FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA AGRICULTURA BIODINÂMICA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PREPARO DO SOLO Prof. Paulo Ney.
Advertisements

MÓDULO VII – PLURALIDADE DOS MUNDOS HABITADOS
PLANTAS Dióxido de Luz Carbono Oxigénio Água Glicose Amido
AQUECEDORES DE ÁGUA POR ENERGIA SOLAR
Ecologia Conceitos básicos, cadeias e teias alimentares, fluxo de matéria e energia no ecossistema.
Ciências As partes de uma planta.
Unifev Introdução à Ecologia Profa. Marisa Dionísio.
Quais são as condições perfeitas para plantar um pé de feijão?
Reino Vegetal.
Seres Vivos As Plantas.
Os vegetais.
Prof. Dr. Corlett, F.M.F Fundamentos de Agroecologia
Seres vivos: classificação e cadeia alimentar
INTRODUÇÃO AGRICULTURA ORGÂNICA
As Plantas A Nutrição das Plantas.
A estrutura e partes das plantas.
Atividades do campo.
Organismo agrícola biodinâmico
Alimentação Saudável.
Transferência de energia
Hormônios Vegetais Fitormônios.
As plantas.
Joyce Alves Pereira Bolsista PIBID Agosto 2010
Reino Plantae Professora Debora Escola Villare 7° ano.
e suas influências na Terra
Definição - A formação do solo - Componentes do solo - Tipos de solo
As plantas.
Introdução, Cadeias alimentares, Matéria e Energia no Ecossistema.
As plantas.
Agricultura Biológica
ELEMENTOS GERAIS DO UNIVERSO
Deus e o Estado Indivíduo, Sociedade, Liberdade Michael Bakunin
CAPÍTULO 1. SISTEMAS E SÍMBOLOS
PROFª. CRISTINA DE SOUZA 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
A importância da Água na Maçã de Alcobaça.
Ciências Ensino Fundamental - 6º ano Profe. Cristiane Rangel
Princípios Básicos para uma Alimentação Saudável
Agricultura Biodinâmica e o Organismo Agrícola
Profª Me. Jaqueline M. Della Torre Martins
A Importância das tecnologias no mundo
O ESPÍRITO DE GAIA   Ashtar Sheran por Ashka.
ALIMENTOS ORGÂNICOS.
Ciências A Teia Alimentar– cap. 2 (6ª série)
Atividade dos seres vivos
Reino Vegetal.
Aula 3. Interação entre organismos
Produção Vegetal Fatores de Produção
FUNDAMENTOS DA AGROECOLOGIA
A ÁGUA NOS SERES VIVOS.
Profa.: Larissa Funabashi de Toledo Dias
Agricultura orgânica Acadêmicos: Graciela Oliveira e Laura Vieira.
CIÊNCIAS CONHECENDO AS PLANTAS
AS PLANTAS.
Calendário Astronômico Agrícola
O Espaço Geográfico Rural
Fotossíntese PROF. ADEMIR AMARAL Andrea Canassa.
Antroposofia aplicada à saúde: Iracema de Almeida Benevides
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA QUÍMICA E DA FÍSICA
FERTILIDADE DO SOLO 1 - INTRODUÇÃO
Mecanicismo cartesiano
O MECANICISMO DESCARTES.
Aristóteles.
Aristóteles Para melhor compreender Aristóteles Para explicar uma coisa deve-se chegar à sua “causa”.
DIVERSIDADE NAS PLANTAS
As plantas.
Introdução ao Curso de Fisiologia Vegetal
Como se alimentam as plantas?
Alimentação,Ambiente e Sustentabilidade Exploração das potencialidades da BIOSFERA 1.
Movimentos de rotação e translação Luz solar, sua importância Fusos Horários Criação: Profª Sheila.
Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS E PRÁTICAS DA AGRICULTURA BIODINÂMICA Palestrante: Julio Cesar Soraggi Consultor da ABD Associação Biodinâmica

A Agricultura biodinâmica nasceu de um ciclo de 8 palestras proferidas por Rudolf Steiner em 1924, em Breslau, hoje Polônia.

Primeira conferência “Os interesses da agricultura estão intimamente entrelaçados, em todas as direções, com a esfera mais ampla da vida humana. Dificilmente, existe um campo da vida que não pertença propriamente à agricultura. Em qualquer direção, em qualquer canto, todos os interesses da vida humana participam intimamente da agricultura”

Continuação... As pessoas passaram a se alimentar de forma incorreta: os alimentos já não contem mais o que “realmente” os animais e os homens necessitam para seu desenvolvimento pleno. “A única coisa que torna viável a vida física na terra, é sem dúvida, a agricultura”. “De certa maneira, é a agricultura que está sendo afetada seriamente, por toda a vida espiritual moderna”.

O homem é aquilo que como. Ehrempfried Pfeiffer( Nós vivenciamos R.Steiner-versão Inglesa-1958), descreve o que R.Steiner teria dito: Pfeiffer: “Como pode ocorrer que o impulso espiritual, especialmente a força da vontade para transformar os conhecimentos em ações, produza tão poucos frutos na prática?” Steiner:“Isto é um problema de nutrição. A nutrição tal como se apresenta hoje não mais supre a energia necessária para manifestar o espírito na vida física. Não proporciona a construção da ponte ou conexão essencial entre o pensar, o querer e a ação. As plantas alimentícias não mais contêm as forças que as pessoas necessitam para isso”

Principais fundamentos da Biodinâmica. 1. A idéia de organismo agrícola – individualidade coerente: o produtor deve transformar sua propriedade em uma individualidade agrícola, integrando todos os elementos ambientais agrícolas como culturas anuais ou perenes, horta, pomar, pastos, matas, animais...

2. Adubar significa aviventar o solo, e não fornecer nutrientes à planta. O solo é um organismo vivo, e não um simples substrato para adubos e irrigação.O solo pode ser comparado ao diafragma.

3. A agricultura é vista de forma mais ampla, e entendida como uma ciência espiritual, e não apenas como a arte de trabalhar a matéria.

4. O reino vegetal não se emancipou das forças cósmicas, como os animais e o homem. O cosmo se manifesta nas plantas, e estas são uma repetição das leis do universo. O que se configura em cada planta é sempre a imagem de uma constelação cósmica.

5. As plantas vivem entre duas polaridades: a polaridade terrestre, representada pela umidade e nutrientes do solo e a polaridade cósmica, representada pela luz e calor

Forças terrestres são representadas pela umidade e nutrientes, e atuam na polaridade solo-raiz das plantas. São responsáveis pelos processos de expansão da planta: crescimento, enchimento das formas.O elemento cálcio é a “ancora material” de atuação destas forças.

Forças cósmicas são representadas pelo calor e luz, e atuam na polaridade caule, folhas, flores e frutos. São responsáveis pelo valor nutritivo, aromas, cores e sabores e pelos processos de contração vegetal: quando a expansão cede lugar ao refinamento das formas e substâncias.

Preparados Biodinâmicos São ferramentas usadas pelos agricultores para equilibrar as forças terrestres e cósmicas, e para intensificar a atuação do Cosmo no reino vegetal. São mensageiros e mediadores entre a Terra e o Cosmo

Preparado 500 ou chifre –esterco Preparado 500 ou chifre –esterco. Trabalha a polaridade solo-raiz das plantas. “Aviventa” o solo, proporciona melhor desenvolvimento radicular das plantas, melhorando assim, o aproveitamento dos nutrientes pelas raízes.

Preparado 501 ou chifre-sílica Preparado 501 ou chifre-sílica. Trabalha a polaridade vegetativa da planta, intensificando o aproveitamento da luz solar pelas plantas, melhorando seu valor nutritivo, sabor, aroma e cor.

Preparados de composto Preparados de composto. São feitos de ervas medicinais: mil-folhas, camomila, dente de leão, urtiga, carvalho e valeriana. Usados nos adubos, trabalham os minerais do adubo, e dão condições às plantas de receberem melhor as forças atuantes do Cosmo

Calendário Agrícola Astronômico É baseado na movimentação da Lua ao redor da Terra, no seu ciclo de 27 dias, e por sua passagem através das 12 regiões do zodíaco. Durante este caminho, a Lua transmite forças cósmicas à Terra e em cada um destes dias as plantas recebem estímulos que atuam sobre o desenvolvimento de seus diversos órgãos: raiz, caule, folhas, flores, frutos e sementes.

O papel do produtor biodinâmico é harmonizar as relações existentes entre os principais órgãos do organismo agrícola:solo – planta- animal- ser humano e cosmo.