo LED VERMELHO Parte inferior do mouse

MOUSE ÓPTICO Mouses ópticos utilizam um LED (Light Emission Diode) para captar o movimento ocorrido na superfície abaixo do mouse. LED VERMELHO

MOUSE ÓPTICO MOUSE ÓPTICO Funcionamento de um mouse óptico

MOUSE LASER MOUSE LASER

MOUSE LASER Diodo LASER Produz luz monocromática e coerente. Principal Diferença: Origem da fonte de energia – corrente elétrica. Meio ativo – junção P N. DIODO SEMICONDUTOR

MOUSE LASER Como em um LED, a junção é diretamente polarizada e há recombinação de cargas, que ocorre quando os elétrons passam da camada n para a camada p, produz fótons de luz visível ou de infravermelho.

MOUSE LASER O que ocorre neste tipo de dispositivo é que a circulação de uma corrente pela junção, quando polarizada no sentido direto, faz com que os elétrons do material saltem de suas órbitas absorvendo energia.  Quando a energia é devolvida o dispositivo emite então a radiação que caracteriza o LASER.

CIRCUITO DE UM MOUSE LASER λ = 848 nm

FUNCIONAMENTO O mouse LASER e o mouse LED possuem o mesmo sistema de funcionamento A área contornada em PRETO mostra a superfície inicialmente observada pelo sensor do mouse. Movendo-se o mouse para a esquerda e para cima o campo de foco agora é a área contornada em VERMELHO. Superfície hipotética de um mouse LASER ou LED

FUNCIONAMENTO O sensor do mouse é essencialmente uma câmera. Para a perspectiva do sensor ele é capaz de gravar duas imagens A e B. Cada subdivisão representa um pixel na matriz do sensor. A flecha vermelha mostra a direção do movimento.

FUNCIONAMENTO Pode-se dizer o mouse se moveu uma distância igual a -3 pixels na direção X e +2 pixels na direção Y.

FUNCIONAMENTO 1- Luz por LED ou por LASER; 2- Lente Condensadora (para concentrar melhor a luz); 3- Superfície; 4- Lente-objetiva para projeção da área iluminada pela luz no sensor; 5- Circuito Integrado com sensor para captura da imagem projetada pela lente-objetiva.

FUNCIONAMENTO Mini câmera e um diodo LASER IR ou LED;  Uma luz proveniente ilumina a superfície piscando a uma cadência acima de 1 000 vezes por segundo; Diodo reflete luz para o sensor CMOS (Complementary Metal Oxid Semiconductor); CMOS envia cada imagem para um Processador Digital de Imagens DSP (Digital Signal Processor); O DSP é capaz de perceber variações nos padrões de imagens e codifica essas informações para coordenadas no computador; O computador move o cursor na tela baseado nas coordenadas recebidas pelo mouse. Isto acontece centenas de vezes a cada segundo, fazendo com que o cursor se mova suavemente.

MOUSE ÓTICO x MOUSE LASER Mouse Óptico Mouse LASER até 800 DPI até 2000 DPI DPI (Dots Per Inch) Pontos Por Polegada A resolução do mouse é definida como o menor movimento que ele consegue identificar. O mouse LASER aumenta em 20 vezes a resolução.

VANTAGENS e DESVANTAGENS Mouse LED mais barato menos sensível limitação de reflexão Mouse LASER mais caro mais sensível reflete em qualquer superfície